HELP!-Manitou R7 2010

rujeroni

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Boas a todos.Estava eu para limpar as bainhas e mudar o famoso oleo de "semi-banho" quando me apercebi que caiu uma anilha de uma das pernas da suspensão.
É uma aninha que fica dentro da canela em baixo e aperta no fim.Deve ter o tamanho de uma moeda de 50cent.
Eu penso que é da perna esquerda,lado do apoio do travão.Alguêm confirma?
Outra dúvida:este oleo (40w) é necessário um oleo espeçifico ou um 10w40 sintético servirá?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O óleo é o 5W40 sintético. Essa anilha também tenho ideia que é da perna esquerda.

Já agora deixo o procedimento que faço para uma revisão simples à minha R7 MRD, que já tinha deixado noutro post:
Muito bem! Não sei como é nas outras marcas, mas as Manitou até são relativamente simples de fazer a revisão.
E nem sempre é preciso fazer uma revisão completa, eu ainda no outro dia fiz só uma manutenção ao "exterior do interior", onde a lubrificação fica mais exposta e onde mais se nota a falta dela.
É tão simples como desapertar, tirar as pernas, limpar o melhor que conseguirmos, passar com massa nas áreas de contacto/deslize, embeber as esponjas ou anéis de lubrificação, montar sem empurrar até ao fim, com a suspensão inclinada e virada ao contrário meter 16 ml (se não me engano) do 5w40 em cada perna pelos buracos no fundo das pernas, acabar de montar e apertar. Feito!
A única dificuldade é apertar a perna do reebound, porque a tentar apertar podemos empurra-lo demasiado para o interior. Além disso é para chave de 7 mm, o que obriga quem não tem essa medida (eu) a usar uma de 6 mm e uma chave de fendas!
Isto para uma R7 MRD 2008.

Falta ainda referir que a massa aconselhada é a Prep-M da Motorex, que é feita exclusivamente para a Manitou. Embora eu tenha usado uma massa qualquer da mais barata!
 

rujeroni

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Obrigado pela ajuda.Já está OK.Já agora aproveito para vos questionar sobre o ajuste do rebound:
aquilo não tem fim?Rodando para um lado ou outro nunca se acaba a volta....
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Isso é estranho, o meu dáva muitas voltas mas tinha fim para os dois lados. Tinha, pois o parafuso que o segurava desapertou durante uma maratonha e tchau rodinha azul.
Mas ao rodar não notas diferença na recuperação da suspensão?
 

rujeroni

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Boas.Obrigado mais uma vez.Já está resolvido...não estava encaixado.Só com a mudança de oleo notei bastante diferença no que respeita à sensibilidade.Agora sim.
Já agora,para um tipo com 80 kg 90 de pressão está ok?
 

linomanuel

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Já agora deixo aqui uma questão sobre esta suspensão.
A minha rr 8.2 quando passo por obstaculos que apertem mais com a suspensão o amortecedor R7 faz um barulho que parece borracha a raspar no ferro. Será de ser nova pois ainda só tem uns 150km?

Obrigado
 

RuiZinK

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O que ouves deve ser o barulho do óleo. Ouve-se tanto mais quanto mais lento estiver o rebound. É completamente normal, se for esse o barulho que referes.
 

njsfer84

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Boas, aproveitanto o topico gostava de saber de quantos em quantos kilometros é que se deve fazer uma suspensão mais simples á R7. Revisão simples, refiro-me a fazer o mais facil que é desmontar as canelas, trocar os o-rings, limpar... É que a minha tem 1000km e acho que a sensibilidade não é a mesma.

Já agora, a revisão completa (que costumar ser feita por tecnicos especialidasos, ou na marca) é aconselhavél fazer quando?

Cumps
 

david.pinha

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Boas!

Julgo que no manual não falam de revisões simples nem complicadas lol Apenas falam em revisões às 200 horas ou 1 ano!
 

rujeroni

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Boas.Eu tambêm comecei a ouvir o tal barulho.Provavelmente é o oleo.Esta "revisão" simples é muito util e relativamente rápida de se fazer.Vale o tempo...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Esse barulho deve ser o reebound a funcionar, quando a suspensão recupera. Se ajustares para mais rápido não deve fazer tanto barulho.

O óleo é só ir a qualquer Intermarche/Continente/Pingo Doce/etc.
Os o-rings não sei onde se podem arranjar, mas não deve ser dificil, alguém deve saber em que sítios os arranjamos facilmente...

Relativamente às revisões, eu faço a mais "simples" quando sinto falta, quando noto a suspensão a perder sensibilidade. A completa uma vez por ano, mais coisa menos coisa.
 

Jc-Treck

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Acho estranho num sistema hidráulico o uso de um óleo multigraduado tipo 5W40W ou 10W40W... não conheço os detalhes técnicos da R7, mas normalmente os amortecedores hidráulicos usam óleos monograduados que apresentam viscosidade mais ou menos constante para uma gama de temperaturas, ou seja um óleo monograduado 40W tem uma viscosidade aproximadamente constante, logo confere um comportamento relativamente linear à suspensão, enquanto um óleo 10W40W a sua viscosidade é de 10W a frio (menos viscoso) e 40W a quente (mais viscoso) o que significa que ao aquecer vai tornar a suspensão menos sensível, como por exemplo quando sujeita a sucessivas solicitações o óleo vai aquecer e tornar-se mais viscoso, logo conferindo um carácter não linear à suspensão... Desta forma acho estranho um uso de um óleo deste tipo numa suspensão, mas volto a frisar que não conheço os detalhes técnicos da Manitu e até poderá ser o caso do óleo recomendado ser um multigraduado...

Cumprimentos a todos
 

FiCaçador

Elos Rápidos
http://www.manitoumtb.com/assets/Service Manuals/2008 Fork Service Manual.pdf
18. Press inner legs into casting about half way and then inject Semi Bath oil (5/40wt. synthetic oil, P/N: 85-0022) into outer casting, holding fork at 45 degree angle to the ground with bottom of fork in the air (drop outs up). Inject 16cc’s of oil into each outer leg. It is recommended to use a syringe to inject oil.

A Manitou refere o 5W40 provavelmente porque é mais barato e fácil de encontrar que um apenas 5W ou com um valor mais baixo asseguir ao W. Afinal uma suspensão está longe de conseguir diferenças de temperatura tão grandes como num motor de combustão. Mas desde que seja sintético e não passe do 5W40 não deve haver problema.

Para a parte hidráulica, neste caso o Absolute e o reebound, o óleo recomendado já é esse 5W, mas eu uso o mesmo 5W40 que uso como semi-bath e não noto diferença.
 
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rujeroni

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Em relação aos Orings tambem é simples;basta retirarem os usados,passam numa casa especializada em hidraulicos e pedem orings resistentes a oleos.Existem todas as medidas e o preço é muito mais barato.
 

njsfer84

Member
O preço é porreiro. Mas acham que com 1000kms devo trocar os O-Rings ou costumam durar mais? É que se for assim, mando vir uns 3 kits que compensa mais.
Já agora, acham que a tal troca de óleos e talvez o-rings pode ser feita por um gajo normal como eu, que embora não seja um nabo em mecanica, também não sou pro?
É que noto que a suspa não trabalha tão bem como no inicio.
 

guerracerdeira

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Boas,
A Manitou recomenda para a R7 3 tipos de óleo:
- 5wt para o hidraulico, compressão e rebound. Se se usar um óleo diferente o
comportamento vai ser diferente e muito.
- 5w40 sintético para lubrificação das pernas, casquilhos e esponjas internas.
- 20w50 no pistão de ar, pouco fluido para ajudar a vedar o ar sob grande pressão.
Cumpos.
Guerra
 
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