Guincho-Monsanto (nova versão) : 110km de BTT

fg

New Member
Há dois anos, quando o pedrAmarela fez 10 anos, celebrámos com a realização de um projecto que deu algum trabalho a construir: um passeio que liga as principais zonas onde costumamos pedalar. Surgiu assim o Raid Guincho-Monsanto, que teve direito a publicação na Revista OnBike nº6 (Dezembro 2005).
Depois disso, não voltámos a fazer o percurso completo. Ou melhor, até domingo passado.

001fu2.jpg

Dia 7 de Outubro de 2007, resolvemos repetir a dose, mas desta vez com algumas (pequenas) alterações. Desde logo, evitando o transbordo automóvel. Ou seja, tornámos o passeio “praticamente “circular. E como, perguntam vocês !?
Estabelecemos como ponto de partida a rotunda de Algés. Aí deixámos todos os carros. Há um bom parque de estacionamento, gratuito e vazio ao domingo. Houve até quem nem trouxesse carro e viesse de casa a pedalar (há um que mora em Linda-a-Velha…)

002zt0.jpg

Apanhámos o comboio até Cascais (as biclas não pagam).

004fs5.jpg

Da estação de Cascais seguimos a pedalar por estrada até ao Guincho (10km): um aquecimentozinho…

009ce0.jpg

Frente ao desvio para o Abano, entrámos no lado contrário e seguimos pelo vale na direcção da Malveira da Serra.

011cx7.jpg

Começou logo aí a mais extensa subida do dia, que só terminaria no Cruzamento dos Capuchos, onde fizémos o segundo desvio relativamente ao track antigo (o primeiro foi no single de Vale de Cavalos).

013rj4.jpg

Seguimos pelo Saldanha e Tapada do Mouco, e fomos depois descer pelo conhecido e extraordinário single do Vale dos Anjos – quase todo entre muros - que termina frente a Seteais.

017vn3.jpg

Sintra ao seu melhor nível. Fantástico! Não há palavras para o descrever.

019iz0.jpg

Aí encontrámos e estivémos a conversar um pouco com um grupo de amigos do sobeSOBEeDESCE, que seguiram depois na direcção oposta à nossa.

020zs4.jpg

Nós virámos para a Regaleira e, frente a esse maravilhoso e intrigante local vimos um “Druída” provavelmente com alguma função turístico-folclórica...

025vv1.jpg

026fc8.jpg

Esquerda e descemos em alta velocidade na direcção de Galamares, até à Linha do Eléctrico da Praia das Maçãs.

028pz1.jpg

Regresso ao track de há 2 anos, mais um pouco de estrada, com passagem por Cabriz, e reentrada no campo junto às colmeias, na zona do Moinho do Roque.
Daí seguimos pelo Lourel, passámos por baixo do IC 16, pelo Moinho da Cavaleira, Algueirão, Sacotes, Barrosa, Raposeira, Sabugo e Casal dos Gosmos.

034jl1.jpg

049nb0.jpg

A fomeca já apertava e junto à Pedreira do Condado estivémos a “dar ao serrote”. Grande vista (uma das melhores) sobre a serra de Sintra. Por esta altura a temperatura começava a subir, e o dia, que tinha começado húmido, estava agora solarengo e quente.

050ia3.jpg

051gd8.jpg

Atravessámos em seguida o Vale da Calada, subimos o Monte Rebolo...

058jq7.jpg

062iu0.jpg

e voltámos a parar em Almornos, no café do costume. Cervejinhas, Seven-ups, Coca-colas, deu para tudo, até para café e bolos….. a vida não é só pedalar!

063mb3.jpg

Próxima etapa: Belas, o magnífico vale da Ribeira com o mesmo nome, a Quinta da Fonteireira e a indispensável e “vibrante”passagem no conhecido Túnel. Uma experiência “marcante” que “abana” com os nossos conceitos de BTT. Foi uma estreia para o amigo Miguel A. Mais um que “até treme” quando se lembra do dito túnel.

065hb7.jpg

069ah9.jpg

073hc9.jpg

Passado o ainda pequeno Rio Jamor e a rampa sua vizinha, entramos na Carregueira e depois naVenda Seca.

080jg9.jpg

085ll4.jpg

090vt6.jpg

091nx4.jpg

Segue-se para a Anta de Agualva (o BTT também é “Koltura”), para o Alto de Colaride e o Moinho de Rocanes, para depois fazermos um pouco de “urban” em Massamá (ya!) e Tercena (fat props,man!).
Há gajos que nasceram com o dito virado para a Lua…. então não é que a única avaria aconteceu precisamente a um “famoso” fotógrafo muito perto da sua casa !? O percurso passa a cerca de 200 metros da “maison”, e o artista foi num instantinho trocar de bike para poder terminar o passeio. Contra o regulamento, mas compreensível. O resto do pessoal entretanto aproveitou para trincar mais uns morfes….foi o que lhe valeu!


114eu2.jpg

Siga o baile : Queluz de Baixo, depósito, Valejas. Depois, a subida à Serra de Carnaxide. Uma desilusão: muito lixo, trilhos vedados pelos caçadores, urbanizações a crescerem por todo o lado. Cada vez pior. Tivémos que improvisar mais um bocado de alcatrão na zona do cemitério de Carnaxide e das traseiras do Continente. Estávamos a aproximar-nos da parte final e o cansaço já se fazia sentir na quase totalidade dos participantes. O piso é massacrante em algumas zonas. A evitar em futuras incursões.
Linda-a-Pastora, Estádio Nacional, Linda-a-Velha (escadas e tal…) e a descida para Miraflores.


105ru8.jpg

Depois entramos novamente na mata, passando por baixo da CRIL e seguindo até ao belo e pacato bairro de Caselas (e uma pequena rampa com 32% !?!). Monsanto é já aqui!É só atravessar nos semáforos! Uma voltinha pequena, apenas para marcar o ponto, e toca a descer em direcção ao Restelo. Passagem por cima da Av. das Descobertas e junto ao Hospital de S. Francisco Xavier.

108mh4.jpg

Depois é só descer o “Jamaica Trail” (no local eu explico a origem do nome)...

110zi0.jpg

até Algés, essa bela localidade.

113nl4.jpg

Está feito! 110 km, 2000 de desnível acumulado, quase oito horas de efectiva pedalação (9 horas e tal, com as paragens) e muita curtição!
Participantes : Miguel Romão, Miguel Andrade, Jorge Caiado, Fernando Godinho e os fotógrafos-pedalantes (tarefa altamente cansativa…) Pedro Ferreira e Pedro Mateus.
Mais fotos no SÍTIO DO COSTUMETrack GPS em anexo.

115ak2.jpg
 

JorgeSantos

New Member
FG :yeah: :yeah: :yeah:

Grande aventura essa. Este fim de semana foi preenchido por grandes "aventuras" :mrgreen:

Bom relato e melhores fotos :lol:

Abraço
 

maralto

Member
Olá,
eu e o meu filho Bernardo também demos umas voltas por esses lados, seguindo partes do trilho que vocês disponibilizaram do passeio anterior. O nosso caminho foi Caselas Vale de Lobos e volta. Fizemos só 50kms, mas como ele tem 11 anos não foi nada mau. Pouco antes de chegarmos ao café em Almornos passamos por vocês, lembram-se? Um simpatico velhote lá da terra, que meteu conversa connosco, já tinha dito que os outros estavam lá em cima e que eram muitos... afinal eram os Pedra Amarela!


Boas pedaladas
A Falcão
 

miguelromao

New Member
Viva MARALTO.

eu lembro perfeitamente de termos cruzado e especialmente ter olhado para o teu filho e ter comentado que de pequeno é que se começa. 50kms é obra para um miudo de 11 anos.

boas pedaladas.
 

maralto

Member
Miguel, foi um passeio cheio de acontecimentos. Nesse passeio já tinha passado pelo tunel sem saber como... quando cheguei ao fim do trilho e vi aquela rampa enorme, disse ao Bernardo sem grande entusiasmo, "olha temos que subir isto a pé", mas depois reconheci o tal tunel e por lá passamos! Amanhã vou contar-lhe quem era o grupo famoso :mrgreen: com que nos cruzamos.

Até um próximo encontro nos trilhos!
A Falcão

PS FG quando comprei a actual bicicleta do Bernardo troquei uns emails contigo sobre uma suspensão total e acabei por comprar uma rígida como recomendas-te! Já estou quase a comprar-lhe outra que eles não param de crescer
 

Ricky Rock

New Member
Bom passeio pessoal :p :p :p.

O Team Incha conhece bem essas zonas, e são realmente espectaculares. Fica o desafio para deixarem o Kimboio de lado, e para a próxima fazerem uma volta circular +/- como esta sempre a pedalar e a maioria por terra com o Team Incha Power.

Miguel Romão, quando combinamos ai umas voltas, já que somos vizinhos!

Abraços,
 

fg

New Member
Viva Maralto

Pois é... claro que me lembro de termos passado por vocês. Se tens chegado dois minutos antes, tínhamos conversado no café e ficávamos a conhecer-nos... :mrgreen:
Bem... parabéns ao Bernardo! 11 aninhos e 50km com as dificuldades que conhecemos... cuidado com ele. Qualquer dia dá uns bigodes ao cota :twisted:
Quando dermos outra volta por aí mando-te um mail. Se quiseres(quiserem) vir connosco, é só confirmar.

Abraço
Fernando Godinho
 

maralto

Member
Obrigado pelo convite, teremos muito gosto quando fizerem um passeio para o nosso ritmo, que é lento. Quanto a bigodes... ainda não se notam muito mas na subida da Av. das Descobertas, no fim de uma volta pelo Jamor, já tive que lhe pedir para esperar pelo seu "velho" pai :D dá muito gozo vê-los crescer!


Abraços
A Falcão
 
Estranho, muito estranho :twisted: :mrgreen:

Fiquei de olhos em bico quanso vi este Post. Já andava à anos para fazer esta famosa passeata.
A verdade é que até já está agendada com algumas variações.
Claro tudo graças aos PedrAmarelas (sempre em grande).
Deve ser (é) espectacular.

Obrigado pela partilha. 8)
 

fg

New Member
Grande Jorge !

Atenção que para a próxima primavera (a ver se estou em melhor forma... :mrgreen:) está já programada uma "aventura" para devoradores de km e de altimetria, ao pé da qual o Guincho-Monsanto é uma "brincadeira para crianças" :twisted: :twisted:.... Ficas desde já convidado! A gente depois vai dando notícias. Tem que ser numa altura em que os dias voltem a ser grandes e que não interfira com as possíveis idas a alguns eventos "clássicos".
Abraço.
 

chupa cabras

New Member
Está muito porreiro o trajecto, sim senhor.
Graças ao track GPS original, sem passagem por Algés, descobri o túnel por debaixo da CRIL entre Linda a Velha e Caselas, que me tem dado um jeito do caraças quando vou a pedalar para Monsanto. E as rampas de 20-30% inclinação antes de Caselas, são um mimo para subir, é verdade :D
 
fg said:
Grande Jorge !

Atenção que para a próxima primavera (a ver se estou em melhor forma... :mrgreen:) está já programada uma "aventura" para devoradores de km e de altimetria, ao pé da qual o Guincho-Monsanto é uma "brincadeira para crianças" :twisted: :twisted:.... Ficas desde já convidado! A gente depois vai dando notícias. Tem que ser numa altura em que os dias voltem a ser grandes e que não interfira com as possíveis idas a alguns eventos "clássicos".
Abraço.

Muito Obrigado pelo convite.
Claro que estou lá.
Vai ser um enorme prazer pedalar com vocês..... Sou um grande fã vosso .... continuem a partilhar e de certeza que quando forem desta para melhor, vão direitinho para o "ceu" :mrgreen:
Abraços
 

VGRILO

New Member
Parabéns pela volta!

Gostei muito de rever paisagens muito familiares...Algés, onde moro, Sintra onde pedalo quase todos os domingos, Belas onde andei muito...(de mota...outros tempos :mrgreen:), Monsanto...(o quintal), Restelo e Caselas onde tb Já morei muitos anos...

O nr 110 desencoraja um pouco, mas pode ser que na proxima tb vos acompanhe. :D

Abraço e boas pedaladas.

V Grilo
 

TREK2010

New Member
110 km's?

Boa! Costumo fazer cerca de 50 a 60 km's, ainda que sempre a abrir, e fico quase sempre de rastos.

110 km's é mesmo muito bom.

Parabéns e continuem que deve ser mesmo muito bom!
 

ptm

Active Member
Carlos Araújo said:
Boas fotos, e parece-me um exelente raid, pena ser de matosinhos, se fosse mais perto...

:mrgreen: :mrgreen: e se não tivesse passado 2 anos :mrgreen: eu também ia :lol:
 
Top