Guiadores direitos ou sobre elevados?

#1
Carissímos,

Gostaria de ficar esclarecido q.b., quanto ás diferenças básicas entre os guiadores a direito ou sobre-elevados.Sei que os puristas defendem o uso dos guiadores a direito,isto não só pelo facto de uma barra a direito ser mais leve, mais resistente e conduz a um maior peso na roda da frente, daí ser também mais defendido no uso do XC; Quanto ao sobre elevado por rasões óbvias coloca-se o peso mais atrás o que vai dificultar mais nas subidas, contudo melhoramos talves quanto a alguma sensação de desconforto nas costa devido á não tão acentuada inclinação sobre o guiador.Há, os puristas dizem ser um "motocrossismo" das bicicletas!
Perante estes factos e denotando eu na minha bicicleta de XC pura um certo desconforto na zona por detrás do pescoço e ombros no final de alguns longos Km (50/70) o que me aconselhariam?
Um Abraço e obrigado.
 
#2
boas.. essa sensaçao "esquesita" nos ombros e costas tambem eu a tivera.. .e o facto nao se resolveu com um guiador novo.. foi apenas o correcto posicionamento do selim!! ele estava mal colocado logo fazia muita pressao na zona do tronco...
 

vig@s

New Member
#3
...falando por mim posso assegurar que as diferenças notam-se tanto em conforto como postura...

os direitos colocam-nos numa posição mais racing com nariz em baixo e rabo no ar :oops:..

os sobre-elevados conduzem a uma postura mais descontraída e menos agressiva...mas não será por isso que vais subir melhor ou pior...

como tudo o resto, passa tambem pelo gosto pessoal de cada um pelo que deves ter em conta as diferentes medidas em graus tanto de recuo como de elevação...

o desconforto e que mencionas não é novidade e para grandes distâncias se usares o sobre-elevado decerto notarás diferença, mesmo no mundo puro e duro do xc já existem campeões a utilizá-los e quem os tem não quer outra coisa...

mas esse mal-estar tambem pode ter origem na medida errada do avanço ou como diz e bem o PedroSilva na regulação de altura do selim... hasta :cheers:
 

crx16v

New Member
#4
Escuso de repetir o que já foi (bem) dito pelos colegas.

Contudo, sou forçado a discordar da seguinte afirmação:

vig@s said:
os sobre-elevados conduzem a uma postura mais descontraída e menos agressiva...mas não será por isso que vais subir melhor ou pior...
A menor altura em relação ao chão faz toda a diferença em subida, especialmente em "parede", já que a frente, com sobre-elevado, vai ter ainda mais tendência a levantar. Mais, se fores um indivíduo que gosta de pedalar em pé, notarás muita diferença também. Contudo, para não-competição, venha conforto em detrimento de eficácia ;)

Grande abraço e boas pedaladas... sem dores no lombo! lol
 
#5
agora ha um factor a ter em atençao.. nao é so a altura do selim que possa tar mal regulada.. mas sim tambem o posicionamento do selim.. se este nao tiver mesmo na horizontal.. se tiver com o "bico" do selim (perdoem mas nao sabia outro termo :oops: :oops:) apontado para baixo isto vai fazer com que em recta ou em descidas o peso corporal va todo para os braços.. logo com a turpidaçao a zona das costas e ombros vai doer que se farta (eu sei!!! experiencia propria!!) em contrapartida ajuda em subida!!


eu troquei de um guiador recto para um sobre-elevado.. e sinceramente.. que se lixe o recto :oops: :oops: o conforto é muuuiitto maior!!!! agora quando vou fazer estradao.. muito alcatrao.. troco de guiador e ponho o recto pois é mais racing.. e a descer... com sobre-elevado pareçe uma mota!:D:D:D
 

vig@s

New Member
#6
ora bem...

é óbvio que se sente alguma diferença entre subir com guiador recto ou sobre-elevado.
mas o que digo é que esse não é motivo para que determinada parede deixe de ser feita, mesmo em competição...

se assim não é alguem avise estes moçes mais distraidos... :hahaha: não devem ter notado a parede....
(apenas alguns exemplos de eficácia)

http://www.cyclingnews.com/photos/2005/aug05/mtbworlds05/?id=mtbworlds058/_DSC0069

http://www.cyclingnews.com/photos/2005/aug05/mtbworlds05/?id=mtbworlds058/_DSC0053

http://www.cyclingnews.com/photos/2005/aug05/mtbworlds05/?id=mtbworlds058/_DSC0082

http://www.cyclingnews.com/photos/2005/aug05/mtbworlds05/?id=mtbworlds058/_DSC0077

http://www.cyclingnews.com/photos/2005/aug05/mtbworlds05/?id=mtbworlds058/_DSC0122

http://www.cyclingnews.com/photos/2005/aug05/mtbworlds05/?id=mtbworlds058/_DSC0120
hasta :cheers:
 
#7
Viva,

Devo agradeçer-vos desde já pela vossa ajuda quanto a este item!
No que diz respeito á altura correcta do selim versus eixo pedaleiro, asseguro-vos que a mesma está bem calculada-isto porque a informação recolhida é muita e bem explicativa.
Quanto á disposição do selim devo admitir que o mesmo se encontra ligeiramente com o "bico" apontado para baixo.
Vou efectivamente acabar por substituir o meu guiador por um sobre-elevado, e vamos lá ver se este incómodo mau estar passa!
O meu obrigado e continuação de boas pedaladas. :wink:
Cumprimentos.
 
#8
Já tive ambos... Mas em bicicletas diferentes.
Ainda assim posso afirmar que acho melhores os sobre elevados, apesar de serem muito compridos.
Dão mais controlo a descer e a posição é mais confortável.

Não sei se jáfoi referido mas esse conforto também depende do ângulo do avanço e do seu comprimento, isto é, um avanço mais alto e um guiador recto podem equivaler muitas vezes a um guiador sobre elevado.
 

Jepas

Super Moderador
#9
boas,

não querendo lançar muita confusão, mas entre um guiador sobre-elevado (altura e largura extra) e um avanço mais alto e com um guiador recto mais largo, não se tem os mesmos resultados? Se virem um avanço com 20º, ninguém quer, é feio, mas a distância entre os 2 pontos ficava feita assim. Eu até já vi avanços com 0º montados com guiadores elevados. Faço-me entender?

Jepas
 
#10
vig@s nao sei se reparaste na foto que mandaste.. mas tem la pelo menos 2 que tem guiadores sobre-elevados!! e ainda por cima.. iguaizinhos ao meu!!:D:D ;) !! uma coisa esqueci-me.. depende tambem do guiador!! se for daqueles sobre-elevados de downhill... logicamente que a subir vai parecer que tens um saco de batatas as costas!!
 
#11
Pedro, foi precisamente isso que o vig@s quis demonstrar. Todos os atletas das fotos têm sobre elevados, e não é por isso que deixam de fazer certas paredes... :wink:

Esta questão é tão velha como a das HT vs FS, ou ainda como a dos pneus UST ou "normais", e já foi abordada em diversos tópicos, mas sem grande participação.
Em todo o caso nunca é demais relembrar que se devem usar tópicos já existentes para colocar as nossas dúvidas. Exemplos:

http://www.forumbtt.net/index.php?topic=1133.0
http://www.forumbtt.net/index.php?topic=743.0


Feito o papel do moderador rezingão, aqui fica mais do mesmo:

A utilização de guiadores sobre elevados torna a condução mais confortável devido à posição mais vertical do ciclista,
por outro lado faz o centro de gravidade do conjunto bike/ciclista ficar mais atrás, o que não é muito bom nas subidas muito inclinadas.

Tudo o resto é relativo. O ângulo e comprimento do avanço, o grau de elevação do próprio guiador, a posição do selim ou a geometria do quadro,
são tudo factores que infuênciam o conforto em cima de uma bicicleta, mas podiamos criar (se é que não há já) um tópico para cada uma destas coisas.

Infelizmente ainda não temos por cá, como há nos EU (sim, porque lá não é tudo mau),
os chamados Bike Fit Centers,
onde especialistas em anatomia e desporto, entre outras areas, estudam os atletas promonorizadamente,
e lhes dizem como deve ser a bicicleta ideal para cada um. Vão ao promenor de colocar anilhas debaixo dos cleats dos sapatos.

Voltando ao assunto dos guiadores, a minha opinião pessoal, é favorável aos sobre elevados entre os 600 e os 640 mm de comprimento, e até 25mm de sobre elevação.

Escusado será dizer que o avanço deve ser o indicado para a bike e o utilizador em questão,
e que não é boa ideia usar um invertido... :shock:

Só mais uma achega, a resposta para as dores nas costas passa muitas vezes (quase todas), precisamente por uma correcta postura em cima da bicicleta.

Vão experimentando mudanças graduais e façam pequenos passeios para ver como se sentem depois dessa mudança.
Nunca se muda o comprimento de um avanço de 100 para 110 mm (ou a elevação de um guiador) e de seguida se vai fazer um passeio de 80 km's em plena Serra da Estrela (por exemplo)... :eish: :eish: :eish: :eish:

Boas pedaladas. :wink:
 

xingu

New Member
#12
Durante muitos anos tive um direito, há cerca de um ano montei um sobre-elevado, e...gosto muito mais!

Melhora o control da condução, poupa os ombros e pulsos...
 
#13
Este tópico já não foi discutido há uns tempos?
Só para terminar e porque creio que ainda não foi dito:

não querendo lançar muita confusão, mas entre um guiador sobre-elevado (altura e largura extra) e um avanço mais alto e com um guiador recto mais largo, não se tem os mesmos resultados? Se virem um avanço com 20º, ninguém quer, é feio, mas a distância entre os 2 pontos ficava feita assim. Eu até já vi avanços com 0º montados com guiadores elevados. Faço-me entender?
Não, pois um guiador sobre-elevado tem sempre mais um angulo de dobragem e ajuda na posição das mãos.

P.M.
 
#15
Tpereira... Não investigaste a fundo.

Como eu disse, os sobre elevados têm sempre MAIS UM angulo. Como decerto podes verificar os sobre elevados têm sempre 2 angulos de curvatura.
Eu não disse isso por acaso, pois já sabia que existem guiadores completamente rectos e outros com ligeira inclinação.

P.M.
 
#16
Desculpem lá a minha humilde opinião...mas voces parecem VENDEDORES a tentar vender o vosso produto.
É claro que não é só neste tópico que se verifica esta situação...mas acho que deviam ser o máximo objectivos nas vossas opiniões de modo a não perderem credibilidade...ganhavamos todos, e principalmente o forum.

Ja agora permitam-me que exponha mais uma "variavel" relacionada com a dor nas costas. Há pessoas que mudam de guiador, ajustam o selim, mudam de tamanho de quadro ou para um FS todo XPTO e continuam com dor nas costas... :shock:

Já vos ocorreu pensar que a dor nas costas ( não excluindo uma má postura de condução ) pode ser provocada por uma "defeciente" preparação dos musculos lombares?

Durante os piores dias de inverno, ou quando já é de noite façam uns exercicios especificos para fortalecer essa e outras zonas do vosso corpo...não é preciso gastar dinheiro em ginasios!! há pela net e em montes de revistas exercicios que se podem fazer em casa que nos ajudam a "retardar" o aparecimento de certas dores provocadas pelo cansaço fisico acumulado.

Nessas fotografias...quantos usavam FS? Nas bikes de ciclismo dos profissionais ou mesmo nas de XC o guiador também está um palmo acima do selim? Temos de ser realistas, quando tentamos ultrapassar os nossos limites a "dor do cansaço" aparece. (continuo a não excluir a posição de condução, embora muitas vezes este seja o principal factor referido pelos vendedores).

Paz e boas pedaladas...ah..e não esqueçam a parte do sermão de "tentarem ser mais objectivos" :p
 
#17
Ao lêr este tópico, lembrei-me da minha experiência que é um pouco contrária a algumas aqui expostas.
Eu mudei de um sobre elevado para um direito e gosto mais deste.
Não senti que tivesse perdido algum controlo na direcção da bicicleta, nem mesmo a descer e não se tornou desconfortável.
Por outro lado, considero que a subir melhorou bastante, resultado da postura que permite.
Mas acima de tudo, acho que o ideal é o pessoal fazer as afinações que entender para si próprio, ir "descobrindo" a sua bicicleta e adaptá-la a si.
 
#20
Eu passei de um avanço com 12º e um guiador sobre elevado para um avanço com 6º (mas inclinado para baixo) e um guiador recto :D
Fiquei a ganhar (e muito) nas subidas sem prejudicar demasiado as descidas!