Guiadores alternativos

ze_zaskar

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Boas
Como ja devem ter reparado, um dos marcos do singlespeed, alem dos quadros em aço e das forquetas rigidas, sao os guiadores de formas estranhas. Mas serao assim tao disparatados? Reparem num guiador normal. Agora notem como a mao se apoia nele, que musculos ficam tensos e que tendoes estao sobre pressao. Agora vejam que musculos estao a forçar nos braços à medida que martelam numa subida. Nunca sentiram que a mao deveria estar num angulo mais proximo dos 45º relativamente a bike? Todos os movimentos relativamente ao guiador estariam simplificados. Vejamos agora um avanço, ou melhor a distancia guiador-selim. Numas descidas seria melhor ter o guiador mais proximo, enquanto nas subidas seria bom te-lo la à frente. E naquelas voltas mais longas, nao era bom poder ir variando de posiçao?
Pois bem, sao todos estes pontos que os guiadores alternativos tentam melhorar. Mary Bar, H-Bar, Luv Handles, todos estes e muitos mais estao disponiveis. Valerao a pena? Sera o aumento de peso compensado pela ergonomia? Digam as vossas opinioes.
:wink:
 

350plus

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Relativamente á geometria estranha, não sei se será uma coisa específica de singlespeed. Presumo que se a solução for boa (não sei porque nunca experimentei) serve para também para qualquer bike de BTT. Uma coisa sei: para longas distâncias o que interessa mesmo é ter muitas posições de mão diferentes para ir variando.

Aliás,para os guiadores de singlespeed mais importante que a forma é a rigidez. Noto que estou constantemente a fazer esforços verticais no guiador que nunca apliquei numa multispeed. Nestas aplicações, ainda por cima com forqueta rígida, se calhar guiadores de alumínio com curvas a mais e comprimento largo são um bocadinho mais fracos. Para geometrias complexas o ideal era mesmo ir para guiadores de aço. Esses tem boa resistência e não sofrem da fadiga. Infelizmente são pesados e são um bocado difíceis de encontrar.

Edit: Já me puseste a procurar na net... As Luv Handles aqui da groovycycleworks.com estão muito interessantes... São feitas custom em aço cro-mo por um preço até bem razoável. Vou mandar um mail....
 

ze_zaskar

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De facto foi um pouco isso o que quis dizer: os guiadores "estranhos" trazem vantagens a varios niveis para todos os tipos de utilizador.
Esses da Groovy sao muito bons pelo que dizem. Eu ando tentado com um H-Bar, uma versao da Titec, feita sob licença do Jeff Jones, custa 75€
hb_5.jpg

Outra opçao é o mais classico Mary Bar, da One One, por uns muito apeteciveis 47€
mary_big.jpg

:wink:
 

ze_zaskar

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Boas
Pelos vistos o pessoal nao aderiu a esta coisa dos guiadores...
Ja no que toca a mim e ao 350plus, aderimos tanto, que dentro de umas semanas temos umas surpresas...

:wink:
 

indy

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Eu não tenho uma opinião bem formada... :roll:
Concordo com o que disse o 350plus: se a solução é boa, se calhar até é para qualquer bicicleta e não só para a SS.
Agora pessoalmente não sei se me adaptaria bem. Não sei se a analogia se aplica mas nunca me adaptei aos extensores de guiador. Apesar de os achar úteis em percursos longos ou subidas de bom piso mas no resto, principalmente zonas técnicas, atrapalhavam-me. Daí que desconfie que com esses também não me iria dar bem. Mas nunca se sabe, só experimentando... :)
 

pratoni

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Se há muita gente que não usa extensores de guiador com medo de encalhar em algum ramo num trilho mais apertado, acho que nestes guiadores esse problema é bastante ampliado, dados os seus comprimentos...

De resto parecem ser fixes...
 

ze_zaskar

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Boas
O problema dos extensores esta mais em actuarem como ganchos do que propriamente na largura. Este genero de guiadores nao é muito mais largo do que um normal.
:wink:
 

pratoni

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Não estou a ver bem o comprimento real, mas o groovy parece ser bem comprido e aquele formato parece também levar a uns ganchos potenciais...

Mas diga-se de passagem que os acho mesmo muito interessantes. :D

Quanto ao material dos guiadores e ao que o 350plus estava a dizer em relação à rigidez e o peso, a melhor escolha será, talvez, o titânio. O pior será o preço, não?... :D :assobio: :assobio:
 

ze_zaskar

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Boas
Pois, titanio é mesmo o santo graal do btt, pena o preço. Nao fosse isso, talvez tivesse encomendado um Jeff Jones H-bar...290€.
:wink:
 

pratoni

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Pois... :oops: :oops:

300€?... :shock: ... coisa pouca, o que é isso para nós?... :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

ze_zaskar mostra lá esse guiador para um gajo se deliciar e sonhar um pouco... :wink: :D
 

350plus

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pratoni said:
ze_zaskar mostra lá esse guiador para um gajo se deliciar e sonhar um pouco... :wink: :D

Uma vez que o Zé se distraiu a experimentar o Brooks eu mostro aqui a "peça"

hbarlo3.jpg


Entretanto no Ohio algo acabou de ser soldado... :twisted:

dsc00278tc1.jpg
 

ze_zaskar

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As minhas desculpas Patroni, nunca mais me lembrei de por aqui a imagem do Jones.
Ja repararam que so 3 pessoas participam neste topico? Ok, o Indy ja veio aqui, mas mesmo assim... :roll:

PS: Eduardo, esse do Ohio esta muito porreio, gostei, pode ser que o tipo que os faz tenha uma boa estufa e fique bem pintado :lol:
 

350plus

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Ora... Chegou algo no correio! :mrgreen:

luvoo4.jpg


Amanhã os dois malucos de serviço fazem um review preliminar do brinquedo :wink:
 

ze_zaskar

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Boas
Talvez eu tenha sorte e tenham vindo dois... :mrgreen:
Amanha ja vamos ver se valeu a pena a espera.

PS: Gostei das laranjas
:wink:
 

ze_zaskar

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Boas
Antes de mais nada, as imagens:

img0467tu3.jpg


img0463qd5.jpg


img0470hv6.jpg


Nao deu para andar muito, apenas umas voltas no quarteirao. Os primeiros metros sao muito estranhos, tudo parece errado na bike. Depois, tudo faz sentido, os nossos braços estao na posiçao mais natural possivel e o efeito alavanca e maximo. Ao contrario do 350plus, nao vou cortar o meu, pois alem de me sentir bem com a largura, se o cortasse irira ficar sem espaço para acessorios na secçao dos punhos, ja que gosto de ter os travoes afastados dos mesmos, roubando espaço no guiador. Ja agora, apesar de ser feito em aço, o peso é uma muito agradavel surpresa,sendo equivalente ao de um guiador sobre-elevado em aluminio.
:wink:
 
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