Guiador recto ou sobre-elevado?

deskas

Member
Boas,

andei a pesquisar sobre esta questão dos guiadores, mas não encontrei nada! Como ando a trocar o material todo á bike, confrontaram-me com a troca do meu guiador. Nestes anos, em todas as minhas bicicletas tenho usado o meu guiador sobre-elevado, e estava tentado a comprar um novo ( também sobre-elevado). Mas disseram-me que um guiador recto pode oferecer uma melhor performance (XC)!!!!????? :shock: Há alguém que tenha passado pela mesma situação? E qual a reacção?

Cumps
 

ze_zaskar

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A questão não vai ser o guiador ser recto ou elevado. Vai antes resumir-se ao seguinte: a sua largura e a altura a que as tuas mãos vão ficar na bike.
Geralmente, os guiadores elevados são mais largos, alem de porem as mão mãos altas com o mesmo avanço. Permitem um controlo mais fácil.
No caso dos rectos, estes são geralmente mais estreitos e põem as mão directamente à altura do avanço.
O que vai influenciar mais a performance de pedalada aqui vai ser então a altura do guiador. Com o avanço que tens, podes por a posição mais baixa com um guiador plano. No entanto, essa posição pode ser alcançada com o guiador que tens, se retirares espaçadores ou com um novo avanço. Alem disso, se usares cadencia lentas e fortes, a maior largura geralmente alcançada num guiador elevado vai-te dar mais força, com o efeito alavanca.
Tudo isto para dizer que o que importa mesmo é a posição que tens, e não se o guiador é recto, elevado ou aos S's.
:wink:
 

antonio33

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Porque que é que será que os atletas profissionais XC só utilizam guiador rectos? :mrgreen:. Precisamente por causa da perfomance. Um guiador sobre elevado dá mais conforto, mas faz-te ir mais direito na bike, logo até ao nível da aerodinamica, vai influenciar o rendimento. Em termos estéticos vai do gosto de cada um, mas eu gosto muito mais de ver as bikes com guiador recto.
 

Lunatic_Lover

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Acho uma piada quando vêem com a teoria da aerodinâmica no BTT... lol

Usa o que te fizer sentir melhor. O sobre-elevado faz uma posição de condução menos agessiva, mais descontraída, menos penosa para as costas... Normalmente os PRO's usam rectos, curtos, para tornar a direcção mais nervosa, rápida, e também invertem o avanço para ficarem mais baixos, para baixarem o centro de gravidade, de modo à roda da frente não perder tanta tracção nas subidas.... é ao gosto do freguês...
 

NunoCoutinho

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Lunatic_Lover já disse o principal. Depois varia muito com o estilo da bike, normalmente os guiadores semi ou elevados são usados em bikes FS de maratona de forma a promover uma posição mais confortável.
No entanto em bikes HT de XC ou FS mais vocacionadas para XC como a spark normalmente são utilizados os rectos. O recto ajuda nas subidas, tens uma posição de condução mais agressiva, melhor para partes técnicas tipo S em que o recto é mais directo e tens melhor percepsão.

Agora outra coisa que também influência a escolha, o peso. O Recto é mais leve que o semi e o elevado. Também conta na escolha.

Cumprimentos
 

ze_zaskar

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NunoCoutinho said:
Agora outra coisa que também influência a escolha, o peso. O Recto é mais leve que o semi e o elevado. Também conta na escolha.

Diferenças de peso de 50/100g numa zona da bicicleta que nem é rotativa nunca devem ser consideradas na hora de escolher um componente ergonómico. Apenas e só porque essas diferenças de peso ai são completamente irrelevantes para o comportamento e performance da bike. Mudar a ergonomia e possivelmente o conforto da bike por causa disso é no mínimo...desadequado.
:wink:
 

NunoCoutinho

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Diz isso a certos gaijos diz... Tudo depende do objectivo de cada um. Apenas disse que era mais uma coisa em ter atenção, não que era preferivel ter um recto a um elevado pelo seu peso, ou disse?!
Como é obvio a escolha deve ser feita no que melhor combina entre o utilizador/bike tendo em vista a finalidade, seja XC ou maratonas etc.
Agora que há muitos que nunca colocariam um elevado em prol de melhorarem a posição de condução por causa de 100gr isso há!

ze_zaskar said:
NunoCoutinho said:
Agora outra coisa que também influência a escolha, o peso. O Recto é mais leve que o semi e o elevado. Também conta na escolha.

Diferenças de peso de 50/100g numa zona da bicicleta que nem é rotativa nunca devem ser consideradas na hora de escolher um componente ergonómico. Apenas e só porque essas diferenças de peso ai são completamente irrelevantes para o comportamento e performance da bike. Mudar a ergonomia e possivelmente o conforto da bike por causa disso é no mínimo...desadequado.
:wink:
 

ze_zaskar

New Member
Eu estou a falar simplesmente em termos práticos de performance e conforto. Não estou a considerar na equação pancas com o peso, simplesmente porque mais 100g no guiador não provocam diferença alguma na performance. E infelizmente a verdade é que há muita gente que anda prejudicada por ter essas pancas inúteis com o peso.
Se o objectivo é ter a melhor relação conforto/performance então é estúpido considerar 100g. Se o objectivo é dizer que a bike tem menos 50g que a do colega, então ele que escolha o guiador mais leve. Provavelmente nem vai notar a diferença, já que boa parte dos utilizadores com essas pancas nem dão muito uso à bicicleta. Mas isso já são outras discussões.
:wink:
 

jginja

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Viva,
dá-me ideia que na Europa não se vê muito mas pelas terras do Tio Sam a malta do XC usa bastante o sobre-elevado. Pelas imagens que aparecem na MBAction há cada vez mais adeptos deste tipo de guiador:
Geoff-Kabush_lg.jpg

09_FC50_JHK2.jpg

DSC0011.sized.jpg

e muitas mais.
Bem sei que por cada imagem há muitas mais com guiadores rectos. Numa bike com mais tendência maratonista creio que o guiador sobre-elevado faz mais sentido, pois torna-se mais confortável com o passar das horas.
Actualmente espero a chegada de um ABR de 60cm de alrgura e 40mm de elevação.

Boas pedaladas
 

NunoCoutinho

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ze_zaskar said:
.... já que boa parte dos utilizadores com essas pancas nem dão muito uso à bicicleta. Mas isso já são outras discussões.
:wink:

Agora é que disses-te tudo!

Esses guiadores da imagem parecem ser os low-rise, são o intermédio dos elevados e dos rectos. Pessoalmente gosto de os ver nas bicicletas.
Para XC provavelmente não se justifica tanto utilizar, mais para percursos um pouco mais longos como maratonas, talvez no EPIC também apareça disso.

Para mim o que eu gosto no meu guiador é a flexão que faz, penso que por ser em carbono tem algumas vantagens nesse aspecto, é um syntace duraflite e basta ver o teste para ver o que aquilo flete.

O gaijo da LITESPEED deve ser um gigante!
 

ze_zaskar

New Member
Alguma flexão no guiador ajuda sempre ao conforto. Um dos defeitos dos guiadores oversize é isso mesmo, eliminam parte da flexão.
Os low rise são de facto uma solução atraente, combinam vantagens dos dois tipos de guiadores. Pessoalmente uso um guiador tipo os de estrada, mas se não fosse assim provavelmente usaria um low rise. Outro pormenor importante é a largura. Um guiador mais largo permite uma pedalada mais forte. Isto, claro, se gostar-mos de pedalar em força, tal como quem anda de SS costuma fazer.

Realmente o tipo da Litespeed deve ser crescidito. Reparem também que o gajo da 2ª foto vai numa 29er.
:wink:
 

deskas

Member
Já fiz a minha compra, optei por comprar um guiador de carbono recto e avanço da MSC.
Em relação aquilo que me falaram da performance, talvez por ter comprado um avanço com um ângulo menor e ter ficado mais baixo, nota-se uma melhor pedalada. Entrar a matar em algumas descidas tem-se um pouco mais de controlo com o low-rise, mas com umas boas descidas na Arrábida a coisa vai ao sitio!!!!
 
R

rufias

Guest
Boas amigos.


Gostaria que alguém me ajuda-se numa duvida.

Alguém sabe se a hoodman tem guiadores com 31.8mm de diâmetro???


Não consigo encontrar

obrigado
 

tkul

Utilizador Banido
Quem já andou em ambos saberá bem as diferenças que existem não apenas no "feeling", mas também no controlo.
Pessoalmente, sou adepto de: elevado (2` ou mais), avanço curto (<60mm) para andar no mato.

Os guiadores rectos e avanços >120mm, já se foram... isso eram outros tempos.

Quanto aos guiadores xpto, creio que depende onde andamos. Por ex. em muitas zonas onde ando (CB, Alentejo e até no Ribatejo), nem comprava uma bike de XC! Ponderava mesmo ciclocross para dar um pouco de emoção.
 

Hugoriba

New Member
Viva.
Possuo um guiador recto de 580mm ritchey e acho-o um pouco curto, torna a condução um pouco nervosa, apesar de mais agil.
Eu pretendia adquirir um de maior comprimento e deparei-me com um TRUVATIV recto de 700mm mas com um ângulo de 10º, anuncia ser de single speed.
Mas afinal de que guiador se trata, será muito diferente dos guiadores rectos normais? Estava a ponderar a compra dele mas para o reduzir para uns 640mm.
A descrição e o link:
The Stylo World Cup SS model is perfect for many applications. Single Speed, taller riders or riders just looking for more width and sweep. The Stylo WC SS comes in at 700mm width and 10 Degree sweep
http://www.sram.com/truvativ/products/truvativ-stylo-world-cup-ss-flat-bar

A outra opção seria um sobre elevado tambem da truvativ, de 680mm mas com apenas 1,5cm de elevação.
 
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