Guiador recto ou elevado???

ferreiracoimbra

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boas amigos.
eu sou novo nestas pedaladas e estou a pensar em mudar certos componentes da minha "menina", um deles o guiador...
a minha duvida consiste em que molde comprar...se um recto ou um ligeiramente elevado.
nota: faço passeios de btt e aqueles passeios com a rapaziada ao domingo de manha...nada de competiçoes...fiquem bem
 

canuco

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Daquilo que já fui aprendendo aqui com o pessoal, os rectos dão-te uma posição mais racing onde dás primazia á velocidade e ao andamento,
o sobre-elevado dá-te mais controle nas descidas para além do conforto já aqui falado...
 

A.M.F

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Para mim o guidor recto é mais racing se estiver mais baixo que o selim,que não é o meu caso.Eu devia ter um 15,5
 

joaocmf11

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na minha opiniao, eu acho que os guiadores rectos, dao-te mais controle á bike. mas por outro lado, se queres um guiador para os passeios ao domingo e nada de muitas "loucuras", entao secalhar é melhor o elevado.
mas na minha opiniao, acho que o recto era melhor . . .
 

pepelento

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Já foi tudo dito acima, realmente o sobre-elevado em comparação directa com o recto (isto é, com o mesmo avanço, espaçadores, altura do selim, recuo, etc) é mais confortável. Se fazes passeios, eu ia para o sobre-elevado.
 

tiago ferreira

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na minha opiniao, eu acho que os guiadores rectos, dao-te mais controle á bike.

Não quero estar a levantar nenhuma polémica, mas acho que um guiador sobreelevado dá mais controlo à bike por darem uma posição mais natural à mãos e normalmente serem mais largos. No freeride, dirt, enduro e 4cross usa-se guiadores sobreelevados e estas vertentes do btt exigem mais controlo do que no xc.
No downhill de competição usa-se guiadores sobreelevados low rise, ou seja, a elevação é muito baixa mas têm sempre aquele angulo para cima que dão aquela posição natural às mãos.
Apesar de ter muita pouca experiência no btt, já experimentei guiadores rectos e não me parece que aumentam tanto a eficácia a subir em relação a um sobreelevado como alguns dizem.
Não me levem a mal, é apenas a minha opinião.
 

castor

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Na minha opinião e, se tiveres possibilidade, experimenta os dois e escolhe aquele em que te sintas mais confortável.
 

canuco

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Penso que seja uma questão pouco importante no rendimento global da pedalada, tanto recto como elevado o que importa são as perninhas...
 

joaocmf11

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pessoal, talvez me tnha exprimido mal. mas o nosso amigo quer um guiador para passeios, e nao para free ride. pois tal como disseram os elevados são mais longos, isso vai aumentar o angulo de viragem. pois é por isso que esses guiadores são usados no down hill, free ride.. na minha opiniao acho que o recto é melhor qe o elevado. mas pronto, cada um tem a sua opiniao...
 

L miguel

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Resolvi desenterrar este tópico, depois de experimentar hoje a minha bike com um guiador reto... Na verdade quando começava a andar com o outro sentia umas dores do c*** nos pulsos, olhava para o guiador e reparava que a sua curvatura obrigava os braços a fazerem uma curva para dentro, exatamente ao contrario do que devia ser... aproveitei o facto de ter mudado de suspensão e ter de cortar os punhos pra colocar o bloqueio, pois estes estavam colados e coloquei um ritchey, recto, e uns punhos kcnc, os punhos tambem ajudam bastante pois são exelentes.
A verdade é que me senti muito melhor, sem dores, com uma posição de condução muito mais confortavel, (antes parece que andava sempre a fazer força em cima dos pulsos) ganhei claramente posição para atacar as subidas, e não noto nada, antes pelo contrario que tenha perdido controlo. Portanto pra mim neste momento o recto dá 10 a 0 ao sobre elevado.:D
 

Giantfreerider

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Boas,

Estou aqui com um dilema.
Neste momento tenho um guiador recto KCNC Sc-bone com 600mm de comprimento.
É bom para subir, dá uma posição mais racing e é mais estético...mas sinto que os 600mm são curtos...quer dizer, pelo menos sinto que não abuso tanto nas descidas como quando usava um guiador truvativ sobre-elevado com 710mm.
Em termos de conforto...não notei diferença.

Agora a minha dúvida está:
-Troco o guiador por outro recto mas com 685mm? (easton xc 70 wide - 160g)
ou
-Troco o guiador por um sobre-elevado com 710mm? (KCNC Sc-Bone riser - 238g)

O easton é quase o dobro do preço do KCNC, mas em termos de peso, é apenas 30g a mais que o meu KCNC actual.

Qual é que acham que escolha?

P.S. A bike é mais para distâncias superiores a 40kms e é uma HT (RCZ).
 

rucaf3

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O não conseguires descer como antes deve-se a teres baixo o nivel das mãos, como ainda não te habituaste ao novo tens essa insegurança... Mas passa, não troques para já k com técnica cotinuarás como antes... O meu tem 540 e ando tanto como antes, só o curvar se torna mais técnico e em longas distâncias se torna desconfortável, de resto não troco ...
 

Giantfreerider

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Obrigado pela dica.
Eu ontem andei a mexer nas afinações e pressões da suspensão...e penso ter encontrado o problema de descer mais "a medo".
Tinha a suspensão a fazer 90mm e afundava muito, daí a insegurança.
Ontem meti a pressão bem e andei a experimentar e dá logo outra segurança a descer.
O facto de vir de um guiador largo também deve ter influênciado...mas é como tu dizes, com mais treino logo ganho técnica! ;)
Vou deixar andar assim por uns tempos e ver como corre.

Abraço
 

klaser

Well-Known Member
Gostos são gostos,eu acho que os rectos ficam 100 vezes mais bonitos na bike,mas simplesmente não consigo desfazer do meu sobre elevado pra andar com um cabo de vassoura...se calhar tb depende tb do tipo físico,como tenho as pernas muito compridas com os rectos fico muito muito inclinado nas descidas...
 

super.byke

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Já alguém teve oportunidade de testar este tipo de guiador (10 degree bend)?
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Em relação a um recto (5 degree sweep) o conforto é significativo?
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BikeBrother

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Uma bike, principalmente se for uma semi-rigida fica muito porreira com um guiador recto. Quanto ás vantagens e desvantagens de cada já foram aqui discutidas, contudo há que ter sempre em consideração o ciclista. Tinha um sobre-elevado, passei para um recto e simplesmente não dava, o meu corpo não gostou nem se adaptou. Por isso na minha opinião, mais do que ser melhor ou pior para subir ou descer, mais racing ou menos racing, é o que o nosso corpo nos diz.

Vejo por aí malta que duvido que consigam fazer mais do que 2h seguidas a andar na mula, só porque o que interessa é ter a bike racing ou essas tretas. Mas pronto cada um lá sabe de si. Eu como quero andar de bike muitos e bons anos, preso a simbiose entre o bom desempenho e conforto.
 
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