Guiador recto 600m vs lowize 640mm

PedroTenreiro

Active Member
Boas.
Não sabia onde colocar o tópico. Ainda que o não seja, pareceu-me ser aqui o local indicado.

A questão é esta: tenho um guiador lowrize de 640mm, ao qual me adapto bastante bem, que uso com um avanço de 90mm com 0º. O que é que ganharei/perderei com uma eventual passagem para um guiador recto de 600mm?
Porquê a alteração? Passei de um quadro FS para um HT e creio que num HT um guiador recto é mais apropriado. No entanto, não sinto grandes limitações com o lowrize.
 

edununo

Well-Known Member
Eu passei de um lowrise de 635mm para um recto mas mantive a largura. Comprei um 3T Xida Team de 640mm.
 

miguelcarromeu

Active Member
Perdes confiança em descida; ganhas estabilidade e maior facilidade em subida, caso apenas passes de LR para Recto. Eu não cortaria. Não ganhas nada em cortar para 600, a não "reactividade" na direcção, o que não é necessariamente bom.

Penso que era concretamente isso que querias saber.
 

Joseelias

Well-Known Member
Ao passares de um Low-Rise para um plano vai-te baixar o tronco o que te porá mais peso nos braços e obrigará a teres que torcer mais o pescoço para olhares em frente. Isto considerando que o guiador na zona do aperto do avanço estará à mesma altura nas duas bicicletas. Mas isso só tu sabes a diferença entre ambas.

Isto poderá não ser relevante dependendo da altura a que os punhos se encontrem relativamente ao selim. Em bicicletas com uma geometria XC, 20 ou 30mm mais abaixo podem já fazer uma grande diferença no conforto e controlo enquanto numa AM em que o guiador está acima do selim a diferença pode ser irrisória.

Cortar o guiador pode ser um truque para compensar a perca de elevação se isso tiver importância. Isto é, ao aproximares as mãos uma da outra isso vai-te elevar o tronco e a cabeça e recuperar em parte ou na totalidade a perca da elevação.

Foi que fiz no sentido oposto quando quis elevar a minha posição de condução e ao passar de um guiador plano para um com 30mm de elevação. Como os 30mm de elevação se perdiam pela largura bastante maior do guiador elevado (560mm vs. 670mm) porque me obrigava a abrir os muito braços, cortei o guiador elevado quase à medida do plano. Assim consegui aproveitar os 30mm de elevação.

É tudo uma questão de geometria... :D

Como já foi mencionado passar a um guiador mais estreito e baixo tem implicações no comportamento da bicicleta. Torna-se melhor numas coisas e pior noutras.
 

LeyF

New Member
Estou com um problema semelhante e em dúvidas

Actualmente tenho a direcção mais baixa que o selim cerca de 7 cm, o selim já esta ajustada par ao tamanho entre pernas, ou seja tenho de subir a direcção, a dúvida é:

-Se mantenho o guiador recto de 600 mm e troco o avanço de 6º para um de 17º, ganhando cerca de 18mm em altura
-Se mantenho o avanço de 6º e troco o guiador por um low rise de 640mm? Quanto ganho em altura?

Qual destas opções tecnicamente é melhor? que faça mais sentido?
 

Insignia

Active Member
Fará mais sentido trocares de guiador, acho que esteticamente um avanço de 17º com um guiador reto não ficaria tão bem.
 

miguelcarromeu

Active Member
Diria que depende.

Que bicicleta é e qual o tipo de BTT que falamos?

E além dessas alternativas falta falar de outra: não tens espaço no tubo de direcção para acrescentar anilhas por baixo do avanço?
 

Joseelias

Well-Known Member
@LeyF

Também tive que tomar uma decisão semelhante à tua há algum tempo atrás. A posição de XC Matador dos anos 90 já não dava para mim e aqueles 75mm de desnível eram muito duros para o pescoço, ombros e braços.

Para além do que o Insignia disse relativamente à estética e com a qual concordo, ao mudares o avanço para 17º, se este for do mesmo comprimento que o de 6º a distância do guiador ao selim vai ficar mais curta podendo pôr-te numa posição encolhida se a bike já não for muito grande. Isto é, para conseguires subir a direcção e manteres a distância do guiador ao selim terás que comprar um avanço de 17º mais comprido que o que tens de 6º. E uma avanço de 17º com 10 ou 12cm não é coisa bonita de se ver...

Para calculares quanto centímetros de comprimento perdes ao mudar para outro avanço podes fazer os cálculos neste site: http://alex.phred.org/stemchart/Default.aspx

Por exemplo, dois avanços com 90mm de comprimento, um com 6º e outro com 17º, o segundo perde 8mm de comprimento em relação ao segundo. Para manteres a mesma distância ao selim no de 17º terias que comprar um de 100mm.

No meu caso o que eu fiz foi comprar um guiador sobre-elevado de 30mm, e foi o suficiente para me sentir confortável e sem problemas mesmo tendo o guiador cerca de 4cm mais baixo que o selim. Mas podes chegar a comprar guiadores de 40 ou mesmo 50mm de elevação embora aqui a estética também sofra mesmo que não tanto como com um avanço de 17º comprido.

Se estiveres disposto a gastar mais dinheiro podes mexer com os dois componentes, avanço e guiador. Compras um avanço de 10º ou 12º com o comprimento compensado com base naquele site que indiquei, e um guiador elevado na medida que aches necessário.
 

LeyF

New Member
Obrigado pela ajuda pessoal! de facto este é um problema que tenho de corrigir pois não aguento mais de 30 minutos sem começarem as dores no pescoço fruto de ir com a cabeça muito inclinada para ver a estrada. Bem sei que estou a começar e que por isso é normal o corpo ainda se estar adaptar, no entanto uma diferença de 7cm em altura do selim para o guiador parece-me demasiado para o corpo se adaptar sozinho.

Estamos a falar de uma KTM HT de 19", inicialmente falaram-me que era pequena, que deveria ter optado pela versão 21", no entanto como tenho 1.85 e estava no meio de ambas optei pela 19 com o intuito de depois corrigir com maior facilidade, mas já vi que talvez a melhor opção tivesse mesmo sido a ida para a 21"

obrigado Insignia, de facto várias pessoas dizem o mesmo, apesar de na minha cabeça 17º ter ideia que não seja assim tanto, mas vou optar mesmo por trocar para um volante low rise
obrigado miguelcarromeu, essa seria sem duvida a opção mais barata e eficaz, no entanto já está no máximo, não consigo adicionar mais anilhas entre o avanço e a direcção.
Joseelias a minha situação é precisamente igual! Obrigado pelo site, da muita ajuda! O problema é que os guiadores low riser chegam só a 15mm e os riser normalmente chegam apenas a 20 25mm, mais do que isso já não é muito comum...estéticamente gosto dos low riser, no entanto os 15mm parecem-me insuficientes para corrigir a diferença de altura tão acentuada. Um riser estéticamente já não me convence tanto...mas talvez tenha mesmo de ser!

Fica a dúvida se devo optar pelo low riser 15mm ou por uma situação mais agressiva e deixar a parte estético e de peso de lado
 

Jocas22

Active Member
as bikes não têm volantes pá :rotfl::rotfl::rotfl:

independentemente de outros considerandos, não se deve por a parte estetica ou o peso acima de questões como dores ou mal estar na bike. Antes de trocares de "volante" experimenta inverter o avanço. E já verificaste todas as regulações da bike? anilhas da direcção, altura do selim,....
 

LeyF

New Member
Jocas não sejas mauzinho :D Tens toda a razão é mesmo guiador :)

Jocas se inverter o avanço ainda é pior...se eu pretendo baixar a distancia entre o volante e o guiador, ao colocar o avanço com -6 essa distância ainda vai aumentar mais...
Sim, as primeiras coisas que fiz foi ajustar o selim de acordo com altura entre pernas entre outros..anilhas está no máximo!

E no caso de comprar uma suspensão nova, a torre será maior visto ainda não estar cortada, certo? No entanto este caminho já envolve mais investimento e não estava nos meus planos!
 

Jocas22

Active Member
existem uns extensores pros tubos das suspas se o problema é esse.
Agora não me perguntes como até porque eu pensava exactamente como tu, mas inverter o avanço resolveu as dores que tinha no inicio tal como tu. Mais tarde fui ajustando e o problema estava noutro lado. O facto do "volante" :) estar mais baixo não implica necessariamente que tenhas de ter dores.
 

miguelcarromeu

Active Member
Pois, o Jocas tens razão. Neste momento poderás estar a forçar demasiado a cervical pois tens os ombros para cima, encolhendo os trapézios e forçando o pescoço para ter uma visão correcta. Se inverteres o avanço vais relaxar mais os ombros e, consequentemente, o pescoço, cabeça e zona lombar.

Experimenta.
 

Joseelias

Well-Known Member
@LeyF

Olha, eu também tenho 1,85 de altura e estou com um quadro 19"... :D

De qualquer forma acho que um quadro 21" era grande para ti. O ideal para a nossa altura será o 20". O quadro 19" fica no limite curto, apesar de cada modelo poder ser diferente, mas consegue-se jogar com os componentes para ter uma posição correcta.

Relativamente aos guiadores Rizer eu também não sou um grande fã da estética deles. Não gostei quando surgiram, e passado este tempo todo continuo a não gostar. Se pudesse continuava com o meu plano. Mas prefiro-os aos avanços com muita elevação. No meu caso o guiador com 30mm de elevação acaba por nem se notar porque entre o ciclo-computador e o monitor de frequência cardíaca lá postos, a forma e a altura nem se vêem.

Como disse antes podes optar por uma situação mista. Compras um avanço com um pouco de elevação e um guiador low-rize e vês quanto é que consegues subir assim.

Há uma opção alternativa e que é a compra de um avanço com ângulo regulável. Há um da Ritchey por 20 e poucos euros que é de boa qualidade e não é feio. Foi até dos poucos onde a generalidade dos comentários online davam como apto para btt. Claro que não vais andar a fazer competição de downhill com ele mas para Btt normal parece-me resultar.

Depois de experimentares qual a elevação que realmente necessitas e que te põe confortável podes manter o avanço, ou manter o avanço e comprar um guiador low-rize para baixares o ângulo do avanço por questões estéticas, ou optar pela compra do(s) componente(s) fixo(s) já com a elevação correcta e vendes esse.

É uma boa hipótese, em vez de andares a experimentar e a arriscar gastar dinheiro em coisas que podem não resolver de facto o problema. Se optares pelo Ritchey tens é que ter em atenção o comprimento que compras. O avanço é este:

 

LeyF

New Member
Jocas e miguel obrigado pela sugestão, já mudei o avanço para º negativo, vamos ver, de facto para mim é estranho pois o que sinto é mesmo dor na cervical e para mim isso está associado a diferença de alturas, mas nada como experimentar. Entretanto ja tenho um "guiador" :D low rise debaixo de olho (hylix) se esta opção não resultar lá terei de comprar o guiador e posteriormente ver a necessidade ou não de um novo avanço!

Jose, pois de facto é complicado uma vez que as marcas não utilizam todas o mesmo tipo de tabelas, cada um tem as suas medidas e por vezes existem diferenças, no entanto tambei comprei 19" a pensar que seria mais facil ajustar do que um 21"
Esse tipo de avanço não me convence mesmo nada, apesar de resolver a minha situação parece um avanço para passeio, esse será mesmo a ultima opção, vamos ver como corre o avanço com º negativo, depois guiador e sucessivamente, a ver vamos :D

No entanto queria agradecer ajuda do pessoal, pois nada melhor que falar com especialistas! obrigado malta
 

LeyF

New Member
Boa tarde pessoal, trago novidades. Troquei o volante por um rise e de facto ficou melhor, no entanto parece-me que ainda não está no ponto. Uma vez que não tenho mais espaço na suspensão, estava a pensar fazer um upgrade a suspensão, no entanto tenho uma dúvida que de certo me podem ajudar:

A suspensão, sendo a mesma distância entre eixo e com a mesma compressão 100 mm é tudo igual? Como sei se o comprimento da coluna da suspensão nova é superior aquela que tenho actualmente? Caso seja maior consegue resolver-me o problema de uma vez por todas! É que queria comprar, mas não queria comprar enganado, tendo de ter atenção alguma coisa?
 

Joseelias

Well-Known Member
Acho que a distância axle-to-crown de uma suspensão (do centro do eixo do cubo até à base onde assenta a caixa da direcção) varia um pouco de marca para marca mesmo tendo o mesmo curso. No link abaixo tens uma série de medidas A-C para várias marcas e modelos e em alguns casos para 100mm de curso chega a haver 10mm de diferença de altura. E nem estive a ver muito ao detalhe.

http://www.pinkbike.com/forum/listcomments/?threadid=78006

Isso significa que com determinados modelos só a distância A-C já te eleva ou baixa a frente relativamente ao que terás agora. Mesmo mantendo os 100mm de curso. É algo que tens que ver com atenção porque senão podes fazer o oposto do que pretendes. Se comprares uma suspensão com uma medida A-C superior ao que tens agora não te esqueças de nivelar de novo o selim.

Em relação ao comprimento do tubo, parece-me que as suspensões trazem tubo de sobra. Acho difícil que a altura da testa do quadro mais as anilhas que lhes queiras pôr esgotem o tubo todo. De qualquer forma convém ver qual o comprimento de tubo que vem com a suspensão. Isso normalmente é informado.

Já li algumas vezes que não convém pôr mais de 30mm de anilhas (3x1cm) por baixo do guiador pois pode afectar a resistência do conjunto.

Uma das atenções que tens que ter é se o teu quadro está feito para suspensões de tubo de direcção constante ou tubo cónico. Há forma de misturar a duas versões mas implicam adaptadores na casa das dezenas de euros, e mesmo assim nem todos os quadros "constantes" aceitas suspensões cónicas.

Tem também atenção ao eixo. Se as tuas rodas forem de 9mm (o mais comum) a suspensão tem que ser para essa medida.

Assim de repente é o que me lembro.
 
Top