Guerra entre guiadores de topo.

Rui Marçal

New Member
Boas malta, quero deixar para trás o meu poco fiável guiador Mortop Eralom 90, de 580mm e uns escassos 105grs.

Para isso fiz aqui uma seleção de 3 guiadores. Além disso quero aumentar mais um pouco a largura do futuro guiador para me dar mais alguma segurança a descer...

Quero algo entre os 620mm e os 680mm com 31,8. Prefiro reto para manter mais ou menos a geometria que tenho agora.

Guiador 3T Xida LTD




  • Material: Fibra de carbono
  • Peso: 139 grs
  • Diâmetro: 31.8 mm
  • Elevação: 0º
  • Comprimento: 640 mm
  • Curvatura posterior: 3,5º

Anwser ProTeper Carbon XC Straight 660

660mm
130grs.
Flat




Easton XC70 Wide

125grs;
9º;
685mm;



O que me dizem? Para já não falamos de preços pois não estou a pôr isso em jogo.
 

Nimrod

New Member
Epa desses tds a marca 3T é a menos falada no mundo do BTT, mas no ciclismo de estrada é uma marca top, a easton já tem muitas provas dadas, a answer não tenho nenhum feedback... De tds ainda ia pra o easton pois tem ligeiramente mais angulo k os outros, é mais largo e tem um peso inferior. Ainda ontem esse mesmo guiador me foi aconselhado por um amigo k já teve muitos mas diz k esse é dos melhores em termos de peso/preço/qualidade/rigidez...
 
Last edited:

RTC

Super Moderador
Apesar dos pesos serem muito próximos, estão aí guiadores muito diferentes.
A meu ver a melhor proposta poderá passar por um que não implique uma mudança radical na maneira de conduzir em relação ao teu Mortop, ou seja, no caso do Easton, passar de um Mortop 580mm 6º para um Easton de 685 e 9º de recuo pode significar estranheza durante uns tempos ou quem sabe, não te habituares ou não gostares.

Se isso não te apoquentar e decidires arriscar, desses 3 para mim o Easton seria a minha preferencia.
Se decidires optares por outras marcas, eu iria para marcas que para mim traduzem segurança quando se fala de guiadores em carbono, como a Syntace (630mm/9º) ou a Race Face. (Next SL de 625mm/9º).
O 3T é um bom guiador, bem construido e bonito mas para quem nao usa bar-ends como é o meu caso, ter 640mm com 3,5º não faz muito sentido.
 

Rui Marçal

New Member
Olá RTC,

O meu problema é não conseguir bem entender o que quero por causa dos graus de uns e de outros.

O que sei, é que me adaptei bem ao meu Mortop, só que devo troca-lo sob pena de se partir. Como quero mais alguma segurança a descer e como considero que este Mortop de 580mm torna a bike um pouco nervosa, um guiador com mais largura resolve-me o problema. Agora os graus é que ainda não estou bem a ver a coisa.

Podes-me esclarecer algo mais sobre isso...

Obrigado.
 

RTC

Super Moderador
Dadupe, penso que dá!

Rui, quando falamos de graus de recuo de um guiador, penso que saberás do que significa.
Em termos praticos, a maior implicação que se pode ter é na posição das mãos sobre o guiador. No caso do 3T, teres 640mm praticamente rectos pode implicar teres os braços muito abertos e esticados ao passo que se tiveres um guiador com mais recuo, os braços já vão mais flectidos.
Assim como o facto de se pedalar pouco ou muito de pé. Quem pedala muito de pé nas subidas dá jeito ter um guiador largo e com algum recuo para ter mais alavancagem sem necessitar de bar-ends.
Por isso é que as marcas optam por dar algum recuo nos guiadores com medidas generosas para evitar que o utilizador nao ande com os braços em "V" e ande com eles os mais paralelo possivel.
 

RTC

Super Moderador
Resumindo, se tens um 580 e queres ter outro guiador um pouco maior para teres mais segurança (o que concordo), se é para montar numa roda 26, um guiador até 640mm chega bem. Mais que isto não aconselho.
 
Eu tenho um Easton XC90, não o XC70 que referes e era de 60mm e cortei aos 57cm e sem problemas, tem carbono de exelente qualidade.
Mas creio que teres um guiador mais largo que 60mm pouco ganhas especialmente a subir ou em sigles, tenho mais control na bicicleta com medida mais curta.
Mas cada um tem maneiras diferentes de andar e depende do tipo de bicicleta.
 

Rui Marçal

New Member
É mais ou menos essa a ideia e é para uma roda 26' sim.

E se aumento a largura, para ficar com a mesma posição de condução, terei de recuar um pouco o guiador, ou seja, diminuir o avanço ou comprar um guiador com alguns graus para o poder recuar ligeiramente.

Penso ser mais ou menos isto.

Minisagres,

obrigado pelo conselho, mas a descer com um guiador mais largo ganhas mais segurança. Perdes é rapidez e a bike fica menos nervosa. O pior são os singles fechados, é mais fácil ficar agarrado a algo, lol...
 
Last edited:

RTC

Super Moderador
Sim, é isso. Ou então se tiveres margem, chegar um pouco o selim mais à frente. É possivel que o tenhas que fazer. Se o guiador nao for exageradamente largo, basta só dar um jeitinho com o selim para a frente para manteres a tua posição habitual.
 

zenight

New Member
Boas;
@ Rui Marçal:
Se puderes, explica-me como é que um guiador é "pouco fiável"... tipo,... partiu, entortou...descolou...
Dá sempre jeito saber.
Eu uso um Ritchey WCS de alumínio... (mas não sei quanto pesa.:confused:)
Obrigado.
 

HaTrED

Member
Alinho na mesma onda do RTC: Syntace!

Não tenho um mas... hei-de ter, provavelmente migrarei de um 580mm p/a um 680mm c/ 8º de sweep e 10mm de rise ou a opção flat mas estou mais inclinado p/a a primeira. Experimentei um parecido numa rígida e gostei! Senti-me melhor! Acho que podes ser uma opção a teres em conta... acho! :wink:
 

Rui Marçal

New Member
RTC,

Obrigado pela dica, sempre posso jogar com o selim.

Zenight,

Por agora ainda não me aconteceu absolutamente nada. Mas quando o comprei avisaram-me logo na loja para não o ter mais de 2 anos. A própria marca aconselha a troca-lo sob pena de ser partir devido à fadiga do material. Entretanto já soube de uma história em que se partiu um quase novo e foi um bocado feio. Não me apetece arriscar.

Se vires bem, não consigo encontrar um guiador com estas medidas e só 105grs e por cerca de 100€ e como eu não acredito em milagres...lol...

HaTrED,

Prefiro o Race Face que o RTC recomendou ou então o Easton.
 

Dadupe

New Member
Eu por acaso andava a ver o 3t, mas o raciocínio do RTC faz todo o sentido.
No entanto 685mm de largura parece-me um abuso. Eu neste momento tenho um guiador de aluminio que de origem (na 29) vinha enorme (não faço ideia quanto) mas parecia um camião. Mandei cortar a 640mm por razão mais nenhuma a não ser o que tinha lido em revistas e foruns e estou a adorar essa largura. Eu vinha exactamente do mesmo guiador que tens neste momento. Um mortop com 580mm.

Claro que mando cortar na loja onde costumo comprar o material. Vou tentar saber se eles trabalham com essa marca e qual o preço...
 

Rui Marçal

New Member
Olá Dadupe,

Então tinhas um igual ao meu? E que tal? A alteração? Gostaste? Quais as diferenças? Posição de condução, etc...

Este Race Face também me parece uma boa hipótese.

625mm;
135grs;
7º para trás e 2 graus para cima.

 

Amagortis

New Member
Boas, tal como o RTC referiu, eu também apostava num guiador ou da Syntace ou da Race Face, pois em termos que construção são dos melhores. Alias tenho um Race Face Next SL Carbon e estou muito contente com ele...e quem sabe se daqui a uns tempos não vendo o Race Face e vou buscar um Syntace Duraflite Carbon.

Sem duvida que apostava num deste dois modelos.

Abraço e boa escolha
 

Dadupe

New Member
Tive o meu mortop pouco mais que um ano, mas sim. A maneira como aquilo dobrava para baixo às vezes metia medo. :) Eu comprei directamente num dos importadores que entretanto deixaram de trabalhar com a marca porque dava muitos problemas! Respondi à tua questão? :)
Eu pessoalmente nunca tive problemas com ele, mas era muito confortável.

Quanto a mudar par 640 não posso sequer tentar comparar porque mudei demasiadas coisas. Passei de uma spark rc 26 com esse guiador para uma focus raven 29 com um guiador de série de alumínio cortado a 640mm. Estou a gostar imenso do guiador e a posição é mais confortável que 580mm. Tudo o mais é díficil de comparar uma vez que mudou imensa coisa.
Só quero trocar porque sempre usei guiadores de carbono por causa do conforto e peso...
 
Top