speed_demon said:
Desde q comprei a bike que não consigo fazer com que não se ouça o barulho do disco a roçar nas pastilhas na roda da frente. Consigo fazer que esse barulhe pare qnd tento colocar a roda o mais alinhado possivel com disco, mas depois qnd estou a andar o barulho aparece. Não sinto que me trave a bike em andamento, mas n queria ouvir o som...
Será que algum de vocês me sabe indicar o pq e tem solução ?
Esse é um problema recorrente, aliás, basta tirar a roda e colocá-la novamente com o aperto rápido numa posição ligeiramente diferente para o barulho do disco reaparecer. É de fácil solução, basta desapertar os parafusos que fixam os travões ao quadro, mas sem retirar os parafusos, apenas o suficiente para permitir que os travões "flutuem" ligeiramente. Aperta-se então o manípulo firmemente, e sem largar, apertam-se os parafusos.
Desta forma, como a actuação dos dois pistões é equivalente, as pastilhas irão ficar à mesma distância do disco, pois estas vão "centrar" todo o conjunto por este estar flutuante.
Todavia isso pode não ser o suficiente para evitar o barulho do roçar, se uma das pastilhas (ou as duas) não tiver as suas duas faces perfeitamente paralelas, pois neste caso, enquanto elas estiverem pressionadas contra os discos o contacto vai ser perfeito, mas quando estiverem em repouso, a parte de cima pode estar em contacto com o disco.
Neste caso teremos que usar espaçadores para colocar entre as pastilhas e o disco e repetimos então a operação descrita em cima. Para usar como espaçador podemos recorrer a uma carta de jogar, preferencialmente daquelas com revestimento plástico. Recorta-se à medida da largura das pastilhas e coloca-se um de cada lado do disco (obviamente, no fim do alinhamento, retiram-se os espaçadores) . Se a excentricidade das pastilhas for pronunciada, e o barulho persistir (pouco provável), usam-se dois espaçadores sobrepostos.
Importa referir que, se as pastilhas estiverem muito assimétricas e tivermos que recorrer a espaçadores, embora o ruído desapareça, tal acontece à custa de uma maior distância das pastilhas ao disco, e isso implica um maior curso percorrido pelo manípulo e, em última análise, uma ligeiramente menor capacidade de travagem. Talvez se recomende a substituição das pastilhas caso esse decréscimo na travagem seja pronunciado, ou caso o curso percorrido pelo manípulo até à deslocação das pastilhas seja elevado.