GT Aggressor 1.0

Ora bem, venho aqui apresentar a minha mula, uma GT AGGRESSOR 1.0 comprada em 2ª mão mas praticamente nova, com um preço muito em conta.

A minha ideia era ter uma bicicleta para poder iniciar-me no BTT sem gastar muito dinheiro sem saber se o “bichinho” ia colar. Como a marca tem boa reputação pensei que mesmo que no futuro quisesse melhorar alguma coisa, podia aproveitar o quadro que para mim é bastante bonito. Interessa dizer que tenciono manter este projecto “low cost”, usando o mercado de usados e saldos, conseguindo uma bicicleta fiável, e a baixo custo.

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Para já, já conta com 500km em cima, e apesar de me centrar aqui mais nos aspectos negativos e no que pretendo mudar, estou a adorar a bike, e não dou por mal empregue os euros que já me saíram do bolso. Para iniciação é uma bicicleta (quase) ideal.

De origem ela vinha assim:
Quadro: Triplo triângulo Alumínio 6061
Suspensão: SR Suntour M3000 AL-D 63mm
Pedaleiro: Suntour XCC T102 42-32-26
Manípulos: Shimano EF-50 Rapid Fire 8v
Cassete: Shimano Hiperglyde 8v 11-33
Desviador FR/TR: Tourney / Acera
Rodas: Alex Rims DC25
Pneus: Kenda Mountain 2.1
Travões: Tektro Novela – Disco mecânicos
Punhos, espigão, selim, guiador e avanço: GT

Com uma utilização praticamente equivalente entre estrada e trilhos, uma das coisas que notei rapidamente (nos trilhos) é que suspensão é mesmo muito fraquinha. Fiz algumas provas aqui pela zona durante o verão, com trilhos bastante acidentados, e sentia perfeitamente a suspensão a afundar toda e a bater “no ferro” no fim do curso (violentamente diga-se). Depois de uma ou duas horas de uso intenso já faz bastante barulho, a chiar sempre que encontra alguma irregularidade. A mudar futuramente.
A transmissão apesar de ser de gama baixa tem trabalhado muito bem, sempre certinha. Se a gama baixa funciona assim tão bem, imagino o prazer de ter alguma coisa de Deore para cima!

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Os pedais (uns de plataforma de plástico) começaram recentemente a estalar, cada vez mais conforme o uso, e como já estava a pensar em mudar para uns de encaixe, mudei. Comprei na Decathlon uns pedais mistos de plataforma e encaixe para começar a aprender. São pesadotes, mas para aprender devem servir perfeitamente. O barulho foi-se. Portanto este foi o primeiro upgrade.

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O próximo se calhar serão os punhos, estes estão a ficar todos gastos e a começar a desfazer a borracha. Vou trocar por uns de esponja tipo KCNC Eva ou Richtey WCS. Ou eventualmente por uns Easy Grips (talvez o vermelho ficasse bem a condizer com os pormenores do quadro). Ainda não decidi….

Bem para finalizar por agora, os manípulos das mudanças e dos travões são tudo a mesma peça. Vai ser uma chatice para mudar para uns travões hidráulicos, uma vez que estou a gostar bastante do BTT e fazer um upgrade de cada vez ao longo do tempo é mais fácil do que gastar um ordenado de uma vez só.


ACTUALIZAÇÃO

Bem, já com os novos travões, manípulos e punhos:

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Upgrades:


Travões Hidráulicos – Avid Juicy 3
Manípulos – Shimano Alivio
Pedais – plataforma/encaixe SPD Decathlon
Punhos – KCNC Eva
 
Last edited:

telmo gomes 23

New Member
Boas

Eu nunca gostei muito dos quadros da GT mas para começar é bom e com o desgaste da transmissao vais alterando para peças melhores. Para ja o que eu trocava era mesmo para um guiador recto, pois a subir vai ajudar-te bastante mas isso sao gostos.

Em relaçao a suspençao eu uso a Reba Team e é 5*_estrelas mas com melhor relaçao preço/qualidade é a Sr Suntour Epicon.

Travoes nao te posso ajudar muito mas talvez os Avid Elixir 5/R ou entao os Shimano SLX.

Manipulos referes-te aos manipulos das mudanças certo? Sem for eu nao aconselho os Alivio. Tenho os SLX e acho-os muito intressantes.

Pedais eu uso os Shimano M-520 e para começar sao bons e podes adquirir uma plataforma separadamente.

Punhos tenho os KCNC Eva e para ja estao a portar-se bem.

Pontos positivos:
- Confortaveis
- Leves
- Baratos ( 5€ )
- Bonitos ( algumas cores disponiveis Preto, Vermelho, Azul e Amarelo )

Pontos negativos:
- Tendencia a rodarem
- Lavagem um pouco dificil

BTT_é_VIDA
Boas pedaladas
 
Obrigado telmo gomes 23 pela resposta ;)

Quanto aos manípulos, sim estou a referir-me aos das mudanças. Falei nos Alivio porque são os que trabalham com 8v. Para mudar para SLX tinha de mudar para além dos ditos manípulos, a cassete, corrente e desviador para 9v ou 10v (não sei se SLX trabalha com 9 ou só com 10). Para além de que não sei se a pedaleira será "compatível" com a corrente de 10v devido a esta ser mais fina...

Os travões em princípio serão mesmo os Juicy 3 porque devo conseguir um par novo por um bom preço :) Sem que são entrada de gama, mas pelo que já li aqui no fórum fazem bem o seu trabalho, e pelo preço que me pedem por eles acho um bom negócio.
 

joaocs

New Member
Tenho um bicicleta precisamente igual e de facto a suspensão "bate" em obstáculos mais sinuosos mas tem-se portado bem. Também é a primeira coisa que pretendo substituir.

Em relação aos pedais a de origem na minha também já foram, pois eram a fonte de bastantes ruídos e chiadeira.

Em relação aos Pneus não são muito resistentes ao furo.

E os punhos são de facto fracos, a minha já tem cerca de 800 km em cima e os punhos estão a desfazer-se completamente, especialmente desde que passei a usar luvas.
 
Furos ainda não tive felizmente, mas parecem-me ser bons para rolar.

A questão da suspensão bater no fundo já estava a espera porque sabia que eram só 63mm, mas começa a fazer demasiado barulho mesmo em paralelo.
 
Bem, já andava a pensar em mudar para travões hidráulicos, e vou ter de antecipar essa mudança.

Este fim de semana deu uma queda, sem grandes consequências físicas, mas entortei completamente a manete do travão da frente, e a parte de cima dos manípulos onde tem o mostrador também ficou um pouco rachada.

Já está na oficina. Para travões ficam uns Avid Juicy 3, consegui um bom preço por eles, e vou colocar uns manípulos Alivio porque basicamente são os únicos que trabalham com 8v. Para mudar para deore ou slx, tinha de mudar praticamente o resto da transmissão toda.... e o orçamento não estica tanto...

Quando a tiver de volta mostro as alterações.
 

RUMO

Member
vais ver o que são uns travões hidraulicos eheh
não vais querer outra coisa :b
mais pra frente começa a pensar numa suspenção pra isso que bem merece :)
 
A bicicleta já veio da oficina, mas só no sábado vou estar em casa para experimentar.

A suspensão está planeada, mas não sei bem o que. Esta irá andar até partir, ou até o orçamento alargar :)

Mas aceito sugestões!!
 
Os travões já foram instalados, foi uma solução de baixo custo.

A epicon é o tecto máximo. É mesmo nessa que estou a pensar quando mudar... Onde é que posso encontrar esses punhos à venda?
 

essence_s

New Member
Se ainda tiveres a tempo coloca os manipulos slx, funcionam na mesmo com 8 velocidades e já fica o update feito para quando quiseres mudar o resto.
Diz que experimentaste esses e n gostaste muito do funcionamento.
 
essence_s, tens a certeza disso? É que se for assim... a bike já veio da oficina, mas se conseguisse trocar era um upgrade de valor...!

Algum tempo atrás perguntei se seria possível ter manipulos de 9v a trabalhar com 8v e disseram-me que não... :(
 

RUMO

Member
pode não funcionar como uns manipulos proprios pra 8v mas funciona...
eu tenho uns LX a funcionar em 8V e os manipulos são de 10V...
 

essence_s

New Member
Pois claro, dependendo da afinação que derem a isso, mas o mais sensato seria afinar isso de maneira a ficar com as mudanças "fantasma" no final, para que n metas a corrente para os raios por engano.
 
Portanto, se bem entendi, é possível afinar o manípulo para que "bloqueie" as posições que estão a mais?

Sábado já vou ver como ficou a bicicleta, e falo com o mecânico ;)

Já que estamos numa de falar sobre 9v ou 10v, o pedaleiro que tenho actualmente funcionaria com uma corrente de 9v visto que esta é mais fina?
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
Amigo não e afinar o maniplo, mas sim afinar o desviador, basta limitares o desviador para não passar da 8v, são os 2 parafusos que se encontram no desviador, um serve para afastar o desviador dos raios, o outro serve para a corrente não se entalar entre o quadro e a cassete. Isso é bastante fácil de fazer.
Apesar que desde que experimentei os rotativos não pretendo outra coisa, acho que fazes bem em meter os slx, pois fica só a faltar a cassete, pois o resto vai funcionar, poderá não ser um relógio suíço mas não terás problemas nenhuns.
Vou dar te o meu exemplo que ja tive aqui em casa.
Maniplos LX 9v, cassete LX 9v, desviador traseiro ACERA, desviador frente Shimano SIS, pedaleira e corrente daquelas que vem nas bikes do pingo doce e sabes que mais? funciona tudo, tal como disse não é igual á da bike que uso mais, mas dá perfeitamente.
 
rodinhas chamine, muito obrigado pela resposta ;)

Vou estudar a hipótese de trocar os manípulos, mas como já foram montados na bike, tenho de ver o que me dizem na oficina.
 
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