Grande Travessia De Verão

night-crawler

New Member
boa noite, acho q n havia nenhum tópico sobre este evento
vem na Bike Magazine deste mês sao 221 Km em um dia.
BM:"Dia 13 de Agosto , A Cabra Montêz propõe-te um dia diferente, desafiando as quentes planícies alentejanas. A partida será em Lisboa e pela frente terás que percorrer 221 Km Num só dia. A saída está agendada para as 6h rumo a Vila Branca de Serpa. O trajecto é sempre realizado por estrada, sendo apenas condicionado pela existência de roda 26". A travessia do Tejo e do Sado por barco são momentos obrigatórios de contemplação e de alguma quebra no ritmo.
A chegada à Peninsula de Tróia marca o início da mais penosa etapa. O calor alentejano, e as vastas planícies sem fim são um obstáculo de respeito, na certeza porém de um banho fresco à chegada e de um jantar a condizer. A participação neste evento é gratuita e não implica qualquer compromisso organizativo por parte da Cabra Montêz, sendo a viagem percorrida no seu todo por conta e risco dos participantes. O interesse em jantar na companhia dos outros ciclistas deverá ser manifestado no momento das inscrições (estas são obrigatórias), e para tal basta acederes ao site www.cabramontez.com. [...]"

Pergunta, epá, cm é q um gajo sabe se tá preparado para isto??? não sabe né? :lol:
eu adorava fazer isto, mas n tenho a minima ideia sequer se vou fazer 1/3... faço "passeios" à serra de sintra, q contam com subidas acentuadas, num total de 52Km, isto nao é 1/4 deste passeio...
alguem tem conselhos?
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
A Grande Travessia de verão como o Pedro Capelinha lhe chamou é um evento tipo Troia-Sagres, alcatrão, mais alcatrão, e mais alcatrão, nunca fiz nem é coisa que me cative muito.

Agora, os meus 5centimos acerca do assunto:
Se o percurso é aquele que eu julgo ser (pelo menos a partir de Setúbal, que conheço né) Troia - Grândola - Canal Caveira - St. Margarida do Sado - Figueira de Cavaleiros - Ferreira do Alentejo - Beringel - Beja - Serpa, a dificuldade em termos de desnível não é relevante, o que é muito relevante é o calor, sobretudo à medida que vai entrando no interior, e a partir de Ferreira do Alentejo já o calor chateia a sério, portanto a dificuldade está na distancia e no calor, sendo em autonomia ja sabes que tens que racionalizar a agua no sentido de pelo menos chegar até à próxima localidade (o que não deve ser dificil :) )

A distancia, e sendo um percurso de alcatrão, se levares uns pneus de estrada montados na bicla (nem outra coisa faz sentido), os 221km acho que são equiparaveis a 100km de BTT, se tens arcaboiço para as maratonas, não deves ter dificuldade em realizar esta travessia, senão bem que podes começar a cravar alguém para te resgatar na eventualidade de ficares empenado :lol:

Não posso comparar com esses paseios de 52km na serra de sintra com subidas acentuadas porque da única vez que fui a Sintra, fiz 60km e não achei assim táo dificeis, mas isto pode ter sido o FG que foi condescendente comigo e não me complicou a vida :lol: portanto para mim não é uma referencia :?

Haja saúde e determinação e tudo se faz :wink:
 

vig@s

New Member
"A participação neste evento é gratuita e não implica qualquer compromisso organizativo por parte da Cabra Montêz, sendo a viagem percorrida no seu todo por conta e risco dos participantes."


Acho sempre piada a este tipo de eventos tal como no Tróia/Sagres...

Tirando a auto-promoção de quem os "organiza" não vejo bem quais os proveitos a tirar de um passeio destes, ou por outra, quando quiser e bem entender organizo-me com uns camaradas meus e lá vamos nós...

Aí sim estamos por nossa conta e risco sabendo com e com quem podemos contar...
 

manicospic

New Member
Nessa altura até estou de férias e poderia participar nisso mas, então e o regresso de serpa é feito como??Temos de levar alguem de carro que depois nos tragam de volta certo?

Ou com sorte o Ludes deixa-nos xonar lá pela casa dele e de manhã ainda nos dá um belo dum pequeno almoço com panito alentejano para ganhar-mos forças para voltar para casa. :lol: :lol:
 
Posso dar a minha experiencia em estrada, apesar de não gostar muito de andar em alcatrão.
O Povo MariaBolacha faz todos os anos um Raid (que já é mitico) das Salinas a Aldeia Velha (Avis). São 101 Km´s por estrada sem desnivel.

O curioso é o seguinte. No primeiro ano fiz sozinho em pleno Julho e acabei por fazer em 4 horas e 10 minutos.
Este ano já fizemos o Mitico no dia 9 de abril, mas com 8 pessoas que andam sensivelmente o mesmo. Demoramos 7 horas e 20 minutos.

Conclusão: Quanto mais pessoas forem mais vais demorar (se forem todas juntas)

Penso que é essencial levarem carro de apoio. São muito kms é aparecem sempre problemas. Outra vantagem é de não ter que levar mochilas as costas, o que nos tira 2 kilos de cima.

O percursso que vocês vão fazer é lindo, mesmo por estrada (sou suspeito por adoro o Alentejo).

Acho que vale mesmo a pena, mas de certeza que vai ser um grande empeno.

www.mariabolacha.web.pt
 
Top