Governo Regional da Madeira "proibe" BTT

Helder Pereira

New Member
Segundo o Diário de Noticias da Madeira, de hoje, o Governo Regional decidiu em Conselho de Governo limitar a circulação na 'serra'.
Esses limites à circulação são feitos a coberto da uma pretensa prevenção dos riscos de incêndio.
Ou seja, para circular nos percursos na serra, mesmo em lazer, há que pedir uma autorização à Secretaria do Ambiente ou Direcção Regional das Florestas.

Isto inclui o BTT.

Exemplificando, para se fazer o Porto da Cruz não basta decidir no sábado de manhã. Há que fazer com antecedencia. E conhecendo os 'timings' destas autorizações é pelo menos um mês de antecedencia.

O que nos leva a concluir que com a aprovação do diploma na Assembleia Legislativa Regional o BTT de lazer está morto!

Este diploma é interpretado por nós como forma de legitimar as perseguições pela Guarda Florestal aos praticantes de BTT apesar de não haver legislação contrariando esta prática de lazer, bem como ao facto de não se regular a prática do BTT no espaço natural, entre outras situações.

Assim faz-se legislação à medida, que acaba com todas as pretensões e justas reivindicações de todos os praticantes de BTT na Madeira.
 

netwolf

New Member
Esta malta anda a perder o juízo, certo? :evil:
É proibido isto, é proibido aquilo.......................... sim senhor!!!!!!!!!!!
Na zona da Marinha Grande temos a porra dos trilhos todos estragados por causa da malta dos jipes.............................. e agora proíbem as bikes, está certo............... nós danificamos os trilhos, não é?
 

ZmaxRoad

New Member
É !!!! e leis para punir quem propositadamente coloca troncos e ramos (alguns ponteagudos) nos trilhos de um dia para outro, para "lixar"
o bttista que pensava conhecer bem o trilho (por acaso a descer e bem !!) e por pouco nao fica "empalado" ?????? .... :evil:
 

nelson_r

New Member
Pessoal, na Madeira percebe-se a proibição: como o Presidente não é adepto do BTT e como não pode controlar os betetistas de outra maneira, proibe o livre acesso aos trilhos que são de todos. Poíticas!...

Cumprimentos betetísticos
 

nelson_r

New Member
Já agora sugiro que vejam o Decreto-Lei, através do link deixado por JCSC, em particular o art.º 22.º.
Ah e preparem-se para levar a carteira "recheada" nas vossas saídas, é que as coimas previstas no art.º 38.º são muto interessantes.

Cumprimentos betetísticos...
 

Artur_btt

New Member
Se o governador estivesse calado ganhava bem mais..como dix hugo chavez -porque não te calas!...........boas pedaladas
 

Xure

New Member
Essa proibição tb se verifica no continente. Embora absurda é uma realidade. :evil:

Artur, quem disse isso foi o rei de espanha ao proprio Hugo Chavez. :roll:

Abraço
 

HardSpeed

New Member
Sinais do tempo.
Se fosse para autorizar a circulação de viaturas de algum amigo ou pessoa influente por uma zona protegida, se calhar já não era proibida! Ou mesmo o Sr. Alberto João podia partecipar.
Quando se fala na promoção da saúde e bem estar das pessoas, temos atitudes destas. Quando se diz que não há interligação entre a comunidade e o meio ambiente, há diplomas que nos proibem!
Não entendo! Queremos é pessoas obesas, com problemas de saúde e que não saiam de casa.
 

dragon-carbon

New Member
PARECE QUE ESTES GOVERNOS NAÕ TEEM MAIS NADA DE PREOCUPANTE A NAO SER OS BTTISTAS NO CAMPO. NESTE PAIS É ASSIM SÓ SE PREOCUPAM COM O K NAO DEVEM. É POR ISSO K ISTO ESTA COMO SE APRESENTA



SÓ FOME E CABELO GRANDE.............QUE VERGONHA!!!!!!
 

Silvas

New Member
Não percebo o porquê de tanto alarido.
Pelo que percebi esta lei não veio para prejudicar directamente quem quer praticar btt, veiu apenas proteger as nossas florestas( que sem elas não temos por onde andar) e já se sabe, o justo acaba sempre por pagar pelo pecador.

São medidas duras sim senhor mas em vez de ficarem chateados e criticarem as medidas, deveriam todos lutar por florestas mais limpas e por uma maior consciencialização por parte de todos, alertando as pessoas que mostram essa falta de respeito ao deitarem lixo para o chão e as autoridades quando algo parece estar mal.
Mas como é habitual no nosso país, as pessoas só sabem criticar mas agir tá quieto. É a mentalidade que temos.

Não quero ofender ninguém, apenas apresentar outra perspectiva sobre o assunto.
 

Krunu

New Member
Sinceramente acho que esta decisão não tem nada de vergonhoso nem temos que ficar chocados.

Concordo plenamente com o Silvas.
Apenas estamos a pagar pelos "crimes" que montes de "pseudo"-bttistas cometem diariamente nos trilhos deste país. É a bela da garrafinha de água, o invólucro da barrita, a câmara de ar furada, etc, etc, etc

Se eu fosse proprietário de um terreno também proibia que passasem por lá jipes, motas ou bicicletas. Para apanhar o lixo dos outros não obrigado.
Quem faz isto no meio da floresta imagino o que fará na cidade....

Enquanto não se mudarem as mentalidades (e isso leva muito tempo) é o país em que temos de viver.

Como se costuma dizer: "cada um faz a cama em que se deita" e nós, enquanto sociedade estamos a fazer uma bem sujinha.

Abraço e boas pedaladas, de preferência ecológicas!
 

Xure

New Member
Carissimos,

Eu concordo em absoluto com os factos que referem, no que respeita ao lixo deixado nos trilhos, que eu tb condeno e alerto sempre que vejo alguem a faze-lo, doa a quem doer.

Mas discordo em absoluto com a limitação dos trilhos com base numa prevenção dos riscos de incendio, e é disso que se trata.

A limitação no acesso aos nossos pinhais e matas é justificada pela prevenção do risco de incendio e não na prevenção da poluição que tantos insistem em fazer, se não vejamos, a limitação passava a ser efectiva e durante todo o ano.

As mentalidades mudam-se, é certo, mas as criticas não serão em si mesmo uma forma de alertar, para algo que se considera que está mal?

Não tenho por norma embarcar em "carneirada" da critica pela critica, que tanto se vê e por aqui tb, mas considero esta norma absurda, pelo simples facto de ao andar nos trilhos posso perfeitamente contribuir com uma maior prevenção e tb alertar em caso de detecção de algum incendio.

Como nota final, quero deixar claro que respondi, não por me sentir ofendido, mas sim para clarificar e justifiçar o meu ponto de vista, e o pk da minha critica. :wink:

Abraço
 

Helder Pereira

New Member
Hei.......pessoal, não se assanhem........

Eu ao colocar este post, acima de tudo quis "informar" e "comunicar" que existe infelizmente mais um sitio onde se vedou a possibilidade de se pedalar livremente.

Acima de tudo previligio a natureza e podermos sair a passear por onde nos apetecer. Agora apesar de nas respostas acima argumentarem os pós e contras de cada um, tudo bem, pois estamos num pais democrático e cada um se expressa a seu bem entender.

Passemos à desamartirização e "lutemos" para podermos pedalar por esse pais fora livremente e sem pormos ninguém em perigo.
 

Silvas

New Member
Amigo Xure,

Pelo que percebi, ninguém está proibido de andar na serra, apenas tem que informar previamente( obtendo subsequentemente uma autorização) que lá quer circular.
Ora e no que é que esta medida vai ajudar? Vai tornar muito mais fácil o controlo que quem entra e sai da serra e havendo maior controlo a possibilidade de fogo posto, embora não desapareça, torna-se menor. Quem for apanhado na serra sem a dita autorização será( obviamente) tomado como possível "criminoso" de fogo posto.

Infelizmente o fogo posto é uma realidade, a qual vivo bem de perto por morar junto a um pinhal, e tem que se começar por algum lado para acabar com esta situação.
Mais uma vez é uma lei que não agrada a todos mas é como disse, o justo tem de pagar pelo pecador.
Se nada temos a temer, então acho que só temos de dar valor a estas iniciativas. Tudo pelo bem da natureza.

É apenas a minha opinião.
 

Abreu

New Member
Esta medida é completamente ridícula! Vamos então proibir o pessoal TODO, e do país TODO de andar no monte, para que não haja risco de incêndios... :shock:.
É uma medida à "político português"... para não dar muito trabalho. :evil:
Se eles investissem em medidas de fundo... isso sim.
 

Xure

New Member
Helder ninguem se está a "assanhar", pelo menos eu não estou e não sinto de quem tenha um opinião contraria a minha esteja. :wink:

Amigo Silvas, são opiniões que eu em primeiro lugar respeito, embora não seja a forma de eu ver as coisas, não estou nem quero impor a minha opinião.

Eu por exemplo gostaria e possivelmente vou este ano pedir a devia autorização para puder circular nos trilhos habituais, e vou ver se é simples e se é concedida a qq um.
O ano passado andei em transgressão, devo assumi-lo com frontalidade, e apenas uma vez encontrei um vigilante, que por acaso me alertou, portanto parece-me q a vigilancia não será mto facil e por isso tb não é mto eficaz.

Deixo uma ideia no ar, só para relançar o saudavel debate.

Se eu por exemplo tiver o dito cartão, e se for por ventura um qq demente incendiario, posso me deslocar para ir incendiar a mata, pois tenho livre e insuspeito acesso e se não for apanhado ninguem sabe.

Tal como disse vou tentar tirar esse acesso e vou certamente aperceber-me dos criterios para obtenção do mesmo e depois digo qq coisa.

Abraço
 

jmserra

New Member
A questão é simples... Como em quase tudo neste país, quando não se quer investir na prevenção e fiscalização proíbesse e pronto!
Que eu saiba na maior parte dos casos, falamos aqui em caminhos públicos e como tal de livre utilização. Nesse caso se os reponsáveis dos parque naturais e/ou florestas tivessem interesse real na conservação para o usufruto do contribuite, á muito teriam criado percursos e rotas para a práctica desportiva e de lazer.
Um exemplo: em todos os parque naturais e florestais existem percursos pedestres marcados e divulgados em guias e afins. Um qualquer turista nacional ou estrangeiro que tenha o azar de ser interceptado a circular num desses caminhos, que por acaso ou infortúnio se encontra numa zona de risco de incêndio, pode vir a ter problemas... por estar a disfrutar de um espaço dentro do direito que lhe assiste.
Nem tanto ao mar nem tanto á terra...
Dotem o país de meios de fiscalização a sério, criem percursos devidamnete marcados e identificados para melhor controlo e accção fiscalizadora, coloquem aí caixotes do lixo e infra estruturas de apoio. Defendam este património, que é de todos e para todos mas com vista á sua utilização sustentada... agora não poríbam só por proibir. Não vai resultar... quem ateia fogos vai sempre arrangar maneira de o fazer... e não me parece que sejam os "gajos" de lycra e capacete...
 

Ricky Rock

New Member
À uns anos também proibiram a circulação pela Serra da Arrábida, mas salvo erro foi declarado Inconstitucional! Tal como ninguém pode proibir de eu ir á Praia, também não o pode fazer em Matas e Florestas Nacionais.

Estes Srs. da Madeira têm a mania que são superiores á Constituição da República Portuguesa!

Já agora se fores lá andar quem é que te vai agarrar? será que eles também vão para lá de bike atrás dos infractores, ou como são "superiores" vão andar lá de Mota a poluir e estragar aquilo que dizem defender!
 
Top