Google Android e GPS para BTT

ElGamal

Member
nmb: acho que a parte do sol a bater no ecran se minimiza com uma boa combinação de corers no mapa.
por exemplo, eu cheguei a ter os mapas do openstreet e de facto torna-se difícil ver com o sol a bater. já para não falar usando os googleearth... aí é terrível (mesmo sem sol directo!).
mas com os mapas da topolusitânia não tenho tido quaisquer problemas (com o sol a bater directo não é tão fácil, mas também não fico perdido)
 

petrix

New Member
Já experimentaram este?

OsmAnd Maps & Navigation

Já testei e funciona bem tanto para navegação como para quem quer seguir tracks GPX.
Dá para seguir os tracks GPX somente com instruções por voz e com o ecran desligado (para poupar bateria).
Pode-se fazer download gratuito do mapa de Portugal e da voz em português (se bem que o português não seja grande coisa).
 

keeper

Member
Já experimentaram este?

OsmAnd Maps & Navigation

Já testei e funciona bem tanto para navegação como para quem quer seguir tracks GPX.
Dá para seguir os tracks GPX somente com instruções por voz e com o ecran desligado (para poupar bateria).
Pode-se fazer download gratuito do mapa de Portugal e da voz em português (se bem que o português não seja grande coisa).

Cheguei a experimentar mas fiquei com a ideia de que se saísse da rota, ele recalculava outra, o que em BTT não é o que se pretende. Conseguiste confirmar isto? Será que é alguma configuração que não vi?
 

petrix

New Member
Pelo que eu me apercebi, ele só faz isso quando estás muito afastado da rota e depois ele indica-te o caminho mais próximo para a retomares.
Só usei meia dúzia de vezes antes de comprar um GPS Dakota 20.
 

anfil89

Member
Eu uso e para mim é o melhor, nunca tive problemas.

As opiniões costumam dividir-se entre o Sports Tracker e o Strava. O Strava é muito apelativo devido à funcionalidade de poder "competir" com outras pessoas (que é uma excelente funcionalidade mas infelizmente não posso usufruir muito dela pois na minha zona ninguém usa este tipo de aplicações, então estaria a competir sozinho lool), mas na minha opinião faltam-lhe duas coisas, o Auto-Pause e Playlists (ouvir musica), dai preferir o Sports Tracker.

Em relação a bandas nunca usei, mas pelo que tenho ouvido dizer as bandas por bluetooth costumam dar para usar sem problemas com o Sports Tracker
 
+1 para o Sports Tracker
Vim do endomondo e nunca mais olhei para trás! Só tenho um reparo a fazer ao sports tracker, mais propriamente ao site, de vez em quando eles fazem manutenções ao site e atrasa a sincronização ou então deixa de ser possível aceder ao site mas tendo em conta que são manutenções para melhorar o sistema acho aceitável e como não implica em nada os treinos pois estes são sincronizados assim que tudo esteja resolvido não vejo qualquer inconveniente.

Já agora deixei o endomondo por causa do battery drain que fazia no meu telemóvel pois em meia hora comia-me a bateria, já com o ST (sports tracker) em 4 horas vai cerca de 50% mais coisa menos coisa e também por causa das melhores opções do ST e por causa de situações pontuais em que o meu telemóvel reiniciava com o endomondo aberto ou então kms reais mto diferente dos kms dados pela aplicação.

Um conselho, em vez de saltares de aplicação em aplicação mais tarde é preferível fazê-lo agora pois tens menos treinos para importar/exportar entre aplicações, poucos sites permitem fazer importação/exportação de mais do que um treino de cada vez.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu experimentei usar o Oruxmaps no smartphone em simultâneo com o meu Dakota 20.

tumblr_inline_mvpo4fN0pm1s4y8bb.jpg



Primeiro tem o problema de o fixar à bicicleta, mas ultrapassado esse problema até nem é mau de todo.
Demora um pouco mais a obter sinal que o Dakota, mas tudo bem. Depois disso até é bem preciso.
Para seguir tracks é muito bom, desde que se veja bem o ecrã. Até avisa quando nos desviamos e tudo!
A bateria pode limitar a sua utilização, dependendo do telemóvel, mas desde que comece carregado dá para a maioria das voltas.
Os dados sobre a volta são os do costume que nos interessam, velocidade, distância, média, tempo, altimetria...
O maior problema é mesmo a altimetria, como não tem sensor barométrico a altitude tem pouca precisão e varia muito e por isso os valores de acumulado não nos valem de muito. Quem pretenda carregar as suas voltas no Strava tem este problema atenuado porque o Strava faz a correcção da altimetria automaticamente.

Podem ver a análise um pouco mais extensa que fiz aqui.
Para quem não vá dar muito uso ao GPS pode bem evitar de gastar o seu dinheiro a comprar um GPS dedicado.


Entretanto experimentei outra aplicação interessante, o Real Time GPS Tracker, bom para quem nós quisermos saber onde andamos. Pode ser útil caso venha a cair nalguma valeta no meio de nenhures e precise de chamar a "assistência em viagem".
 

kily

New Member
Estive a experimentar o OSMand Navigation depois de andar a ler sobre ele enquanto procurava na net sobre apps que seguissem uma track em modo de navegação com voz. Já experimentei antes o Oruxmaps com Topolusitania e é bom, mas tem de estar visivel e "agrafado" à bike, eu procurava um que me direciona-se por voz enquanto ouvia a minha musica e parece-me que até ao momento este OSMand Navigation é o indicado. Tem mapas grátis de onde quiserem, podem baixar as indicações por voz em português e só é preciso uma adaptação aquilo. Inicialmente não é muito simples de configurar para o que pretendemos porque nos perdemos em montes de finalidades e opções mas depois de tudo definido e operacional funciona em modo offline de forma muito correcta. Infelizmente demorei uns dias a acertar com aquilo porque inicialmente não compreendia que depois de cada volta teria de apagar o track e também o destino que automaticamente assume e então era uma confusão de indicações erradas, ou não acertava com o sistema de voz em offline nem com definições básicas que nos facilitam no que pretendemos sendo que se pode definir opções só para bicicleta, ainda só dei uma voltinha de 30km com tudo definido acho que de forma correcta mas pareceu-me muito satisfatório e aquilo que pretendia.
 

kily

New Member
(OSMand Navigation) ontem fiz 60km (70% monte) com ele no bolso só a seguir as informações que me ditava. Impecável, superou o que esperava daquilo, funcionou o tempo todo em paralelo com o leitor de musica do telemóvel excelentemente, sempre que anunciava algo a musica parava e retomava logo de seguida em jeitinho de DJ. Só por duas vezes senti necessidade de o retirar do bolso, e isso foi em bifurcações que seguiam no mesmo sentido no monte e me levaram ao engano (mas isso aconteceria mesmo que estivesse a olhar para o ecrã uma vez que no monte não há trilhos desenhados e estamo a seguir uma rota gpx). Se desviarmos da rota ele avisa para retornar atrás, se por acaso não acartarmos e seguirmos em frente, só passado uns 350mts é que recalcula o trajecto se houver alternativa e se não houver alerta que se desviou da rota 350mts, claro que no monte a tendência é para o informar que se desviou da rota uma vez que não existem ruas para recalcular, mas se seguir e encontrar a rota mais à frente ele assume e continua.
Muito bom, era isto mesmo que estava à procura, poupou-me mais de 200€ que estava a pensar gastar num gps dedicado e poupou-me o "mono no tablier" da bike. Agradável, com uma voz de mulher simpática a orientar, fica guardadinho no bolso (no meu caso no bolso da cintura da mochila), pode trabalhar em paralelo com outros programas como o oruxmaps (se quisermos ao mesmo tempo gravar uma alteração ao trilho que percorremos) e o leitor de musica para a gente curtir um som que nos dê vontade de pedalar mais depressa (eheheh). Para quem é possuidor de um Smartphone só precisa de uns auriculares de preferencia de desporto daqueles que o permitem ouvir os sons envolventes como o aproximar de um automovel e definir correctamente o programa que de inicio não é muito simples, criar uma pasta para tracks e passar para lá os GPX, depois é só navegar GPX à vontade e não esquecer de no final cancelar o track e o destino (ou na proxima volta vai andar à toa). A versão gratuita é suficiente e tem direito a 10 downloads que o permitem fazer o download, de aplicações para funcionar em modo offline, de mapas por países (portugual neste caso, plataforma Open Street Maps), língua portuguesa e orientações por voz em português e sobra para o que mais quiser.Aconselho sem duvida o OSMand Navigation, preferi este para navegar ao Oruxmaps que continuo a usar para gravar voltas.
 

petrix

New Member
Eu tb já tinha aconselhado a testarem o OSMand pois as instruções de voz são bastante úteis.
É um pouco confuso no início pois tem bastantes opções e é preciso ter atenção quando se quer sair da aplicação em parar a navegação.
Eu agora já não o uso, pois como disse atrás comprei um GPS, mas aconselho a experimentarem não se vão arrepender.
 

r16

New Member
Olá Tirei-me uma dúvida se eu carregar um gpx que foi gravado mesmo no mato , o OSMAND por voz consegue mesmo em tempo real dizer para virar a esquerda , á direita etc??? ou diz daqui a 100metros vire a esquerda..isto mete me um bocado confusao , saber como ele se guia. era bom um tutorial para isto.
 

kily

New Member
Resposta a R16 em pm. (vou colocar aqui porque posso sempre ajudar mais alguém)
Vou fazer um breve resumo sobre o que terias de fazer: (OSMAND Navigation)
Após a instalação do Osmand Navigation, vais a configuração - dados offline - clique para obter ou actualizar dados offline (aqui tens 10 downloads à escolha na versão grátis) fazes o download do world basemap, world altitude, depois procuras e baixas o mapa de Portugal, Pacotes de Voz em Português (gravadas e TTS, eu baixei ambos)... ainda te sobram 5 ou 6 downloads se quiseres baixar outros países ou vozes.
Nas Configurações Gerais - Perfil padrão - escolhes a Bicicleta.
Na Navegação- selecionas o icone bicicleta-instruções por voz- selecionas o que só diz pt (esquece o pt-tts)
Depois tens um leque de escolhas muito grande que tem mais a haver com a tua preferencia de navegação, tanto aí como em configurações gerais, e aí é contigo.
Depois o mais importante é ires à pasta do Osmand e criares lá dentro uma subpasta com o nome Tracks (e é para aqui que vais enviar todos os teus ficheiros *.gpx). E estás pronto.
Para navegares o GPX, activas o GPS no telemovel, abres o programa OSMAND - Mapa - clicas no icone do canto inferior esquerdo - Navegação - Rota GPX (escolhes a rota, apartir da tua localização actual ou tens de previamente selectionar umas coordenadas no mapa)- marcas Percorrer toda a rota e Anuncie pontos de trilha GPX.
Apartir daí deverá dar tudo certinho, podes meter uma musiquinha no telemóvel, desligar o visor e meter no bolso e só tens de seguir as indicações da mulher (a musica para durante as indicações), Usar auriculares apropriados para ouvires sons envolventes e não abusar do volume, pela segurança. As indicações são dadas sempre com antecedência para te preparares (normalmente 80m na versão para bicicleta) e depois na hora de virares (tal e qual um gps do carro, avisa antes e na altura), se te desviares da rota ela avisa passado uns 80m para retornares atrás e depois volta a avisar que te desviaste da rota a uns 300m se ainda assim seguires ela procura alternativas na estrada ou que te enquadres novamente na rota no monte e quando o fizeres ela avisa-te para continuares nesse caminho por x metros ou kms.
No inicio podes até errar uma ou duas vezes mas rapidamente te adaptas, fiz 60kms em monte e estrada sempre a seguir as indicações na boa, tens é de ter em atenção por vezes em bifurcações no monte que sigam no mesmo sentido como que paralelamente, podes acabar por escolher o errado, mas isso aconteceria-te mesmo que tivesses um gps dedicado e estivesses a olhar para o visor porque não tens mais nenhuma referencia. De resto, quando acabares a tua volta, ela avisa-te que chegaste ao teu destino e só tens de voltar a carregar no canto inferior esquerdo e apagar rota e local de destino, importante apagares sempre os dois ou da próxima vez podes receber informações da volta anterior e não é isso que se pretende.
Expliquei o mais pormenorizadamente possível, parece complicado mas é muito simples e espero que tires proveito como eu, para mim está muito bom, era isto que precisava pelo menos era esta a ideia que eu tinha e muito procurei, e afinal existe e está em português... a ver se não me decepciona, porque ainda não o testei suficientemente.
Diverte-te e boas pedaladas.
 
Last edited:

Jokofar

Member
Instalei os OSmand nav e estou a pensar testa-lo este fim de semana, gostava de saber se juntamente com Strava e gps (obviamente) o consumo de bateria é muito elevado.
Apenas Strava e GPS (em consições normais) costuma consumir uns 40 a 50% da bateria em 4 horas, um pouco mais não é grave mas se abusar sujeito-me a ficar sem bateria para as necessidades :(
 

BlackAngel

New Member
Antes de ter Garmin 800 usava 1telemovel com o Run.GPS instalado e achava-o excelente!!

o programa é pago mas encontra-se facilmente na net ;)

É super completo, dá xx dados ( mais k o garmin...), é compatível com banda da Polar e para navegar mesmo em BTT era EXCELENTE!!
 
Muito boa a explicação do Kily. :)

Mas tenho uma questão. O programa também serve para gravar?
É que instalei, tenho tudo direito, mas não encontro nenhuma opção para gravar.
É que sendo assim, para mim já não tem grande interesse. Prefiro o oruxmaps que apesar de não ter vez, dá para seguir uma rota e grava-la ao mesmo tempo.
Mas este com a opção de voz é muito bom para quem não interesse gravar.
 

MiGuEl_82

Active Member
Uso o Sports Tracker mas estou cada vez mais insatisfeito com o mesmo. É frequente o track n passar para o site, ou seja, a volta fica registada, na app Android aperece o track completo mas dps ao sincronizar com o site, passa td (distância, duração, velociade máxima, velocidade média) menos o track (ficam registados alguns metros apenas) e consequentemente a altimetria.

Vou experimentar o Osmand!
 

MiGuEl_82

Active Member
Já instalei o Osmand e saqui o mapa de Portugal. Logo quero experimentar mas n no modo navegação mas sim apenas em modo criação de track (GPX), tal como o Sports Tracker ou o Strava. É possível certo?
 

kily

New Member
Atenção, o Osmand é para navegar trilhos GPX. Em relação ao Oruxmaps só tem a vantagem de que as indicações também são feitas por voz além de aparecer no ecrã, o que pode ser vantajoso para quem quiser desligar o ecrã e usar no bolso (claro que mais limitado) ou para quem se vê à rasca em visualizar o trilho no ecrã ou não quer estar sempre a olhar para o telemóvel. Não serve para gravar trilhos. Mas podem sempre usar o Strava ou o Oruxmaps em simultaneo, já testei, contudo não sei bem porquê que se gravaria um trilho que já se está a navegar, são finalidades diferentes.
 

MiGuEl_82

Active Member
Atenção, o Osmand é para navegar trilhos GPX. Em relação ao Oruxmaps só tem a vantagem de que as indicações também são feitas por voz além de aparecer no ecrã, o que pode ser vantajoso para quem quiser desligar o ecrã e usar no bolso (claro que mais limitado) ou para quem se vê à rasca em visualizar o trilho no ecrã ou não quer estar sempre a olhar para o telemóvel. Não serve para gravar trilhos. Mas podem sempre usar o Strava ou o Oruxmaps em simultaneo, já testei, contudo não sei bem porquê que se gravaria um trilho que já se está a navegar, são finalidades diferentes.

No meu caso procuro acima de td algo que substitua o Sports Tracker uma vez que este está cada vez pior ao nível da sincronização.
O meu Android é 2.1 e como tal não permite instalação do Strava. O Endomondo está fora de questão pq é uma lástima. Este Osmand destina-se acima de td a navegação, tal como o Oruxmaps. Mas se der para gravar o track seria óptimo!
 
Top