Giant Anthem Advanced Carbono

Seabra

New Member
Boas,

Ao fim de alguns anos de registo no forum venho apresentar finalmente a minha menina. :p

Comecei com uma RR 8.2 de 2008
4302.jpg

Aos poucos fui fazendo alguns upgrades de modo a ficar mais a gosto e perder umas gramitas e ganhar conforto:
- Rodas RCZ Race XC pretas e vermelhas
- Cassete SRAM 990 aranha vermelha
- Apertos Titânio carbono vermelhos
- Selim SMP Extra
- Discos Ashima
- travões XT 2012
- Punho ESIgrips

rr82.jpg


Com estas alterações fiquei com a bike um pouco mais leve e substancialmente mais confortável. A diferença dos XT para os Avid 5 são abismais, quer em aquecimento, em fadiga, potencia de travagem e para além disto tudo tem afinação à mão para a sensibilidade do travão, o que me chateava um pouco os Avid 5 não terem, e cada vez que as pastilhas se gastavam tinha que se sangrar novamente para ficar com um toque mais rijo.
Ao fim de alguns km incluindo uma ida a Porto-Santiago decidi que queria conforto, visto a 8.2 ser um quadro com uma geometria muito agressiva e tornar-se desconfortável ao fim de alguns km.
A solução passava por uma HT em Carbono ou uma FS. Após ponderar bastante e dias e dias de pesquisa encontrei um quadro que me chamou a atenção, um Anthem Advance Carbono de 2009 por um valor abaixo dos 500€ e o estado do mesmo pelas fotos aparentava estar novo.
O quadro é full carbono, com um RP23, após a leitura de alguns reviews a decisão estava tomada. Comprei!! e sinceramente não me arrependo nada! :)
Chegando o quadro a ansiedade era tanta que no próprio dia deixei na loja para trocarem o material que estava na 8.2 para a Giant, no dia seguinte a menina estava pronta, a montagem ficou brutal! os olhos comem, e bastante! lol
Chegada a altura de testar as expectativas eram altas, o que me trará de novo uma FS? será que a subir a diferença é assim tão grande? para além de ter a suspensão traseira, ainda tinha que somar +800 gramas de peso de quadro, a descer? a rolar?

Subida: Muito bom, o propedal bloqueia quase por completo as oscilações na subida, e as perdas são minimas par ao meu nivel :)
Descer: Quem passou de uma HT para uma FS deve ter sentido o mesmo que eu, tendo em conta o trabalho de pernas e braços para amortecer as irregularidades do piso, quando passei para a FS fiquei completamente maluco, é a p#&$ ta loucura, o controlo e conforto são incriveis, é uma sensação de segurança para descer sempre um pouco mais rápido. (QB) :D
Rolar: É uma maquina de comer km, o conforto é 5 estrelas, e apetece andar sempre mais.

Deixo aqui uma foto da menina.

giantj.jpg



Abraço e boas pedaladas.
 

Seabra

New Member
Aqui fica a lista de material:

QUADRO- Giant – Anthem Advanced Carbono

SUSPENSÃO - Rock Shox REBA RACE PopLoc 2009

RODAS – RCZ Race XC

PEDALEIRA – Truvativ Stylo

DESVIADOR FR – SRAM X9

DESVIADOR TR – SRAM X9

SHIFTERS – SRAM X9

CASSETE – SRAM 990

TRAVÕES – Shimano XT Hidraulicos 2012

DISCOS – Ashima 160

PEDAIS –

SELIM – SMP Extra -> RCZ Race

ESPIGÃO SELIM – Gaint -> KCNC 30.9x400

GUIADOR – Rockrider

AVANÇO – Rockerider

PUNHOS – ESIGrips

PNEUS – Hutchinson Piranha (ft) - Hutchinson Toro (Tr)

Com esta montagem sem os upgrades do espigão e do Selim a balança da loja que fez a montagem acusava 11.99g. Um pouco abaixo do que eu estava à espera, dado o peso do quadro ser bem superior ao antigo. Agora com os novos upgrades consegui tirar pouco mais de 300g. :D
Próximo objectivo é converter as rodas para tubeless.

Abraço e boas pedaladas
 

PedroTenreiro

Active Member
Espectáculo...
Os Giant FS são altamente e dizem que o sistema maestro é um mimo...
Punha-lhe mais uns pormenores em branco para a suspensão e o selim ficarem mais enquadrados. Algo tipo punhos (ou mesmo travões) e caso uses, grades de bidão.
Esse quadro só faz 100mm na frente? E atrás?
 

Seabra

New Member
Boas Pedro,
Também ouvi maravilhas do sistema maestro, este apesar de ser o 3.5 e não a 4.0 (julgo que seja a versão que equipa as Gaint actualmente) já cumpre as funções mais do que bem para o meu nível.
O quadro faz 100mm tanto há frente como atrás. não tendo nenhum termo de comparação, por ser a minha 1ª FS, acho que é perfeitamente suficiente para a utilização que lhe dou.
Em relação ao branco, os punhos poderão ser uma hipótese a ponderar seriamente. ;)
 

RicardoCupra

New Member
Afinal sabes escrever...;)

Acho que a troca foi positiva, ficou muito bonita a giant, parece que quando compraste as rodas já sabias o que ai vinha, ficaram muito bem. O selim parece o nariz de uma bruxa, não consigo gostar de o ver em nenhuma bike, mas para haverem por ai tantos, é porque é confortável sem duvida...

Trata de tirar uma foto com o kcnc e com as rodas convertidas, na balança ela vai ficar abaixo dos 11.5 de certeza:D
 

Joel O.

New Member
Olá,

parabéns pela nova bicicleta. Também gosto muito desse quadro e a montagem está bastante equilibrada.
A não ser razões de desgaste, gosto ou necessidade de baixar peso, não consigo sugerir alteração nenhuma de relevo.

Creio que esse modelo é de 2008. Último ano da versão 3.5. No ano seguinte a giant introduziu a versão 4.0, colocando o amortecedor na vertical, dando espaço para aumentar o curso.
Ou seja, a versão 3.5 faz sensivelmente 90mm.

Posso acrescentar que esse quadro em nada se desactualizou desde o seu lançamento.
Sem contar com as alterações de standard admitidas pela construção mundial (overdrive com a testa tappered, e os rolamentos da treta na caixa de pedaleiro), o sistema actual mantém-se quase inalterado. O que por si só prova o valor desse desenho, e por consequência desse quadro.

Boas voltas
 
Top