Gentlemen do BTT.

Kamoes

Active Member
É por isso que eu cada vez estou a andar menos ! :mrgreen:

Belo texto !
Devo andar demasiado saudosista para a maioria, mas há coisas que nenhuma medalha paga. Isto, é uma delas!
 

BikeTrepaTudo

New Member
Rui Marçal

Só podes ser dos fixes, rapaz.
E quanto aos pêlos da idade... eu tenho só 10 anos a mais que tu.
Portanto já tenho desses pêlos e também alguns brancos no queixo quando a barba está por cortar.

Abraço
 

Rui Marçal

New Member
Olá HenrySalvador,

Já viste que no BTT não há nem Embaixadores, nem Doutores, nem Advogados, nem Você?

É verdade. Já pedalei com malta de 70 anos, com Professores, Enfermeiros, Médicos, Advogados, Psiquiatras, Veternários e outros cursos Superiores e a malta trata-se por TU. Há malta que nem sei o estatuto que tem, mas, nem me interessa, tal como eles também não sabem as minhas habilitações, e, quando algum rapaz mais novo me trata por Você, leva logo raspanete, "Você não, Tu". lol....

Até nisto o BTT é um desporto humilde, mais uma razão para gostar de pedalar, não há títulos nem imposturice, despe-se o fato e a grafata e vestem-se as lycras com carneiras.

Se de início alguns ainda cheiram a perfumes caros, ao fim de uma hora cheiramos todos ao mesmo, cheiramos a BTT...

Olá BikeTrepaTudo,

Parece que somos vizinhos...Nunca pedalámos juntos? Há no Vale um rapaz pelos seus 50 anos que anda como o caraças. Não me lembro é do nome...

Abraço e boas pedaladas aí nos singles do Vale.
 
Boas

Rui

excelente texto, os meus parabéns, o que explanas afinal é a essência que o BTT necessita e muitos não percebem (ou não querem perceber isso)

Esse rapaz com cerca de 50 anos que referes deve ser o Paulo Pires

Petiagos

Ao ler o teu pos't, fiquei feliz porque me fizestes relembrar a minha infância: é que eu fui criado e vivi lá até aos meus 10 anos, numa localidade que considero a minha terra Natal (Linhaceira) muito próximo da Foz do Rio, e que saudades eu tenho daquelas gentes do viver das tradições, enfim de tudo o que foi a minha vivência enquanto garoto...:)

Abraço e boas pedaladas
 

Rui Marçal

New Member
Boa noite Carferreira,

Mais um vizinho aqui de perto...

Realmente é mesmo o Paulo Pires com quem eu andei, é esse o nome...E quando andei com ele foi sempre de noite curiosamente...

Os nossos locais de infância podiam ser a maior porcaria onde nem sequer a tv chegava e deve ser também esse o caso da Foz do Rio. Os meus avós eram ali dos lados da Sertã e aquilo era uma desgraça, mas que tenho boas recordações, isso tenho. Tenho de lá ir pedalar.

Tal como tenho de ir pedalar na terra onde nasci e cresci, Envendos. Andei por lá de bike até aos meus 18 anos, depois estudos, emprego e família e bike por lá, nada. Mas tenho de lá ir trilhar aquilo, tenho de matar saudades daqueles vales. Tem de ser...
 

petiagos

New Member
A Foz do Rio é a última aldeia ...é como o nome diz na foz do rio Nabão e Zêzere. Restas poucas pessoas nessa aldeia. Uma delas é a minha madrinha, Clotilde, que já tem uma certa idade. Passei lá muto verões na casa do meu avô Joaquim Vicente, conhecido pelo Rouxinol. Tenhos tios na cidade de Tomar, Cerejeira e em São Pedro, arredores de Tomar.
Conheço bem a Linhaceira, Cerejeira e os Pastorinhos.
Vou sempre pelo menos uma vez por ano, pela altura no aniversário da morte da minha mãe, à missa nos Pastorinhos e ao cemitério da Linhaceira, visitar a campa dos meus avós e da minha mãe.

Boas recordações desse lugar na minha infância... muito boas mesmo. A minha mãe adorava a terra natal dela.
 
Last edited:

BikeTrepaTudo

New Member
Rui Marçal

Nunca pedalámos juntos.
Comecei há cerca de um ano, tenho andado só por brincadeira.
O rapaz que dizes que anda como o caraças não sou eu.

Abraço
 

Rui Marçal

New Member
Olá BikeTrepaTudo,

O rapaz com quem andei chama-se Paulo Pires e se nunca pedalámos juntos um dia destes ainda calha. Por vezes vou para os teus lados.
 

BikeTrepaTudo

New Member
Eu e o Paulo Pires conhecemo-nos e damo-nos muito bem. Andámos juntos no ciclismo de estrada aqui no Vale quando eu tinha 14 anos e ele 15.

Estou disponível para pedalarmos juntos. Só tens que ir em ritmo de quase passeio. Se calhar para ti é seca.
Só para veres: fiz hoje 34 km em alcatrão, com uma média de 20/hora.
 

Rui Marçal

New Member
Eu fiz hoje 38km com uma média de 13,8, mas em terra, loll

Eu ando ao ritmo do que anda menos, sou uma espécie de carro vassoura...
 

BikeTrepaTudo

New Member
No domingo fiz os Trilhos do Alviela. Foram 37 km com uma média de 12,3. E um empeno... cheguei à meta em último, 3h32m a puxar ferro.
 

abelha2

Active Member
Gosto desse tipo de BTT que relatas, é um pouco o que faço.

Tenho alguns colega com quem me "pico" mais (sou mais leve e subo menos mal, mas a bike dele é bem melhor entao nas descidas nunca mais o vejo) ao ponto de ele travar a minha bike para nao o ultrapassar, mas sempre na brincadeira, sem nunca deixar mais do que 1 ou 2 metros de distancia nas subidas, ou seja vamos nos desafiando e puxando um pelo outro.

Ainda por cima, como a nossa relação é praticamente só no BTT (nao somos da mesma idade, nem temos amigos em comum) não dá para falar dos problemas do dia a dia, ou seja as coisas más, vamos apenas brincando e rindo.

Não sei se conhecem, mas quando vamos os 3 por vezes faz-me lembrar o TOP GEAR, pois as nossas personalidades no BTT são semelhantes à daqueles cromos e é a risota total.

O meu colega que falei inicialmente faz-me lembrar o Clarkson, pois só quer força bruta nas descidas, o outro tem muito cuidado com a bicicleta, tem não sei quantos produtos diferentes para limpar cada parte da bike (faz-me lembrar o James May) e depois sobro eu, que sou gozado por ser o Engenheiro, em que nunca me levam a sério mesmo quando tenho razão (sobretudo a escolher trilhos, mesmo que quando são eles a faze-lo se acabe a subir montes com a bike às costas)
 
Last edited:

Medroso#78

Active Member
Boas caros camarado do pedal :)


.....Amigo Rui, o que já me ri ao ler estas "fabulas". É que estou a trabalhar, e sinto-me como se estivesse a pedalar. :D Para mim o BTT é tudo isto. O convívio e boa disposição acima de tudo. Sou dos tais que as vezes (não por querer) estou 1 (um) mes sem pedalar. Mas aparecendo um evento em que vejo que haverá novos trilhos, e muita galhofa não falto. Chegar em último, ou pouco menos, para mim não é problema. Tal como foi dito, seeeeeempre sigo o meu ritmo. E na minha calma lá termino com um sorriso "de orelha a orelha". :)


...Tenho 33 anos, mas nunca tenho pressa (nem para ir trabalhar lol). Adoro todos desportos que tenham a ver com a natureza. Já fui caçador (do tipo de não perder um único dia de caça), pescador, atualmente é só uns passeios de moto4, e umas "piratas" pois corridas a sério já se foram (quando digo piratas, refiro-me a corridas não federadas) e o BTT. Aliás, últimamente tenho feito também umas caminhadas e adoro... O BTT, ao contrário das voltinhas de moto4, por mais que custe (nas subidas lol) temos a vantagem de falar, conversar durante todo o passeio....

Ando pouco, mas o pouco que ando, sinto-me tão (ou mais) satisfeito como os que andam muito. Sim isso mesmo! Conheço inumeros que nem param no reforço. No final, no banho, ou na viagem de regresso, enquanto se faz o natural rescaldo da voltinha (muitas das vezes já com vontade de repetir, mesmo após o empeno lol) percebo que esses ditos "rápidos", nem repararam no que a natureza tem para nos mostrar/dar (não é uma critica, mas sim um reparo).

Por isso, resumindo e concluíndo, o nosso amigo Rui neste relato, mostra um pouco de todos nós.... :)

Muito obrigdo..
 

Carrovassoura

New Member
Viva Rui,

No fundo todos nós acabamos por nos rever - em maior ou menor grau - em partes do teu texto.
Quem sempre cultivou o desporto - no caso BTT - com o prazer que a sua prática, desenvolvimento e superação, nos proporciona, o bem estar físico e oxigenação mental que semanalmente dele (desporto) extraímos, e o espírito de camaradagem temperado com picardia saudável que nele encontramos e promovemos, rapidamente se espelha nas tuas palavras.

Bons Trilhos!
 

Rui Marçal

New Member
Boas Medroso#78,

Já uma vez te disse que tens de mudar de nick, lloolloll...

Eu não critico a malta "rápida", há trilhos que cheguem para todos, mas os "rápidos" não fazem BTT, fazem provas cronometradas.

Os que fazem BTT tiram fotos, conversam, pedalam, comem uma banana, riem e por aí fora.

Por isso é que há XC, XCO, downhill e por aí fora...

Depois há o BTT...

OIá Carrovassoura,

As tuas palavras são o suco do BTT...Concordo...
 

petiagos

New Member
Rui, percebo o que dizes, mas certamente existe aquele single, estradão, etc, que conheces tão bem ... que te dá um gozo especial a ser feito na esgalha, se tiveres em dia sim a nível de pernas.
 
Boas pessoal

Eu fiz hoje 38km com uma média de 13,8, mas em terra, loll

Eu ando ao ritmo do que anda menos, sou uma espécie de carro vassoura...

No domingo fiz os Trilhos do Alviela. Foram 37 km com uma média de 12,3. E um empeno... cheguei à meta em último, 3h32m a puxar ferro.

Como sou quase vosso vizinho e o meu ritmo também é para desfrutar o que de belo o BTT nos proporciona, qualquer dia combinamos por aí uma voltinha calmosa.

Por acaso hoje fiz 50 km's com um ritmo um pouco mais elevado (média de 17) com pouco alcatrão B. Falcão, C. da Charneca, V. Santarém, P. Muge, Valada (sardinhada com a mulher, filha e netos, Volta na volta faço isto, elas vão de carro e eu vou lá ter), Porto Muge, Santana e Cartaxo.

Abraço e boas pedaladas
 
Top