Garmin Montana 600.

Rui Marçal

New Member
Local escolhido? O track do IV encontro Cannondale só com umas ligeiras variantes e mais alguns metros.


Comprei este televisor com 4' de monitor. Já tinha experimentado o Garmin Dakota 20 e achei que a luminosidade não era a melhor, muito pequeno e também não gostava do suporte nem do modo como ele se fixava ao guiador através de abraçadeiras. Sempre que o queremos tirar temos de corta-las, sempre que queremos mete-lo, temos de por novas abraçadeiras, ou então a opção é deixar andar lá o suporte. Não gosto desta opção, pois a minha ideia não é andar sempre com o GPS no guiador, e, se ele não está lá, também não quero lá o suporte.
O outro problema que encontro no suporte do Garmin Dakota 20 é que ele com a trepidação, se as abraçadeiras não estiverem muito bem apertadas, rodava, e, depois durante a viagem não é fácil voltar a aperta-las.
A vantagem do Dakota 20 é o peso, muito mais leve que o Montana.





Este é o aspeto do Montana no guiador. Pequeno não é, mas estava preparado para pior, maior que isto. Na prática vê-se tudo bem, dá para dividir o écran em vários menus personalizáveis, etc...Prefiro assim grande que pequeno. Por outro lado e devido ao tamanho consegue-se alterar os menus com alguma facilidade em andamento.





Este é o aspeto de suporte, tem 2 apertos rápidos. Não dá para se fixar no avanço OPI das Cannondales pois o avanço é muito grosso. Assim optei por fixa-lo no guiador e tenho a vantagem de poder mexer nos menus com a mão sempre apoiada no guiador, pois está ali à mão de semear.





O outro aperto é este. O parafuso tem relevo e aperta-se e desaperta-se com a mão sem ter de recorrer ao um alicate para dar mais aperto. O suporte nunca se mexeu em todo o trajeto, mesmo passando pelo Patelo abaixo em alta velocidade. Para quem conhece o PNSAC, sabe do que falo, é degraus, pedra e tudo o que há de ruim (ou não) no BTT. Se aqui não mexeu, nunca mais mexe, lol...





O botão que se vê do lado direito é para retira-lo, o GPS encaixa do lado esquerdo e depois no direito. No suporte e desapertando os 4 parafusos dá para meter o GPS longitudinal em fez de horizontal. O Montana tem ainda a vantagem de rodar o ecran.





Através deste parafuso e com esta chave, consegue-se bloquear o botão que serve para retirar o GPS do suporte. Isto é bom para o ladrão que não consegue roubar só o GPS, se o quiser ou leva o suporte completo com o GPS agarrado ou leva a bike com o suporte e o GPS agarrado (pensando bem isto pode não ser uma vantagem, lol) Também evita que com alguma vibração se solte do suporte.


Falemos agora do contraste perante a luz...
Tirei as fotos seguidas e em modo manual para haver o mínimo de alteração nas fotos e serem o mais reais possíveis em termos de visualização.





Foto tirada à sombra e com a retroiluminação no máximo.





Foto tirada à sombra e sem retroiluminação.
Como se pode ver, a retroiluminação em caso de sombra faz alguma diferença. Mesmo assim, estando desligada até se vê bem.





Ao sol e sem retroiluminação ligada.





Ao sol e com a retroiluminação ligada.





Como se pode ver, no caso de haver muito sol, vê-se muito bem de uma forma ou de outra o que é muito positivo.


Em termos de funcionamento, é lógico, tem muitas opções ainda mal exploradas por mim. Dentro de casa apanha satélites, coisa que me admirou!
Andei com ele com a retroiluminação ligada durante 1,5h e desligada durante o mesmo tempo e a bateria ficou a 60%. Além da bateria que traz e é recarregável dentro do GPS, ainda dá para meter 3 pilhas se a bateria esgotar.
Enfim, não disse tudo mas acho que falei no essencial para já...
 

gibasbike

New Member
Boas amigo...vê-se que estás contente, já agora tens valores, e onde foi comprado..nacional ou veio de fora?
Menus português , ou não existe mesmo?
Abraço
 

Jocas22

Active Member
se é muito maior, muito mais pesado, não me parece grande opção pra esta modalidade. E por que raio não havias de apertar bem as abraçadeiras? e nunca ouvi falar de um dakota que rodasse :D

mas gostei da review, mas devias falar mais das opções, o que faz, como faz, penso que isso era mais útil ;)
 

Rui Marçal

New Member
Gibasbike,

Comprei-o onde quase toda a gente compra (não me deixam dizer o nome da loja, mas vende bem neste pais). Portanto os valores estão online, é só procurares, é nacional e está tudo em português de Portugal, lol.

Os mapas são os na ciclonatur por agora...

Olá Jocas22,

Entendo a tua ideia, pesado e grande não combina com XC. Mas eu não faço maratonas nem quero usar o GPS sempre que saio. Se assim fosse nem comprava este, optaria por exemplo pela gama Edge, muito mais pequenos e leves e baratos.

Como eu só o quero quando faço saídas grandes em que descarrego o track ou simplesmente faço-o em casa, não me chateia nada levar esta calhamaço no guiador. Como já disse, não são só desvantagens. Por ser grande vê-se muito melhor e tens melhor preceção do mapa que estás a seguir.

O Dakota a rodar, se visses por onde costumo andar, não te admires ele rodar se não apertares bem as abraçadeiras. Depois também depende do guiador onde está montado, nuns roda menos que noutros devido à espessura ou curvatura.

Ainda não falei mais das opções porque sou muito novo nisto, como tal ainda não vi tudo o que há para ver. Daqui a mais umas saídas poderei falar e saber do que falo, para já ainda não. Deves perceber mais de GPS do que eu neste momento, lol.
 
Top