Garmin Dakota 10 / 20

klaser

Well-Known Member
O dakota 10 é igual ao 20 em termos de mapas,seguir tracks,etc...a diferença é que não tem (pode haver mais coisas mas estas as mais relevantes)

-Não dá pra meter cartão memória (não muito grave)
-Não dá para passar dados (tracks,etc) entre aparelhos (algo útil)
-Não tem altímetro barométrico (útil)
-Acho que não tem bússola eletrónica (depende do uso q se quer dar)
-Não tem comunicação ANT +, o que impossibilita ligar sensores tipo de frequência cardíaca,cadência, etc (para mim o mais grave,só por isso vale ir para o dakota 20)
 

fmnfaria

New Member
Comprei recentemente um DK 20 e adquiri umas pilhas energizer recarregáveis 1300mha, mas reparei que elas acabam num ápice. Que pilhas usam? Vale a pena mandar vir umas de lithium originais? Do ebay mandei vir um suporte para a bike bem barato, vai demorar é a chegar, e vi que haviam umas pilhas energizer de lithium baratas. As de lithium penso que quando ligamos ao PC para descarregar as rotas elas recarregam? Agradeço desde já a ajuda da malta mais experiente.
 
Boas fmnfaria,

Quando dizes que acabam num ápice, qto tempo duram , uma manhã, um dia? Eu tenho umas energizer também e no meu aparelho duram cerca de um dia, um dia e meio se estiver com o aparelho sempre ligado.

Quando comprei o meu aparelho o tipo aconselhou-me comprar umas da marca Panasonic ENELOOP PRO Ni-MH AA 2450 que segundo ele dava-lhe para 3 dias, são boas para quando querem fazer passeios com mais de um dia e não haja possibilidade de recarregar as pilhas, isto segundo a opinião da pessoa da loja.
 

fmnfaria

New Member
Barramalho, eu ainda saí uma vez com o gps e as 4 pilhas que são de 1300 MAh duraram uma volta de 3 horas só. Não sei se o problema será do carregador, eram de outras pilhas que eu tinha. Vou ver se encontro dessas panasonic que falas, entretanto estou á espera de umas do ebay 3000 Mah... Não sei se não serão um barrete.
 

klaser

Well-Known Member
1300 mA é pouco para o dakota..tens de ter umas com pelo menos 2500mA (mas têm de ser reais não as tretas dos chineses ou ebay). Eu aconselho as ENELOOP XX,tem no ebay (procurar por originais) e valem a pena,preço em torno dos 15 a 18 euros...
 
De facto é pouco tempo e como o Klaser diz, são fracas para o Dakota. Estas ENELOOP existem à venda na Ciclonat*** e andam à volta de 25€ um pack de 4. Como não estou muito por dentro não sei se é caro ou barato.
 

MiGuEl_82

Active Member
Tenho o meu Dakota 20 desde o Natal de 2013 e comprei umas Panasonic de 1900 na Media Markt que cumprem impecavelmente a função desde então. Duram perfeitamente 12 horas com o ecrã ligado, porém sem retroiluminação. Para mim chegam e sobram.
 

tilui

Member
e andas com a iluminaçao ligada??durante o dia nao se nota se tens a luz ligada no gps..
Quando nao vou a seguir tracks, tenho sempre a poupança de bateria ligada e ao fim de 15 segundos o ecran apaga-se..assim dá pra poupar muito as pilhas..Tambem tens que ver se tens ligado a procura de sensores ANT+..mesmo que nao uses fita,o gps tá sempre á procura e assim vai consumindo mais pilha.
 

m.r.f.

Active Member
Boas, precisava de uma ajuda se alguém estiver disponível.

Tenho um dakota 20 e o programa que usava até agora era o BaseCamp, mas queria uma coisa mais organizada e estou a tentar usar o Garmin Connect mas não consigo exportar os meus tracks GPX do Dakota para o site.

Já instalei o Garmin Express e o Dakota foi reconhecido, entrei no site do Garmin Connect e ele pediu-me para instalar o plug-in garmin communicator, como uso o chrome não dava, então tive que instala-lo no internet explorer.

Agora no site do Garmin Connect ele reconhece o Dakota mas só no modo classico, ao tentar exportar os tracks não consigo.
Vou a Upload no canto superior direito (penso que seja aí) e aparece o Dispositivo detectado (Dakota 20) e tenho as opções de carregar todas as novas actividades e carregar actividades seleccionadas ele detecta só dois tracks?!! Mas ao tentar carregar ele fica a carregar... e não sai dali, até deixei a noite passada a ver se carregava mas acontece que ao fim de 7 horas continua na mesma.:barafustar:

Tentei efectuar carregamento manual para tracks diferentes tanto nos que estão no Dakota como outros que estão computador e da-me Ocorreu um erro no carregamento. Tente novamente.:confused:

O que estarei a fazer de mal?

PS: não é possível instalar o plug-in garmin communicator no chrome?
 

elvales

Active Member
Eu já só consigo carregar manualmente os ficheiros. Vou buscar á pasta GPX do dakota , retiro o ficheiro e carrego.
 

fmnfaria

New Member
Obrigado pela resposta tilui. Já ultrapassei o problema das pilhas. Elas novas não tinham muita carga, as 1300 aguentam bem uma volta grande. Agora queria saber como coloco outro mapa mais detalhado para o BTT. Sei qual o site de onde se saca mas qual o formato e como ponho o mapa activo?
 

koiratu

Member
Eu uso pilhas normais no meu (recarregaveis de 1700mAh), e, a fazer geocaching, com a iluminação desligada ou no max a meio gás, aguenta sempre mais de 15h ligado, dai nunca ter sentido necessidade de trocar
 

fmnfaria

New Member
city navigator

Boas, já coloquei o mapa da topolusitania no meu dakota 20 e funciona bem. Porém gostava de ter um programa para navegar melhor e penso que seja o city navigator. O que eu vi custava 59,90€ numa loja online. Existe algum outro programa mais barato? Quando uso o gps no computador de viagem não consigo ver os km do trajecto actual, existe maneira de seleccionar?
 
Last edited:

fmnfaria

New Member
m.r.f eu no meu caso uso o firefox e o garmin connect não reconhece o meu equipamento, mas eu entro nas minhas actividades e escolho a opção de carregamento manual de actividade e selecciono o ficheiro gpx da pasta garmin e safo-me.
 

tilui

Member
fmnfaria quando usas a opçao de computador de viagem quantos campos tens? se nao me engano,podes ter 3 ou 6 campos de visualizaçao..e depois podes escolher o que queres ver em cada campo..kms totais,velocidade instantanea,velocidade média..tens muitas opçoes..
 
Top