Garantias quadros

Jocas22

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como já disse por ai algures no forum, alterações ao original só aceitas se quiseres. Agora tu é que sabes. Já conheces os teus direitos, podes pedir o dinheiro, podes esperar pela tua cor, podes aceitar essa cor mas com uma compensação. A lei está toda do teu lado.
 

Coyote78

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Boa tarde pessoal. Começo por aqui a contar a a minha experiência com a Quer, ou melhor, com a Motokit, representante da Quer em Portugal.
A 25 de Maio de 2011 comprei um quadro N7 tamanho 16, no mês de Julho de 2012 o quadro apresentava uma fissura na soldadura do tubo superior junto ao tubo onde entra o selim, e era uma fissura de um lado ao outro do quadro. Entreguei o quadro na loja onde o comprei e foi para a Motokit para avaliação. Passadas duas semanas vem o "relatório" da Motokit a dizer que tinha sido má utilização????? Entretanto a loja onde comprei o quadro deu-me um de substituição enquanto não se resolvia a situação do 1º quer até hoje,15 de Outubro de 2013 ainda anda de um lado para o outro a fazer testes em laboratórios e com a loja a pagar os custos e até já se chegou à conclusão que NÃO houve qualquer mau uso como diz a Motokit. O que se passa agora é que o quadro que me "deram " de substituição também partiu na mesma zona e recebi hoje a noticia que o relatório por parte da Motokit tinha sido o mesmo, ou seja, mau uso, mas continuam sem me dizer como é que chegaram a essa conclusão. Tem que ser o comprador, no meu caso tem sido a loja, a suportar os custos de laboratório para saber se mau mau uso ou não. Por isso meus amigos, cuidado com a Motokit, eles não se responsabilizam pelo que vendem. É mais facil alegar que foi mau uso, assim limpam as mão do que vendem.
 

2020145lello

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pois é meu senhores isto também não tá nada facil, então é assim, como foi referido aceitei a escora de cor branca para não estar mais tempo á espera, mesmo assim esperei 1 semana quando me dirijo à loja para buscar a bike qual é o meu espanto que a escora em causa não é branca mas sim pérola e era pertencente a uma bike de 2012 a qual tinha me dado problemas na mesma, na escora a mesma também tinha partido foi para a garantia e foi-me dado o quadro que tenho agora, lógico que disse ao mecânico para não montar porque não queria aquilo assim e liguei para o senhor oliveira que me respondeu que tinha aceite a escora e que era aquela a da garantia e que alem do mais na garantia anterior ele tinha pago a lapierre 300€ pela garantia para me poderem dar o quadro, lógico que a minha resposta foi não tenho nada a ver com as garantias isso é problema seu quero a minha bike conforme estava, nem mais nem menos, então o mesmo teve a lata de responder que agora não podia que estava em santarem só segunda feira.... meus amigos alguém me pode ajudar, eu sei que para começar vou ter de escrever no livro de reclamções e provavelmente para a marca ou até em ultimo recurso meter um advogado, porque esse senhor só vê dinheiro não se importa com os clientes, presta ele e a marca muito mau serviço, se alguém me poder ajudar agradecia
 

Jocas22

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livro de reclamação e em seguida pedes ajuda ao Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, eles resolvem-te isso.
 

2020145lello

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boas pessoal

de referir que em relação ao quadro assunto resolvido, foi-me dada a escora do meu, nova, agora pergunto em relação à garantia conta do zero?(escora)
 

Kazer

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Lei da garantia
6 — Havendo substituição do bem, o bem sucedâneogoza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anosa contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente,
de bem móvel ou imóvel.
 

Kazer

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Garantias

O prazo de garantia conta-se a partir da data entrega do bem e tem uma duração de:

2 anos para os bens móveis
5 anos para os bens imóveis

Para os bens móveis usados o prazo de dois anos pode ser reduzido a um ano, por acordo entre o vendedor e o consumidor.
O consumidor tem direito a que a conformidade seja reposta sem encargos, optando o consumidor por uma das seguintes soluções:

  • reparação
  • substituição
  • redução adequada do preço
  • resolução do contrato

Tratando-se de bem imóvel,
a reparação ou a substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, tendo em conta a natureza do defeito.Tratando-se de bem móvel, a reparação ou a substituição devem ser realizadas no prazo máximo de 30 dias.

O prazo da garantia suspende-se durante o período em que o bem estiver a ser reparado.

Para que possa usufruir deste direito é essencial guardar todos os documentos relativos à entrega do bem para reparação e do seu levantamento após a mesma. Verifique se estes documentos estão devidamente datados.

Tenho os mesmos direitos caso contacte o vendedor ou o produtor do bem?

Caso se dirija ao vendedor do bem poderá optar pela reparação, substituição, redução adequada do preço ou a resolução do contrato. Caso se dirija ao produtor ou ao seu representante (ex.º concessionário da marca), apenas poderá exigir a reparação ou a substituição do bem.

O que se entende quando se diz que a conformidade tem de ser reposta "sem encargos" para o consumidor?

Quer dizer que todas as despesas necessárias ao bom funcionamento do bem não podem ser cobradas ao consumidor, nomeadamente, transporte, mão-de-obra e material.

Quando é substituido o bem, qual a garantia do novo bem entregue ao consumidor?

O bem substituto goza de novo prazo de garantia (2 anos bem móvel e 5 anos bem imóvel) completamente autónomo da garantia do bem substituído. Em caso de substituição do bem, assegure-se que lhe é disponibilizado documento datado relativo à entrega do bem substituto. Só assim poderá provar o prazo de garantia caso o bem venha, também ele, manifestar qualquer desconformidade.

Mandei para reparação um bem dentro da garantia, qual o prazo de garantia das peças que foram colocadas em virtude da reparação?

As peças colocadas gozam de um prazo de garantia de 2 anos, independentemente do prazo da garantia do bem reparado. Todavia, assegure-se que, quando levantar o bem após a reparação, lhe é fornecido documento contendo a descrição das peças que foram colocadas. Este documento é essencial para garantir os seus direitos em situação de reaparecimento da avaria.O recibo é suficiente para accionar a garantia em caso de avaria?

Quando a avaria ocorre no período de garantia imposto legalmente (2 anos para bens móveis e 5 anos para bens imóveis), não é necessário solicitar ao vendedor qualquer outro documento complementar comprovativo da garantia.

Quando é que deverá ser exigido documento complementar ao recibo?

Deverá ser exigido documento complementar , quando na negociação/venda o vendedor oferecer um prazo de garantia superior ao legalmente estabelecido (ex: um veículo automóvel tem uma garantia legal de 2 anos, o vendedor vende o automóvel com garantia de 5 anos).
 
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Kazer

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Jocas22

Esta informação obtive-a no fórum Zwame e esta secção das garantias é sem duvida serviço publico, pena só a ter descoberto a poucos mais de 2 semanas, certamente que poderá ajudar muito colegas aqui do fórum não só nas bikes mas como em todos os produtos que adquirimos, embora a abordagem do tópico seja na sua maioria sobre telemóveis, a diferença com as bicicletas não é muita, já que a lei das garantias se baseia nos bens moveis onde se enquadra as nossas bikes e respectivos componentes e bens imoveis.
O Power Member mbarbedo parece ser um verdadeiro expert na matéria disponibilizando tudo o que lhe é possível para nos informar dos nossos direitos.

Link para a pagina: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=280331&page=106

Vale mesmo o pena a consulta.
 
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