Garantia Coluer: Qual a vossa experiência?

emanuelpina

New Member
Procurei pelo forum, mas não encontrei muitas referências à marca Coluer.

Eu adquiri uma Coluer Poison CR 29 em Julho de 2014 e até ver estava bastante satisfeito com ela, mas eis que em finais do mês passado notei um colapso do quadro na zona do aperto da abraçadeira do desviador da frente e desde então a relação com a marca tem sido um pesadelo.

Não me quero alongar muito, mas resumidamente o problema foi comunicado à Coluer, através do lojista, a Coluer pede mais fotos e a fatura, que eu prontamente enviei ao lojista. Respondem-me 1 semana depois dizendo que o problema tinha sido má montagem/utilização do componente. Ora, como isso é impossível, pois fiz sempre tudo direitinho, by the book, fiz eu uma exposição em que explique em detalhe o problema e a forma como sempre fiz o aperto do desviador. Mas esqueçam... 1 semana depois limitam-se a dizer que mantêm a mesma decisão e que a culpa é minha. Não venho aqui para discutir este ponto, até porque sei que tenho razão.

Para quem quiser mais detalhes da "novela" a queixa é pública e podem consultar aqui no site da Deco: http://j.mp/1U5dkR7

O que me incomoda mais é a forma como a marca está a lidar com o assunto e a comunicar comigo. Nunca pediram a recolha do quadro para o analisarem. Cingiram-se a analisar algumas fotografias e a afirmar uma, outra e outra vez que eu não tinha razão. A determinado ponto, por exemplo, pedi que me indicassem as especificações técnicas para o aperto do desviador. Simplificando eu queria que eles me dissessem o intervalo de binário de aperto que utilizam para a instalação do desviador. Nunca foram capazes de o dizer. Remeteram-me para os manuais (da bicicleta e do desviador) que vinham com a bicicleta, mas esses não têm lá nada sobre binários de aperto. Apesar disso, foram categóricos em dizer que se eu tivesse utilizado os 5 Nm, como descrevi, o colapso nunca teria acontecido. Ou seja, colocam de parte a mais remota possibilidade da existência de um defeito de fabrico e consequente falha estrutural do quadro, sem que para tal dêem uma justificação plausível, e baseiam toda a sua argumentação numa única ideia: o cliente é mentiroso.

E é esta arrogância e desconsideração pelo cliente que me está a incomodar.

Para verem, chegaram a acusar-me no último relatório de eu não ter enviado fatura da compra da bicicleta e que isso tinha "inquinado" (expressão deles) todo o processo desde o inicio. Uma mentira. Desde o primeiro dia que a fatura foi enviada ao lojista. Mas o pior, no cabeçalho do relatório está lá incluído o número da fatura e a data da compra! Pois... descobriram esses dados por golpe de magia! Sinceramente, senti-me enxovalhado...

Posto isto, venho aqui hoje para saber se alguém tem alguma experiência com a garantia da Coluer.

Já alguém teve de recorrer? Como correu? A InterBike está de mal comigo ou tem sido este o comportamento deles em situações similares?

Edição (18:41 - 10/03/2016): A InterBike respondeu à reclamação que elaborei através da plataforma da Deco, seguindo a mesma linha de comunicação que têm mantido comigo, passo a citar, "Está será a última comunicação feita pela instituição relativamente a este assunto".

Edição (15:12 - 15/03/2016): Para quem queira consulta a exposição que fiz à InterBike / Coluer, pode fâze-lo aqui: http://j.mp/1Lov9Z4

Cumprimentos
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Eu já tive 2 quadros Coluer (em alumínio) tendo pedalado neles mais de 5 anos mas felizmente nunca tive a mais pequena razão de queixa. Por isso não posso ajudar...

De qualquer forma desejo a melhor sorte para a resolução do problema e vai dando feedback.

Só por mera curiosidade... o quadro é de carbono?
 

Jocas22

Active Member
mete fotos.

epa mas isso custa a crer que eles nao tenham razao (e atençao que falo sem ver nada) mas se no exacto sitio onde esta o desviador esta tambem o quadro esmagado, uhhhh.
Essas ferramentas dinanometricas sao famosas por vezes nao darem sinal e acontecer precisamente isso, olha aqui um caso

http://forums.mtbr.com/weight-weenies/carbon-disaster-ruined-474720.html
nao foi o que te aconteceu? Ja me aconteceu, nunca mais uso nenhuma. Nao acontece a todos mas acontece vezes demais pro meu gosto.

nao estou a ver como um quadro de carbono se esmaga assim do nada sem ser o tal aperto exagerado e mesmo assim tem de ser um aperto que vai la vai.
 

camponubla

Well-Known Member
Se em último recurso a Couler não cobrir as despesas do arranjo/trocar.....tenta de mandar reparar o quadro. Há sítios onde reparar quadros em carbono e por vezes são publicadas fotografias no fcbk e os resultados parecem muito bons.
 

Aslume

Member
Quando comprei a minha bicicleta uma SCOTT, apareceu um individuo com um quadro envolto em plástico e com uma roda traseira montada. Segundo o individuo "que há muitos anos que andava nisto", o quadro tinha um problema pois a distancia entre a roda e os suporte laterais não eram uniformes. Tinha entrado em contacto com a loja que lhe vendeu o equipamento e a resposta desta não estava ser favorável. Entrou em contacto com a SCOTT SWISS por email enviado fotos do quadro e recebeu logo indicação para o entregar numa loja. O pós venda tem um preço, por isso aqui no fórum nunca se recomenda uma marca conceituada nas gamas mais baixas. Como dizia um ex patrão meu vender é fácil o difícil é o pós venda
 

emanuelpina

New Member
Peço desculpa pelo atraso nas respostas.

Jocas22: Neste momento não tenho a possibilidade de juntar as fotografias ao tópico, mas logo que me seja possível partilho aqui a exposição que fiz à InterBike / Coluer. A minha chave dinamométrica está calibrada e tenho plena confiança nela. Nunca tive qualquer problema devido à sua utilização. E também, como dizes, acredito que um quadro em carbono não colapse com tamanha facilidade. Seria certamente necessário um aperto com um binário muito superior aos 5 Nm que sempre utilizei. É também esta linha de raciocínio que só me permite concluir que realmente o quadro tem um defeito de fabrico e o colapso foi resultado disso mesmo, ou seja, de uma falha estrutural do quadro. Infelizmente a InterBike nem coloca esta possibilidade em cima da mesa, mas também não justificam o porque. E é isso que mais me custa. A prepotência e a desconsideração que têm demonstrado por mim, recusando-se a pedir a recolha do quadro e baseando toda a sua argumentação num único ponto: o cliente é mentiroso.

camponubla: Obrigado pela sugestão. Poderá vir a ser uma solução, caso a InterBike / Coluer se demita da sua responsabilidade, mas terei de pensar bem nisso e ter a certeza que tal não me colocaria em risco quando utilizasse o quadro. Não sei até que ponto um quadro reparado terá a mesma integridade de um feito de raiz.

Aslume: Tens razão quando dizes que vender é fácil, o difícil é o pós-venda. E é geralmente no pós-venda que se vêm as boas marcas. Por ai a Interbike / Coluer está a ser, pelo menos para mim, uma desilusão. E nem se pode dizer que economizei muito ao adquirir uma Coluer. Não são propriamente baratas, quando comparadas com outras marcas como Focus, Cube, Berria ou Canyon, para dar apenas alguns exemplos.

Cumprimentos
 
Last edited:

emanuelpina

New Member
Como prometido ao Jocas22, aqui fica o link (http://j.mp/1Lov9Z4) para a exposição que fiz à InterBike / Coluer, onde podem ver várias fotografias do dano no quadro. Peço desculpa pela demora.

A InterBike / Coluer continuam irredutível e apesar da certeza de tudo ter feito corretamente e de existirem ferramentas jurídicas que me permitem defender os meus direitos enquanto cliente, elas não são facilmente acessíveis. Acima de tudo por causa dos custos envolvidos (peritagem, custas de justiça, honorários do advogado,...). Infelizmente esta inacessibilidade continua a servir de barreira de proteção para as marcas nestas situações.

Existem alguns passos que ainda me restam dar, mas a esperança de que o bom senso e a responsabilidade impere para os lados da InterBike / Coluer é cada vez mais remota. Sirva o meu exemplo ao menos de alerta para todos os que por ventura têm ou pretendem ter alguma relação comercial com a InterBike / Coluer.

Cumprimentos
 

Jocas22

Active Member
na foto 5 nota-se bem a desgraça :(

acredita que pode acontecer uma chave dinanometrica não dar aviso. Não digo que seja o caso atenção.
É um facto que da montagem original do desviador não estava assim pelas tuas próprias palavras, e por ai não sei como te safares. De facto pode ser fraqueza estrutural mas é difícil de provar digo eu.
Seja como for isso terá sempre solução parece-me, já vi quadros reconstruidos após quebras daquelas mesmo catastróficas.

Acima de tudo que consigas resolver isso a bem.
 
Top