Ganhar uma Prova em 2013 possivel??(XC)

galt

New Member
Sem querer cortar os teus sonhos, porque sonhar em certa medida é bom e toda a gente sonha. Acho que podes estar a "pôr a carroça à frente dos bois", o que a muita gente traz resultados como fartar-se da bicicleta, lesões, etc... Queres e achas que podes ganhar porquê? Tens muita experiência? Andas muito, mas muito mais que o pessoal que sai contigo para treinar? Se sim vai em frente e dá o próximo passo, se não tens a certeza é porque se calhar isso de ganhares é uma ilusão ainda muito longe de poder acontecer. O que não quer dizer que um dia não consigas fazer coisas impressionantes para ti próprio dentro deste desporto.
Escolhe primeiro aquilo que realmente é importante e fundamental para ti primeiro. Se gostas de competição pensa primeiro em experimentar e ver quão forte é o andamento do resto do pessoal, até pode ser que realmente tenhas capacidades impressionantes.
Mais importante de tudo não entres em obsessões não saudáveis, diverte-te nisto e tenta superar-te, o que nem sempre quer dizer que chegues à vitória propriamente dita.
 

Eduardojsg

New Member
o 1º passo é experimentar para sentir o que são dores nas pernas a sério (sim, eu sei do que estou a falar, tem havido provas em que se fica quase uma semana em "coma", mesmo com muito treino em cima. Se entrares neste mundo da competição com objectivos tão ambiciosos, é provável que te fartes quando não os atingires...
 

JoaoPeixe

New Member
Vou dar a minha humilde opinião
Porquê esse pensamento de "Vou ter que ganhar uma prova" e porque não "Vou-me divertir com a malta a andar de bike, vou dar o meu máximo e vou superar-me a mim mesmo?!"
A competição é saudável até certo ponto, "picar" com os amigos, etc, mas quando passa para outro patamar de "Sou melhor que o outro; Vou levar tudo a frente para ganhar; Não vou falar a este gajo porque é melhor que eu, secalhar dá no doping..."
Com isto quero dizer, deves começar com calma e o principal objectivo é GOSTAR DE ANDAR DE BICICLETA e não o de ganhar uma prova!Deves obviamente traçar objectivos (Fazer uma ultra maratona, fazer 24horas de btt, fazer 5000 kms este ano, etc)

Cumprimentos
 

Eduardojsg

New Member
Concordo com o joãopeixe, experimenta a competição mas com o objectivo de te divertires, e ganhares novas experiências pois eu fui para uma equipa que fazia competição e viciei-me nisto, apesar disso nunca ganhei uma prova federada, mas quando traças um objectivo (acabar uma prova, top 10, top 20) e alcanças, sentes uma sensação de concretização inexplicável!

Abraço
 
viva!
é muito complicado...:(
se pensas em objectivos muito grandes no inicio, das duas uma:
- ou "rebentas" contigo (treinos, cargas, intensidade, lesões ,etc...) e lá se vai o teu bem estar;:(
- ou poderás sentir frustração enorme (se não atingires objectivos tão elevados) e daqui a 1 ano ou 2 não queres saber mais do BTT&Ciclismo;:(


Deixo apenas o meu conselho:

Tenta pensar passo a passo (ou neste caso: pedalada-a-pedalada), colocando objectivos possíveis de atingir e de forma muito gradual;;)
Tal como na vida, a aposta deve ser na melhoria contínua e por etapas.:D
Nunca esquecendo o prazer de pedalar, a diversão, o descanso, o enquadramento na tua vida pessoal/familiar/profissional/social, o respeito pelos colegas nas provas, nos treinos e passeios, e acima de tudo o teu bem estar corporal e mental.:p:eek:

Coloca tudo em perspectiva... afinal o BTT serve para nos divertir e relaxar do dia-a-dia? ou serve para aumentar os níveis de stress e ansiedade em busca de mega objectivos (realistas ou não...)?:confused:


Boas pedaladas,:eek::p;):cool:
Cumps,
Pedro
 

hortega

New Member
Boas, aqui vai minha humilde opinião:

O querer ganhar é mt mais que treino e alimentação, ñ basta fazer km e comer massa que as vitorias surgem. O querer ganhar implica sacrifício,dedicação, resistência e mts desilusões. A metodologia de treino é mt complexa e como deves imaginar tds os atletas que ganham ou já têm experiência ou têm treinador pq ñ é com experiências de treino q vamos lá. Praticamente tds os atletas treinam por potenciómetro para andarem nas zonas criticas da potencia por tanto, um conselho, se queres evoluir compra um!! Sim, é caro mas ñ estas a investir em ganhar??td tem o seu preço..
Tens que estar ciente da realidade, para evoluir tens que competir com os melhores atletas nacionais participares em provas da taça e provas com algum prestigio e como deves compreender ñ é facil ou mesmo impossível lá ganhar!
Gostas de treinar á chuva e ao vento?? Eu ñ!! Mas vou!! Pq é aqui que podemos ganhar vantagem.. O endurance e a potencia ñ é em 1ano que se ganha mas sim anos a bater no mesmo.
Agora para teres ideia vou colocar aqui o meu exemplo da epoca que passou:
14.000km / 598h treino
25 corridas
Sabes quantas vitorias nas provas com prestigio??? 0
Se vou desistir?? Nunca!S
Se vou sofrer mais que o ano passado?? claro!!
Se sou realista?? sou!
Se quero ganhar?? gostava.
Se vou ganhar?? Sinceramente, nunca!!

O importante é teres um ponto de equilíbrio e divertires-te naquilo que estas a fazer o resto, vem por acréscimo.

Abraço e boa sorte ;)
 

Eduardojsg

New Member
Concordo contigo hortega! É assim mesmo, competir não é só para ganhar, mas para sentir realização e concretização pessoal.
Tens a certeza que todos os atletas que fazem competição usam potenciómetro? eu tenho as minhas dúvidas, pois os que ganham usam, mas os restantes usam apenas a freq.cardíaca como orientação. Os potenciómetros são muito caros e para comprar um é preciso saber lidar com ele e ter um treinador que faça planos de treino á base da potência.
 

imperiotugav2

New Member
Gostei de ver tantos posts. São sempre bem vindas as opiniões.
Respondendo a algumas perguntas.Não sou federado tenho 28 anos, já participei em algumas provas e sei bem o que são dores nas pernas.
Apenas tenho alguns dias de treino e sei que é complicado até para passar às vezes 1 hora em cima dela, mas que tem sido cumprido.Já tinha ouvido falar do livro de Ben Hewitt infelizmente não o consigo encontrar em nenhuma livraria, tou seriamente a pensar em comprar em inglês, pontenciometro nunca tinha ouvido falar mas depois de pesquisar na net, acredito que isso faça diferença mais a atletas do que a desportitas como eu, além de que não tenho orçamento para isso.

Após 1 semana e meia de treinos(9 horas) e perca de 3 quilos, pensei de estar pior depois de tanto tempo parado mas tenho recuperado bem o que tem sido mais complicado é mesmo o ombro que nesta "agenda" de treinos me fez optar mais pela corrida.
Para já a metodologia de treino passa por recuperação da forma fisica tenho feito 4 dias seguidos 1 de descanso na próxima "agenda" não irei aumentar os tempos de treino mas sim a intensidade.
Pelo meio tenho uma meia-maratona aqui da "terrinha" onde até ao momento estão 450 inscritos pagos, onde o objectivo passa apenas não ficar em último e se possivel igualar o ano passado(meio da tabela) e claro passar um bom bocado com amigos.
 

JoaoPeixe

New Member
Eu tenho esse livro (comprei na fnac), e realmente é muito bom, dá algumas bases de treino e é de fácil leitura!
Tens aqui o livro do Ben Hewitt à venda: Na wook ou na fnac

Espero ter ajudado
 
Last edited:

qmark

New Member
o objectivo passa apenas não ficar em último e se possivel igualar o ano passado(meio da tabela) e claro passar um bom bocado com amigos.

Então depois do trabalho que o pessoal teve a escrever dicas ele sai-se com esta!?

Meia da tabela até a correr a pé! Basta não parar nos abastecimentos. E aponta para top20 ou top 30. Curtir com os amigos fica para o almoço.
 

Jack

New Member
lol essa é boa qmark, o pessoal as vezes tem medo de dizer eu quero ganhar quero ser n1, 30% do pessoal que vai a maratonas pensa em chegar o mais a frente possivel esta no adn mas é raro ouvir dizer vou correr para ganhar, depois vem aquela frase parva venho aqui para curtir com os amigos só se for no almoço pois em prova ate se empurram uns aos outros. Eu sou sincero treino para chegar mais a frente possivel numa maratona, treino duro e forte nada de treinos a pisar ovos(só se for para recuperar) gosto de sofrer nos treinos para curtir nas provas, alimentação tem que ser top nada de merdas de macdonald nem bolos, ter uma boa suplementação para o corpo recuperar e assimilar as cargas dos treinos ñ adianta treinar horas e horas ou vir para a net dizer fiz 100 ou 200km isso ñ vai adiantar nada só nos estamos a desgastar, fisica e psicológicamente. hoje em dia com a net e com tanta informação ñ é preciso ser nenhum guru do desporto para fazer um plano de treinos. comprimentos a todos.
 

Jack

New Member
uma coisa que esqueci de falar no topico e que tb acho muito importante para todos os atletas a juntar a uma boa dieta e uma boa suplementação a que tb ter atenção ao descanso dormir bem deitar cedo. Durante o período do sono é onde ocorre a maior parte da recuperação e crescimento muscular, incluindo a produção natural de hormônios como o GH e testosterona, que só ocorrem durante o estado profundo do sono. Por isso a que ter atenção.
 

onix

New Member
Boas malta

Aprecio o vosso esforço na tentativa de ajuda ao nosso amigo,mas na minha optica,com 28 anos, 86 Kg e nunca ganhou uma prova de btt não federada!!

O que eu lhe posso desejar é que acabe o ano de 2013 sem danificar mais o seu ombro, que siga à risca todas as vossas dicas e absorva ao máximo toda a leitura possível,ciente de que em Elite já não irá a tempo de ganhar nenhuma prova.
Bem, depois tem 10 anos de veterano A, para o tentar conseguir, se não o alcançar,tem mais dez de vet. B, se mesmo assim não chegar lá e continuar a ser persistente,tem varias décadas de vet. C para o concretizar .

Boa sorte para o teu desafio.
 

hortega

New Member
Concordo contigo hortega! É assim mesmo, competir não é só para ganhar, mas para sentir realização e concretização pessoal.
Tens a certeza que todos os atletas que fazem competição usam potenciómetro? eu tenho as minhas dúvidas, pois os que ganham usam, mas os restantes usam apenas a freq.cardíaca como orientação. Os potenciómetros são muito caros e para comprar um é preciso saber lidar com ele e ter um treinador que faça planos de treino á base da potência.

Boas Eduardo, ñ tenho a certeza mas quase tds os que andam no top 15, 90% usa potenciómetro e claro tem treinador. Para quem quer ganhar tem que apostar na evolução, só por isso é q frisei o potenciómetro.
Outra coisa que me esqueci de falar foi a suplementação que é tao ou mais importante que o treino. Sem ela a recuperação é mt mais demorado e mts vezes começamos a acumular cansaço e assim perda de performance. Por exemplo nesta face de chuvas e frio é importante prevenir o sistema monetário contra constipações e gripes, a vitamina c e a EQUINANCIA são bastante boas para esta face. ;)

Boas pedaladas para tds ;)
 

Eduardojsg

New Member
Exactamente, apenas uma percentagem usa potenciómetro, mas todos os que lá andam têm um treinador seja um bom treinador ou apenas um orientador de treinos da equipa.
 

imperiotugav2

New Member
João Peixe- obrigado já tinha mandado vir pela wook.

Felizmente tenho laranjeiras vitamina C não me falta, mas não só as laranjas, brócolos, kiwi também contem bastante vitamina C.Sempre que apanho molha assim que chego a casa banho quente e até agora constipações 0.

Hoje adquiri mais um instrumento que irá concerteza ajudar a melhorar os treinos um medidor de frequencia cardiaca,New Fit.
 

Eduardojsg

New Member
Como o vais usar?
Só vais fazer treinos à morte?
Qual a tua fc zona alvo?
Qual a carga horária semanal de treino?
Qual o teu peso ideal?
Vais acordar as 5 da manhã para ir treinar?
Chegas a casa as 7 da noite e ainda vais treinar? (se não, porquê?)
A chuva, vento, 0 graus, 40 graus,etc..

Estas são algumas questões pertinentes que levantei as quais eu e outros utilizadores já responderam ao teu tópico e tu apenas escreves uma frase ou duas.
Gostava que me respondesses a estas questões, no entanto parece-me que andas a alimentar uma ilusão. Vai treinar com uma equipa federada (nem que seja um treino). Se fosses daqui de baixo ias fazer um treino ao domingo com a minha equipa (tinha todo o gosto e já tem aparecido pessoal para entrar, normalmente a direcçao nao apresenta nenhum entrave mesmo que o andamento seja muito fraco, mas nao maior parte das vezes é ai que tomam coinsciencia por si próprios da sua capacidade) para ver o que era sofrer!

Sê mais objectivo!
 

Eduardojsg

New Member
Jack:
Desgastar? ahahah engraçado! então nos teus treinos a sofrer tás a fazer o quê? Faço 400 km por semana em treino para maratonas federadas, os treinos longos são os que nos dão endurance e capacidade para acabar provas em situações extremas (ex:100km com chuva, frio, calor), pois os fracos desistem! Este é o tipo de resistência que demora mais tempo a perder, e velocidade é mais para provas de xco, (demora menos tempo a perder)!
 

Jack

New Member
Eduardo o que eu estava a dizer é que eu opto por fazer treinos mais curtos mas tb mais intensos, claro sempre respeitando a recuperação. Porque devido a minha vida tenho menos tempo para treinar mas tens razão que devemos fazer treinos longos e eu faço pelo menos 2 vezes por semana. Este tipo de treino tem resultado comigo este ano fiz varias provas este ano entre elas uma por etapas ñ ganhei nenhuma rss mas as vezes fazer top 10 já é uma vitoria comprimentos a todos.
 

Eduardojsg

New Member
Exacto, conheço muita gente que também faz isso, ao longo da semana fazem treinos 1h ou 1h30´ mas duros e principalmente nas meias maratonas conseguem andar quase lá na frente. Mas este treino tem desvantagens, pois como disse anteriormente as freq.cardíacas mais baixas ficam por treinar e é mais fácil perder velocidade ou força do que resistência. O objectivo é esse mesmo, top 10, acabar etc... o ganhar vem por acréscimo e o imperiotuga ainda não aprendeu isso!
 
Top