Futuro do Fórum

Jocas22

Active Member
obviamente que acredito em ti. Mas por aqui parecem cogumelos... aquelas onde o negocio corre mal são mesmo essas muito grandes e impessoais, estilo movefree e bikezones... aquelas mais familiares não param de nascer em cada esquina aqui na zona.
 
Volto a sugerir o que já falei atrás, da criação de uma secção para os lojistas/importadores. Algo semelhante ao que existe neste forum:

http://www.audiomania.com.pt/index.php#4

Mas creio que não era necessária uma secção por loja, mas apenas um tópico para cada uma. Os profissionais teriam um perfil associado a esse tópico, e mesmo se postassem noutro local, estariam sempre identificados com essa categoria. Poderia ser cobrado um pequeno valor, uma anuidade quase simbólica que não disincentive à adesão - mas que desta forma poderia ganhar uma escala que em termos de receita ajude a manter o fórum.

Poderia ainda existir nessa secção, um tópico único onde os utilizadores poderiam ir colocando as promoções que encontrassem - ficando assim restrito a esse tópico este tipo de divulgação. Para evitar abusos, só users com mais de um ano de forum, e mais de xxx posts é que poderiam postar. Desta forma se houver abusos, é mais fácil banir um perfil claramente criado para fazer SPAM.

Apenas mais uma sugestão... :cool:
 

Unknown_Rider

New Member
O fenomeno deste forum é identico a outros que com outros temas vivem os mesmos "problemas" de redução de trafego.
O boom das redes sociais leia-se facebook juntou utilizadores com gostos comuns em grupos fazendo que tudo se discuta nesses grupos, sem censuras, sem problemas de postar algo mais "atrevido" e tudo muito mais rápido

Dou-vos a minha experiencia pessoal. Há cerca de mais de ano e meio fui banido por um determinado tempo de um forum badalado de automoveis, não por qualquer "agressão" a outro user mas por sugerir um deteminado produto, num tópico especifico de BTT, e foi considerado publicidade. Criei entao um grupo no facebook em que os users do forum passaram a estar tambem disponiveis no facebook.

Desde então nao fui mais ao forum, e tudo relacionado com o tópico tratamos no facebook. Ainda ha users que continuam no forum, mas discusão de produtos, pedidos de ajuda e esclarecimento, organização e relatos de voltas passou tudo a estar disponivel no facebook, mais rapido e sempre on-line. O facto de os smartphones estarem 100% disponiveis ajuda.

Obviamente que os foruns nao vão desaparecer mas por muito que seja "non charlie" o futuro dos foruns é tornar-se um genero de wikipedia onde se procura determinada informação especifica. E vão ser alimentados por um grupo determinados de pessoas que vão mante-los online.

Não vejo sinceramente como maneira de gerar trafego aqui ao forum, que a criação de zonas de vendas seja a solução. Quanto grupos de vendas existem no facebook, será que não se encontra lá o que procuramos quando andamos às compras. Será que todos aqui não sabemos onde ir comprar lá fora mais barato?
 

Mr.sa

Active Member
Fóruns nunca deixarão de existir, a não ser que quem os controle assim o entenda, e o motivo é simples.

Existe sempre pessoal que não se vai querer integrar no facebook e prefere falar de todos os seus assuntos num fórum. Eu sou um deles. Nunca usei facebook, e espero nunca o usar pelo menos em termos pessoais, e como eu, conheço mais pessoas que pensam da mesma forma.

E para esses, fóruns como este irão ser sempre a 1ªopção
 

froids

Active Member
E depois existem aqueles utilizadores que se cansaram das redes sociais!
E que buscam neste e noutros foruns informação de qualidade, coisa que existe em pouquissimas quantidades no Facebook, por exemplo.

;)
 

Unknown_Rider

New Member
E depois existem aqueles utilizadores que se cansaram das redes sociais!
E que buscam neste e noutros foruns informação de qualidade, coisa que existe em pouquissimas quantidades no Facebook, por exemplo.

;)

Por isso referi que o "futuro" dos foruns serão o de ser uma wikipedia em constante actualização. Agora eventos, vendas e outros tipo de "aglomerações" que tinhamos aqui há 3 /4 anos vão ser cada vez menos.
Mas isto não passa de uma opinião, pois ninguem sabe o papel da web daqui a 2 anos ....por isso amigos futurologia!!!
 

José Martins

Administrator
Agradecendo uma vez mais as contribuições/ participações neste tópico e respeitando todas as opiniões, não posso deixar de fazer algumas observações:
Se existem actualmente mais ou menos praticantes não sei, mas entendo que não é um mito do Fórum que isso possa estar directamente ligado à participação.
Muitos amigos meus que até já eram grandes praticantes de BTT, ao nivel das provas mais emblemáticas que se praticam em Portugal e sempre com boas classificações, mudaram-se quase em exclusivo para o trail runing, essa sim a verdadeira moda do momento. Na minha modesta opinião, está neste momento a ter a expressão que o BTT teve há coisa de 7 ou 8 anos atrás.

Outra razão, do meu ponto de vista, prende-se com a evolução de muito pessoal.
Nos ultimos 5 anos, dezenas de pessoas amigas ou simplesmente conhecidas, que antes iam às maratonas de BTT para participar e curtir o percurso, mesmo que tendo em vista a melhor classificação possivel, passou a utilizar bikes de topo, têm treinadores com treino especifico e dedicam-se de tal forma à competição, que nem pensam ou nalguns casos, têm tempo para vir ao Fórum.
Uma vez mais, entra o Facebook em campo: cria-se uma página de atleta para se mostrar, onde se fazem relatos e se fala maravilhas dos apoios X e Y para dar algum feedback e tentar ganhar mais alguns apoios e a partir daí, só essa interessa.

As lojas que apoiam, todas ou quase todas com página na mesma rede social, têm aí uma forma de publicitar, directa e indirectamente, os seus produtos e não vão pensar em fazer publicidade paga, mesmo que a valores baixos, noutro local.
Porquê pagar pouco, quando se pode nem sequer pagar nada?

Em tempos, a Santa Cruz e a Canyon tiveram aqui espaço de publicidade, que decidiram terminar.
As publicidades encaputadas, feitas por membros com ligações e amizades a lojas (e que passavam despercebidas à Moderação, a tal acusada de impor regras rigidas e ser muito dura, apesar dos seus elementos cumprirem as regras como os restantes) conduziu a tal estado.
Faço esta resenha apenas para explicar o porquê de certas situações terem acontecido ou dar a netender a razão de algumas sugestões não serem viáveis.
No caso das lojas e da publicidade, quem não o fez na época aurea da implantação do BTT e pré crise, duvido seriamente que o faça agora.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

o trail está na moda, é verdade, mas ainda vejo passeios (btt) apilhados de betetistas. O btt, na minha modesta opinião, ainda tem muito para dar. Ainda está para vir o desporto que lhe retirará grande numero de participantes. Conheço muitos que praticam as duas modalidades. Vejo também ainda muita malta a iniciar-se no btt. Mas as redes sociais, continuarão a retirar muita malta de cá.

Por exemplo para divulgar os eventos, é lá que o fazem. Faço parte de um clube de btt, nas reuniões fala-se: "publicitar no fórum btt, não vale a pena, pagar para quê, se pelo face, à borliu todo mundo saberá?!". Aqui, até para se meter fotos é o que se sabe! Lá é tudo mais simpl€s. Por vezes é uma desorganização total mas.... é a evolução.
 

froids

Active Member
pelo face, à borliu todo mundo saberá

Not true!

Se eu não estiver nesse teu grupo ou for amigo de algum amigo teu, essa info não chega até mim ;)
Eu era daqueles que usava a secção da promoção de eventos para ver que eventos iam acontecendo. Agora pouco uso, embora lá continue a espreitar de vez em quando.

Também nao tem grande stress.
Os "bons" passeios já sao bem conhecidos e sabem-se bem quais sao. Mais facilmente mantenho uma pagina WEB de um grupo/evento debaixo de olho de que no FB.

Os outros passeios a que vou, ou nao aparecem nas agendas da carneirada ou são (des)organizados na sua maioria! E por acaso até prefiro assim. Já lá vai o tempo em que alinhava em maratonas com milhares de participantes. Nao é de todo a minha onda... Mas para a malta que está a começar, seria uma ajuda.

Mas tenho que confessar que este ano vou a uma do género, em Coimbra. Curiosamante umas das que continua a receber aqui posts de promoção ;) e uma forte adesão de utilizadores nesse mesmo tópico...

Todos concordamos que no Face, por exemplo, ou sabemos o que procurar ou não se faz puto de ideia de que eventos vao acontecer, quando ou em que zona do país.
Nessa vertente, ter toda a informação compilada num sitio só era uma mais valia e não dúvido que muitos de nós sintam falta dessa informação compiladinha e pronta a receber.

E tudo tem um periodo de vida. Até o FB irá perder o poder que tem hoje. E isso é certo! Já aconteceu no passado e voltará a acontecer no futuro.
Já se chamou Hi5, hoje chama-se Facebook, amanha poderá ser Google+ ou... whatever!


Abraçorros!
:xau:
 

Unknown_Rider

New Member
Concordo contigo Frois, que o FB irá passar dee moda, naão sabemos é quando e o que o irá substituir. Agora o que acontece actualmente é que há muitas organizações a utilizarem o FB para promoverem os seus eventos, organizações que deixaram de aqui vir e deixaram de gerar trafego ao forum.
Para além disso com a chamada crise, muitos dos que iam a passeios juntam-se criam um evento publico que os amigos fazem o "favor" de publicitar e fazem voltas em autonomia poupando uns trocos.
 

SeteGu

Active Member
Eu diria é que não tem retorno... porque quando passar de moda, provavelmente, surgirá outra equivalente mas "melhor". Tal como do Hi5 passou para o FB... e digo isto sem nunca ter usado Hi5. O próximo será o google+ (que supostamente seria a grande alternativa ao FB) ou outra qualquer equivalente a se impor perante as restantes redes sociais...

Aliás o próprio fórum está no facebook... e por sinal os últimos post de lá são já de há bastante tempo. Se não o podes vencer... junta-te a ele....

Talvez arranjando forma de interligar o fórum ao fb (como creio que já aconteceu) fosse uma mais valia para o pessoal do fb ir acompanhando o fórum e ir participando.
É isso que acontece com empresas, sites, blogs, outros fóruns e muitas outras plataformas que usam as redes sociais para se darem a conhecer.
 
Last edited:

pofa

New Member
Hello, por curiosidade fui ver a data do meu registo por aqui: "Registo 13-11-2004"

Já li e vi muita coisa ... e quem mantem este forum por 11 anos, só merece respeito e agradecimento de todos . são muitas horas !

No entanto, já há mais de dois anos que visito o forum tipo de dois em dois meses . principalmente por lentidão de acompanharem os tempos .

Uma versao mobile é fundamental ! posso tar a ler no IPAD sentadinho no sofa , em vez disso tou no FB sentadinho no sofa

E já há tres anos atras deviam ter eventos gratis e anuncios gratis, assim perderam a onda e agora apanha-la é muito mais dificil !

bem, daqui a dois meses volto ...
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
há também uma situação normal, que é o seguinte: já há por cá todo tipo de informação... (o btt já não é propriamente uma novidade), quem procura, passa, encontra, caso fique totalmente esclarecido, sai e não comenta. Lá de vez enquando aparece um novo tema que nos põe a todos a comentar.... vamos cá estando. ;)
 

froids

Active Member
Sim, Medroso#78 o que dizes é verdade.
Existe muito pessoal que vem à procura de informação desde o Google ou outro motores de busca e chega a este "nosso" espaço. Encontra a informação que precisa, lê, e segue caminho. Muitas vezes sem um comentario ou uma palavra sequer.

Mas eu com isso não concordo. É como ir ao mercado ou à farmácia, ser atendido e sair sem dizer um obrigado!

Eu uso alguns foruns estrangeiros e se encontro uma informação que me é válida, que vou usar ou que me safou, dou-me ao trabalho de deixar um comentário.
Para agradecer, para incentivar, mas sobretudo para quem se deu ao trabalho de criar esse tópico, de compilar essa info, perceba que o seu trabalho não foi em vão! E por vezes até para dar mais algumas ideias ou luzes sobre o assunto discutido (se as tiver, claro)

:xau:
 

DriveMe

Active Member
já há por cá todo tipo de informação... (o btt já não é propriamente uma novidade), quem procura, passa, encontra, caso fique totalmente esclarecido, sai e não comenta

Mas eu com isso não concordo. É como ir ao mercado ou à farmácia, ser atendido e sair sem dizer um obrigado!

Falta o belo do..
FACEBOOK-LIKE_2676878b.jpg
 

Medroso#78

Active Member
Sim claro, claro que sim! Eu não disse que concordo, mas é a realidade. Muitos passam, "servem-se", e nem sequer estão cá registados. Logo, nada de coment´s/agradecimentos.

Sempre que aparece um novo tópico, se reparar-mos, o que não nos falta é assunto, até que se comece a bater constantemente "na mesma tecla". :D
 

TiagoMAIAC

New Member
Desculpem mas ninguem se lembra do super homem a trocar a gabardine e os oculos, depois de ajudar nao vai atras de merito.
Se alguem desconhecido entra, sai elucidado de uma questao que teve e não diz nada... eu vejo isso como um bonus e não como um contra.
 

Jocas22

Active Member
meio morto e ja estou a ser simpatico. Entao comparado com o forum ciclismo ai meu Deus, ou passou tudo a andar de fininha ou o problema é mesmo deste forum.
 
Top