Futuro do Fórum

skull

New Member
Demasiadas regras que implementaram aqui no forum afastou muita gente.
O nao poder colocar links de lojas , o acabamento do topico da canyon , demasiado lapis azul em alguns comentarios etc...
Mas sao regras impostas e temos de respeitar, mas que levou muita gente a nao participar e a abandonar levou.
Penso que o forum de ciclismo seja da mesma admin que este e nesse e possivel colocar os links de lojas e ate se fazem compras em grupos e ate existe um topico de promocoes online....
Para se construir uma casa demora tempo mas para a deitar abaixo e um instante....
 

José Martins

Administrator
Boa tarde a todos.

Tendo lido todos os posts deste tópico até ao momento, os quais revelam uma realidade que já foi percecionada há algum tempo, por não ser de agora e vou deixar aqui a minha opinião de utilizador, a qual não é desconhecida da maioria pois por várias vezes a referi.
Sem duvida que o implementação das redes sociais veio afetar bastante todos os fóruns existentes e este não foi exceção. No caso especifico do FórumBTT, a parte que mais se destaca foi efetivamente o "Ponto de Encontro".

Ainda me recordo de vários tópicos do "Ponto de Encontro", os mais ativos da altura, em que numa só noite cresciam duas, três ou até mesmo mais páginas, fruto da intervenção dos utilizadores.
Essa atividade passou quase em exclusividade para as redes sociais, com o que tem de bom e mau. No FórumBTT pode ser visualizado de imediato por uns largos milhares de user´s, ao passo que no Facebook fica dependente do grupo de amigos de cada um e por aí adiante.
De resto, no que concerne às questões de mecânica e outras, a maior parte das pesquisas feitas no nosso amigo Google, remete-nos para aqui, uma vez que existe um manancial de informação disponível.

Desde que comecei a frequentar este espaço, assisti a quezílias ciclicas entre utilizadores e entre alguns e os elementos da Moderação.
Cada espaço tem regras e este não é exceção. Muitas das quezílias tiveram como base as mesmas e a não aceitação destas.
A minha opinião sempre foi a mesma: desde que exista da parte dos utilizadores uma sã convivência e respeito no relacionamento com os outros e desde que todos se esforcem para cumprir as regras, os elementos da Moderação seriam dispensáveis.
Infelizmente, tal não acontece.

Por outro lado, temos a tipica forma de estar do português que lamenta e critica a ausência de tudo mas que depois, quando as tem acessíveis, não lhes liga. Posso dar como exemplo o concurso de fotografia "Cranck´s & Click´s", que esteve suspenso e cuja reintrodução foi largamente solicitada por muitos membros do Fórum.
Bastará ver nos tópicos dos concursos a taxa de participação nos mesmos para se tirar uma conclusão.
Existem ideias já cimentadas da parte da Moderação para alguns destes casos e devo confessar que o lançamento de uma espécie de "Tópico do Utilizador", como este em que participamos, era uma delas.
Neste caso, o trabalho foi já adiantado pelo companheiro Tininho_s, ao qual reconheço o mérito e agradeço, bem como aos restantes que por aqui já opinaram.

Não quero também que pensem que as restantes ideias e sugestões não são analisadas. Algumas são analisadas de forma quase instantânea, seja por serem utópicas, seja por não estar ao alcance do Fórum a sua realização, por questões de custo.
Por exemplo, a criação do campo "29er" foi uma realidade e considero que foi uma aposta ganha. Mas mesmo assim, de imediato foi criticada a sub divisão por quadros e as regras impostas para manter a casa arrumada.
No entanto, bastava ver o espaço correspondente naquela referência que é o "ForoMTB" espanhol e verificar que lá estava tudo ao molho, o que até tirava a vontade de pesquisar. Mais tarde, tive o reconhecimento por parte de um Moderador do mesmo de que aqui tínhamos as coisas bem mais arrumadas e acessíveis.

Esta experiência tem sido alvo da nossa análise e em breve deverão surgir dois novos campos: "650b" e um dedicado ao "All Moutain e Enduro", mas como em tudo, a participação dos membros será essencial para a sua viabilidade.
A colocação de duvidas concretas após pesquisa, pois muitas vezes já existe a resposta às mesmas, permitirá termos tópicos de qualidade, com boas respostas devidamente sustentadas e não apenas porque sim e isso será sem duvida uma forma de chamarmos mais membros ao debate e assim, termos todos acesso a melhor informação.
Outro exemplo, embora de cariz diferente, foi o chorrilho de criticas quando se introduziu o pagamento dos anúncios. O resultado foi mais tarde reconhecido por quem vendia e por quem comprava, como tendo melhorado na qualidade e facilidade para quem procurava comprar e para quem queria vender.

Como este resposta já entra no campo das secas :) pela sua dimensão, apenas dois reparos que estão interligados, mas que demonstram que este espaço nunca quis ser concorrente às lojas ou prejudicar as mesmas.
A Moderação não controla as mensagens pessoais de cada membro e sempre foi assumido que dessa forma, poderia ser trocada informação de lojas, promoções, etc, entre os membros que o solicitassem entre si. Uma espécie de violação da regra assumida por quem a criou.
Mas a alusão direta à loja X ou Y foi proibida e quando detetada, será punida. Porquê? devido ao habitual chico espertismo tuga. Eu pegava numa bike da loja de um amigo, que identificava bem e com as melhores referências, fazia uma pseudo análise à mesma, pelo meio inventava uma ou outra situação alegando que a maravilhosa assistência da tal loja a resolvera de imediato e tal e estava feita a publicidade à borla, no local onde mais pessoas vinham procurar informação sobre bikes.

Essas mesmas lojas, quando questionadas se pretendiam fazer publicidade paga aqui no Fórum (de forma quase simbólica, pois em certos casos, o valor a pagar por um banner mensal acessivel a milhares de utilizadores ficava mais barato que meia página na Bike Magazine, acessível apenas a quem a comprasse), diziam não estar interessadas, alegando mesmo que o poderiam fazer indiretamente aqui e sem pagar, nos moldes que referi acima.
Mas depois, quando alguém referia aqui no Fórum sites estrangeiros, vinham chorar que este espaço andava a matar as lojas nacionais, o que não deixa de ser surpreendente.
Fica (uma vez mais) a explicação para quem ainda possa não a conhecer.

Termino, reafirmando que nunca ninguém da Moderação perseguiu ninguém aqui dentro, nem tal seria permitido. Da mesma forma, reafirmo que enquanto existirem regras as mesmas serão cumpridas por todos, sejam elas boas ou más, mas serão aplicadas de igual forma. Poderão ser alteradas, pois a evolução a isso aconselha, mas como ficarem, será como serão entendidas e cumpridas, sempre com o único objetivo de ajudar a manter a casa arrumada e com a maior qualidade possível.

Agradeço honestamente a criação deste tópico, bem como a participação dos membros do FórumBTT no mesmo, como forma de tentarmos melhorar o mesmo.
 

humanista

New Member
Em Espanha também existem redes sociais e o foromtb é bastante grande. É que lá aceitam todas as modalidades dentro do btt e aceitam as opiniões de todos, não catalogando os que no fundo só gosta de andar de bicicleta. Aqui temos um fórum xc e estrada, e uma vez que cada vez mais a malta se converte ao btt por lazer, gostando de aproveitar umas descidas, obviamente o futuro deste fórum passará por alguns deuses da opinião a pregar às paredes...
 

SeteGu

Active Member
Caro José Martins

Está então explicada a questão relativa às lojas e realmente até compreendo a situação.
Fico satisfeito pelo surgimento desses 2 novos campos. Creio que serão uma mais valia para o fórum. Claro que quando é tomada uma decisão (seja boa ou má) nem toda a gente concorda... mas num fórum com tanta gente/opiniões diferentes é perfeitamente normal que assim seja. Certamente que algumas serão apostas ganhas enquanto que outras não... faz parte.

Não sei se será o local ideal e até acredito que não esteja esquecida mas aproveito apenas para chamar a atenção também relativamente a esta questão. Isto apenas porque não houve ainda (que eu saiba) qualquer manifestação da por parte do "staff" relativamente a esse tema.
Não sei se traria mais gente ao fórum (talvez até trouxesse...). Eu sendo novo, mesmo não podendo contribuir muito, sou da opinião que poderia enriquecer bastante o fórum.

Edit: Caro humanista talvez daí a mais valia de haver um tópico para AM/Enduro.
Só levanto uma questão que é: e depois o DH? Se calhar não compensaria criar um tópico especifico para o DH (não sei, digo eu...) mas não se poderia incluir no AM/Enduro?
Isto porque no fórum a globalidade é o "XC" ou como lhe queiram chamar... sendo provavelmente a pratica mais comum. Depois há um espaço que concentra o AM/Enduro... e o DH que está no "outro extremo" onde fica contemplado? Misturado com o "XC"?
 
Last edited:

DriveMe

Active Member
Boas.

Seja o DH, Enduro ou Old School penso que só se justifica uma secção nova e dedicada quando existir no forum material que o justifique.
Como aconteceu com o Single Speed e as 29ers.
Sinceramente, parece-me que ainda não há material, mas tb ando afastado à algum tempo. Digam vocês.

Podem sempre ter essa iniciativa. Por exemplo, análises/questões dedicadas ao Old School adicionem [OS] no nome do tópico. E o mesmo para o DH, AM, Enduro.

Existia um forum dedicado ao DH e Freeride, o Freeridezone, mas parece-me que deixou de existir. O que se calhar mostra "a falta que faz" (e isto é subjectivo).
O Enduro e AM está bem servido com o 6 Polegadas.
 

demorider

Active Member
Acho que o DH podia perfeitamente ficar "junto" na secção de AM/Enduro, acho que o pessoal do enduro seria perfeitamente capaz de aconselhar/ajudar o pessoal do DH e vice versa..

Na minha opinião fazia todo o sentido a criação de uma secção para as vertentes mais "radicais" por vários motivos..

1° o fórum chama-se forumbtt e não forumxc, ou seja BTT vai do simples passeio domingueiro entre amigos passando por todas as vertentes ate chegar ao redbull rampage (extreme freeride)..

2° Há pessoal que faz XC mas também faz AM/enduro/dh e podia ter tudo num só fórum em vez de andar a "saltar" de um fórum para outro

3° o falado freeridezone na altura em que me registei neste fórum não permitia aos "novatos" abrirem um tópico, era necessário cair nas boas graças dos administradores para ter "liberdade" para abrir tópicos por isso e que vim cá parar.. Penso que mais tarde esse "erro" no freeridezone foi corrigido mas já não me interessou porque quando precisei de ajuda foi aqui que a encontrei, mesmo não havendo (na altura) pessoal do dh aqui pelo fórum o pessoal foi impecável e deram a sua ajuda..

Reparei que a uns tempos atrás começou a aparecer por aqui pessoal do DH mas que acabou por se ir "embora", pelo menos deixei de ver tópicos sobre qualquer assunto relacionado com o dh.. Penso que se houvesse uma secção mais dedicada as vertentes mais radicais esse pessoal talvez não se tivesse ido " embora".. Como já foi dito aqui, uma simples pesquisa no nosso amigo google sobre qualquer assunto relacionado com BTT reencaminha-nos para este fórum, há uma imensidão de informação espalhada por este fórum e com uma secção para outras vertentes faria (pelo menos eu acredito que sim) haver ainda mais informação e mais variada..

Apenas os meus 50cts..
 

SeteGu

Active Member
DriveMe eu pessoalmente acho que já há bastante informação sobre estas temáticas e com a criação das secções acredito que a tendência fosse para aumentar ainda mais.

Quanto ao old school há um tópico com 96 páginas fora outros tópicos mais pequenos com duvidas, perguntas, etc... que também aí poderiam ser enquadrados. O problema é que num tópico apenas a informação fica demasiado espalhada e torna-se mais difícil ter acesso à mesma e encontrar aquilo que se pretende... um pouco como também acontece no tópico dos pneus.

Quanto ao AM/Enduro/DH há alguns tópicos longos também... principalmente na galeria multimédia e na secção de análises e testes. Existem também alguns utilizadores ativos mais virados (ou totalmente virados) para essas vertentes.
Eu pessoalmente mesmo tendo apenas uma bicicleta de XC gosto bastante das restantes modalidade de BTT e quando possível procuro ter contacto com as mesmas. Para mim nada como uma bicicleta de suspensão total e só não tenho uma por questões monetárias (sou estudante). Mas até tenciono daqui a uns tempos arranjar uma e será uma secção que certamente irei acompanhar.

Quanto às rodas 27 nem é preciso dizer nada...

Isto para dizer que, na minha opinião, a informação já existe... e a criação destas novas secções poderá fomentar a sua multiplicação.
Quanto ao que o demorider disse concordo plenamente.
 

DriveMe

Active Member
Boas.

SeteGu, estás a falar deste tópico, certo?
Logado, são 24 páginas. O primeiro post da última página é de Novembro de 2012.

De qualquer maneira, não vejo mal nenhum em novas secções.
Cheguem-se à frente, falem com a administração, proponham-se como moderadores dessas secções e vamos ver se a coisa anda. :)

demorider, a questão do FRZ em não poderes abrir penso que teve a ver com uma tentativa de controlo de qualidade.
Havia muita "miudagem" que abria um tópico por tudo e por nada, quando a informação estava lá, ou podia ser acrescentada num tópico já existente. Regras..
 
Bem... eu registei-me há muuuito muito tempo.. depois perdi esse registo, e acabei por me registar outra vez em 2009. Mas estive quase sem cá vir até recentemente, com a troca de bicicleta fiquei com "pica" para participar (e também a fugir um pouco do raio das redes sociais - ou seja, o caminho inverso ;-) )

No que diz respeito à secção Old School que fui eu que sugeri, o tópico referido tem quase 1000 posts - é simplesmente impossível falar na pagina 96 sobre o que foi escrito há 3 anos, noutra página perdida lá para trás... e se há temas fantásticos lá no meio, que cada um daria muito que falar!

Sem dúvida que acho que o fórum merecia uma "lufada de ar fresco" - mas já fui moderador de outros foruns, e sei bem o que custa.

Tenho a certeza que os classificados "abertos" poderiam dinamizar mais o fórum. Mas com regras duras, do género: não cumpre, delete... nem dá direito a notificação. Hoje em dia, aparecem meia dúzia de coisas por mês para venda e pouco mais...

Para resolver o problema das lojas, uma solução que já vi noutros foruns de coisas que nada têm a ver com bicicletas, é a "venda" de espaço para uma secção dedicada. Ou seja, criava-se uma secção chamada "Lojas", onde cada uma que quisesse participar, teria um tópico seu, onde apenas o representante dessa loja poderia intervir. O modo de pagamento desse espaço poderia variar bastante... desde o pagamento ao mês, ou por exemplo, por post. Ou seja, as lojas passariam a ter um local bastante dinâmico para promoções e divulgação dos seus eventos. E lojas satisfeitas e a participar, significa clientes deles a serem também canalizados para o fórum.

Quanto ao pessoal que se "zanga" e se vai embora... deixo a frase dos Monty Python: "Always look at the bright side of life!"

Como disse, sei o trabalho árduo de manter uma empreitada destas de pé - por isso o que aqui deixo são apenas sugestões, e termino com um agradecimento para os admins e moderadores pelo seu trabalho.
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
só um comentário:

uma coisa é alguem vir falar bem ou mal de proposito da loja x ou y... outra bem diferente era deixarem alguem falar da promoção da loja x ou y, seja nacional ou internacional... beneficiava a todos os que aqui participam e ao proprio forum. E confesso que não vejo como possa dar confusão. Se a promoção não for verdadeira é banir quem a faz.
 

DriveMe

Active Member
Devo ter isto definido para apresentar mais respostas por página do que tu. Esqueci-me desse detalhe. :)

De qq maneira, o tópico Old School é diferente de todos os outros. Vai ser ser oldschool, sempre atualizado..
O Miguel tem razão qdo diz: "o tópico referido tem quase 1000 posts - é simplesmente impossível falar na pagina 96 sobre o que foi escrito há 3 anos, noutra página perdida lá para trás".
 

Terramoto

New Member
Criação de uma página inicial com artigos de matéria aproveitada do forum com alguma publicidade (gerar $$), noticias do ciclismo no geral, marcas, produtos novos ou em desenvolvimento, videos técnicos, integração do facebook com partilha de links de grupos de ciclismo. Se deixarem as lojas colocarem as promoções é meio caminho andado para facilitar a criação de eventos entre lojas com a ajuda do forum, mas ai já implica transformar o forum num negócio para justificar o trabalho todo. Basicamente as pessoas com a cena do facebook perderam a vontade de a andar a correr textos que não lhes interessa até encontrar algo interessante e é isso que acontece nos fórums, seccões, sub-secções, tópicos e se o tópico for do interesse de todos um molhe de posts e agora dizem-me "têm o search para pocurar o que querem" mas muitas vezes perde-se o contexto ou não se enconta aquilo que se procura. No PC lê-se mais ou vê-se mais? Eu acho que vê-se.
 

froids

Active Member
Se o forum está menos activo, cabe-nos a nós utilizadores revitalizá-lo novamente.

O que eu já aprendi nestas páginas é "priceless"...
O quanto eu já viagei agarrado a alguns dos relatos aqui mostrados...
Os sitios que eu já conheci virtualmente devido à partilha de aventuras de outros companheiros nao tem preço!

O ForumBTT foi e continua a ser referencia no panorama do btt nacional. E isso é e será sempre incontornável.
Pelo numero de utilizadores, pelos seus conteudos, pela sua organização...

Se gostava que o mesmo estivesse mais activo, gostava! Mas vou fazendo a minha parte. Participando, postando...


Abraçorros
:xau:
 

Paragui

Member
outra coisa importante seria colocar o forum nas plataformas moveis (Tapatalk). pelo menos eu não o encontrei por lá o forum!
abc a todos
 

froids

Active Member
Já foi colocada anteriormente a questão de meter o forum no Tapatalk, mas na altura fiquei com ideia de que daria muito trabalho a quem de direito...
Era realmente uma mais valia. Foruns muuuuuuuuuuito mais pequenos já lá moram ha que tempos!

Jocas22,
Se a promoção não for verdadeira é banir quem a faz.

Como é que detectas essa intrujice?! Principalmente antes de alguém ser levado em erro?!

Eu sou dos que concorda que as lojas deveriam ter o seu espaço próprio, se o pagassem! Se são as proprias a nao querer pagar a pub e esse espaço... Penso que estará tudo dito!

Abraçorros!
:xau:
 

Paragui

Member
pelo que pesquisei não parece ser muito complicado, mas fica a questão à moderação! nos dias que correm onde a maioria acede a net por dispositivo móvel é quase obrigatório um forum estar no Tapatalk!

abc a todos
 

elvales

Active Member
Já foi colocada anteriormente a questão de meter o forum no Tapatalk

Não que eu perceba muito desse aspecto mas sei , porque faço parte de outro fórum que tem o mesmo dilema , que há casos onde para ter ligação pelo tapatalk implica uma total reformulação do fórum. Talvez seja o caso aqui também.
 

froids

Active Member
Eu nao disse que daria trabalho a disponibilizar o forum no tapatalk para ser sarcástico.
Na altura o Ludos referiu isso mesmo. Seria necessário efectuar várias alterações profundas no forum para que fosse possivel disponibilzá-lo nessa plataforma.
E para que as coisas aconteçam é preciso que haja tempo e disponibilidade. E por vezes, não há. Mesmo que até haja vontade.

Nunca nos podemos esquecer que ninguem aqui vive disto ou para isto! ;)

Abraçorros
:xau:
 
Top