funcionamento e qualidade de cassete slx

barradinhas

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boas como o titulo indica gostava de saber estes dois aspectos sobre esta cassete pois comprei uma e não sei se foi ou não uma boa compra por isso resolvi colocar aqui a questão antes de montar. quem já teve xt e slx que me diga quais as grandes diferenças entre as mesmas. nota: venho de uma cassete deore de 2008 super pesada fez 2800Km e foi básicamente com o galheiro para ser mais especifico.


agradeço os vossos comentários ao meu tópico de certo que vai tirar muitas duvidas a muita gente incluindo eu
 

KLUCA

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eu não posso comentar,

venho só perguntar pois alguem pode saber se esta cassete já traz o tal parafusinho que possibilita desmontar a cassete, anel a anel?
 

barradinhas

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acho que não pois a cassete trás 3 carmelheiras acupoladas as maiores, tem outras 3 intermédias soltas e as 3 ultimas respectivamente 7ª 8ª 9ª também soltas e por fim o anel de aperto.
 

klaudio_f

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tenho uma com 2000km e está 5 estrelas, não sei dizer nada em relação á XT ou XTR, a antiga, uma Sram 950 que apenas fez 1800, por isso para já estou satisfeito

a situação do parafuso a Sram 950 tinha, mas aquilo é material de baixa gama :mrgreen:
 
Barradinhas,

Já tive uma Deore como tu, mas a minha durou 5000 km's ;)

Na Cube tenho uma SLX 11-28, já com mais de 1000 km's e ainda está para durar :D


Em relação ao parafusinho, a SLX não tem...
Já tive uma SRam PG 950 - 11/26 que tinha esse tal parafuso..

slx.jpg
 
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KLUCA

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só um aparte

penso que foi uma vez, uma coincidência mesmo

só usava sram, mas um dia comprei uma deore. foi a primeira vez que vi uma corrente nova, também deore passar por cima de dentes da cassete também nova...

mas acamou com umas voltinhas.
 

barradinhas

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Barradinhas,

Já tive uma Deore como tu, mas a minha durou 5000 km's ;)

Na Cube tenho uma SLX 11-28, já com mais de 1000 km's e ainda está para durar :D


Em relação ao parafusinho, a SLX não tem...
Já tive uma SRam PG 950 - 11/26 que tinha esse tal parafuso..

slx.jpg


epá 5000km é obra possa já devia ter os dentes super abertos
 

barradinhas

New Member
posso estar errado mas as diferenças que aqui vejo essencialmente é o menor peso da cassete xt, mas em termos de durabilidade a cassete slx dura mais. se estiver engando digam mas deduzo isso quanto menor o peso mais condicionada irá estar a durabilidade dos materiais.

boas pedaladas
 

KLUCA

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errado capitão barradinhas... :)

a regra terá excepções e no caso das cassetes o menor peso poderá ser devido á parte interna em aluminio. Aqui durar mais ou menos estará ligado á qualidade das partes dentadas e ao seu "design"

quando digo design refiro-me a possiveis diferenças entre aquelas ranhuras que facilitam a passagem da corrente. Possiveis diferenças de cassete para cassete também influenciar a durabilidade.
 

ignite

Member
2000 e 5000 n é muito pouco?


a minha antiga alivio passou dos 8000, na 2a corrente

a minha xt ja passou os 3000 e ainda parece nova
 

golias

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...

parece-me que a diferença do peso (25grms) entre ambas poderá estar associado ao material usado nos pratos!
reparem na cor dos pratos (aqueles mais amarelados) devem ser de material mais pesado.
em relação à durabilidade,... acho que tem a ver com o pedalador!! :)
há quem arrebente uma cassete com 1500kms e quem faça 3000kms... logo!!... potencia aplicada na pedalada!

...
 

Doutorphil

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interessante...nunca tinha visto a K7 slx em vista explodida, não sabia que tinha a aranha em alumínio, é muito similar à SRAM pg980, se bem que esta ultima é mais leve....2Gramas:p
9speed_pg980_large.jpg
9speed_pg980_front_large.jpg
 
Last edited:

Liedson

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Ora Boas,
Tenho uma SLX na minha SantaCruz e já tem também uma porrada de km e ainda rola.
Em termos de funcionamento é muito porreira, e é mais barata que a XT, mas agora quando mudar de cassete talvez mude para XT para ver as diferenças.
Caso não queiras gastar muito mais € com a SLX ja ficas muito bem servido.

Abraço
 

barradinhas

New Member
2000 e 5000 n é muito pouco?


a minha antiga alivio passou dos 8000, na 2a corrente

a minha xt ja passou os 3000 e ainda parece nova

fogo tantos kilometros? mas isso não começava a falhar as mudanças e a desafinar muito facilmente? a minha deore com 2800km e com a corrente de origem já andava sempre a afinar as mudanças perdia muito a afinação e ao colocar uma corrente nova nos carretos mais usado os da 7 8 e 9 mudança em todos eles numa posição saltava a corrente. decidi então mudar a cassete e coloquei uma slx já tá afinada mas ainda não a pude experimentar devido ao tempo estar assim tão mau.

golias partilho da tua opinião também tem muita influencia, ouve uma altura que andava dia sim dia não 50km sempre a dar. outra altura então andava todos os dias não falhava num dia andava 50km no outro 20km mais devagar para relaxar os musculos até que ao fim de um mês desta brincadeira estorei mesmo num volta com um colega tive de parar prai umas 4 vezes isto em 50km o que não é nada normal depois tive mesmo de acalmar era muito treino.
 

clms

New Member
Boas

pois é também sou adepto da slx 11/32 e só tenho a dizer bem, posso estar errado mas para mim relação slx/xt, a xt só ganha em peso.

actualmente tenho na transmissão conjunto slx, com corrente xt e só tenho a dizer bem, mas a afinação não está perfeita, precisa dos manipulos

cump.
 

KLUCA

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o que tem a ver o desgaste da cassete com a desafinação das mudanças?

não será aquilo que eu vejo bué?...

quando se ouvem uns estalitos, a malta lá começa a rodar os afinadores para trás e para a frente, na maior parte das vezes, sem saberem tão pouco o que tão fazendo?

( quando vejo isso, já me cheguei a perguntar se acham que os afinadores é tipo um controle de volume de som.... - Ora deixa lá ver...HUMMM..isto aqui é para baixar o volume de som dos estalitos....será para a esquera ou para a direita....hummmm??? ) :) )
 

barradinhas

New Member
o que tem a ver o desgaste da cassete com a desafinação das mudanças?

não será aquilo que eu vejo bué?...

quando se ouvem uns estalitos, a malta lá começa a rodar os afinadores para trás e para a frente, na maior parte das vezes, sem saberem tão pouco o que tão fazendo?

( quando vejo isso, já me cheguei a perguntar se acham que os afinadores é tipo um controle de volume de som.... - Ora deixa lá ver...HUMMM..isto aqui é para baixar o volume de som dos estalitos....será para a esquera ou para a direita....hummmm??? ) :) )

respondendo à tua questão sou eu que trato da afinação das mudanças da minha bike e tem de entrar e sair as mudanças na perfeição sem problema algum. o que se passava e passo a explicar a corrente desgastou em dois sentidos lateral e alargou o espaço dos elos premitindo assim um arqueamento da mesma na lateral permitindo fazer uma curva bastante acentuada. a primeira aula de mecânica está dada agora a segunda, a corrente ao estar mais fina devido à sua utilização tanto em tempo seco como em chuvoso (nota: com a presença de agua e lama o desgaste é muito superior do que em condições normais ) começa a não entrar tão bem nos carretos. o que dificulta a passagem das mesmas e me chateia bastante pois as minhas mudanças tão afinadas ao máximo para não se perder tempo nem rotação na pedalada. na afinação sou bastante piquinhas nada pode falhar. por isso discordo da tua afirmação os afinadores são para afinar as mudanças não para baixar o volume. o assunto é funcionamento e qualidade da cassete slx não façam off topic obrigado
 
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