Boas! Testei estes dias (hoje :mrgreen uma Reba SL na minha bike para a comparar com a minha Sid WC 07.
Com isto queria ver as diferenças, por mim notadas claro, entre estas duas suspensões, nomeadamente o que iriam alterar na condução da minha btt os seguintes aspectos:
Peso;
Rigidez;
Comprimento (80mm Vs 100mm);
Funcionamento;
Pesos
Foram ambas pesadas por mim. Ok, as balanças diferem porque uma está na garajem e outra na cozinha. :mrgreen:
Reba SL 100mm com tubo cortado a 210mm e com estrela (9g): 1685g
Sid Wc 07 com tubo cortado a 197mm: 1285g
Os efeitos dos 400g a mais da Reba são aterradores. A frente da btt fica muito mais pesada, o que se reflete numa pior aceleração da btt. Em sprints de pé, o peso também se nota quando se balança a btt de um lado para o outro.
Rigidez
Neste campo a Reba ganha. Na comparação usei exactamente os mesmo componetes, principalmente as rodas, umas Mavic Crossmax slr para V-Brakes.
O travão da frente teve exactamente a mesma afinação em ambas as suspensões por duas razões: Primeiro porque gosto deles afinados exactamente como quero :mrgreen:, depois para ajudar a testar a flexão das suspensões quando em grandes esforços.
Com os calços à mesma distância do aro, foi mais fácil comparar a rigidez lateral de ambas as suspensões, embora tal nem seria necessário... Qualquer das formas o que verifiquei foi que a Reba é mais rígida lateralmente, requerendo mais esforços para fazer com que os calços raspassem ao de leve no aro, sem actuar na manete de travão. Em travagens fortes nota-se que as pernas flectem menos um pouco.
Mesmo existindo um acréscimo de rigidez, pedalando de pé e em algum esforço, é possível fazer com que os calços raspem nos aros, mas com a Reba esse esforço tem de ser maior.
Devido à rigidez acrescida da Reba, notei que a btt obedecia ligeiramente melhor à trajectória por mim escolhida, principalmente nas mudanças de direcção, onde o conjunto roda/suspensão flectia menos lateralmente.
Comprimento
Já estava à espera de alterações de comportamento devido apenas ao comprimento das suspensões. Sendo a Reba mais comprida, o ângulo da direcção alterou um pouco (diminuiu). A direcção ficou mais estável mas muito mais lenta, tanto a altas como baixas velocidades.
Neste campo tenho de ter em conta que o peso superior da Reba também contribui para uma direcção mais pesada e lenta.
Estas diferenças praticamente se conseguem detectar a olho nú:
Funcionamento
Quanto ao funcionamento pude constatar que a sid absorve melhor as pequenas irregularidades, mesmo afinada para um andamento mais agressivo, tal como gosto. Isto talvez se deva a uma maior fricção por parte da Reba...
Concluindo:
Desta comparação, e torno a sublinhar que para os meus gostos e estilo (XC puro), e para os componentes que tenho (quadro), a sid sai claramente vencedora. A btt fica muito mais ágil e rápida. A direcção perde um pouco de precisão face à Reba, mas o que se ganha em agilidade e rapidez com a SID, compensa claramente.
Próximo passo: Testar uma suspensão de 32mm com 80mm de curso e leve, como por exemplo uma Magura Durin Sl..
Com isto queria ver as diferenças, por mim notadas claro, entre estas duas suspensões, nomeadamente o que iriam alterar na condução da minha btt os seguintes aspectos:
Peso;
Rigidez;
Comprimento (80mm Vs 100mm);
Funcionamento;
Pesos
Foram ambas pesadas por mim. Ok, as balanças diferem porque uma está na garajem e outra na cozinha. :mrgreen:
Reba SL 100mm com tubo cortado a 210mm e com estrela (9g): 1685g
Sid Wc 07 com tubo cortado a 197mm: 1285g
Os efeitos dos 400g a mais da Reba são aterradores. A frente da btt fica muito mais pesada, o que se reflete numa pior aceleração da btt. Em sprints de pé, o peso também se nota quando se balança a btt de um lado para o outro.
Rigidez
Neste campo a Reba ganha. Na comparação usei exactamente os mesmo componetes, principalmente as rodas, umas Mavic Crossmax slr para V-Brakes.
O travão da frente teve exactamente a mesma afinação em ambas as suspensões por duas razões: Primeiro porque gosto deles afinados exactamente como quero :mrgreen:, depois para ajudar a testar a flexão das suspensões quando em grandes esforços.
Com os calços à mesma distância do aro, foi mais fácil comparar a rigidez lateral de ambas as suspensões, embora tal nem seria necessário... Qualquer das formas o que verifiquei foi que a Reba é mais rígida lateralmente, requerendo mais esforços para fazer com que os calços raspassem ao de leve no aro, sem actuar na manete de travão. Em travagens fortes nota-se que as pernas flectem menos um pouco.
Mesmo existindo um acréscimo de rigidez, pedalando de pé e em algum esforço, é possível fazer com que os calços raspem nos aros, mas com a Reba esse esforço tem de ser maior.
Devido à rigidez acrescida da Reba, notei que a btt obedecia ligeiramente melhor à trajectória por mim escolhida, principalmente nas mudanças de direcção, onde o conjunto roda/suspensão flectia menos lateralmente.
Comprimento
Já estava à espera de alterações de comportamento devido apenas ao comprimento das suspensões. Sendo a Reba mais comprida, o ângulo da direcção alterou um pouco (diminuiu). A direcção ficou mais estável mas muito mais lenta, tanto a altas como baixas velocidades.
Neste campo tenho de ter em conta que o peso superior da Reba também contribui para uma direcção mais pesada e lenta.
Estas diferenças praticamente se conseguem detectar a olho nú:
Funcionamento
Quanto ao funcionamento pude constatar que a sid absorve melhor as pequenas irregularidades, mesmo afinada para um andamento mais agressivo, tal como gosto. Isto talvez se deva a uma maior fricção por parte da Reba...
Concluindo:
Desta comparação, e torno a sublinhar que para os meus gostos e estilo (XC puro), e para os componentes que tenho (quadro), a sid sai claramente vencedora. A btt fica muito mais ágil e rápida. A direcção perde um pouco de precisão face à Reba, mas o que se ganha em agilidade e rapidez com a SID, compensa claramente.
Próximo passo: Testar uma suspensão de 32mm com 80mm de curso e leve, como por exemplo uma Magura Durin Sl..