FOX TALAS 32 QR15 140mm

Olá pessoal,

Estou a pensar em comprar esta supensão - FOX Talas 32 QR15 para roda 26". Tenho 120mm atrás, mas gosto de dar uns saltos e curtir umas descidas, mas tenho falta de controlo e de curso.

Alguém tem alguma opinião sobre esta suspensão?

Também já me disseram quem, com 120 atrás, não devia ir para 140, mas 120 parece-me curto para lidar com saltos.

O que acham?

Obrigado pelas dicas pessoal.
 

DriveMe

Active Member
Boas.

O mais importante é perceber se o teu quadro é adequado para esses 140.
Pessoalmente, com 120 atrás, não vejo problema em ter mais 20mm à frente, mesmo sem saber marcas e modelos.
Mas isto sou eu. A questão não é tão simples, e não podes ter apenas em conta o curso da suspensão.

Os 20mm extra vão te dar maior gozo e controlo nas descidas.
Mas quer nos saltos, quer nas descidas, acho que o importante vai ser estar afinada par ao efeito, para não esgotares nem "bateres" facilmente.

Já agora, que quadro tens e que suspensão tens?
De que ano é essa Fox?

Cumprimentos,
 
A Fox é nova, mas é de 2013. É do site de bicicletas descontos alemão.
É para roda 26". Podem ir lá espreitar.
O quadro sei que vai bem com os 140 à frente.
A suspensão atual é tipicamente de XC e de cada vez que faço um salto maior, lá oiço o barulho de metal contra metal!
Qualquer dia vão os O-rings pró lixo e a suspensão também!
É mesmo para mudar.

A minha dúvida é ter os 120 atrás (um RockShox gama baixa) e colocar 140 à frente.
Há quem diga que vou ficar com uma bike desiquilibrada e que vou ter imensas dificuldades nas subidas.
Outros, como tu, acham que 120 atrás e 140 à frente é mesmo bom para descer e que por 20mm não vou ter problemas.

Estou à procura de um duplo feedback, quer dessa 32 FOX TALAS 140 FIT RL de 2013, quer da ideia de ter 120/140.

Em opção, também tenho em vista uma FOX já com terralogic. Porém é de 120mm. Já me falaram que o Terralogic é o suprasumo, mas para quem também gosta de uns saltos, 120 não será curto? Ou por ser Terralogic nem me vou preocupar com isso?

Quer dizer... assim já é um triplo feedback.
:cool:


Obrigado!
 

Hardskin

Well-Known Member
E porque não a "Fox 32 Talas 26" FIT CTD 140 Tapered QR15 black" no mesmo site por €379.
Com regulação de curso 110/140. Para subir faz toda a diferença.
Ano 2014, em que foram revistas algumas nóias de que eram acusados.

 

DriveMe

Active Member
Boas.

Não acho que seja fácil dizer que vais ficar com a bicicleta "descompensada", por teres 120 atrás e 140 à frente.
Em papel fica "descompensada", na prática.. acho que não.

A ideia de uma suspensão ajustável é boa. 140 para as descidas, e mantens os 120 para tudo o resto.
Não conheço o sistema da Fox, mas tenho o U-Turn da Rock Shox e já tive o ETA da Marzocchi.
O ETA da Marzocchi deixou saudades (menos qdo, nas descidas, me esquecia de colocar a suspensão com o curso máximo).
O U-Turn da RS dá mais trabalho, mas funciona (apesar de ser diferente da Marzocchi).

Já agora, na RCZ, o modelo que o Hardskin indica está a 316e (penso ser o mesmo).
 
Concordo com o Tininho. Isso tem um limite mínimo e maximo claro que se ficar com mais um centímetro não deverá fazer grande diferença mas convinha saber o quadro ou essas tais medidas
 

Hardskin

Well-Known Member
Não consigo encontrar o review pretendido. Como tal fica este excerto mais sintetisado, relativo às alterações efectuadas nos modelos Talas de 2014.

"The TALAS travel adjust is a new hydraulic system with overall travel and travel difference adjustment. It suffers from far less stiction for an action that’s closer to the fixed travel Float. With the longer negative spring and Kashima coating of the flagship Factory model, it gives a very plush, comfortable and high traction top stroke at lower air pressures.

A firmer mid-stroke damper tune in all three modes – climb, trail, descend – and a more progressive spring than 2013 (and 2012) versions give a much more supportive cornering and braking feel too."

A minha Fox Talas 110/140mm é de 2014 e subtituiu uma Rockshock de 120mmm. Se fosse hoje ainda levava era com uma de 150mm.
Pega lá numa régua e vais ver que 2cm não é assim tanto. ;)

edit: As próprias marcas dão uma tolerância de 2cm para os quadros deles
 
Last edited:
Sim. 2cm não é nada.

Eu sei que o quadro pode levar quer 120, quer 140. Não há problema aí, já conferi com o mecânico da loja aonde costumo trocar as peças (que eu não tenho grande jeito para mecânica! Afino os travões, qualquer coisita nas mudanças e vai lá, vai!! :eek:).

Eu tenho mesmo de mudar a minha suspensão XC.

A questão resume-se essencialmente ao que será melhor para quem gosta de fazer uns saltos, mas não é propriamente um downhiller, até porque me acagaço um bocado nas descidas mais radicais e tou sempre a por o dedinho no travão de trás!!:rolleyes:

Uma FOX com terralogic de 120mm de 2012 ou uma TALAS RL (não confundir com a RLC) de 140mm de 2013?

Obrigado pessoal
 

DriveMe

Active Member
Boas.

Não tenho experiência com nenhuma das Fox (apenas me baseio no que leio), e muito pouco contacto da suspensão que tens.
Acho ficas a ganhar nas descidas tanto com os 120 da terralogic como os 140 da Talas.

Se a Talas permite o ajuste do curso, então essa seria a minha escolha.
Mantinhas o curso que tens atualmente, e usufruias dos 140 nas descidas.

Os 140mm fazem com que a frente da bicicleta fique mais alta. Vai trazer outra confiança nas descidas, e também na forma como vais atacar os saltos. O que é importante.
Como já disse atrás, é também importante que consigas o ajuste da suspensão para que esteja no ponto e que não bata, aquando da recepção.
Por fim, tens de ter em conta a robustez das suspensão. Penso que não é problema, e talvez seja um pco melhor do que a tens actualmente (já agora, se procurares, vês que a suspensão que tens atualmente foi usada por alguns atletas em algumas provas de 4x ou dual, mas isto é outra história).
 

miguelcarromeu

Active Member
Nessas duas suspensões pouca diferença vais notar nos 20 mm. Isto porque as bainhas continuam a ser de 32 mm e é isso que marca a diferença em troços mais técnicos e/ou com saltos. São ambas FIT, portanto, tecnicamente, a gama mais alta (faltando o Kashima). Entre a Terralogic, que dizem ser a antecessora da tecnologia Brain, da Specialized e a Talas, eu escolheria a Terralogic. A Talas tem fama de dar problemas nos ajustes e deixar de fazer o curso todo.

E, sinceramente, pelo que li noutro tópico, és "cliente" de Monsanto, portanto consegues fazer tudo o que por lá há com 120 mm "all round".
 
Miguelcarromeu

A Talas tem fama de dar problemas nos ajustes e deixar de fazer o curso todo.


É uma informação importante. Será por isso que no site de da bike descontos alemão está tão barata? 299 aérios?

E tens razão, enquanto "cliente"
:D de Monsanto, eu consigo fazer tudo com 120mm. Aliás, eu já consigo fazer quase tudo com 100mm, que é a minha!
Só não fazia aquele salto que o rutra deu cabo por falta de "balls"! :cool:

Mas também não consigo fazer um daqueles saltos na descida do Chimarrão, porque, com as raízes antes da rampa, a minha suspensão não me oferece controlo suficiente para ter a velocidade necessária para o realizar.

Aliás, com os olhitos prestes a saltar das órbitas com tanta trepidação, eu já nem vejo a rampa!!
:eek:
 

miguelcarromeu

Active Member
Não sei que salto é esse porque conheço mal Monsanto pelos nomes e localizações. Mas eu também tenho uma Fox FIT 140 RL e por isso te disse que a suspensão não é, nestes termos limitativa; irias notar, como te disse, em bainhas 34 ou 36 (ou 35, no caso da Pike). Esses 2 cms pouca diferença te irão dar ;)
 

luismsm

New Member
Desculpem lá desenterrar isto, mas tou com a mesma ideia...

Na mesma loja já referida, tem uma talas 120-150 26'' em promo, mas tenho medo de dar cabo do meu quadro.
É uma Canyon Nerve AL 26 com 120mm. A ideia era continuar a usar os 120 normalmente, e aumentar um pouquinho para as descidas. Acham que posso ter problemas com o quadro?

Além do quadro tinha de converter a minha roda para eixo de 15mm, mas numa mavic crossride, ainda não percebi se isso é possível.
 

luismsm

New Member
Já perguntei. Só dão garantia do quadro com suspensões de 120.
Custa acreditar que 2/3cm façam tanta diferença, mas a verdade é que as Nerve AM/AL+ parecem ser um pouco mais reforçadas.


Já li algures que dá para retirar o eixo de 9mm das mavic, e que fica com os 15mm, mas não encontrei detalhes. Estive a olhar para as duas rodas e realmente o cubo por fora é exactamente igual, so troca mesmo o eixo.
Numa loja disseram-me que so mesmo a mavic é que pode fazer isso, e que fica caro. Trocar o cubo também não dá, porque a mavic não os vende para evitar falsificações.
Tenho de ligar para o distribuidor para ter a certeza.

Isto de testar uma prova de enduro, só nos faz gastar dinheiro :)
 

Hardskin

Well-Known Member
Segundo o site da Mavic, o modelo de 2015 vem com eixo de 15mm, com a possibilidade de aperto rápido (QR) através dos adaptadores vendidos à parte. É um modelo único para as duas medidas. Penso que em 2014 já era assim.
Em anos anteriores, eram vendidos duas versões destintas para as respectivas medidas de eixo. Ou seja, na versão 15mm sempre foi possível fazer a passagem para QR com os tais adaptadores, já o oposto não o era.
No meu caso, a Crosstrail de 2013 (se não estou em erro), tem eixo de 15mm convertível para QR através dos tais adaptadores.
A forma de confirmares qual é a tua versão é tentando destacar com um alicate (normalmente sai à mão), a peça onde entra o QR. Na imagem é a 1ª da ponta direita. Neste caso é uma imagem do cubo traseiro, mas também se aplica para o da frente.
No caso de ser "peça única", só mudando de cubo.


http://www.mavic.com/wheels-mtb-crossride
- modelo 2015.


Quanto à questão do curso de 120/150 da Talas, há marcas que dão uma tolerância de 2/3 cm e outras que não.
No meu caso tenho uma Talas 110/140 num quadro Rockrider 9.1 (2011). Originalmente era vendido numa montagem com suspensão 120mm e até hoje não tive qualquer tipo de problema.
Não pedi opinião à marca, mas também já sabia previamente que era um quadro feito para ir à guerra e aguentar com alguns abusos.
 

JoaoAM

Member
luis
eu no teu lugar ia para um rockshox revelation rct3 dual position, tens uma no olx à venda penso, que está a fazer 150mm e 120mm
Eu uso uma suspensão como essa, para enduro, e só peca pelos 32, que em trialeiras "treme" toda, para saltos não sinto necessidade de mais
Visto que tens uma bike de trail, podes depois configurar interiormente o curso que queres que a suspensão faça.
As fox talas dão muitos problemas como já te foi dito, eu ia para a rockshox ;)
 
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