Fox F100 RLC

Nuno Prazeres

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Tenho uma Fox na minha SantaCruz Blur XC que coloquei numa revisão numa loja de Lisboa porque os selos tinha naturalmente ido "à vida" com o desgaste.

Até essa altura a suspensão funcionava de forma magnífica porque foi re-montada com novo óleo pelo Bruno ATX quando a pintou. O Bruno fez o "milagre" :shock: de deixar a suspensão melhor do que vinha, mais concretamente conseguiu que ficasse ainda mais sensível e ao mesmo tempo aumentando o curso útil. Penso que tem a ver com a quantidade e viscosidade do óleo utilizado. É um artista em todos os sentidos.

Voltando ao início, passou-se que, para começar, a suspensão me foi entregue pela loja com a pressão a 90 psi (uso 55/60) imagino eu que para acamar os selos, mas não deixei de achar estranho. Reposto o nível original, não só perdeu sensibilidade mas também nunca mais me foi possível chegar sequer aos 85mm (e ela tem 100) mesmo baixando o SAG para 30% ou mais.

Para piorar as coisas, há um par de semanas a perna direita começou a "babar" óleo, primeiro ligeiramente, e agora com mais abundância.

:eek:fftopic:
Quanto ao nome da loja não vale a pena divulgá-lo até porque tem outras qualidades mais louváveis como apoiar atletas que competem, o que vem sendo cada vez mais raro. Apenas nunca mais lá ponho sequer um pneu a encher e digo a quem me pergunta sobre ela objectivamente o que se passou comigo. Também me deram cabo de um cubo que agora fica com o cepo solto bastando para isso tirar a roda do quadro. Mas dizem que é normal...
Enfim... sempre que mexo na bike, a coisa não corre mal mas quando a entrego a outros por achar que não tenho unhas ou ferramenta acabo queimado.
:back2topic:

Questões:
Alguém me pode dirigir para um site onde se aprenda a mudar os selos da FOX?
Será necessária ferramenta específica?
Onde posso comprar o kit de substituição?
É obra para um curioso como eu ou estou-me a esticar?


Não tenho coragem de chatear o Bruno ATX, sempre cheio de trabalho, por isso estou a considerar meter mãos à obra.
 

i_mendes

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Não sei se isto ajuda, mas no site da Bikezone, na parte de Suspensões->Acessórios têm vários kits de retentores. Não sei se é isto a que chamam também de selos.

A fox também têm um site dedicado ás versões de 2007:

http://www.foxracingshox.com/fox_tech_center/owners_manuals/07/eng/2007_om_eng.htm.

Penso que têm lá uma parte a explicar como mudar os selos: 'Seals & Foams Rings'

Mas acho que o que procuras está aqui:

http://service.foxracingshox.com/consumers/Content/Service/Forks/F-Series/F100RLC_F80RLC.htm

Espero ter sido útil.
 

RTC

Super Moderador
O babar de óleo não é muito comum numa Fox com manutenção. Isso acontecia mais nos modelos de 2008 devido a um problema de montagem, situação que o representante corrijia ao abrigo da garantia, mudando as jarras e os retentores.

Agora pergunto: quando te referes aos selos, estás-te a referir propriamente a quê? Aos retentores?
 

Nuno Prazeres

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i_mendes said:
Espero ter sido útil.

:D Útil é dizer pouco. Esse link deu-me confiança para avançar! Não há-de ser mais complicado do que mudar os rolamentos à suspensão de trás da minha SantaCruz.

Resta saber:

que óleos usar (penso que são de dois tipos diferentes) e

onde comprar o kit de retentores a que eu (vejo que erradamente) chamei selos

RTC said:
Agora pergunto: quando te referes aos selos, estás-te a referir propriamente a quê? Aos retentores?

Acho que é dos retentores que falo. No meu fraco entender, se o óleo aparece na perna direita é um problema que ou se deve a riscos/mossas nas jarras (que me parecem não existir) ou então trata-se do retentor desse lado que já não estará a vedar. Isto não me surpreende nada dado a "competência" de quem os montou.
 

i_mendes

New Member
Nuno Prazeres said:
onde comprar o kit de retentores a que eu (vejo que erradamente) chamei selos

No site da Bikezone, na parte de Suspensões->Acessórios têm vários kits de retentores. Não sei é se dá para todas as versões (2007).
 
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