Fox F100 RLC - Problemas com o bloqueio

Nuno Prazeres

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Comprei recentemente uma Fox F100 RLC usada mas em excelente estado.

Montei-a na minha Santa Cruz e já lhe dei um próximo de 200kms de "tratamento".

O ganho de sensibilidade e suavidade face à suspensão anterior (uma Reba Team) é notável mas tenho enfrentado alguns problemas mais ou menos inesperados:

1 - Curso - mesmo com um SAG de 30% (3cm), o último centímetro dos 10 parece inatingível. Dá ideia que a curva de progressividade é excessivamente inclinada no final do curso.

2 - Bloqueio - doi muito ter tido um poplock "à mão de semear" durante um ano e mudar para aquele bloqueio que obriga a largar o guiador, procurar o topo da perna direita e, com as luvas a "empatar", procurar girar um manípulo com menos de 1 cm cerca de 250 graus. Não haverá nenhum artista que tenha inventado um bloqueio remoto para as Fox?

3 - Low-speed Compression - não percebi muito bem o efeito desta regulação a não ser endurecer ou "amanteigar" muito ligeiramente a suspensão mas o pior é que 3 em cada 4 vezes que bloqueio ou desbloqueio a suspensão, acabo por mexer também neste manípulo e depois perco mais tempo a colocá-lo na posição inicial que utilizo (meio-curso = 4 clicks).

Agradecem-se sugestões e comentários relativamente aos 3 pontos acima.
 

Dave

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Bom dia....

Tenho Um RLC de 2008

A minha tem um Sag de 18% meti 90psi de ar e peso 67kg

Em relaçao ao bloqueio daqui umas voltas ja estas habituado, eu tambem passei duma reba Team para uma RLC

E sim tambem me acontece cada vez que mexo no bloqueio mexo na compressao....
 

Nuno Prazeres

New Member
Obrigado!

Eu estou a usar 55psi na minha que é de 2007. Peso mais dois kg do que tu.

Quanto ao bloqueio duvido que me habitue. Nas provas mais planas é típico os grupos "partirem" naquelas rampas curtinhas que se fazem na pedaleira grande. Ora com o poplock o bloquear e desbloquear é quase instintivo e não perturba em nada o andamento.

Sinceramente não me estou a ver numa maratona alentejana a rolar num grupo numeroso na vizinhança dos 25-30km/h e no meio de valas e buracos com um aproximar dum topo, ter que largar o guiador, andar à cata do bloqueio e só depois levantar o rabinho para mandar as 20 bombadas da ordem sendo que depois teria que repetir o processo para desbloquear.

Das duas uma, ou levo a suspenção sempre bloqueada e confio no blow-off nos impactos mais extremos, ou então levo sempre desbloqueada sabendo que as primeiras 4 ou 5 "patadas" vão servir mais para me por a frente da bike a andar para cima e para baixo do que para progredir.

Ao fim duma vintena de situações destas se calhar já fui largado... :(

Qualquer das duas hipóteses é má. No primeiro caso perco a tão afamada super-sensibilidade da Fox e por conseguinte devo esperar as costas mais doridas bem mais cedo, no segundo perco lugares à conta da energia desperdiçada... :cry:
 

Dave

Member
Nuno Prazeres said:
Das duas uma, ou levo a suspensão sempre bloqueada e confio no blow-off nos impactos mais extremos

Por acaso eu nas maratonas e treinos, ando assim com isso afinado, Bloqueio a suspensao, meto a compressao no minimo e afino o threshold.. Ate agora estou me a dar bem.

Mesmo as descer acima dos 40km/h tiro a mao do guiador, para bloquear ou desbloquear, é mesmo questao de habito...
 

track

New Member
Boas,

Ressalvando as diferenças pois tenho uma float 120 RL, sinto mesma dificuldade do Nuno, aliás a história de tirar a mão do guiador para desbloquear a suspensão para uma descida já me valeu uma valente cambalhota :cry: o que vale é que não ia a 40 km's/h, realmente um bloqueio remoto dava jeito, pode ser que a Fox um dia pense nisso ou então algum concorrente pois facturava mais uns €€€€€

Peso 67 Kg e uso a pressão igual ao peso ou seja 67 psi, possivelmente passando esta altura das festas vou ter que aumentar 2/3 psi :lol: o que me dá um sag de 30 mm (25%) e com difuldade chego aos ultimos 2/3 cm; Já experimentei baixar a pressão mas fico com frente demasiadamente mole o que nas descidas mais inclinadas não dá muito jeito pois fica com tendência em levantar muito a roda de trás; ainda ando à procura da melhor afinação.
 

Nuno Prazeres

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Exacto!!!

Mais sag e às tantas a geometria da bicicleta altera-se tanto que equivale a uma caderneta inteira de passagens aerias sobre o guiador... :shock:

Na prática as Fox Float de 120mm (pelo menos as mais recentes) como que se equivalem às Rockshox de 100mm em curso porque, do ponto de vista de utilização, só numa situação limite (que no meu caso tarda em aparecer) se chegam aos últimos 20mm.

Deve ser por isso que a GT tem 100mm atrás nos quadros Maraton de 2008 mas agora passou a usar Fox Float de 120mm à frente apesar dos quadros manterem a geometria de 2007. Espertinhos os engenheiros da GT...
:wink:

Cheira-me que num destes próximos dias vai aparecer à venda aqui no fórum uma Fox Float 100 RLC de 2007 em estado impecável :wink: e lá volto eu à Reba Team que é muito menos sensível, mais pesadota mas ao mesmo tempo muito mais funcional para o meu estilo de utilização.
 

koalaboy

New Member
Boas!

Penso que a questão do bloqueio é uma questão de hábito como já aqui foi dito. Eu também faço competição e treino quase a 100% no PNSAC, com muita pedra, e consigo bloquear e desbloquear a minha F100RLC '07 sem sustos ou atrapalhações, e não sou nenhum fora de série nem me considero melhor que ninguém!, por isso, acredito que seja só uma questão de hábito (ou falta de hábito!!!) :).

E trocar um funcionamento melhor por um bloqueio no guiador parece-me andar para trás no processo evolutivo das coisas... não se perde tempo com o bloqueio, mas perde-se tempo a descer por menos confiança, pelo peso a mais, pelo desconforto, etc, etc, etc...

Continua a habituar-te e vai postando as tuas impressões!

Cumprimentos e boas pedaladas!!!
 

Nuno Prazeres

New Member
E trocar um funcionamento melhor por um bloqueio no guiador parece-me andar para trás no processo evolutivo das coisas... não se perde tempo com o bloqueio, mas perde-se tempo a descer por menos confiança, pelo peso a mais, pelo desconforto, etc, etc, etc...

O tema não se esgota no bloqueio. Há também a questão do curso efectivo que por ser menor do que o da Reba de 100mm que usava antes também representa um andar para trás. Para mim esta suspensão na prática só tem 80mm.

Estive a ver mais coisas sobre o assunto e vai-se a ver também a Lapierre passou em 2007 a usar Fox Float de 120mm nas maratonistas de 100mm atrás.... Lá terão as suas razões.

Este fim de semana vou dar-lhe outra oportunidade mas cada vez mais me parece que as vantagens sobre a Reba não são suficientes para compensar as desvantagens, pelo menos para o meu estilo de utilização.
 

koalaboy

New Member
Boas Nuno!

Em relação ao funcionamento, as Fox são conhecidas não só pelo seu funcionamento tipo "manteiga", mas também pelo facto de afundarem bastante, eu na minha também me acontece o mesmo. Curiosamente, a minha suspensão que é de 100mm, não os faz na realidade, faz apenas 90mm. Dei-me ao trabalho (já nem sei porquê...) de lhe tirar o ar todo para ver até onde ela ia - os retentores ficam a cerca de 5mm da coroa - medi o curso que fazia, e surpresa, só 90mm. Na altura fiquei aborrecido, mas na conversa com outros colegas de mato, observámos que não havia duas suspensões que fizessem o mesmo curso, mesmo de outras marcas. Tenho 65kg, e uso o equivalente em psi na suspensão, e acredita que já a esgotei, mas foi apenas em situações limite, do género "já está, chamem o INEM... estou vivo!!!não caí!!! maravilha!!!". Habitualmente, dos 90mm uso 70/80mm, considero os últimos 10mm de recurso para emergências, e também, em motivos técnicos, servem para preservar a saúde da suspensão.

Em relação à habituação ao bloqueio, não me parece que seja em apenas mais uma volta que te vais habituar. Curiosamente, as de 2008 já têm o botão de bloqueio mais alto...

Boas pedaladas!!!
 
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