Fotos só porque sim.

kanoysta

Member
Boas hardskin. Obrigado
Eu conheço a zona. Costumo andar algumas vezes por aí mas tens aí fotos de sítios que não reconheço. queria fazer outras variantes da zona porque opções não faltam
Esta foi a que gostei mais: https://www.strava.com/activities/284349628

O original era este: http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3955605
Fiz uma alteração forçada por causa de um prova de motas e outras porque já conhecia o caminho.

Editado: o percurso original nao era o que tinha posto
 
Last edited:

Hardskin

Well-Known Member
kanoysta, neste momento tenho o álbum com essas fotos, disponível ao público no meu facebocas.
Cada uma tem as coordenadas do ponto de disparo. Talvez isso te ajude a formar um track se assim o desejares.

https://www.facebook.com/paulo.simoes.58173000/media_set?set=a.1684021511843410.1073741953.100007067321773&type=1


Depois de te dar resposta aqui, fui ao face e tinha uma mensagem de um gajo com insónias a pedir-me o aval de um esboço de track feito no Earth para fazermos amanhã de manhã se as condições meteorológicas tiverem de feição.
Terá à volta de 40km, com inicio e final em Palmela, embora partamos da Lousã.
A ideia era eu ser o guia sem Gps visto ele não conhecer a zona, com a exepção do Germanelo onde já o tinha levado.
Mas já que conheces os dois pontos essenciais do percurso não será muito do teu interesse.
 

kanoysta

Member
obrigado vou ver onde são as fotos que não reconheço.
até me juntava a vocês mas este fds não estou por esses lados. mesmo conhecendo a zona, tem sempre caminhos que ainda n andei. isso tem 1001 opções e todas elas muito boas, na minha opinião.
 

Hardskin

Well-Known Member

Saída da Lousã já depois das 10h, muita chuvinha, temperaturas abaixo dos 7º e o sol que nunca apareceu.
Mesmo com as voltas trocadas ainda fomos ao Germanelo. Era a estreia para um.
Ainda assim foram 65km, 95km para os estarolas que pedalaram desde Poiares.


 

Hardskin

Well-Known Member
SeteGu, esta passagem aérea pertence a um trilho que não faz parte de qualquer guia dos Centros Btt da zona segundo a informação seguinte:
http://www.cm-mirandadocorvo.pt/pt/1970/btt.aspx#prettyPhoto/0/
http://aldeiasdoxisto.pt/sites/default/files/pathways/2711/Mapa_Centro de BTT_Ferraria.pdf

Mas pode ser encontrado neste ficheiro zip como "DH Vila Nova" na pasta Enduro.
http://cms.cm-mirandadocorvo.pt//up...Concelho/Turismo/Centro_BTT/Percursos BTT.zip

Penso ter sido construído pelos "Abutres" de Miranda do Corvo e esta passagem já foi incluída na maratona Btt organizada por eles anualmente.
http://www.abutres.net/abutres/



 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Como já referi e do que tenho visto, por esses lados, parece haver muito bons sítios para pedalar. Por isso aproveito para salutar a iniciativa de colocar os track´s das voltas (últimas 2). Um dia que vá para esses lados já me vai dar material para fazer um. Isto apesar de já ter a subida/descida ao castelo de Trevim de baixo de olho.

Agradeço a informação. :yeah:

Pois... isso também me parecia um pouco hardcore para pertencer a um centro de BTT mas... nunca se sabe.

Assim a olho essa rampa parece puxadinha... não sei se a conseguiria fazer ou não. Aqui há umas 2 ou 3 semanas ainda arranhei um ombro ao tentar descer uma (mais pequena) mas com cerca de 45º (medidos depois por mim com o telemóvel :) ) porque para além de já ser inclinada tinha uma espécie de cova ligeira no final e com o impacto saí disparado da bicicleta. :)

Por curiosidade chegaste mesmo a descer pela rampa? Que tal?
 

Hardskin

Well-Known Member
SeteGu, não descer era como ir ao Vaticano e não ver o Papa! A única preocupação é ter que curvar logo à esquerda. :)
A dificuldade veio a seguir ao acumular 900m em menos de 15km! :eish:
Quando referes o Castelo do Trevim, essa é a denominação no Google Maps :confused: para o o ponto mais alto da Serra da Lousã (+/- 1200m). A verdade é que o que lá está é o velhinho retransmissor RTP. Na elevação ao lado, situa-se o Stº António da Neve e o Aeródromo do Coentral (desactivado) sensivelmente à mesma altitude.

Como faço sempre o reconhecimento dos trilhos por onde passo depois de cada volta e devido à simplicidade e facilidade do GPSIES, comecei a fazer os tracks manualmente.
As minhas saídas são sempre feitas à descoberta e como tal seguir estes tracks não é aconselhável aos pouco aventureiros devido aos "precalços" encontrados e ao erros do traçado manual.

É curioso notar que um mesmo track (1º track) feito manualmente, difere em km e acumulado quando aberto em "serviços" diferentes e em comparação com o velocímetro com medição barométrica.
As conclusões e ilações ficam ao vosso critério.:D

Medição do velocímetro: 64km / 1410m+
Wikiloc: 63,83km / 1481m+
Gpsies: 60,317km / 1384m+
Google Earth instalado no PC: 59,8km / 2549m+ :zezus:




Kanoysta, eu é que agradeço a atenção. :yeah:

Boas pedaladas! :cheers:
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
SeteGu, não descer era como ir ao Vaticano e não ver o Papa! A única preocupação é ter que curvar logo à esquerda. :)
Verdade :)

Sim... os track´s serão mais como "linhas de orientação". Isto porque quando vou pedalar a uma zona que desconheço gosto, muitas vezes, de ir direto aos locais/trilhos que me parecem de maior interesse... e essa, para mim, é a vantagem do GPS... além de também poder partilhar um ou outro local interessante da minha zona com outros bttistas.
Porque se for pedalar "ás cegas" o mais provável é passar ao lado das zonas mais interessantes.

Claro que na minha zona é muito raro usar GPS... e aí gosto de pedalar à descoberta... aliás também já descobri muitos trilhos interessantes assim. Mas até assim acho o GPS interessante porque usando o openstreet map (por exemplo) posso descobrir e ir pedalar para um ou outro trilho aparentemente interessante que me tenha passado ao lado.

Quanto ao acumulado e as diferentes plataformas é verdade... cada uma calcula um valor diferente: o GPSies tende a dar um valor de acumulado menor, o sportstracker um valor de acumulado mais elevado e o strava nem sei (raramente uso) mas também dá um valor diferente do que o conta-kms me indica.
Já li que supostamente tem de se usar um software para corrigir previamente o track (que poderá ter alguns pontos sem sentido que depois os programas usam (ou não) para fazer os cálculos) mas sinceramente nunca experimentei...

Continuaçao de boas pedaladas
 

quileptor

New Member
Caro SeteGu, se me permites, antes de atacares a Lousã existe entremeio um pequeno monte chamado de Sicó!!! Aconselho que venhas conhecer, depois, se eventualmente não estiveres farto de trilhos, partes à descoberta da Lousã!! :p
 

quileptor

New Member
Desconhecia este tópico. Obrigado pela partilha Hardskin, é sempre com bom agrado que vou até ao S Joao Deserto, Gondramaz, Lousã e seus trilhos (conheço poucos)! Vou seguir as reportagens!!
 

SeteGu

Active Member
Claro que permito quileptor e até agradeço. Esse nome realmente não me é nada estranho...

O "problema" é sempre escolher para onde ir... há uma infinidade de locais que gostaria de conhecer a pedalar... fora os que já conheço mas gostaria de revisitar/conhecer melhor. E ainda dizem que Portugal é pequeno (e isto falando apenas de Portugal :) )...
 

Hardskin

Well-Known Member
quileptor , eu é que agradeço o feedback! :D

Só uma achega. Reduzires o Sicó a somente um monte é pouco tendo em conta que esse maciço será a meu ver e sem desprimor, a parte mais desinteressante devido a ser uma formação rochosa explorada por duas enormes pedreiras onde a paisagem é pouco mais que antenas de transmissão, eólicas e vegetação rasteira coberta de pó branco.;)

O Sicó é toda uma região com paisagens magnificas da qual vou dando a conhecer neste mesmo tópico e que visito frequentemente.

http://www.terrasdesico.pt/territorio.php

Serra de sicó
https://www.google.pt/maps/@39.9190565,-8.5640215,6979m/data=!3m1!1e3
 

quileptor

New Member
A serra da Sicó (ou do Sicó, como queiram) fica em Pombal, tem estação de comboio. Já a Lousã ou Miranda do Corvo, só de transporte próprio. Na Sicó, sendo um maciço calcario (segundo maior do país), abunda a pedra, mas os trilhos esses são brutais. Como conheces minimamente a serra d´Aire e Candeiros, por cá é parecido mas os spots estão mais proximos!
Um dia que queiras vir visitar, apita ;)
 

Hardskin

Well-Known Member
Embora a linha da Lousã esteja temporariamente desactivada (sabe-se lá até quando!:mad:) continua a existir comboio até Coimbra e autocarros de substituição para a Lousã onde podem ser transportadas as bikes.
Os trilhos da Serra do Sicó são óbvios na sua existência daí não os ter mencionado mas que já são meus conhecidos e sem dúvidas "brutais". ;)
 
Top