[Foto-Report] 2 tugas à conquista da Via Francigena

jsoares919

New Member
Como prometido aqui vai um relato com algumas fotos da nossa ultima travessia.

Dia 1 - (Col Gran San Bernard - Aosta)

Depois de algum tempo de preparação de mais uma travessia, desta feita pela pátria de Leonardo da Vinci, que pela pouca informação disponível requereu bastante pesquisa de modo a conseguir programar as etapas, dedicamos também algum tempo a obter alguns conhecimentos d língua já que para nós era pouco mais que desconhecida, no meu caso pesquisei alguns sites onde disponibilizassem alguns cursos assim como consegui um suposto curso de italiano, que depois de "devidamente adquirido", se mostrou ser parco em expressões idiomáticas mas rico em gemidos, monossílabos e linguagem corporal, já que se tratava de um filme xxx, depois de visualizado o conteúdo, não achei assim tantas diferenças com o lusitano :mrgreen:

Por fim chegou o dia da partida e lá partimos num fim de tarde chuvoso e após largas horas ao volante em que tivemos de atravessar a Península Ibérica, a Gália em que fomos presenteados com chuvadas dignas do dilúvio, arvores derrubadas, ventos fortes e estradas cortadas, o que nos atrasou várias horas, quando já extenuados avistamos ao longe o acesso as terras de Júlio César, onde para ser possivel entrar nos seus territórios tivemos de pagar tributo.

Por fim, após uns ultimos quilómetros a subir serpenteando montanha acima lá chegamos ao ponto inicial da nossa aventura pelas 15h.

vf11.jpg



Com um frio de rachar lá começamos a pedalar

vf12.jpg



Ao fundo S. Bernard a indicar-nos o caminho
vf13.jpg


Encosta abaixo onde as paisagens são de cortar a respiração
vf14.jpg

vf15.jpg

vf16.jpg

vf17.jpg


Os primeiros degraus
vf18.jpg


vf19.jpg


Passados alguns, poucos quilómetros, o primeiro precalço, um voo por cima da bicla e costelado mesmo em cima de urtigas :shock: foi uma tarde toda no coça, coça.

Indicações da Via Francigena estão em vias de extinção, depois do encontro com aquelas ervas demoníacas foi a vez de furar e nem o slime me valeram, decidimos por isso pernoitar em Aosta de modo a reparar a roda, resolvemos tomar algo de modo a retemperar algumas forças e deste modo tivemos o nosso primeiro contacto com os preços praticados por estas bandas, UMA ROUBALHEIRA!!! Depois de sermos expoliados começou a nossa saga para encontrar alojamento, a indicação que tinhamos estava errada já que onde supostamente existiria um albergue era afinal um prédio normalissimo com andares habitados :shock:, lá tivemos de procurar um hotel para pernoitarmos, onde nos foi dada a morada de uma loja de bikes que nos poderia resolver o prob.
 

PedroPadinha

New Member
Re:2 tugas à conquista da Via Francigena

Bem..nunca tinha ouvido falar desta travessia, mas seduziu-me, já que ainda não existe nada em mente para o próximo Verão :mrgreen:

Como é que se orientaram com as setas em extinção ? Existe track GPS?
Qual a % de offroad que fizeram? É grande parte em zonas rurais?

Abraços, e parabéns.

(Já chega de Caminhos de Santiago.. :lol: eu que diga que estou a fazer o rescaldo do Francês.)
 

Psam76

New Member
Re:2 tugas à conquista da Via Francigena

PedroPadinha said:
Bem..nunca tinha ouvido falar desta travessia, mas seduziu-me, já que ainda não existe nada em mente para o próximo Verão :mrgreen:

Como é que se orientaram com as setas em extinção ? Existe track GPS?
Qual a % de offroad que fizeram? É grande parte em zonas rurais?

Abraços, e parabéns.

(Já chega de Caminhos de Santiago.. :lol: eu que diga que estou a fazer o rescaldo do Francês.)

Boas Pedro,

Para responder à tua 1ª pergunta: as setas são de facto inexistentes quando se inicia o períplo mas à medida que te apróximas de Roma tornar-se-ão mais visíveis e acima de tudo mais no chão :mrgreen:. Daí o GPS ser um aliado de peso ......
até porque todo o traçado existe na integra na net.

Quando ao terreno propriamente dito podes contar com 90% em OFF-ROAD, onde passarás por zonas rurais e desérticas :twisted: :mrgreen: ....

Mais informaçoes serão aki publicadas

Psam76





Pa
 

Myrage

New Member
Re:2 tugas à conquista da Via Francigena

Agora que estou mais para o Pedal na sua versão "Indoor" estas imagens irão servir para me libertar do "Kintal" de 15m2....

Gostei bastante :wink:

Parabéns
MY
 

Psam76

New Member
Re:2 tugas à conquista da Via Francigena

Calma, calma.... Todos os dias haverá um novo post ... ou não :oops: depende do Jsoares919
 

quimis

New Member
Re:2 tugas à conquista da Via Francigena

Grandes Jsoares919 e Psam76 :!:
Excelente report que estão a iniciar, ao nivel a que nos habituaram ca no Forum :wink:
Por vossa culpa ha 15 dias fiz parte da Via de la Plata :lol:
Agora fico a aguardar pelo resto desta vossa aventura :wink:

Grandes pedaladas :!:
 

jsoares919

New Member
Re:2 tugas à conquista da Via Francigena

Dia 2 - (Aosta - Hône) 66Km

Saímos pelas 8h e depois de tomado o pequeno almoço fomos em busca da dita oficina, chegados à porta verificamos que se encontrava ainda fechada, ao dar uma vista de olhos pelas biclas em exposição (a maioria de pisa alcatrão), deparamo-nos com o horário que informava que à Segunda-Feira~é dia de ficar na caminha e apenas aparecer da parte da tarde :( a solução encontrada foi colocarmos uma camara com slime e seguir viagem.

Após esta operação lá partimos por esta região que confina com os gauleses e helvéticos onde no cimo das montanhas se avistam as chamadas neves eternas
vf21.jpg


As paisagens são simplesmente deslumbrantes, de vez em quando escutavámos o murmúrio contínuo e monótono de uma cascata, que derramava a sua frescura pela vegetação.
vf22.jpg

vf25.jpg

vf26.jpg

vf27.jpg

vf28.jpg


O nosso almoço foi num snack que encontramos pelo caminho, felizmente que por estes lados o francês é falado pela maioria das pessoas, porque realmente aquele curso de italiano que visualizei não me estava a servir de muito :mrgreen: e para ajudar à festa o dicionário ficou esquecido no carro :oops:

Por vezes onde supostamente deveria existir um trilho, era apenas mato e silvas
vf23.jpg


ou então ficavamos na dúvida se o que estavamos a praticar era btt ou se era trekking
vf211.jpg


ou mesmo alpinismo
vf210.jpg


outras vezes existia este tipo de obstáculos
vf24.jpg


vejam bem a qualidade deste túnel que fomos obrigados a passar, eu senti-me uma autêntica minhoca :D
vf29.jpg


Resumindo o dia foi um subir, subir, subir e descer, descer, descer,como já se fazia de noite, os últimos 3km foram feitos por estrada. Onde mais uma vez pela ausencia de albergue tivemos de optar por Hotel.
 

jsoares919

New Member
Dia 3 - (Hône - Vercelli) 91Km

O dia amanheceu fresquinho, por isso nada melhor para iniciar a manhã com uma sessão de alpinismo em que as pedras húmidas, devido ao sol que aquecia timidamente ainda não ter conseguido expulsar o orvalho, o que dificultava a progressão.

vf31i.jpg

vf32.jpg


Mas nada que afectasse a boa disposição (Este veículo que Psam76 tentava conduzir com toda a perícia, serve para transportar as uvas pela encosta abaixo)
vf33.jpg


Começamos a libertar-nos dos bosques e a entrar em terras de cultivo, tornado-se mais plano à medida que ia decorrendo o dia.
vf35.jpg

vf34.jpg

vf36.jpg

vf36.jpg


Este dia a nível de sinalização é para esquecer e até mesmo com ajuda do GPS nos enganamos um par de vezes, uma queda ou outra para quebrar a monotonia de andar sempre em cima da bike, este foi um dia que acabou com um piso bastante rolante.

vf39.jpg


Chegada ao destino deste dia
vf310.jpg


Como habitualmente após a chegada ao destino demos início ao nosso ritual de encontrarmos sítio para pernoitarmos, a primeira tentativa, num seminário, resultou num NÃO bem forte e autoritário que não deixou duvidas o quanto eramos bem vindos.

Estávamos nós a inserir a morada do próximo albergue no gps e a telefonar para o mesmo quando de repente, ao meu lado surge um veículo com o condutor a perguntar se éramos peregrinos, ao que respondi afirmativamente, explicou-me que fazia parte dos amigos da Via Francigena e que tinhamos sítio onde pernoitar, lá fomos e quando chegamos verificamos que era um antigo convento que nos dias que correm abrigava pessoas com dificuldades várias, quando chegou a hora o jantar partilharam o jantar connosco e mais 3 peregrinos. Agora sim começo a sentir o espiríto peregrino.

Mais avançavamos e mais nos apercebíamos que os italianos não viam com bons olhos os estrangeiros/turistas, teoria confirmada em conversa com os 3 peregrinos (2 franceses e 1 italiano a residir em França) que pernoitavam também neste albergue. A excepção foi esta noite.
 

jsoares919

New Member
Dia 4 (Vercelli - Pavia) 92Km

As manhãs continuavam fresquinhas, ao sairmos do convento reparamos numa situação que nos levou a duvidar se os italianos seriam um povo de brandos costumes, parou mesmo a nossa frente um carro com 2 carabinieris que se preparavam para fiscalizar alguns veículos e antes de começarem a impor a autoridade colocaram um colete anti-bala :shock:

Tomamos o pequeno almoço na cidade e ao contrário do que algumas pessoas apregoam, o café italiano não é nada de especial (ai que saudades de uma bela de uma bica em Portugal), outra questão que me vem assaltando desde o início é, será que esta gente paga imposto cada que vez que sorri? É impressionante os semblantes carregados que vêem, não existe um sorriso.

O dia continua bastante rolante em planícies onde predominam os estradões de terra batida o que nos permitia avançar com facilidade
vf41.jpg


Dava para tirar fotos a alguns monumentos
vf42.jpg


Até que de repente nos surgiu isto
vf43.jpg


Um enorme pântano que nos ameaçava engolir se nos descuidássemos e ousássemos colocar um pé nos seus domínios enquanto que o coachar das rãs era uma autêntica sinfonia.
vf44.jpg


Tivemos também alguns sobressaltos, já que esta zona estava infestada de caçadores e digamos que pedalar enquanto se ouvem tiros não muito longe, não será das coisas mais agradáveis.

O terreno manteve-se plano durante todo o dia, se bem que alguns quilómetros foram percorridos em cima de erva o que dificultava um pouco
vf45.jpg


Descansar um pouco já que a temperatura estava bastante alta
vf46.jpg


Os últimos quilómetros foram feitos ao longo do rio, onde para além de servir para divertimento e pesca, também servia para
vf47.jpg

Isto sim é qualidade de vida, não se gosta dos vizinhos é só levantar âncora e bye bye.

vf48.jpg


Ao chegarmos a Pavia pelas 17h toca a colocar a morada do provável local de pernoite, lá fomos e tocamos a campaínha...

Adivinhem a resposta.

NNNãããooo, se que desta vez com uma variante, disseram que já não prestavam esse tipo de serviço, telefonámos para a 2a opção, resposta... Invariavelmente Não, a hospitalidade italiana no seu melhor.

Lá fomos percorrendo a cidade em busca de um hotel, mas infelizmente era dia de uma convenção estava tudo cheio, após fazermos uma visita a tudo quanto é hotel, resolvemos ligar novamente para o dito convento, julgavamos que explicando a situação e sendo uma casa de caridade nos dariam guarida, pois, pois, nem pedindo apenas chão para colocarmos os nossos sacos cama nos permitiram... :(
Numa palavra VERGONHOSO.

A medida que a noite se fechava e nós sem local para pernoitar, ponderamos a opção de encontrar um local onde fosse possível colcoar os sacos cama, quando em frente à cabine telefónica onde estavamos estava uma placa publicitária de um hotel, enquanto telefonavamos, um indivíduo com aspecto pouco recomendável mostrava-se bastante interessado na nossas biclas, optei por aproximar-me mais delas e lá optou por ir embora. Seria também um bttista? :roll:

Aleluia, lá conseguimos um quartito, só que o hotel ainda ficava a 8Km do local onde nos encontravamos, coordenadas inseridas no gps e lá vamos nós. Chegados ao dito, toma 97€ por uma noite...

Depois da retemperadora banhoca, lá fomos em busca da janta, um restaurantezito ao lado do hotel onde serviam pizza a metro, quando veio a conta apercebi-me que por aqui assim que o cliente se senta está logo a pagar 2€ por cabeça, o chamado coperto.

Após o jantar recolhemos ao nosso quarto e a medida que vagueava pensativamente do início até ao fim do meu dia, tentava construir na minha mente o que mais nos iria acontecer.

P.S. O vinho italiano pode ter muita fama mas não troco pelo lusitano.
 

jsoares919

New Member
Dia 5 - (Pavia -Piacenza) 76Km

Dava impressão que os Deuses do Olimpo estavam contra nós, não querendo que chegássemos a bom porto.

Depois de tomado um faustoso pequeno almoço lá partimos, o dia estava ameno, mas que diabo será que não exista um dia com céu azul? Sempre cinzento mesmo quando está calor.

Parecia que finalmente iria ser um um dia calmo para dar ao pedal, tirar umas fotos já que o trilho aparentava ser bastante plano.
vf51.jpg


Nesta igreja 2 habitantes já de alguma idade vieram perguntar-nos de onde eramos, para onde íamos e ao terem conhecimento da travessia que estavamos a fazer e não sendo por alcatrão, que muito os intrigou, um deles confessou que se fosse mais jovem nos acompanharia.
vf52.jpg


Lá seguimos viagem com facilidade, de modo a ir saboreando a paisagem.
vf54.jpg

vf53.jpg


A sinalética começa a ser mais numerosa,
vf55.jpg


Se bem que este povo tem um sentido de humor no mínimo duvidoso, isto porque parecem ter um passatempo que é: ou arrancam as placas de sinalização da via ou então viram-nas noutro sentido :shock:

Ao chegarmos a uma aldeia em busca de água para nos abastecermos perguntamos a uma habitante por água potável ao que respondeu que não existiam fontenários que teríamos que comprar, mas aquela hora estava tudo fechado, então a bondosa senhora foi a casa dela buscar uma garrafa de água mineral e outra de água com gás, fresquinhas, que nos ofereceu eu bem tentei pagar mas a senhora recusou receber. Afinal ainda existem alguns italianos bondosos.

vf56.jpg


Reparem bem nos quilómetros que faltam, não me augura nada de bom este número.
vf57.jpg


A nossa ideia era seguir o caminho original onde aqui teríamos de apanhar um barco-taxi de forma a atravessar o rio
vf58.jpg


mas como não existia nenhum nem horário decidimos ir pelo caminho alternativo.
vf59.jpg


Finalmente meta à vista, parecia que íamso chegar cedo de modo a visitar a cidade, ao chegarmos a cerca de 2km começam a surgir placas de trabalhos na via e trânsito cortado, julgávamos que de bike poderíamos passar, mais uma vez engano. Não se podia passar, fui perguntar como se poderia entrar na cidade e a resposta foi.
- Apenas pela auto-estrada ou de comboio – E indicação foi dada com uma simpatia que só visto.
Pedi indicação de como chegar a estação de comboio e resposta – Não sei! :shock:

Ainda pensamos em ir por auto-estrada, ms manter os 40KM/h assim carregados não seria fácil e poderíamos ser multados por ir abaixo do limiar permitido por lei :mrgreen:

A meta ali tão perto, ali à mão de semear e ao mesmo tempo tão longe.

Lá fomos a aldeia mais próxima perguntar e informaram-nos que a estação era a cerca de 9Km, mais uns quilómetros a pedalar e a cerca de 4 Km uma estação, pensei todo contente que não teríamos de pedalar tanto, entrei e parecia um campo de treino da Al Qaeda, tudo destruído. Seguimos e ao chegar tivemos que comprar 4 bilhetes, um para cada um de nós e outro para cada bike…

Depois de uma curta viagem na qual tivemos de ir a segurar as bikes por não encontrar-mos sitio para as cololcar, chegamos à cidade.
vf510.jpg


Telefonar para o albergue e a resposta foi:

SIM

ALELUIA, ALELUIA, o albergue situava-se um pouco fora da cidade e era nas traseiras de uma igreja, felizmente o sino parou de tocar as 20h.
vf511.jpg


As indicações que tínhamos era que nestes albergues o donativo é bem vindo, mas não é bem assim, foi-nos informado que ao entregarmos a chave de manhã o donativo teria de ser de 10€ cada um.

O próximo que me disser que em Portugal se conduz mal leva uma descompostura, é impressionante por estes lados dá impressão que ganham pontos se atropelarem alguém nas passadeiras é um autentico suicídio, outra situação é está o semáforo vermelho os carros todos parados a espera do verde, de repente quando se apercebem que o boneco do peão fica vermelho há um outro Chico esperto que sai da fila uns 3 ou 4 carros atrás e ultrapassa tudo e todos de modo a passar a frente, só visto. É de bradar aos céus.
 

jsoares919

New Member
Dia 6 (Piacenza - Fidenza) 61Km

Depois de uma retemperadora noite de sono, partimos em direcção à cidade prara tirar umas fotos, já que tudo indicava que seria um dia fácil, assim aproveitamos para dar uma vista de olhos pela cidade.

Por aqui as pessoas já se mostram mais informadas e interessadas pela via francígena, tivemos direiro a parabéns e tudo. :)

A viagem prosseguia ora por alcatrão ora por terra batida, mas tudo sem grande dificuldade, com o verde das terras sarapintadas de vermelho, nunca tinha visto tanto tomate, tudo corria lindamente até que... obras na estrada o que tinha levado a cortar o trilho, lá tivemos de levar as biclas à mãa um bocado e contornar.
vf61f.jpg

vf62.jpg


Após este pequeno precalço o dia decorreu calmo
vf63.jpg

vf64.jpg

vf65.jpg


O que nos permitiu chegar a Fidenza
vf66.jpg

a horas decentes de modo a possibilitar visitar um pouco a cidade.


Aqui fica situada a sede eurpeia da via francígena onde para além de carimbarem as nossas credenciais nos tiraram uma foto para colcoar na revista :)

Indicaram-nos um albergue onde poderíamos pernoitar, era um convento de frades, depois de nos instalarmos e refrescarmos, lá fomos em busca de uma oficina de bikes para tentar resolver o prob, nada feito, no passado poderiam ter sido o povo que dominou o mundo, inventou a agua canalizada, as calçadas, etc mas hoje em dia a nível de bikes de btt são uma nulidade, tubeless é para esquecer, câmaras com slime, idem

Praça principal da cidade
vf67.jpg


Realmente são um povo que anda bastante de bicicleta então nestas terras mais planas existem imensas, só pasteleiras e muitas com bastante ferrugem (o furor que eu faria por estas bandas com a minha yéyé) e então a nivel de cultura geral vai lá vai, muitos julgam que Portugal faz parte de Espanha, estes energúmenos.

Até nos gelados são uns unhas de fome do caraças, caros e bolas minúsculas a roçar o irrisório...

Outro aspecto no qual reparamos é que não existem mendigos, mas também não admira com a generosidade desta gente, os desgraçados morriam todos com os dentes arreganhados.

Depois de jantar recolhemos aos nossos aposentos, cada um no seu, a agradecer aos deuses por finalmente um dia calmo e sem grandes incidentes.
 

jsoares919

New Member
Dia 7 (Fidenza - Pontremoli) 93Km

Iniciamos o dia pelas 7h30 envoltos num manto diáfano de nevoeiro que o sol da manhã tentava em vão dispersar, resolvemos tomar o pequeno almoço na povoação seguinte, só que a povoação seguinte tardava, tardava e quando ao longe surgiu e eu julgava que poderia mitigar a larica que já me assaltava, o único tasco desta aldeia apenas tinha café... no que resultou tomar um pequeno almoço perto da hora de almoço.

Acabaram-se as planicies onde as bikes deslizavam com facilidade e entramos numa região onde as colinas se sucediam umas as outras todas pintadas de verde aqui e eali recortadas por trilhos de terra batida
vf72.jpg

vf71h.jpg

vf73.jpg


Nesta zona os habitantes estão tramados, não podem praticar um dos seus passatempos preferidos que é deslocar as placas da via :)
vf74.jpg


Um dos habitantes mais simpatico que encontrei em todo o caminho
vf77.jpg


A nossa tarde foi preenchida com sobe, sobe, sobe... e desce em cima da bicla, por vezes esta servia-nos de cajado :mrgreen:
vf79.jpg


vf75.jpg

vf78.jpg


Como o pequeno almoço já tinha sido a algumas horas decidimos tomar umas belas de umas sandochas num bar com o mesmo nome dado a esta região, na qual encontramos alguns tipos a praticar downhill.
vf76q.jpg


Outro aspecto curioso é que quando existe um casamento eles colocam cartazes ao longo das estradas a divulga-lo, assim como nestas estradas que serpenteiam colina acima quando acontece um acidente com vitimas mortais colocam um pilar com foto, nome e data.

Ao chegarmos ao nosso destino desse dia,
vf710.jpg

havia uma festa tipo tasquinhas, bem pensamos em dar uma volta por lá ms, por volta das 20h toca a fechar tudo…

Dirigimo-nos ao convento para pernoitar e toquei a campainha, daí instantes uma voz perguntava o que queria, expliquei que era peregrino e queria alojamento, resposta do monge, já não fazemos. Tentei perguntar onde nos poderíamos dirigir para encontrar mas ele já tinha desligado o intercomunicador. Ou seja a hospitalidade italiana no seu melhor.

Lá fomos em busca da alternativa, que era no castelo, ao chegar lá, fecha as 17h30…

Conclusão mais uma noite em hotel e depois destas façanhas todas ainda foi dificil encontrar um sitio onde fosse possivel jantar...
 

quimis

New Member
Olá Jorge e Psam,
O vosso relato esta excelente :wink:
Venho ca todos os dias só para ver as novidades, mas,
permite-me discordar só de uma coisa, alias de duas, quer o povo Italiano, que o café são excelentes :lol:
melhor não podiam ser e Italia é o meu pais de eleição quer em atitude do seu povo, quer em gastronomia e
nãob estou a falar em pizzas, ams sim na pureza da gastronomia. estão a chegar a minha bela Toscana, sem duvida
a região mais bela de Italia :D
Agora, nunca fiz Italia em autonomia, parabens tambem pela coragem :wink:

Abraços
quimis
 

Psam76

New Member
quimis said:
Olá Jorge e Psam,
O vosso relato esta excelente :wink:
Venho ca todos os dias só para ver as novidades, mas,
permite-me discordar só de uma coisa, alias de duas, quer o povo Italiano, que o café são excelentes :lol:
melhor não podiam ser e Italia é o meu pais de eleição quer em atitude do seu povo, quer em gastronomia e
nãob estou a falar em pizzas, ams sim na pureza da gastronomia. estão a chegar a minha bela Toscana, sem duvida
a região mais bela de Italia :D
Agora, nunca fiz Italia em autonomia, parabens tambem pela coragem :wink:

Abraços
quimis

Boas Quimis,

Só posso concordar contigo numa única coisa: as paisagens italianas são de facto lindíssimas.

No que respeita ao café não posso opinar visto não beber café. :oops:.... Mas segundo Jsoares919 o melhor será optar pelo Cappucino do que pelo café. Porque será? :roll:

Quanto as pessoas, reitero o que foi dito em posts anteriores ou seja: ao longo desta travessia cruzamo-nos com pessoas antipáticas, pouco prestáveis e solidárias para com os peregrinos/estrangeiros/turistas, raras foram aquelas que se mostraram afáveis.

Para concluir A REGRA CÁ É A EXCEPÇÃO LÁ...

Quimis as nossas vivências em terras italianas foram certamente muito diferentes, daí as nossas opinões divergirem.

Boas pedaladas

Psam76
 

pmjaneiro

New Member
Bom dia camarada!!!
Espero que corra tudo sem problemas de maior!
Sabes como é a minha preguiça..., estou à espera de mais uma artoscopia!!! :(
Para o ano espero estar em condições de mais uma aventura (ainda te estamos a dever um jantar pela boleia).
O meu irmão está com vontade de ir fazer o caminho do norte, mas eu estou com o bichinho para a transpirinaica!!! Logo se vê.

Aquele abraço dos manos Janeiro´s
 

jsoares919

New Member
Dia 8 (Pomtremoli - Massa) 72Km

Depois de tomado o pequeno almoço num café pertinho do hotel, partimos e iamos conversando sobre o que mais nos iria acontecer, mas mesmo com estes percalços a boa disposição mantinha-se.
vf81.jpg


O dia começou com mais uma sessão tipo montanha-russa, valeu-nos ser grande parte por alcatrão,
vf83.jpg


Quando deixavamos a estrada era por trilhos pouco ou nada pisados o que sem o gps seria extremamente dificil conseguir encontrar o trilho
vf82.jpg


A meio da manhã finalmente uma povoação com uma placa decente, a opção de bicileta dava ideia de ser por alcatrão e bttista que é bttista foge do alcatrão né?
vf84.jpg


Assim depois de mais uns trilhozitos onde imperava a pedra solta entramos numa aldeia bastante engraçada com as suas ruas em calçada e casas antigas.
vf86.jpg

vf85.jpg


Sendo Domingo é dificil encontrar estabelecimentos abertos, assim o almoço acabou por recair num restaurante onde ao entrarmos pedimosse tinahm algo para almoçar rapidamente, ao que o dono, carrancudo, se apressou a responder que não, mas provavelmente a pensar no dinheiro que estaria a deitar pela janela disse que se poderia arranjar umas sandes, mas não sem nos olhar com algum desprezo. Aguardei pelas sandes e ao pagar senti-me literalmetne como se tivesse lepra ou sarna tal a forma como agarrou no dinheiro e me deu o troco seguidamente fomos enxotados para o exterior, nunca tinha sentido nada assim, cada vez me encontrava mais perplexo e desorientado, como se tudo aquilo fosse um sonho e não uma realidade palpável. Foi terrível.

Após este triste incidente partimos e embrenhamo-nos onde o que reinava eram single tracks com pedra solta e algumas árvores caídas, em que parte teve de ser feito a pé.
vf89.jpg

vf810.jpg

vf87.jpg


vf88.jpg


Uma das poucas vezes que me encontrava em cima da bike a percorrer um single track, de repente sinto a roda a resvalar e lá vou eu a cair por uma ribanceira, felizmente consegui agarrar-me a uma árvore seca e as silvas seguraram a bike de modo a não se precipitar no fundo, lá consegui içar-me e puxar a bike.

Depois de mais este percalço em que felizmente apenas saí com o meu orgulho ferido e com muitos e dolorosos arranhões seguimos viagem agora com cuidado redobrado.

Era suposto ficarmos em Avenza, mas como não existia lugar onde pernoitar tivemos de fazer mais 6 km de modo a chegar a Massa, depois de feito o respectivo telefonema, dormida nicles, como já era noite pedimos indicações para um hotel económico 2 senhoras indicaram-nos e lá fomos, ao chegarmos à rua do hotel vimos uma placa iluminada a dizer – HOTEL ANUNZIATA 3* - Cozinha tradicional, ao olhar para a rua onde se encontrava o hotel vi algumas árvores a ornamenta-la, uiui. O dialogo que a seguir se passou foi mais ou menos este.

- Acho melhor não irmos para este hotel, já viste bem a placa? Deve ser caríssimo, vão nos levar os olhos da cara, com cozinha tradicional e tudo.
-Pois é melhor ver se encontramos outro.

lá fomos a um clube vídeo onde nos indicaram outro desta feita de 2 *, um casal ao ouvir onde era disse-nos que sabia onde era para irmos atrás deles, eles com carro, lá fomos pela cidade a noite, a subir atrás do carro, quando chegamos o hotel no 7º andar com um elevador onde seria impossível colocar as bikes, assim não lá fomos outra vez e de repente surge um turco a dizer-nos que conhecia um hotel baratinho, fomos com ele e onde é que fomos desembocar? Ao tal anunziata…

Check in feito entregaram-nos a chave do quarto era o nº. 13 :shock: (Só podia ser´) bem o quarto só visto, a fazer lembrar aqueles quartos dos hotéis baratos nos filmes americanos, com estuque a cair, etc, ao tentar ter água quente nunca mais chegava, até que me lembrei de rodar o manipulo para o lado de agua fria e finalmente assim tivemos agua quente :D

Ainda hoje naõ sei como neste país é atríbuido o número de estrelas, será que vão até a varanda olham para o céu e com o número de estrelas e depois com base numa formula matemática calculam o número de estrelas?
 
Top