Forqueta rígida vs. Suspensão

350plus said:
Mas kaipirinha, o que referiste não é uma opinião, é uma generalização errada.

kaipirinha said:
Isto caso a pessoa pratique um btt em que se justifica o uso de suspensão, caso contrário se a bike é só para passear na cidade sem calhaus soltos nem desniveis ai venha um garfo rigido.

Muita gente pratica BTT a sério com garfo rígido. Já por várias vezes fiz mais de 160 km seguidos de BTT (sim, no monte) na minha bicicleta totalmente rígida e não morri por causa disso. Não é melhor, não é pior. É diferente. Mas faz-se a mesma coisa, só requer uma técnica de condução radicalmente diferente.

A minha intenção era demonstrar a minha opinião, mas se é vista como uma generalização creio estar correcta, pois quando falamos na maioria creio que todos preferem ter uma suspensão em vez de um garfo. Vejo muito mais gente com dart 3 e com suntour do que com garfo rigido pelo menos no meio onde me insiro. E já agora uma última pergunta quando fez esses 160 km com garfo rigido, prefere voltar a fazê-los com um garfo rígido ou com uma suspensão gama baixa como as referidas. Como não sou expert na matéria e não quero estar a dar "generalizações" erradas, não vou postar mais a minha opinião sobre o assunto deixo isso para os mais entendidos e se induzi alguém em erro não era minha intenção e peço desculpa por tal.
Cumprimentos e boas pedaladas
 
C

Cabra Montêz

Guest
Eu tenho uma forquete rigida, já faz mais de um ano... Pouco pedalamos menos de 40 Km's, e as razões porque por enquanto não será substituida são:

- Grande parte dos trilhos - 85% de um trilho - não requerem a utilização de uma forqueta com suspensão, logo não faz sentido ter algo sempre presente para quando apenas em alguns pontos faz falta.
- Não existe manutenção nenhuma... até chateia.
- A afinação do amortecimento e do controle de tracção é efectuado através da regulação precisa da pressão da roda da frente.
- Menos 800 grs de peso à frente, o que permite que a bicicleta fique com a frente muito solta, e voadora, centrando-se o peso mais para trás...
- Eficácia sem igual em terreno dura sobretudo quando se pedala de pé
... e por último apenas 180 € (state of the art).

Já agora se quiserem experimentar, avisem...
 

350plus

New Member
kaipirinha, essas provas foram feitas com a minha forqueta rígida por escolha minha, pois disponho de outras bicicletas com forquetas de boa qualidade. Logo a pergunta não se aplica.

De qualquer forma o que importa ressalvar é que não é por se usar uma forqueta rígida que se vai automaticamente deixar de poder praticar btt.
 

Skyforger

New Member
Bem, nunca pensei que este tópico originasse uma discussão tão animada...Mas ainda bem!
Por achar que um garfo rígido não fará grande diferença quando comparado com a suspensão que tenho na bicicleta é que comecei a ponderar a opção. Pelos vistos há adeptos dessa solução e com bons resultados. A minha grande dúvida é que será que irei notar assim tanta diferença entre um garfo rígido e a fraca suspensão que tenho? É que por opção tenho a suspensão regulada para ser bastante rígida e não me dou mal com ela. Quando andei com ela mais sensível é que não me sentia tão bem. Penso que a grande diferença que se notará será para melhor, no sentido que um garfo rígido terá menos de metade do peso que a suspensão que tenho actualmente, tornando a bicicleta mais leve e provavelmente mais flexível. Mas poderei estar redondamente enganado e vir a arrepender-me se o fizer. :roll:
 

fitty77

New Member
Eu lá atrás tinha dito e reafirmo a minha opinião de que, uma forqueta rigida nas mãos certas em percursos curtos e onde se sabe o que nos espera (XC) pooderá ter mais rendimento que uma suspensão. Não é para mim ou para o Zé da Esquina que até sei pedalar e tal... É para quem sabe, quem tem boa técnica e nas condições apropriadas. Obviamente que fazer uma maratona de 80Km com uma forqueta rigida, face a uma suspensão, esta ultima ganha, principalmente porque os percursos de maratona são substancialmente diferentes. Imaginem uma descida longa e rápida, onde a precisão da frente é mais facilmente obtida com uma suspensão (em XC estas situações raramente acontecem). Já para não falar do conforto. Claro que se esse não é o caso do autor do tópico, ele deve optar por uma suspensão.

Falando do David Rodrigues, por acaso fez o Invernal da Guarda e consegui ver a sua bike e mesmo sendo uma maratona (ele fez a meia) ele usou essa forqueta. E conheço mais malta nova, com muitas unhas, que se estão a adaptar a forquetas rigidas a preparar a nova temporada. Não será de certeza por tirar rendimento. É mais duro? Nem duvido. Mas para quem pode e sabe, de certeza que podem tirar mais rendimento delas que com suspensões. ISto não quer dizer que eles são uns iluminados, porque correm ao lado de outros atletas igualmente dotados. Eles apenas enveredam por outro caminho que se pode adaptar mais às suas caracteristicas. Agora não podemos dizer é que "com suspensão e que é, e quem disser o contrário está errado" porque dessa forma, existem vários casos que dizem exactamente o contrário. Cada um com a sua e mais nada....
 

jppina

Member
Considero-me um BTTista experiente... já ando nisto há mais de 15 anos.

Comecei com forqueta rígida, já tive várias suspensões, de gama baixa à gama alta.

Para quem percebe MESMO de btt não há dúvida que mais vale um bom garfo do que uma fraca suspensão!

Infelizmente as pessoas que chegaram há pouco tempo a este desporto não se apercebem disso. Fruto do marketing, uma bicicleta com suspensão vende melhor que uma que não a tem, o preço a que essas suspensões saem para os quem monta bicicletas também faz com que só se veja suspensões, e não garfos. Se tiverem 2 bicicletas iguais, do mesmo preço mas numa garfo e outra suspensão, o zé vais comprar a que tem suspensão!

É claro que é preciso ter alguma técnica para tirar "proveito" dum garfo... pessoalmente dou-me bem com eles :mrgreen:

Neste momento tenho 6 btt's... 4 têm garfos :wink:

Já não concordo tanto com o Fitty77 quando diz que não é para Maratonas... para mim é precisamente nas maratonas que os garfos fazem sentidos...
 

P.M.

Member
Concordo contigo, mas estão a cair no erro de particularizar a questão (se fores assim, se andares assado...) e não me parece que seja o melhor conselho para alguém iniciado...

P.M.
 

nasp

Member
Na minha opinião o garfo é muito bom para pessoal já com bastante experiencia, com uma leitura do terreno exelente, para pessoal sem experiencia é malho certo. A suspenção seja ela qual for permite errar mais, nao cansa tanto os braços e claro é muito mais confortavel.
Já agora gostava de saber onde poderia comprar uma mas em lojas nacionais tou farto de procurar e nao encontro.
 
Top