Formula ORO K18, sangrar?

Batas

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Estes dias estava a tentar mudar as pastilhas de travão a uma btt, mas nunca consegui empurrar os embolos totalmente de forma a conseguir colocar as pastilhas novas e disco....

Isto é, empurrava os embolos, mas depois eles saiam um bocadinho... Epurrava apenas um, e saia o outro...

Quer isto dizer que o sistema tem ar dentro, e que é preciso sangrar?

Obrigado!
 

Jorgex

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Não necessariamente por que o ar é comprimível mas de certeza que tens algo a mais, muito provavelmente, pressão a mais. Basta abrir e "pingar" algumas gotas de óleo.
 

Batas

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Jorgex said:
Não necessariamente por que o ar é comprimível mas de certeza que tens algo a mais, muito provavelmente, pressão a mais. Basta abrir e "pingar" algumas gotas de óleo.

Mas por isso mesmo que suspeito que tem ar dentro... Como é comprimível, por isso que os embolos saem depois de serem premidos...

Bom, qualquer das formas vou ter de abrir aquilo...
 

Batas

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scott_yz4 said:
sabes como se faz? tens material para isso?

Não tem muito que saber... No caso dos Formula aquilo é colocar a manete de lado, tipo a btt deitada no chão, desapertar o parafuso que tem entre a manete e o guiador, e dar umas pancadinhas no tubo e todo sistema a ver se o ar vem ao de cima... Isto é um método arcaico... :D

Pelo menos quando tinha os discos shimano Xt fazia assim e resultava, mas era mais fácil pois esses travões têm (ou tinham) reservatório tipo moto, e não era preciso inclinar a btt...


Jorgex said:
Então, Batas? Como ficou o bleeding?

Ainda não vi isso... Não tive tempo, e o dono da btt não precisou dela... A ver se este fim de semana resolvo isso.
 

Batas

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Jorgex said:
Mas Batas, os teus Formulas são DOT... :shock:

Hein? Os formula usam óleo DOT 4... Mas estás a chamar-me a atenção a quê em concreto? Os travões são da btt de um amigo meu.
 

Turbolento

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Batas tenta empurrar os dois embolos ao mesmo tempo (ainda com as pastilhas velhas no sitio) com duas chaves de fendas pequeninas.
 

Batas

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Turbolento said:
Batas tenta empurrar os dois embolos ao mesmo tempo (ainda com as pastilhas velhas no sitio) com duas chaves de fendas pequeninas.

Foi a primeira coisa que fiz... :( Saem sempre um bocadinho as duas... Para as velhas fica OK, pas apertado para as novas...
 

Batas

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Batas said:
Turbolento said:
Batas tenta empurrar os dois embolos ao mesmo tempo (ainda com as pastilhas velhas no sitio) com duas chaves de fendas pequeninas.

Foi a primeira coisa que fiz... :( Saem sempre um bocadinho as duas... Para as velhas fica OK, mas apertado para as novas...
 

Batas

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Turbolento said:
O ideal mesmo é levares a bike a uma loja/oficina da especialidade. Poupa-te trabalho e não deve ficar assim tão caro!

Nada disso! Não tive foi tempo de ver isso, e não é nenhum bicho de sete cabeças. So levo a btt a oficina quando é para mudar casquilhos da suspensão porque não tenho as ferramentas, de resto faço tudo em casa. :wink:
 

Jorgex

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Batas, quais são as pads que meteste?

Eu tinha problemas com a EBC douradas para o meu Hope Mono M4. As pads douradas têm mais espessura que as normais e as racing da EBC.
 

Batas

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Jorgex said:
Batas, quais são as pads que meteste?

Eu tinha problemas com a EBC douradas para o meu Hope Mono M4. As pads douradas têm mais espessura que as normais e as racing da EBC.

:shock:

Ora bolas... Acertaste na mosca... EBC Gold pads...

Chegaste a resolver a situação...?
 

Jorgex

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Foi a tal história do excesso de pressão no sistema. Basta pinguar algumas gotas de óleo da pinça para fora.

O problema foi que o mecânico achou que era só para sangrar e não mudar as pads. Resultado? Ao mudar as golden pads, só cabiam as pads na pinça. Não tinha espaço para o disco. O mecanico tentou recuar os êmbolos mas como são 4... Vai lá vai.
Ele tirou um pouco de pressão do Mono M4 e ficou ok!


Isto é um "defeito" das EBC douradas. Elas são tão duradouras que até trazem pastilha a mais!
 

Batas

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Jorgex said:
Foi a tal história do excesso de pressão no sistema. Basta pinguar algumas gotas de óleo da pinça para fora.

O problema foi que o mecânico achou que era só para sangrar e não mudar as pads. Resultado? Ao mudar as golden pads, só cabiam as pads na pinça. Não tinha espaço para o disco. O mecanico tentou recuar os êmbolos mas como são 4... Vai lá vai.
Ele tirou um pouco de pressão do Mono M4 e ficou ok!


Isto é um "defeito" das EBC douradas. Elas são tão duradouras que até trazem pastilha a mais!

Ok! Bom, sendo assim avanço com mais confiança! :yeah:

Já agora, que achaste das EBC Gold?
 

Jorgex

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Normal.

As douradas são as que dão o poder mínimo do travão em si mas eles mantêm essa força ao longo do tempo e não "vidra".
 
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