Folga no Central lock

Aparício

New Member
Olá companheiros !! Tenho pouca habilidade no que diz respeito à parte mecânica ...... eh,eh !!! Por isso peço ajuda a quem me possa resolver uma dúvida.
Tenho umas rodas tubeless fulcrum 3 com sistema central lock para o disco de travão. Acontece que reparei que quando estou parado a e a premir no travão da frente a pinça segura o disco mas a roda continua a oscilar. Vejo o sistema central lock com uma pequena folga. ´
Pergunta: 1- Isto é normal ???? O de trás também faz, mas menos.
2- O que faço ???


Obrigado desde já !!!
Cumprimentos Hélder Aparício :mrgreen:
 

rramos

New Member
Tenho Sistema Center Lock na Roda da Frente com Cubo SLX de 20mm e Disco RT62M(180mm) tb Center Lock (sem adaptador) e não tem a mais pequena folga.

Isso de ter folga não e normal.

O Disco tb e Center Lock ou tem adaptador?
 

HR

New Member
Normal não é! Essa folga poderá estar nos "rebites" que ligam a parte do disco à peça em aluminio que tem o estriado centerlock... no caso de estar dentro da garantia o disco deverá tê-la e deverás accioná-la...

Espero ter ajudado.

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

José Martins

Administrator
Mesmo que o disco tenha adaptador, não é usual isso acontecer.
Passa numa loja e pede para darem uma olhada nisso, para ficares a saber o que se passa e corrigirem.
 

Aparício

New Member
Obrigado !!!! Colegas é isso que vou fazer !!! :s Vou passar na loja !! Realmente o disco tem adaptador, mas tal como dizem não é normal !!! Um muito obrigado novamente :D
Cumps Hélder Aparício :xau:
 

marcomira

New Member
HR said:
Normal não é! Essa folga poderá estar nos "rebites" que ligam a parte do disco à peça em aluminio que tem o estriado centerlock... no caso de estar dentro da garantia o disco deverá tê-la e deverás accioná-la...

Espero ter ajudado.

Muitas e boas pedaladas...
HR

já me aconteceu foi os próprios discos terem folgas.....nos rebites...os discos era uns slx 2009...tinham menos de 100km
rt64.jpg
 

MeridaBikes

New Member
Tmbém tenho umas rodas com cubos XT com sistema CenterLock e tb faz , pq quando eu travo atras por ex o disco fica no mesmo sitio, e a roda mexe-se um bom bocado.


Cumps..
 

Ivo Pais

New Member
Essa folga como tu lhe chamas é normal mas não é so nos de central lock os normais de 6 furos também fazem; agora é assim isso vária de travões e discos...
Não te rales com isso que é super normal.

Cumprimentos desportivos Ivo Pais
 

P.M.

Member
A folga deriva da diferença de diâmetro entre o parafuso/rebite e o furo por onde este passa.
No caso do parafuso, um maior aperto, normalmente, resolve isso. No caso do rebite é menos prático e implicava trocar esse rebite...

A folga nos centerlock da shimano é, infelizmente, um problema vulgar e ainda não resolvido... Se está na garantia, troca o disco.

P.M.
 

JMCM

New Member
Boas,

Tenho umas rodas XT, com discos Avid G3 Cetral Lock, com 0km e estou com o mesmo problema, ambos os discos têm uma pequena folga na ligação à roda, o que possibilita que quando travado a roda ande para a frente e para traz (1mm ou menos que isso).

Não sei o que pensar, será defeito? Ou feitio?

Boas pedaladas!

Só para adicionar uma informação os lockrings são Shimano (prateados)
 
Last edited by a moderator:
Citação desnecessária - Consultar Regras!

Não estou a ver como é que o "mecanismo" do center lock ganha folga. É mais provavel que isso aconteça no proprio disco.
 
Last edited by a moderator:

JMCM

New Member
Não ganhou folga, tem folga. e é mesmo entre o disco e o cubo, pois dá para ver.

O lockring foi apertado a 40Nm...

Alguém tem experiência com este sistema?

Obrigado!

Citação desnecessária - Consultar Regras!
 
Last edited by a moderator:

JMCM

New Member
Boas,

Hoje fui à Decathlon e estive a ver uma 8XC que lá estava, agora equipada com rodas XTR e discos Avid Central Lock, tb tem a mesma folga.

Começo a pensar que é feitio e não defeito.

Boas pedaladas!
 

MRocha

New Member
A folga pode vir de muitos sítios, para além das ranhuras do centerlock ou dos rebites do disco e e até as folgas na direcção podem dar a entender que há folga.
Tenho notado que:
1-Se não se premir a manete com muita força ao empurrar a bicicleta para a frente e para trás as pastilhas mexem ligeiramente dentro da pinça(há uma certa folga, senão não dava para trocar pastilhas, né?:D )
2-Os próprios raios esticam elasticamente, mesmo que bem apertados, e só iso pode dar, para que o pneu se mexa uns 2 ou 3mm, estando o cubo parado.

Não gosto mesmo nada de centerlock e já o disse no tópico centerlock VS 6furos, mas quando há folgas convem ver ao certo de onde vêm. Só digo isto porque acho que talvez nem todos os que pediram ajuda neste e noutros tópicos do género tenham problemas de folgas com o centerlock em si. Pode ser só flexão, por exemplo...
 

Markulino

Member
Não será que as pastilhas tb já foram????
ou afinação no sistema de travagem?

ve isso nas calmas e começa pelo mais facil.
podes gastar uma pipa de massa numa treta que se resolve com um apertozito.

1 abraço
 

JMCM

New Member
Pessoal,

O que se passa é o seguinte: Com o travão pressionado o disco anda para trás e para a frente, como se tivesse folga no estriado que evita que o Center Lock rode no eixo da roda.

Isto acontece nas duas rodas.

As rodas são umas Shimano XT novas.

Os discos são uns Avid G3 novos.

Os travões são uns Avid Elixir R novos e as pastilhas estão novas.

O facto que notei na minha tambem notei numa RR 8xc com rodas XTR, nova na Decathlon.

Eu começo a pensar se não será mesmo assim...

Há mais alguém que tb tenha sintomas como os que eu descrevo?

Boas Pedaladas e Obrigado pelos contributos!
 

TdIsac

Member
Amigo JMCM, já tive o mesmo problema com as minhas Mavic Cross Ride 2010, que tanto dao para 6 furos como para center lock. Nada que um bom aperto nao resolva, acredita !
 

Ferrugem

New Member
Boas!
Vi este topico e eu tenho um problema com uns discos que comprei.
tenho uns discos slx central lock com folga na cravação, já reclamei onde os comprei e o senhor disse-me que trocava, sera que os os novos vão ter esse problema ou peço uns saint pagando a diferença?
 
Top