Evolução no Btt - Como foi a vossa?

Duarte86Dias

New Member
Boas

Bem é uma evolução com 12 anos :D... quando curiosamente também tinha 12 anos, em que o meu pai me ofereçeu uma Canyon de aluminio rigida com shimano altus, todos os dias andava nela, mas claro água que é bom so nas ribeiras...lool
Aos 14 comprei uma masil com uns dinheirinhos que tinha ganho era linda laranja e pérola ja com supensão sr suntour, essa ja levou um uso mais serio em que ja havia mais km's e mais força, foi evoluida pa LX e recebeu uma marzocchi mxc air, mas acabou por partir o quadro, evoluiu pra Specialized hardrock (que ainda está cá em casa) entretanto compre um quadro vag baratinho pra meter o material que havia saido da masil ( tb ainda cá está em casa) e claro mais km's em cima das pernas. Em 2007 chegou a BH expert que entretanto já foi evoluida também e com essa começei a ir as maratonas e a pedalar mais a serio com a malta tendo ja atenção á alimentação e á injestão de liquidos. Entretanto comprei uma BH VOLAN de estrada porque tenho muitos amigos que fazem estrada e era muito cansativo ir com a de BTT. Neste momento estou em vias de trocar a expert por uma stumy em carbono... É preciso é haver saude para a pedalar :D

Cumprimentos
 
boas pessoal quanto a mim a evolução vai da pratica e do gosto pelo btt
essa do consumo de agua tá boa não sei o q é q tem a ver o consumo de agua a ver com evolução mas...
a pratica manda tudo em todos os niveis se a maquina não corresponde a gente tenta melhorar a nivel fisico praticando mais se n responde a nivel mecanico fazemos umas alterações aqui e ali e se mesmo assim n ficar mos satisfeitos troca s vende s para comprar uma que nos satisfaça é mesmo assim a evolução e ainda bem faz parte de nós e do gosto pelo btt
em suma estamos sempre a aprender e a evoluir parar é que n
parar é morrer
força aí pessoal pedalem com força e com gosto
cumps
 

Mach 4

New Member
Grandes e sábias palavras Bruno...
E tu continuas a tua evolução...com a tua nova Mondraker "Foxy" de 2011. Grande maquinão!!
Desfruta-a amigo ;).
 

Nelito122

Member
O factor que mais contribuiu para a minha evolução foi a perda de peso. E estou a falar de uma perda "pequena" de peso (5 kg) mas que me levou a notar um grande ganho de performance.
 

Jocas22

Active Member
Como muitos comecei numa BMX.
Depois no btt primeiro uma Giant (grande bike), depois um interregno.
Até que apareceu a Berg que raramente andava :(, até que comecei a andar a sério ai há ano e meio...
Surgiu então a Cube (ainda não fez 1 ano!), e com ela os gastos em material a sério tanto na montada como pro rider, a aquisição de ferramentas, o interesse por mecânica.
 

FabioAlmeida

New Member
Nao começei no bmx mas com com uma roda 14, num terreno ao lado da minha casa, devia ter os meus 4 anos e ainnda nao sabia o que era btt, simplesmente que saida de casa durante uma hora e que chegava a casa todo borrado e todo contente, foi passando por varias bicicletas e apesar de ser mais novo que o mei irmao consegui fazer sempre mais qualquer coisa que ele ate a a prender a andar sem rodinhas.
Mas a 4 anos comprei a minha vag e so passados 10 anos de vida é que voltei a sentir a alegria de pedalar de quando tinha dez anos. Isto foi o primeiro passo na minha evoluçao, o segundo senti a um ano para ca em que a minha performance evolui bastante e apesar de ter alguns problemas de saude, consigo fazer tudo tao bem como os meu colegas do pedal, aprendi a respirar e a beber agua, antigamente so depois das subidas em que ficava com a garganta seca é que bebia agora nao, descobri que amo subir e quanto mais técnicas melhor.
A terceira fase da evoluçao ainda esta para vir, pois estou num grupo de amigos agora mais velhos e que faz a provas/passeios aqui da zona e vou começar a viver o lado competitivo do btt e assim evoluir ainda mais a minha condiçao fisica e a minha bina que ainda quase que esta de origem de quando a comprei.
 

raul061990

New Member
Eu comecei aos 17 anos, com a minha bicicleta team comprada no natal no continente de loures 200 euros custava ela, de suspensão total e travões v-brakes, ia a poucos passeios. Aos 18 anos quis acabar o curso e a bike ficou de lado, aos 19 comecei com uma nova bike uma cannondale trail sl 1, com uma boa suspensão, nada a haver com a anterior, travões hidráulicos elixir 3, travam bem, nada a haver com os anteriores e agora com 20 anos, já comprei uma bike de ciclismo da berg, uma fuego e já faço bons km na bike de ciclismo e treino, mais tecnicamente com a bike de btt, a bike de ciclismo, dá grande resistência, já notei isso, dantes fazia passeios de 30 km e máximo 40 km, agora já faço de 60 km, acho que fiz uma boa evolução, agora ando de ciclismo todos os dias e aos fisn-de-semana vai uma volta de btt, para treinar um pouco as subidas e descidas, espero continuar neste incrível e fantástico mundo do BTT por mais uns longos anos.
 

kuto

Member
A minha evolução foi:
"Tu é q sabes de BTT!!! ui ui !!
"Tu és gozado porque pensas que sabes de BTT!"
"Tu agora começas a ser integrado no grupo de BTT"
"Tu agora ajudas os outros no grupo de BTT"
"Tu agora gozas com os outros que eram como tu no principio do BTT"
"Tu agora desprezas quem goza com os iniciantes e até os defendeste, gozando com quem goza come eles"
"Tu agora dás abadas aos teus colegas e sabes os pontos fortes e fracos deles"
"Tu agora és o mecânico do grupo"
"Tu agora és a primeira pessoa a quem eles ligam para combinar um passeio de bicicleta"
"Tu agora és um espectáculo"

LOL
Desculpem, mas o meu ego sobe a cada dia que pedalo :p
 
Xi , isto é assunto que daria pano pra mangas...Lol

Mas resumindo , no meu caso pessoal , senti várias evoluções nestes 3 anos que levo de prática da modalidade de um modo mais continuo , pois apôs andar na juventude até ai aos 15 anos , depois encostei a bina e só aos 40 anos , com peso a mais ( 110Kg ) e depois de aconselhamento médico devido a problemas de tensão devido á vida muito sedentária que levava , é que decidi dar o passo.

Penso que a MOTIVAÇÃO é a primeira barreira a quebrar quando se recomeça a pedalar aos 40 anos sem qualquer preparação física e peso a mais.
Agradeço muito ao meu amigo Vitor , que foi o responsável por eu me ter iniciado neste vicio e depois pela companhia e motivação , quando na altura qualquer pequena subida parecia o EVEREST.

A PERDA DE PESO obviamente é outro grande passo evolutivo , tal como a prática regular , na altura só ao domingo , mas que foi dando melhorias físicas que se iam notando.

A questão BICICLETA é outra passo evolutivo que se nota e bem , quando recomecei adquiri uma RR 6.2 que foi desenrascando , mas era uma bike muito fraca para quem quer ir mais alem. Notei uma evolução muito grande quando troquei para uma um pouco melhor e mais bem equipada , tal como um correcto ajuste dos componentes ao meu tamanho.
Outra enorme diferença notei quando passei de pedal de plataforma para pedal de encaixe , é sem duvida o dia pra noite a nível de rendimento de pedalada.
O Banco foi também importante , testei vários até achar o Hybrid que é o meu banco de eleição.

Outra grande evolução que notei , foi quando passei de Bidon com agua , para Bidon com Isotónico , e isto fazia toda a diferença pois só a agua a meio da volta quebrava.
Tal como a alimentação a meio da volta , penso que a velha máxima de beber antes de ter sede e comer antes de ter fome se ajusta perfeitamente e faz a diferença.
Hoje levo sempre geis ou barras para ir comendo a meio.

A nível mecânico notei várias grandes evoluções. primeiro quando troquei de rodas que vinham de origem para umas DT SWISS , não tinha na altura noção da enorme diferença na facilidade de rolar que existe de umas rodas para outras.
Notei também grande diferença quando evolui de suspensão , passei da Recon para a REBA RLT e é outro mundo mesmo.
Este verão troquei de quadro , tinha uma wheeler eagle race e adquiri um excelente Coluer Twelve team race e ai notei tb uma enorme diferença no rendimento principalmente a subir.

Estou muito satisfeito com estes 3 anos de evolução , baixei para os 93Kg , tenho conseguido notar a cada mês mais evolução , quer a nível técnico , quer a nível de resistência e sinto cada vez mais prazer em Pedalar , não de modo competitivo , vertente que não me apaixona , mas na vertente aventura e convívio e novas metas e aventuras pretendo realizar em 2013.

Boas pedaladas para todos.
 
Top