Estalos e ranger no pedaleiro

HaTrED

Member
Eu já o fiz para perceber de onde vinha o barulho e resultou porque de facto estava num dos pedais! Não é nada de transcendente, mesmo em casa se pode fazer o teste :D!
 

MrOverclock

New Member
pensei que o MrOverclock estivesse apenas a sugerir que se teste cada pedal individualmente para se aferir de onde vem realmente o problema. Neste caso daria para perceber o lado e o local (se for causado pelos pedais ou pelo aperto dos cranks).

Exactamente! Acho que ninguém no seu perfeito juiso iria sugerir que se pedalásse o percurso inteiro só com uma perna apenas para deixar de ouvir os estalos. Eu gosto de ajudar a sulocionar problemas mecanicos nas bikes, até porque é uma area que me agrada bastante. E então quando escrevo nesta zona do fórum é normalmente com posts úteis. Para parvoíces escrevo no offtopic!
 

MrOverclock

New Member
Ainda bem que o problema já foi resolvido! Ao ler o post anterior era para vir sugerir isso mesmo! Mas uma vez que já foi encontrado o problema, ainda bem!
 
boas

eu tambem tve esse problema levei a minha bike a decathlon e eles resolveram o problema disseram-me que era o veio desapertado. tres semanas depois volta-me a fazer o barulho tentei arranjar so que a pedaleira nao saía, fui a arrabidabikes e la disseram-me para pedalar durante algum tempo seguido com poucas paragens a uma velocidade constante, fiz 79 km de estrada e o barulho passava um bokado, no dia seguinte fui pegar na bicla sem barulho sem nada
 

Doutorphil

New Member
Também tive/tenho um problema similar, de há uns meses para cá, após uma volta molhada a bike começava a "ranger", desmontei a pedaleira, limpei o BB e meti massa nova com teflon, o problema manteve-se, desmontei os pedais, limpei os e meti massa com teflon, o problema manteve-se, resultado, o ruído vinha dos rolamentos da cx de direcção e também das bichas das mudanças junto ao guiador....é lixado quando estamos a pedalar um investimento bem "gordo" e a bike faz um ruído ridículo que as pessoas no passeio ouvem ao passar....:mad:
 

Giantfreerider

New Member
Boas,

Pois é....a minha pedaleira XT agora também começou a fazer esses estalos quando pedalo em força.
Será possivel que ao fim de 3500Kms o eixo pedaleiro tenha dado o berro?
Vou ver se desmonto-a este fim de semana, e limpo aquilo tudo...só espero é que o barulho passe, pois ter que gastar dinheiro num eixo novo tendo este tão poucos kms, custa! :(
 

luis biclas

Elos Rápidos
A pedaleira XT é de eixo integrado, a substituir tem de ser o BB.
Não é normal as pedaleiras hollowtech darem estalos, acontece mais é com as octalink.
Limpa e lubrifica tudo muito bem, o problema pode ser de "n" sítios, pedais, carris do selim, espigão de selim e até mesmo dos cepos.
 

Giantfreerider

New Member
Bem, após a limpeza do BB, a pedaleira ficou 5*!
Deu para perceber que foi muito bem pensada, e os o-rings que o BB traz são muito eficazes.
Os estalos eram provenientes de areia acumulada entre a peça de plástico exterior do BB e os vendantes dos rolamentos.
Uma limpeza e ficou ali como novo! Bem estava a achar poucos kms para os rolamentos terem ido à vida! :D
 

xeko

New Member
Boas !! tenho uma pedaleira octalink shimano (comprei a bike 1mes e pouco tem 800km++) e agora começou a dar os tal estalos ou clicks antes oleava bem passava agora não... visto que pelo que já li aqui no forum ja é normal o que seria melhor... limpar? trocar?
cumprimentos e obrigado
 

mlouro

New Member
Boas,

Também tenho um barulho (ranger, que fica mais audível com esforço) e verifiquei (virando a bicla ao contrário e "pedalando" ligeiramente) que 2 dos dentes da roda maior do pedaleiro custam a entrar.. dentes moídos com 500km? vou levar hoje a bike pela 2ª vez ao mecânico por causa deste problema (da primeira vez desmontou e lubrificou o pedaleiro, mas o problema não se resolveu).
 
Vê se os dentes não estão empenados, pode acontecer e na minha tenho disso. Solução? Esperar pelo tentar endireitá-los o que for possível e de futuro mudar quando o material assim justificar.
 

Flite_Ktm

New Member
xeko
  • profile.png
    Ver Perfil
  • forum.png
    Ver posts deste fórum
  • message.png
    Mensagem Privada
user-offline.png

Usa Triciclo Registo10-03-2011Posts2

Boas !! tenho uma pedaleira octalink shimano (comprei a bike 1mes e pouco tem 800km++) e agora começou a dar os tal estalos ou clicks antes oleava bem passava agora não... visto que pelo que já li aqui no forum ja é normal o que seria melhor... limpar? trocar?
cumprimentos e obrigado​

e

mlouro
user-offline.png

Já se equilibra sozinho na bike Registo15-06-2011LocalSantarémPosts21

Boas,

Também tenho um barulho (ranger, que fica mais audível com esforço) e verifiquei (virando a bicla ao contrário e "pedalando" ligeiramente) que 2 dos dentes da roda maior do pedaleiro custam a entrar.. dentes moídos com 500km? vou levar hoje a bike pela 2ª vez ao mecânico por causa deste problema (da primeira vez desmontou e lubrificou o pedaleiro, mas o problema não se resolveu



Para os 2, comigo passou-se o seguinte!

Eu fui à oficina e tive de substituir o movimento pedaleiro da minha octalink, pois de facto estava danificado. Apesar disso, o que me levou a ir à oficina foi um ranger sempre no mesmo sitio que se agravava cada vez que fazia mais esforço, por exemplo, subidas.

De facto tiveram de substituir o movimento pedaleiro, mas o ranger não era por esse motivo! Era dos pedais que continuaram, até ao ultimo Domingo a ranger.

Importa referir que era só do lado direito e que desencaixando o pedal dto e pedalando só com o esquerdo o barulho desaparecia....

Pois bem!

1º pensei que fosse das molas dos pedais e/ou rolamentos e o que fiz foi abrir, lubrificar os rolamentos com massa consistente, fechar os pedais novamente e nas molas dos pedais meti WD40 de forma local e não estilo "spray".

O resultado foi brilhante, pois simplesmente deixou de fazer barulho...

Eis que nas ultimas 3 ou 4 voltas o barulho apareceu, mas desta vez num volume mais baixinho e cheguei a pensar que seria novamente falta do WD40 e então voltei a meter nas molas.... Desta vez o problema não ficou resolvido e o barulho manteve-se....

Então o que fiz foi tirar novamente os pedais dos cranks, não desmontei para meter + massa, pois garantidamente não era necessária, e lavei os pedais com desengordurante (mesmo que usei na k7 da ultima limpeza que fiz - está postado algures por mim :D ), sequei os pedais mto bem sequinhos, limpei a rosca dos cranks com um pincelito pequeno, untei a rosca dos pedais com massa consistente e "voilá" o barulho desapareceu.

Ou seja a única coisa que fiz igual à 1º vez, foi desmontar os pedais dos cranks e a única coisa que fiz a mais quando os montei foi meter a massa consistente

Parece-me que o assunto era então falta de massa consistente na rosca dos cranks, pois nunca mais fez barulho...

Poderá ser este o vosso problema?


 

marciorssilva

New Member
Bom dia a todos, visto que me apareceu o mesmo barulho na minha Scott Spark 50, decidi ler este tópico e meter mãos à obra..desmontei tudo e quando me preparava para limpar o quadro vi que o mesmo estava rachado na escora traseira, mesmo por baixo do desviador da frente :s..

dsc02520e.jpg


dsc02522ax.jpg


Tenho a seguinte questão: Não sendo eu o primeiro dono da bicicleta mas estando na posse da factura de compra posso acionar a garantia? A bicicleta fez dois anos no dia 9 de Setembro..para acionar a garantia tenho que levar a bicicleta ao local onde foi comprada ou posso ir a outro revendedor Scott? Se me poderem ajudar agradecia, obrigado
 
Last edited:
Sim, mas qdo vais fazer a troca, não te pedem o BI.
Eu já tive de trocar um quadro ao abrigo de garantia, comprado por mim, e não me pediram identificação, apenas a factura que tanto podia estar em meu nome como de qq outra pessoa.
 

mataburacos

New Member
boas

andava com uns estalos na bike e levei-a à loja
pareceram-me que vinham do pedaleiro, ficou para ser aberta e lubrificada
assim foi, aparentemente o eixo estava seco :confused: ao fim de 250km e 3 lavagens com agua sem pressão

saí de la e o barulho persistia, voltou a aparentemente é o pedal que tb está "seco"
teoricamente poderei andar com ela na mesma sem danificar a transmissão certo?

a questão é como é que se fica com um eixo e pedal seco ao fim de 250km e menos de 2 meses
e como lubrificar o pedal... tenho de o tirar fora é certo, mas n sei se tenho chaves para aquilo

a bike é uma berg trailrock 5.1
 

cedg

New Member
Pedaleira a estalar

Boas pessoal.

A minha bicicleta tem 400kms e á um tempo para cá que começou a dar estalos contantemente na pedaleira,sempre que faço força(julgo ser do lado esquerdo). Já a levei á loja onde comprei, apertaram, mas continua na mesma. Alguem já teve este problema, alguem sabe o que será?

Obrigado
 
Top