Estalo ao pedalar

Jocas22

Active Member
após pedalar um pouco (geralmente mais de 1 hora) comeca a aparecer um barulho junto do pedaleiro esquerdo. O barulho é sempre que o pedaleiro ao fazer a rotação passa na parte de cima, notando-se mais quando está em esforço. Mas desaparece depois de um tempo em repouso

é a coisa mais irritante deste mundo e torna muito complicado descobrir do que é pois não está lá sempre. Levei à loja e quando cheguei lá, nada. Que raiva! Alguem tem alguma ideia do que será? Do pedal não é.

PS: a bike é nova mas o pedal embateu num calhau com alguma força aqui há uns dias e penso que esteja relacionado.
 

kfx

New Member
boas amigo, comigo acontecia o mesmo, lubrifiquei e apertei melhor o pedaleiro e o barulho desapareceu...
 

Jocas22

Active Member
posso estar a ser injusto com o material, mas nao parece ser do pedal no meu caso, até por ser sempre quando passa naquela posição, i.e, quando na rotação o pedaleiro está a apontar pra cima

vou lavar bem e lubrificar tudo
 

nunomsr

New Member
Boas amigos do pedal.

Esse barulho que te está a "atormentar" na zona do pedaleiro pode ser um pouco dificil de detectar a sua origem, por isso sugiro que vás por partes:
  1. Verficiar se o barulho não está relacionado com o pedal (Lavar bem os pedais e de seguida lubrificar devidamente).
  2. Se continuar, desmontar o pedaleiro e de seguida lubrificar e apertar corretamente (Podes ter alguma folga no eixo).
  3. Rolamentos do eixo pedaleiro;
Na minha bike também surgiram esse tipo de barulhos e no meu caso específico o problema era dos rolamentos.

Mas tenta ir por partes, porque assim vais eliminando uma a uma as diversas possibilidade de surgimento desse problema na tua bike.
 

nfh

Member
Pode ser um problema de resolução simples. Há umas semanas o meu pedaleiro (um XT) também estava com os mesmos sintomas. Quando cheguei a casa verifiquei o aperto de tudo o que é parafuso na pedaleira e apercebi-me que os 2 parafusos que seguram o "braço da pedaleira" (não me ocorre outra tradução para crank arm) ao eixo estavam com folga. Refiro-me ao braço que está do lado oposto aos pratos da pedaleira.

Pode também ser um problema de rolamentos, como o Nuno referiu no ponto 3. Também já tive esse problema e na altura o rolamento estava mesmo gripado, a solução foi comprar um novo.
 

Jocas22

Active Member
obrigado pela ajuda pessoal, o melhor mesmo é indo por eliminação até conseguir encontrar o problema como sugeriram
 

rmpcunha

Member
Viva,

Há pouco tempo atrás tive o mesmo problema. Os sintomas eram esses e a doença era eixo pedaleiro desapertado e um dos cranks também ligeiramente desapertado.

Cumprimentos
 

Inkosi

New Member
Aconteceu-me o mesmo no direito quando fazia mais força com o pedal na posição mais em cima. Era o pedal (shimano 520) com falta de lubrificação. Foram os dois lubrificados e nunca mais aconteceu. Mas antes do pedal ainda andei de volta do espigão e do pedaleiro a tentar descobir donde vinha.
 

euricom

New Member
Olha não querendo ser desmotivador, nas verifica também o quadro? poderá estar estalado?
Para verificares isso, coloca-te com o pé em um dos pedais e faz força. vê se ouves o estalar .
 
W

wild_weasel

Guest
vivas

tinha o mesmo problema que tu, e afinal revelou-se que o problema era o cepo da roda desapertado!

foi estranho quando vi o mecânico a sacar da roda, mas tiro e queda...desde então nunca mais houve barulho (aquele, pelo menos:lol:)

experimenta ver a roda. estava convencido que o barulho vinha da zona do pedaleiro, já tinha lubrificado eixo,corrente,pedais etc, ao ponto de ir a largar rastos de massa por onde passava!
 

mgi

New Member
Boas!

Também já tive um problema parecido com o teu! Sempre que fazia força a pedalar, aparecia um barulho irritante tipo a estalido.

Verifiquei tudo, espigão, eixo pedaleiro, pus massa nos rolamentos do eixo pedaleiro, desmontei os links do quadro, limpei e pus massa em todos os rolamentos dos pontos de rotação do quadro, demontei cepo da roda, pus massa nos rolamentos e nada, sempre com o mesmo barulho.

Um dia lembrei-me de limpar as camisas dos cabos das mudanças, e problema resolvido. Os meus cabos passam no interior do quadro, e como tenho aquelas protecções para nao entrar pó nas camisas, esse plástica em contacto com as camisas, fazia esse estalido, pois tava tudo seco. Limpei, coloquei um pouco de óleo e impecável!!

Andei para aí umas 3 semanas para descobrir. Mas valeu a pena fiquei um mestre no montar e desmontar da bike!! :fpalm:

Abraço e boa sorte!
 

Miguel Trek

New Member
Boas,:fpalm:
Troca de pedais e tens o problema resolvido, isto é se forem os Shimano 520, pois eu já passei pelo mesmo... :cool:
Boas pedaladas;)
 

BenTT

New Member
Não esquecer uma das mais básicas, que já me aconteceram... limpar bem e colocar massa, no espigão do selim.
 
Top