Espigão partido... espetado na perna!!

cooperluke

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Pois é... apesar de nunca pensarmos nisso, não acontece só aos outros partir espigão, e ainda por cima, com o "bonus" de se espetar na perna e fazer um valente rasgao.

Fui anteontem dar uma voltinha com o meu irmão que não costuma andar, portanto foi uma coisa nas calminhas, por estrada e eu levei uma bike de ciclismo antiga, mas q supostamente estaria impecável.

Vinha nas calmas a 20 e tal kms/h quando ao passar num ressaltozito no alcatrão, ouço um estalo e só me sinto a cair para trás, rebolando pelo alcatrão fora, num momento que parece que durou uma eternidade, de tal forma que vi o meu irmão todo atrapalhado a travar para não me passar por cima... a bicicleta aos trambolhões e o banco a passar com o espigão agarrado.

Mal a bicicleta parou levantei-me para sair do meio da estrada e nesse momento é que vi que tinha um rasgão enorme nrnesa perna, causado pelo maldito espigão.

Fiquei a "agarrar as carnes" até chegar uma ambulancia que o pessoal prontamente chamou... uma seca de 6 horas no hospital... uma carrada de pontos na perna, cotovelos lixados, o nalgueiro todo queimado.. e agora umas boas semanas sem sequer conseguir andar!!

A minha pergunta agora, em jeito de rescaldo é:

"PORQUE É QUE O RAIO DO ESPIGÃO SE PARTIU DE REPENTE, SEM DOBRAR PRIMEIRO, SEM DAR SINAIS,,,???"

Não era suposto dobrar primeiro?? Terá sido da idade do material, apesar da bike ter menos de 1000kms?? Qual é o melhor material para espigões??

Nota importante: VERIFIQUEM O ESPIGÃO REGULARMENTE!!

Abraço,
CB
 
Realmente!! Muito estranho isso acontecer… já agora que tipo de material é o espigão, ferro alumínio?

Rápidas melhoras companheiro.
 

CManl

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Viva..

Também já parti o espigão, mas felizmente como ia firme nos pedais não tive grandes problemas. No entanto valeu como aviso..

No meu caso o espigão (KCNC) partiu-se junto do aperto no quadro. Acho que talvez lhe tenha dado aperto demais.

Agora só uso THOMSON.

Abraço e as melhoras!!

CManl
 

cooperluke

New Member
Ainda não tive vontade de ir sequer ver a bike, mas acho que partiu em baixo junto ao quadro, contudo não sei qual é o material. Numa bicicleta de ciclismo com cerca de 30 anos já se usava aluminio??

Qual é o melhor material? Acho que vou por na btt o melhor espigão possível quando puder voltar a andar ! :)
 

viriatodasilva

New Member
Um destes dias, numa descida no monte, um colega meu, com um espigão de carbono acabado de montar na bike, o dito partiu junto ao aperto. Como era um espigão pequeno, estava pouco enterrado no quadro, o que creio ter sido a razão da quebra. Felizmente não se aleijou.

Quedas suaves,

Ricardo Silva
 

Sergio10

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Antes demais as melhoras camarada!

Passa-mos a vida a ver o estado dos pneus e travões para não perder o controlo da bicha e as vezes não nos lembramos que
temos uma arma apontada ao nosso cagueiro (espigão e/ou selim) e outra aonde nos apoiamos e confiamos os dentes (guiador).

Muitas vezes para ter menos 50 gr sujeitamo-nos a grandes riscos e contra mim falo...

Cumprimentos!
 
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Jepas

Super Moderador
Algumas coisas que não entendi:

1º a antiguidade da bike:
eu levei uma bike de ciclismo antiga, mas q supostamente estaria impecável.

2º a utilização prévia da mesma:
Terá sido da idade do material, apesar da bike ter menos de 1000kms??

3º De que material é feito o espigão?

Muitos materiais quebram sem flectir, chama-se a isso fractura frágil.
 

abelha2

Active Member
Se foi mesmo um pequeno ressalto, e não sendo o espigão de carbono, algo tinha de estar muito mal para ele partir, aperto a mais ou algo do genero.

O problema é que nem sempre estes "danos" dos materiais estão visiveis.

Um abraço e as melhoras
 

DarkSkull

New Member
pode ter sido mesmo da idade.
ha uns anos atrás, eu e o meu primo resolvemos por a andar uma peugeot de estrada que estava parada ha cerca de 15anos. fizemos a revisão e quando parecia estar tudo ok fomos dar uma volta, eu na minha bike e o meu primo na peugeot. o pior aconteceu quando em andamento ele reparou que saltou alguma coisa, pensou tratar-se de uma pedra mas como eu vinha atrás dele reparei que era o aperto da roda.... avisei-o e mal ele travou a roda dianteira saiu do encaixe e continuou....
 

Nimrod

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Ja tive um experiência semelhante com uma bike velha de estrada k estava parada á cerca de 10 anos e k pertençia ao meu avó, mas só k não ia a fazer peso no espigão e mal começei a sentir o espigão a ceder parei a bike e removi o espigão+selim pra evitar males maiores. Quando cheguei a casa reparei k apesar do exterior e do cromado td bonito, só com algumas marcas de uso e uns parafusos de aperto ferrugentos, o interior estava td podre e com o uso, peso e vibração começou a ceder. A bike em questão tb tem cerca de 30 anos e na altura era considerada de gama alta, para akeles k estavam a questionar o material do espigão, a bike em questão não tem uma única peça em aluminio, é 100% aço...
 

Jazz

Member
Provavelmente será aço. Já vi um avanço duma Altis com 30 e tal anos a partir numa voltinha à porta de casa a 5km/h. Por dentro o aço parecia farelo, por fora estava impecável.
 

cooperluke

New Member
Entretanto fui ver a bike, e afinal o espigão partiu por baixo da braçadeira das luzes!! Portanto mesmo que estivesse estalado não era visivel! Grande galo! O material parece aluminio, mas não parece muito maciço, tem uns buraquitos por dentro, não sei se é normal ou se é o caruncho do Aluminio!

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