Espigão ajustável - Dropper post

caf_btt

New Member
Eu tenho um Ice Lift,

e... oscila ?
Ou seja. Sentes algum tipo de folga lateral ou vertical. Como se o selim estivesse mal apertado ?
Coloca lá mais fotos do espigão nas diferentes posições.
 

Kalunga

New Member
CAF_btt mais logo fundamento melhor a minha review do força e coloco fotos.Sou de Odivelas por isso se quiseres podemos combinar para o veres, mas neste momento estou desmontar a bicicleta para receber um quadro novo.
 

caf_btt

New Member
João
retiro-me porque já não percebo, so conheço o reverb,

Não te queria excluir. Queria ouvir a tua experiencia. Para mim é importante ter informação de quem usa e não de quem publixa "reviews".
Gosto de saber como funcionam as coisas ao fim de um ano de seia meses. as reviews são com produtos novos em folha e durante um tempo limitado.
Por isso era interessante saber da tua experiencia...
 

caf_btt

New Member
oscila ligeiramente na lateral

meu Tmars oscila é para a frente e para trás


Com isto já sei eu podem oscilar. Pelo que dizem não me parece ser “grave” mas … oscilam.
Mal comparado .. eu tinha um punhos que deslizavam e eu não gostava.

Kalunga
Sou de Odivelas por isso se quiseres podemos combinar para o veres
Isso era muito bom. Eu sou de Oeiras e por isso é perto. Ainda me podes ensinar uns trilhos aí nessa zona.
Depois diz alguma coisa pois eu não tenho pressa.
 

Jorge Gomes

New Member
A questão da oscilação tem muito que se lhe diga.
Quase todos oscilam pelo menos lateralmente. O meu KS i900 oscila um bom bocado, os reverbs quase novos também já vi que oscilam.

É preciso é ver se isto afecta ou não alguma coisa.
Por exemplo no meu KS já reparei que se tiver com peso em cima ele já não oscila praticamente nada!
E mesmo que oscilem? Qual é o problema? O selim não é propriamente um sitio onde a rigidez faça alguma diferença. O rabo também oscila e não é pouco LOL! :D
 

JoaoAM

Member
quase todos oscilam menos este ultimo da cb, o kronolog, que devido ao formato não cilíndrico não pode sequer ter folga :)
eu não queria um selim que oscile, não seria comodo, já experimentei e prefiro usar espigão normal nesse caso..
quanto aos reverbs, conheço pessoal que já os tem ha mais de ano e meio, e nunca teve problemas, também há quem já tenha tido, tem é aquela seca do kit de sangramento e requer uma manutençãozinha, nada demais
o kronolog, tenho desde o natal, 0 de razoes de queixa, tive uma vez um problema, que lavei a bike com maquina de pressão e sequei um bocado o espigão, e no inicio não sabia que apôs isso devia colocar um pouco de óleo no espigao mesmo, para que ande sem problemas..
quanto aos dias de lama, não é o melhor pois a borracha não é completamente justa ao espigão, para dar para olear.. e por vezes entram resíduos e o fim tens so o trabalho de tirar, até com compressor ou um bocado de agua.. e voltas a olear/ lubrificar..
costumo lubrificar o meu espigão 1 vez por cada 4/5 saídas mais ao menos.. consoante o piso, lama/seco..
 

mlouro

New Member
Tive um KS durante um ano e tenho o reverb ha ano e meio e ambos têm uma ligeira folga lateral mas em cima dela não se nota nada.. a comparação com os punhos não é comparável pois esta folga só notas com a bike parada.

do Reverb.. ao fim de um ano começou a fazer sag de 2cm quando me sentava. nunca fiz manutenção e isso resolvia o problema, mas a marca disse que me dava um novo pois era defeito de fabrico. De resto funcionamento impecavel, seja com lama ou com 40 graus à sombra, e o suporte da marca é 6*. Dos tmars, etc nao tenho comparação mas havendo disponibilidade voltava a comprar o reverb.
 

caf_btt

New Member
Bom ... já vi que oscilar, oscilam TODOS, uns mais do que outros. Parece não fazer muita diferença ...

mlouro


Quanto à garantia .... o teu foi comprado na net ou em loja ?
Se foi na net como foi acionada a garantia ?
 

humanista

New Member
Boas.

Nos últimos 14 meses já tive 4 espigões telescópicos. Neste momento tenho o reverb e no geral é o melhor. apresenta ligeira folga, tem o melhor aspecto (gosto pessoal) e o comando hidráulico torna-o mais direto na resposta. No entanto o primeiro vinha com defeito de fabrico, nunca funcionou e este já teve de ser sangrado duas vezes. É carote, mas eu comprei o meu por 170 euros, o que não é mau preço.

O primeiro que tive foi o kind shock (fev/13 a Maio/13.) Tinha o controlo no espigão, o que acaba por ser um handicap, mas gostei bastante do funcionamento. Vendi-o apenas por ter trocado de quadro e não ser compatível.

Tive também um crankbrothers joplin, comprado usado. Pior que já utilizei e se um dos problemas se resolvia com uma revisão, o outro era crónico dos crankbrothers. Não apertava os carretos de forma funcional, pelo que o selim ia descaindo nas voltas.

Um forca vario que utilizei era o que apresentava mais oscilação lateral (sente-se ligeiramente em subidas mais difíceis) e funcionamento irregular com lama. Fazer a revisão é a coisa mais básica que existe e consegue manter-se sempre em ótimas condições sem gastar muito dinheiro. O meu irmão ainda tem esse e gosta, no entanto fica a larga distância do reberv.

No fundo, todos vão ter problemas (oscilação lateral, amortecimento, etc), mas compensam largamente os benefícios. Pessoalmente, se fosse hoje, talvez optaria por um KS Lev, no entanto sai mais caro que o reverb (norma geral), pelo que, na minha opinião, o reverb acaba por ser a melhor opção.
 

JoaoAM

Member
não leste bem o que eu disse, oscliam todos os que são redondos, o kronolog não oscila e não consegue.. pelo menos lateralmente!
 

humanista

New Member
"não leste bem o que eu disse, oscliam todos os que são redondos, o kronolog não oscila e não consegue.. pelo menos lateralmente!"

Eu sou de humanidades e não percebo muito de física, mas isso tem algum fundamento ou disseram-te isso e acreditaste? parece-me que não é o formato que impede a oscilação, mas pronto. Já agora há quanto tempo e quanta utilização tem o teu espigão?
 

JoaoAM

Member
por acaso sou da parte da fisica.. ;)
não, não me disseram, é lógico.. pega se pegares numa chaves sextavada e a puseres no locar que pretendes apertar, a não ser que já esteja moído o parafuso, a chaves não oslica, experimenta fazeres o mesmo com uma chaves com a cabeça redonda e o parafuso com a cabeça em forma de circunferência...
desculpa se não me explico bem.. se não percebes diz que volto a tentar
deve ter umas 40/50 horas de funcionamento, ou perto disso
 

JoaoAM

Member
ps: vi o ks lev e por acaso é super engraçado, é mecânico também e não tem o problema dos resíduos... basta saber se iria ou não oscilar
 

humanista

New Member
Ok, não oscila inicialmente, mas com o desgaste do material e sobretudo borrachas e retentores não vai levar ao desgaste? Mesmo as arestas (é assim que se chama?) das sextavadas vão-se desgastando com o tempo, pelo que, no meu pequeno entender, a longo prazo será pior que um redondo. A minha desconfiança prende-se sobretudo com o facto de já ter tido um CB e perceber que aquilo não é propriamente feito para durar. O facto de o aperto dos carris ser muito semelhante ao joplin que eu tive, também leva a desconfiar bastante da duração do aperto. Mas espero que tenhas razão e não se estrague rapidamente.

Só uma dúvida, quando dizes mecânico é o accionamento do espigão, certo? porque julgo que em termos de funcionamento, são a ar/óleo, tanto o Lev como o Kronolog.
 

JoaoAM

Member
sim, quanto aos joplin tens razão, já ouvi falar e dizem que foi das piores porcarias que saiu..

não compares a força que exerces numa chave sextavada para apertar e desapertar que a força que fazes no banco, penso que não se desgasta assim dessa forma..
é tipo travões v-brake, puxas o fio, aciona, e há uma coisa que empurra o selim para cima, se procurar no youtube pelo nome do espigão percebes logo o sistema..
os retentores acho que é a parte mais fraca deste espigão, sinto que não são muito "apertados" e que entra lama facilmente.. mas desde que comecei a lubrificar direitinho nunca mais andei na lama para ver se realmente são fracos como eu penso, mais ao menos, que são..
o lev penso que tem uma parte hidráulica, e outra parte mecânica, porque não é tão "brusco" a subir como o kronolog..

e eu não te disse que este espigão é sextavado, não é, so não tem uma forma cilíndrica.. ve bem fotos ou vídeos e percebes, penso que esse desgaste que falas não iria acontecer..

acho que se fosse a comprar neste momento iria para um reverb também.. mas não estou "não satisfeito" com este :)
 
Top