Escolha de GPS - indecisão entre alguns modelos

shelltox

Super Moderador
@Joseelias, sobre o edge 200 existe um tópico sobre o aparelho, lá o podem ajudar na experiência de utilização. Sobre os mapas, sim dão jeito mas o principal handicap é mesmo a memória limitada..isto no meu entender. Investir de propósito em um smartphone para o efeito...opte pelo 10.

@ fabiomaia1986, vai continuar com a dúvida, pois os 2 modelo o fazem. Se procura funções de treino, equacione outros aparelhos, pois outra modelos que indica só se visualiza o valor instantâneo.
 

Joseelias

Well-Known Member
Acabei por comprar o etrex 20.

Ainda só o usei numa caminhada de cerca de 8km na zona do Cabo Espichel mas exigente em termos de navegação em alguns pontos e é muito bom. Sinceramente parece-me até mais indispensável o GPS ter mapas que uma memória grande.

Neste caso havia trilhos que estavam parcialmente ocultos com a vegetação e se não fossem os mapas para dar uma visão geral do local não sei como me safaria. Aliás, quem fez o track até saiu para fora dos trilhos habituais por um local rochoso relativamente ariscado que obviamente não tem trilho definido e os mapas foram indispensáveis para perceber o trajecto a seguir. Os únicos problemas decorreram da inexperiência nomeadamente não prestar a atenção devida às linhas topográficas para interpretar o percurso mais eficazmente na zona das rochas, e a definição da altitude na visualização para ter mais um posicionamento mais correcto relativamente ao track marcado.

A falta de bússola real pode dificultar apenas muito ligeiramente a navegação já que se pararmos e movermos o GPS o mapa pode rodar e perder-se o norte. No entanto basta ndar um bocado que tudo se alinha de novo e se o faz bem a pé, com a velocidade de um bicicleta melhor ainda.

A falta da altimetria real e a sua necessidade pode ser relativa dependendo do uso que se está a dar. No meu caso não me pareceu que fosse indispensável apesar de poder ter ajudado ao esclarecimento da verdadeira linha do percurso a dada altura. Como tinha referido anteriormente se se prestar atenção às linhas de altitude isso ajudaria.

Para um uso mais competitivo é possível que haja melhores opções, mas para um uso de lazer / desportivo é muito bom baseando-me apenas nesta experiência da caminhada. Se puderem comprar o etrex 30 força, o 10 será na minha opinião apenas se não se puder ter mais nada. Os mapas são absolutamente indispensáveis.

E para quem chegou a fazer navegação nocturna em Btt em autonomia pelas serras apenas com cartas militares, bússolas e curvimetros... a evolução é absolutamente indescritível!!! Autenticamente... ficção cientifica!
 

fabiomaia1986

New Member
@ fabiomaia1986, vai continuar com a dúvida, pois os 2 modelo o fazem. Se procura funções de treino, equacione outros aparelhos, pois outra modelos que indica só se visualiza o valor instantâneo.

sim mas o meu objectivo principal era seguir tracks, o resto vem por acrescimo, qual o melhor?
 

klaser

Well-Known Member
Dá para comprar um edge 800 online com este orçamento....vem só o aparelho mas depois com tempo dá para comprar acessórios (fita cardíaca por exemplo)....eu faria isso..
 

jotapr

New Member
Boas, ando a procura de um gps que de pro btt e pra desenrascar na estrada com o carro e estou indeciso entre o dakota 20 etrex 30 novos ou oregon 550 usado "como novo" qual me aconselham?
 

shelltox

Super Moderador
A nível de funções não há grandes diferenças funcionais entre eles, só mesmo o Oregon com a camara fotográfica se destaca. Por penso que a maior diferença será entre eles será o tamanho do ecran...dados os modelos que indica,eu escolhia o 550.
 
D

discovery_scd

Guest
Viva a todos. Obrigado pelo fórum. Sou iniciante nestas andanças, mas tenho algumas duvidas em relação ao gps que devo comprar. já li um pouco sobre estes dois modelos, e estou inclinado na compra visto conseguir um bom preço (usado), mas em tempo de contenção serão a melhor solução. Gostava de saber a vossa opinião sobre o Garmin etrex legend cx ou o dakota 10? qual o melhor? obrigado
 
Last edited by a moderator:
Top