Era uma F6,agora é uma Scalpel!

nuno faia

New Member
Boas malta!
Após um ano deste vicio eis que me decido a fazer uma analise a minha burra!
Este bichinho do btt começou graças a um amigo que me emprestou uma DS!comecei a dar umas voltas e gostei!tinh então de arranjar uma burra para mim!estipulei um orçamento de 500€,e comecei a procurar nas lojas aqui na zona de TorresVedras,mas não encontrava nada que me chamasse a atenção!comecei então a ver alguns sites e é então que vejo uma Cannondale F6 2008 a 500€ na BZ!para alem do preço,gostei bastante do quadro e da sua geometria!ja vinha com travões hidráulicos,que era algo que também queria,o resto dos componentes era tudo material fraco mas que tinha de aguentar umas porradas antes de passar á reforma!

f6inicio.jpg


A primeira coisa que me começou a dar problemas foram as rodas,depois de cada volta de domingo la tinha de ir afinar os juicy,pois os discos andavam sempre a roçar nas pastilhas,isto para além das estranhas vibrações que provocavam na traseira!fiquei logo indeciso entre as Mavic Crossride e as Fulcrum RM5!mas quando as vi lado a lado,adorei as Fulcrum,apesar de não combinarem nada com a F6!
Desde logo notei uma grande diferença,nunca mais tive de afinar travões,e ainda por cima são mais leves,mais rígidas e com menos torção lateral!ahhhh e as vibrações desapareceram!eheh

f62.jpg


Mais uns tempos passaram,e comecei a sentir que precisava de uma posiçao mais racing!troquei o guiador por um recto e mais curto!entretanto começo a fazer mais kms e dar voltas maiores e quem se começa a queixar são os “amiguinhos”,que a partir dos 40 km começavam a ficar dormentes,o que para um gajo não é nada bom!tinha de trocar o selim,não havia volta a dar!mais uma vez fiquei indeciso entre dois selins:eek: SMP Hybrid e o BBB Anatomic Design!decidi-me pelo conforto e escolhi o SMP e até agora não me arrependo!muito bom mesmo,deixei de ter dormências e passei a disfrutar muito mais da bike!

smphybrid.jpg


A transmissão,composta na sua maioria por material non series,tirando o desviador traseiro que era um Alivio,não era nenhum relógio mas estando afinadinha nunca comprometeu e nunca me deixou ficar mal,devo dizer que até por varias vezes me surpreendeu,pois nunca a poupei de nada,levou com muita lama,agua,areia e sempre a bombar,era só lavar,lubrificar e siga!mas como tudo na vida não dura para sempre,comecei a olhar para os classificados aqui do fórum com mais atenção!o amigo CAJO tinha uns sram attack e um desviador da frente xt para vender,não podia deixar passar,foi então que comecei a compor a minha nova transmissão!a pedaleira já levava 2000km e também começava a pedir reforma!o segundo eixo gripou,o prato do meio também acusava bastante desgaste,decidi perder a cabeça e alguns euros e mudei toda a transmissão!pedaleira SLX,manípulos Sram Attack,desviadores,cassete e corrente tudo XT!

fullxt.jpg


f6narua.jpg


pedslx.jpg


avanoritchey.jpg

Ainda antes da transmissão,já tinha trocado a caixa de direcção,que enferrujou bastante e gripou rolamentos!reformei a FSA e em troca veio a Woodman Saturn HS!o espigão de selim também foi desta para melhor,um user aqui do fórum tinha-se enganado na medida para a sua bike,e mais um negocio que não podia deixar fugir!o avanço foi outro achado,usado mas como novo!comecei com uns pedais shimano spd m-505,mas também já os reformei,após um deles ter gripado um rolamento,optei então por uma coisinha mais leve!uns exustar pm 25!

pedaisekcnc.jpg


A suspensão é uma dart 2.muito provavelmente,muito boa gente iniciou-se no btt com uma coisa destas!não é boa nem é má,digamos que desenrasca!eheh
De inicio até que não se portava mal(também nunca tinha experimentado melhor),mas sempre pensei que seria o meu primeiro up grade,pois é uma ancora autentica!mas foi aguentando e agora que leva mais de 2200 km é que ela se queixa!ou melhor os meus braços e ombros é que se têm queixado!mas a principio já tem guia de marcha!fiz a minha primeira compra online!vamos la a ver se corre bem!
Fiz também um “tuning” as minhas rodas!!!eheh
Os “tocolantes” da Fulcrum já tinham perdido a película protectora e estavam a ficar baços e bastante picados das pedras!comecei a imaginar umas coisas,falei então com o amigo IdFrancis e apareceram as primeiras Blue Metal 5!!!eheh

Deixo então aqui a lista de componentes actuais(não encontrei a lista dos antigos,e no site da Cannondale tem algumas diferenças)



Características:
Quadro : CO2 SL Alloy HeadShok tamanho M
Suspensão : Manitou Drake Super Air 2009
Mudança Fr.: Shimano XT
Mudança Tr.: Shimano XT Shadow
Manipulos: Sram Attack
Pedaleira: Shimano SLX 22/32/44
Cassete: Shimano XT 11-32
Corrente: Shimano XT
Pedais: Exustar PM 25
Travões: Avid Elixir R brancos
Guiador: Ritchey WCS flat 31.8 wet black
Avanço: Ritchey WCS 100mm 31.8
Caixa Direcção: Woodman Saturn HS
Rodas:Fulcrum Red Metal 5 "tunadas" para blue metal5
Pneus:Kenda Karma em kevlar
Selim: Essax Adrenaline
Espigão Selim: Ritchey WCS 31,6x300mm

mais umas fotos que o povo gosta!!!

fulcrumblue2.jpg


fulcrumblue3.jpg


fulcrumblue4.jpg


fulcrumblue5.jpg


comentem e opinem a vontade!!!
abraço
Nuno
 
Last edited:

jomi13

New Member
Re:Cannondale F6 2008-Analise e fotos

Muito bem, gostei. :wink:

Ficou ainda mais bonita com esses autocolantes azuis!

Já agora, qual é o peso?
 

nuno faia

New Member
Re:Cannondale F6 2008-Analise e fotos

pois isso do peso,é que é mais complicado pois nao tenho balança para isso!
sei que de origem pesou 13,9kg,pesada pelo mecanico da BZ das Caldas da Rainha!
o que fiz foi pesar-me,de seguida pesei-me com ela ao "colo" e depois foi fazer contas!
deu-me 12,2kg!se alguem aqui da zona de torres vedras tiver uma balança que diga alguma
parece-me possivel chegar bem perto dos 11kg sem gastar muitos €€€!
 

nuno faia

New Member
Re:Cannondale F6 2008-Analise e fotos

ora boas
em principio no final da semana vou ter suspençao nova!
era para vir uma reba race,mas infelizmente esgotou na CRC tive de optar por outra coisa,pois esta dart 2 ta a rebentar com as minhas costas,braços e pulsos!tenho mesmo de trocar!
 

Pedro_xpto

New Member
Re:Cannondale F6 2008-Analise e fotos

Nuno sim senhora grande transformação a bike esta a ficar 5 estrelas;)

grandes maquinas andam aqui na região oeste ;)
 

nuno faia

New Member
Re:Cannondale F6 2008-Analise e fotos

obrigado amigo pedro
grande maquina????nao é má,mas tambem nao é nenhum aviao!digamos que é à medida do ciclista!!! :mrgreen:

grandes maquinas sao as tuas B.Duran!!!sao de um gajo se :drool: :drool: :drool:

abraço

p.s.-os saloios ja andam a procurar novos trilhos para o 3º raid :shh: :shh: :shh: temos encontrado umas paredes engraçadas!!! :mrgreen:
 

nuno faia

New Member
Re:Cannondale F6 2008-Analise e fotos

agora sim,agora é que as rodas tao como deve ser!!!

pic1627.jpg


pic1631.jpg


pic1636.jpg


pic1640.jpg


mais uma vez um muito obrigado ao IdFrancis pelo excelente trabalho!

fixe era que a suspençao nova chegasse amanha!para ir curtir no fim de semana!
 

nuno faia

New Member
Re:Cannondale F6 2008 fulcrum blue metal!!!

boas
a suspensao nova ainda nao chegou,mas a F6 la teve de ir pro mato na mesma!depois dos 50 km de hoje,a bike leva 2300km e a transmissao nova leva 300km.sinto que agora é que a transmissao ta a trabalhar a 100%!
admito que tava com algum receio ao mudar de trigger para gripshift,mas agora tou rendido!o funcionamento dos desviadores XT com os manipulos Sram Attack é super preciso e muito intuitivo!nao falham uma passagem,subo e desço mudanças quando quero,onde quero e quantas quero!!!basta um movimento do pulso para percorrer toda a cassete!simplesmente espectacular!acho que dificilmente vou voltar aos trigger,mas.....
em relaçao a pedaleira SLX,so posso dizer bem,fica a anos luz da anterior FD-qualquer coisa!!! :mrgreen:
em cada pedalada noto muito melhor aproveitamento,e com muito menos torçao lateral!optei pela SLX simplesmente pela estetica,que sempre gostei mais do que a XT,e sempre sao alguns € de diferença!
as fulcrum "blue" :mrgreen: metal tb tao-se a portar bem,levam porrada da boa,e sempre a rolar e até a data ainda nao fiz nenhuma manutençao,mas antes das proximas chuvas tenho de ver como tao os rolamentos,limpar tudo e por massa!

o quadro nao será dos mais confortáveis,mas o SMP sempre ajuda,mas acho que tenho de voltar a por o avanço na posiçao normal!tenho tido algumas dores nas costas,que tb serao por culpa da Dart 2!quando chegar a Manitou logo vou ver se é da suspençao,ou se sera tb da posiçao de conduçao um pouco racing demais!

pode ser que amanha haja novidades em relaçao á nova suspençao!

abraço
Nuno
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
Re:Cannondale F6 2008 fulcrum blue metal!!!

Épaaaaaaaaaaaaa
essas Fulcrum Blue Metal deram-me cá umas ideias....
Já tou a ver as minhas Mavic SL a brilhar....
Tenho de deixar de vir ao forum... vcs só me fazem gastar dinheiro... lol

um abraço
jmcdpereira
 

nuno faia

New Member
Re:Cannondale F6 2008 fulcrum blue metal!!!

:mrgreen: :mrgreen:
é a vida de um bttista,amigo jmcdpereira!é um vicio lixado!!!

novidades malta!!!
depois de alguma confusao com a minha primeira compra online,a suspençao nova chegou na sexta feira passada logo as 8h30 da madrugada! :oops: se fosse outro gajo qualquer,mandava-o logo para um sitio...mas como o gajo tinha a minha manitou na mao....desta vez passa!!! :mrgreen:

ca esta ela: Manitou Drake Super Air 2009
manitouemcasa.jpg


peso com o tubo por cortar
pesomanitou.jpg


peso com tubo cortado e com aranha
pesomanitou1.jpg


nao é das mais leves,mas sempre é mais leve do que a Dart 2
pesodart.jpg



aqui esta ela ja montada
manitouemcasa1.jpg

manitouemcasa2.jpg

manitouemcasa3.jpg


sabado foi para afinar e domingo foi para testar!so neste fim-de-semana fez perto de 90 km,25 no sabado,e mais de 60 no domingo!
manitounarua1.jpg

manitounarua.jpg


acho que ainda nao acertei com a pressao,tenho que perder mais algum tempo a "brincar "com a pressao e o rebound!comecei por colocar quase 80 psi,o que me pareceu muito para o meu peso!tenho vindo a tirar pressao aos poucos e penso que ta quase la!se alguem quiser dar uma ajuda,é bem vinda!
mesmo ainda nao estando ao meu gosto,este domingo deu para ver que esta Manitou é muito melhor do que a Dart2(tb nao era dificil),para alem de ter uma boa leitura do terreno,é bem mais confortavel ,por isso é que hoje nao me doi os braços nem as costas,doi-me so as pernas! :mrgreen:

enquanto estava a montar a suspençao nova,encontrei uma anilha(concava) dos juicy 3,partida ao meio :shock: felizmente que a descobri nesta altura,pois podia descobrir de uma maneira bem pior :s
ficam a faltar agora uns travoes novos,mas so para o ano ,que agora nao ha €€€!
mas ja tenho duas opçoes e uma certeza,têm de ser brancos!tou indeciso entre os Hayes Stroker Trail e os Avid Elixir R!
quem quiser dar a sua "posta",ta á vontade!
para a semana ha mais

abraço Nuno Faia
 

IdFrancis

New Member
Re:Cannondale F6 2008 finalmente suspençao nova!!!

Olá Nuno
Essa bike está a ficar uma bomba, falta é qualquer coisita azul nessa suspensão :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Grande Abraço
IdFrancis
 

nuno faia

New Member
Re:Cannondale F6 2008 finalmente suspençao nova!!!

eheh
ja ando a pensar nisso amigo,vais ter de me arranjar um logo da manitou em azul! :mrgreen:mas nao é só isso,tenho mais umas ideias maradas,tas a ver aquele "efeito" que o meu quadro tem na pintura,a separaçao do azul para o branco? :ideia:
eu depois falo contigo por mail!

abraço
Nuno
 

nuno faia

New Member
Re:Cannondale F6 2008 finalmente suspençao nova!!!

boas malta
mais um domingo,mais uma voltinha!desta vez foi mais curta(+/-30km)participei no passeio rota das adegas,aqui em Torres Vedras,e achei espectacular,com a lama a regressar em força!!! :mrgreen: ja tava farto do pó!!!

olhem la como ficou a burra!
bibaalamaq.jpg


bibaalama1.jpg


aqui ja quase lavadinha
lavadinha.jpg


lubrificada e pronta para outra!!! :twisted:
prontaarolar1.jpg


prontaarolar.jpg


jacomlub.jpg


a Manitou,portou-se muito bem!ja levou umas porradas valentes,e realmente nao tem nada a ver com a dart 2!ainda nao acertei com a afinaçao mas ta quase la!mas é uma suspençao que lê muito bem o terreno,quer-me parecer que priveligia a performance,mas nunca prejudicando o conforto!tou muito contente com a compra,só é pena nao ser um pouco mais leve!mas como nao sou um WW,ta fixe assim!
suspa.jpg


entao e ninguem opina em relaçao aos travoes,que acham,elixir r ou os stroker trail??

abraço,pra semana há mais!
 

Kamoes

Active Member
Re:Cannondale F6 2008 finalmente suspençao nova!!!

Belíssima cannondale!

Essa Drake tá muita linda! E a funcionar não deve ter nada a ver com a Dart.... ainda bem! :mrgreen:

Travões... elixir R claro! Mais bonitos, potentes e leves.

Abraço,
Marco Camoes.
 

nuno faia

New Member
Re:Cannondale F6 2008 finalmente suspençao nova!!!

obrigado amigo Kamoes
tb tou mais inclinado para os elixir,mas tenho ouvido muito bom feedback dos stroker trail!vou pondo uns €€€ de parte e depois logo vejo o que consigo comprar!
 

JoãoLopes

New Member
Re:Cannondale F6 2008 finalmente suspençao nova!!!

Boas!
Também fui à rota das adegas e reparei nas Fulcrum Blue Metal, ficam 5*! :wink:
 

nuno faia

New Member
Re:Cannondale F6 2008 finalmente suspençao nova!!!

tb tenho ouvido falar muito bem dos xt,mas queria mesmo comprar uns brancos!pode ser que até arranjar a nota,me passe a febre pelo branco!tou a ver que a malta vai me baralhar ainda mais!eheh

oh amigo JoaoLopes,pra a proxima diz qq coisa,gosto sempre de conhecer pessoalmente a malta aqui do forum!o que achaste do passeio?bem eu gostei tanto da lama e da agua,que até me espetei dentro duma daquelas poças gigantes!fiz um otb eheh!a agua tava boa........fresquinha!!!

abraço
 

JoãoLopes

New Member
Re:Cannondale F6 2008 finalmente suspençao nova!!!

Quando passaste por mim íamos naquelas picadas um pouco difíceis da primeira parte, vinha sem folgo e à mão :oops: e acho que tu ias montado, so deu pa reparar nas Blue Metal! :p

Quanto ao passeio eu gostei bastante, bom convívio! Conhecia grande parte do percurso por ser cá da zona, mas não foi por isso que não curti, então as poças foi mesmo à grande! :mrgreen:
 

Rendos

New Member
Re:Cannondale F6 2008 finalmente suspençao nova!!!

Viva, nuno faia! Parabéns pela máquina que aí tens, ainda para mais montada a gosto por ti! Gostei especialmente das Blue Metal (confesso que as desconhecia)! E como ando a recolher umas ideias para uma possível substituição das rodas que tenho na minha Marin, acho q essas ficariam a matar no conjunto :mrgreen:. Por isso, se não é indiscrição, gostaria de perguntar-te onde as adquiristes e quanto tiveste de desembolsar...
Grato pela atenção!
 
Top