Enduro

#1
Boas.

Ultimamente tenho considerado começar a competir em provas de enduro para o ano que vem.

Nunca competi, apesar de estar ligado e praticar BTT regularmente desde muito pequeno. Simplesmente nunca se proporcionou e acho que nunca o vi com um nível de seriedade para que "estivesse para aí virado". É a minha paixão contudo.

Treino regularmente, não só em cima da bike. A forma física não será um entrave, considerando o desgaste daquilo que é o enduro.

Com isto tudo, gostava de pedir a quem me pudesse aconselhar em como começar. Em que provas participar eventualmente etc.
Penso que ser federado será uma mais valia certo?

Cumprimentos!
 

Daemon

Active Member
#2
Federado será uma mais valia "monetária" se fores a muitas provas para compensar o dinheiro investido na licença. De qualquer forma é também uma mais valia pois ficas com um seguro.

Aconselho a ires experimentar uma prova completa, treinos no sabado e prova no domingo. As provas diferem bastante umas das outras, mas penso que o maior obstáculo para quem está a começar (e não só) serão os saltos e os drops!

Se fores do norte aconselho a ires um dia até Terras de Bouro, Murça ou Ponte de Lima (todas têm organização para te proporcionar um dia de enduro).
 

Nozes

Active Member
#3
Boa noite,

Não há que ter medo de nada para começar no enduro,ainda por cima se já tens uma boa base física.

O percurso de uma prova de enduro anda mais ou menos entre os 30 e os 40km,com acumulados entre os 1200 e 1500m,ou até mais. O normal são 5 Percursos Especiais de Classificação (PEC),ou seja 5 descidas cronometradas,que podem variar em distância,mas o normal anda à volta de 1,5km ou mais.

Quando levantas o dorsal,levas também um autocolante que deves colar na bike,com os tempos de partida em cada PEC,e é por eles que deves guiar. Se fizeres o reconhecimento do percurso,dá para teres uma ideia do tempo que gastas em cada ligação,e saber onde deves acelerar ou onde podes descansar. É sempre bom chegar com tempo antes da partida,para descansar e concentrar para a descida.

O meu conselho é que comeces pela categoria de Promoção,é destinada aos iniciados. Nas provas da Taça de Portugal não és obrigado a fazer o reconhecimento no sábado (os federados são),embora seja recomendável. Atenção às protecções obrigatórias,passa no site da Federação e vê bem o regulamento: http://www.fpciclismo.pt/pagina_blocohome.php?id_pagina_blocohome_new=109&id_modalidade_new=0

Entretanto,não sei de onde és,mas no próximo sábado há um convívio de enduro em Leiria,era uma boa oportunidade para tomares contacto com muita malta que gosta do mesmo,sem o stress de uma prova oficial. É tudo malta porreira,garanto-te :) Mais info aqui: https://www.facebook.com/profile.php?id=1507383755995080&ref=br_rs

Se tiveres mais dúvidas apita!
 
#4
Obrigado pelas respostas!

@Nozes
Sou da zona de Lisboa, mas agora fiquei tentado em ir até Leiria nesse dia para isso.
Vi que o limite é de 50 inscrições, achas que há risco de ficar tudo preenchido em até amanhã ou quarta-feira? E já agora isso passa-se tudo no sábado, não se estende até domingo certo?
Obrigado mais uma vez ;)
 

Nozes

Active Member
#5
Bom dia,
É tudo no sábado, sim.
O evento é mais uma volta entre amigos que uma prova a sério, mas tem contagem de tempos,abastecimento, local para banhos...podes tirar as dúvidas no facebook! Eu infelizmente não vou poder ir,trabalho no fim de semana.