Empresta-me a tua Bike?

viriatodasilva

New Member
Boas

Quantos de nós temos as bikes paradas em casa? Quantos de nós gostaríamos de ter uma bike umas horas pra fazer um treino e não sabemos onde as alugar, ou as que existem não oferecem as minimas condições?

Estou a abrir este tópico pois aproxima-se o Verão e, com ele, as férias. Ora, como o carro normalmente vai cheio, e não tenho espaço nem barras pra levar a bike, e como está na moda partilhar tudo (até as mulheres dos outros :cool: ), gostaria de promover o "emprestanço" de bikes. Estou a pensar maioritariamente em bicicletas de estrada, de forma a não interrompermos os treinos, e que também são menos susceptiveis de acontecer algum azar.

Certo estou, também, que este tópico servirá para criar novas amizades, sempre na base de quem partir, paga. Também teremos de arranjar um meio de garantir que não nos "fogem" com a bike. Para evitar isso, os "emprestanços" terão de ser públicos e publicados neste tópico, para que cada um assuma as suas responsabilidades e os chico-espertos possam ser responsabilizados. Claro que terão sempre de tomar precauções.

Comentários?

quedas suaves,

Ricardo Silva
 

abelha2

Active Member
A ideia pode ser boa, mas acho que não vai ter adesão por dois motivos:

1-É arriscado por as bicicletas que são bens bastante caros nas maos de algum "estranho". Embora seja raro, vejo por vezes mal entendidos nos classificados por peças baratas, imagina com uma bicicleta inteira. E se a pessoa estraga e não paga? O dono vai ficar com o prejuízo....

2-O facto de colocar aqui neste tópico de pouco serve. Por exemplo, neste forum ninguem me conhece, ou seja mesmo que aqui seja publicado e eu te fugir com a bike (ainda para mais de férias que supostamente estamos longe de casa) nunca mais se poe a vista em cima...

Eu geralmente quando vou de férias é mesmo ferias, nao levo computador, nao levo bike....Já por uma ou outra vez aluguei uma para dar umas voltitas mas em lazer....Como não "treino" não me faz diferença uma ou duas semanas sem bike (as vezes passo mais tempo sem andar).

Acho que quem não dispensa a bicicleta deveria comprar os ditos suportes. Eu não acho justo quem empresta correr o risco, para quem usufrui poupar uns trocos. Aliás a minha bike é fraca e por vezes colegas que tem melhores oferecem a deles pa eu fazer uma descida ou assim. Eu nunca aceito pois se fizer um risco numa queda no quadro ou assim, não se vai trocar de quadro por isso, mas a pessoa fica com o quadro riscado sem ter culpa.

Posso ser demasiado pessimista mas é a minha opinião.
 

STIG_73

New Member
Posso ser demasiado pessimista mas é a minha opinião.

É a tua opinião e a de qualquer pessoa que tenha o minimo de bom senso.
Que me desculpe o autor do tópico mas não me parece nada a viavel a ideia de emprestar um bem tão querido para todos nós a alguem que não conhecemos de lado nehum, ou melhor, alguem de quem apenas conhecemos o nick aqui neste forum.
É um tiro no escuro, que garantias reais poderiamos ter de que a bicicleta seria devolvida no seu todo ou no caso de algum acidente a mesma seria reposta na sua condição original.
Eu, pelo menos, nunca emprestaria a minha nestas condições mas...
 

Mangelovsky

New Member
Não gosto de ser do bota abaixo, mas não acho boa ideia. Até tenho mais que uma bike, estrada incluida. Não me vejo a emprestá-las a um desconhecido. Das vezes em que emprestei bicicletas a amigos, eu também estava lá a pedalar ao lado deles.

Depois há toda aquela questão de não querer que me mexam das alturas dos selins, manetes, etc... Se acontece alguma coisa à bicicleta "ahh e tal,esse risco já lá estava..." E na minha opinião as bicicletas de estrada estão mais sujeitas a azares que as de montanha.
 
Last edited:
Para quem quer dar umas voltas nas férias e não quer gastar o “guito” nas barras, poderá sempre comprar uma reles bike em qualquer hipermercado que certamente são mais baratas que as barras e geralmente a duração delas é o tempo das férias
 

edumad

Member
Acho que haverá muito poucos disposto a confiar num desconhecido, com um bem valioso, apenas porque ele pertence ao mesmo grupo. Por muito que gostemos de pensar que as pessoas que partilham os nossos interesses são especiais e desprovidas dos vícios e males morais de que sofre o resto da sociedade, sabemos no fundo que não é verdade.

Para usufruir de oportunidades como a que sugeres é deixar de lado a rede social da internet e investir na rede social normal. Criar ligações e amizades com um grupo de pessoas e não apenas nicknames. Um amigo com quem andas regularmente vai estar mais disposto a ajudar-te a esclarecer se um quadro em carbono vale mesmo a pena o preço e outras questões do género em que experimentar o material pode ser um fator importante.

Uma medida mais viável e até "saudável" seria a doação ou troca de material de pouco valor: um selim velho, pneu usado, suporte de bidão, etc. Pequenas peças de pouco valor monetário, que podem não ter uso para o proprietário, mas podem permitir usar uma bicicleta que esteja encostada ou melhorar a experiência de BTT de quem não têm muito dinheiro.
Mesmo algo como isto exige confiança e um certo altruísmo. O bom nome num site que se gosta e frequenta regularmente não se compra por 5 euros... Uma bike de centenas de euros, já é outra coisa.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Eu também não empresto, nem nestas circunstâncias emprestaria a ninguém (mas também não peço, nem pederia emprestado). Empresto sim, a um amigo a quem eu lhe queira meter o vício, ou então a um amigalhaço que queira testar (tal como fiz ontem a um amigo, testou a 29er). Mas mesmo nestas situações, estou a pedalar também. ;)

....Não é que o pessoal não seja cuidadoso mas....... eu sou SUPER cuidadoso/rigoroso lol. Até a meter mudanças, parece que tenho "caixa automática", lubrifico a transmissão a meio das voltas etc... etc... enfim sou assim, não há volta a dar!!!! :D
 

cayto

New Member
Partilho da mesma opinião dos colegas. Talvez não seja boa ideia emprestar um bem que tanto estimamos e nos dedicamos, e como os acidentes acontecem, por muito porreiro que seja o amigo, ia-me custar saber que aconteceu isto ou aquilo à bicicleta. Emprestar quando eu também lá estou, é diferente, e é alguém que no mínimo confíamos e depositamos sentido de responsabilidade.

Pessoalmente, evito também pedir emprestado, pelos mesmos motivos, só que do lado contrário ;)

Sendo assim, acho mesmo o melhor cada um investir um pouco de si na sua bicicleta e siga com as boas pedaladas :cool:
 

TLouro

Member
Só pelo caracter inovador, um LIKE para a ideia!

Não sou assim tão pessimista como a generalidade dos colegas, embora reconheça algumas dificuldades, sobretudo a segurança do empréstimo.

Mas a verdade é que se já há plataformas através das quais pessoas trocam temporariamente de casa para ir passar férias a outro país, porque é que esta ideia não pode mesmo funcionar?

Pelo menos para quem tem uma segunda bike, porque não emprestá-la aqui a um companheiro do forum e aproveitar para pedalarem juntos? Assim empresta-se a bike, fazem-se amizades e garante-se a segurança do empréstimo.

Quando acabar de montar a minha segunda bike com material que tenho em stock não me importo nada de emprestá-la nessas condições.

Cumps
 

varinho

New Member
Mais um LIKE.

A contrapôr o facto da bicicleta ser cara,... porque não, emprestar sim, mas, com um valor de caução???
 

viriatodasilva

New Member
Boas a todos

fico contente por estar a promover o debate em torno de um assunto que acho permente.

Concordo com todos quando dizem que a bicicleta é um bem precioso e que, como tal, é preciso ter muito cuidado a quem se empresta. Eu próprio, para ajudar um colega que tinha um problema no desviador da frente que o impedia de pôr a mais pequena, emprestei a minha bike e, nem 5 metros depois, fruto de um cavaco, tinha o dropout partido e o desviador torto. Claro que se prontificou a pagar o que fosse necessário. E é este o espirito da coisa. Claro, também que terão de existir mecanismos que permitam a quem empreste ter alguma segurança.

Relembro que, ao contrário da bike de btt, a de estrada está menos sujeita a azares.

Imaginem o seguinte: vou de para longe, e até gostaria de dar uma volta de bike para não enferrujar. E por que não perguntar aqui se alguém tem uma bike que possa emprestar, dia tal às x horas, dando uma quantia como garantia e, quem sabe, pagando uma cerveja e uns carqcois? Claro que terá de existir bom senso, confiança e responsabilidade. Mas o mesmo é necessário quando se compra algo online, ou se adere a um desses programas de troca de carro/casa férias.

a mim, não me escandalizava nada se alguem aqui do forum, de quem eu tivesse ou pudesse obter referencias, me pedisse emprestada a minha bike de estrada para dar uma volta. Ou, então, conbinasse uma volta tal dia a tais horas comigo e eu lhe arranjasse uma bike de um amigo. Claro que teria de ter garantias. Mas não é na base da confiança que nascem as amizades?

Quedas Suaves,

Ricardo Silva
 

Eduardojsg

New Member
Coisas que se montam não se empresta!

Agora a sério, só se for a um familiar próximo, a amigos já tive que dar desculpas...
 

alupo

New Member
Não empresto!!! ......Mas ja o fiz...uma bike que custou 50€ e que era a minha montada para ir para o trabalho, mas ja não tenho a bike, vendia por 20€ a um amigo que ainda a tem hoje em dia. Atualmente não empresto a minha "Merida" pelas razões obvias.
Este tema dá pano para mangas, aprovado.
 

Arpeggio

New Member
A bike nunca emprestei, mas já emprestei um disco externo, um metrónomo mecânico e livros. O disco voltou avariado, o metrónomo descalibrado e partido e os livros voltaram sujos, dobrados, vincados e um rasgado. Outro não voltou. Nunca mais empresto nada a ninguém.
 
emprestar?
só se quiser perder um amigo...
eu já nem ofereço boleia de carro, que há gente que com os carros dos outros fecham as portas como um portão de uma quinta...
 
Top