Eixo pedaleiro abana

commendatore

New Member
N cnsigo ver a imagem, mas presumo que seja do tipo octalink. Por 11 euros compras um novo. Mais vale. Se ele abana e está bem montado é porque os rolamentos interiores já eram.
 

demorider

Active Member
Boas,

Se o eixo é igual ao do link mais vale comprares um novo, não sei da para por rolamentos novos mas penso que não mas mesmo que desse provavelmente ficava mais caro que comprar novo..

Tem é atenção as medidas do eixo, medida do corpo e do "veio" que passa no interior porque acho que há mais do que uma medida.. Caso compres online (acho que não vale a pena porque os portes ficavam mais caros que o eixo) tira a medida ao antigo primeiro, se comprares em loja fisica basta levares o antigo..
 

Jepas

Super Moderador
Pelas informações do link: shimano, movimento central, eixo quadrado, 68x122mm e BB-UN26

Ou seja, estamos a falar de um eixo quadrado, modelo BB-UN26 com 68mm de caixa e 122mm de eixo. Eixo esse que não é passível de manutenção e como tal a folga só sai trocando todo o eixo. Este modelo ronda os 15€, por isso é quanto custa essa reparação da folga.
 
T

The_Command

Guest
Obrigado pela vossa opinião. Irei então comprar outro novo para montar.
 

jonasdh

New Member
Boas
A minha questão não é igual mas tem haver com o eixo da pedaleira, certas vezes ao pedalar o crank esquerdo sinto o a ceder como se tivesse folga, e já o tirei e parece me estar tudo bem, as estrias encaixam bem com o eixo sem abanar, só mesmo com força é que cede e em certas posições. é do eixo?
cumps
 

korreya

New Member
Não será o parafuso que durante o andamento alivia?...tive um problema assim...uma das vezes desenroscou por completo e sem dar conta dum momento para o outro saltou-me o pedal para o chão!a sério...foi uma coisa cómica de se ver...o que vale é que estava no final da volta.
Resolvi aplicando uma massa/cola no parafuso.
 

demorider

Active Member
Boas,

E se tentares "abanar" com o crank a mão não abana?

Mas se ele encaixa bem e fica bem apertado quase de certeza que é o eixo..
 

korreya

New Member
Lembrei-me...e é mesmo só com o esquerdo?...ou também acontece com o direito?...será algum início de problema com o cepo?
 

Manchanegra

New Member
korreya said:
uma das vezes desenroscou por completo

Eu tive um problema assim na velhinha Esmaltina. O parafuso do crank desapertou. Apertei, mas, pouco depois voltou a ficar com folga. Nem tive tempo de terminar a volta. O eixo partiu na zona onde aperta o parafuso, o crank saltou e não cai por sorte. Ainda embati no eixo e fiz um lenho na perna, mas, sem gravidade.
Foi substituido na GRide de Portimão por cerca de 15 euros já com montagem há cerca de ano e meio.
Verifica se é mesmo o eixo ou se poderá ser um dos problemas referidos.
 

jonasdh

New Member
Boas pessoal
obrigado pelas respostas
Korreya:
sim, é só mesmo com o esquerdo, ele antes, ao andar por vezes soltava-se mas agora já não se solta á muito tempo. o direito não acontece nada disso.
Demorider:
só com a mão não abana.... isso é que me deixa ainda mais lixado... por exemplo começo a pedalar cede um pouco e por vezes um estalito, e só faz isso uma vez depois enquanto pedalo não acontece mais nada e só depois quando vou para descer que meto os pes paralelos ao chao, faço alguma força para baixo e cede de novo.
Manchanegra:
pois, pelo que vejo deverá mesmo ser do eixo
abraço
 

Tiago@21

New Member
Boas pessoal, a mim o problema é semelhante ao do jonasdh só que abana com a mão... se apertar o parafuso da pedaleira fica bom... mas com as pedaladas ele volta-se a soltar... O lado direito também abanava mas comprei um eixo novo e já ficou bom, o lado esquerdo está na mesma... Será que alguma coisa esta moída e o parafuso não fica preso? É que sempre que pedalo ele volta a soltar-se por vezes perco o parafuso no chão e solta-me o pedal... já cheguei ao ponto de vir para casa com a bike na mão LOOOL.

cumps,
 

jonasdh

New Member
Boas
Pode ser do parafuso já ter a rosca moída, porque mesmo que o crank estivesse com folga o parafuso não devia de se soltar, mas experimenta meter daquela cola para parafuso.
Já agora, como sei a medida do eixo que tenho de meter? já andei á procura no site da marca, mas só me dizem qual era a pedaleira que usaram e o eixo, e fui ver separado e o eixo/pedaleira tem vários valores.....
cumps
 

demorider

Active Member
Boas,

Tiago:

Se ja meteste um eixo novo e do lado esquerdo continua a ganhar folga e a desapertar-se ou é o parafuso moido ou é o encaixe da pedaleira que esteja danificado e faça com que ao pedalar a pedaleira se "mexa" no eixo e faça com que o parafuso se vá desapertando..

Jonas:

Acho que a tua bike é de eixo 68/73 mas para confirmares vasta medires o quadro por baixo do eixo pedaleiro como na imagem abaixo (mas so o quadro sem contar com o eixo):

 
Top