Efeitos da lama...

margarett

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Boas a todos...

Após mais um passeio muito (demasiado) enlameado, tenho alguns problemas na minha menina que me estão a dar cabo da cabeça...

Travões (disco mecanicos): estão a travar mesmo muito pouco. Será que já estão gastos? :shock: Há alguma indicação de como desmontar aquilo para ver/trocar? (edit: ainda só rolaram uns 150km...)
Suspensão dianteira: está terrivelmente presa :| Como se pode olear, se é que pode?
Manipulos dos desviadores: lá estão cheios de lama ou o raio, por vezes não "destrancam" ao mudar de mudança, sobretudo para carretos mais baixos... Pode abrir-se aquilo para limpar? São SRAM X-7

Obrigado...
 

BigFoot

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Boas entao é assim:

-em primeiro lugar lavas a bike td muito bem, de preferencia com um detergente indicado (eu uso shampo de carro) com mangueira com pouca pressao e com uma esponja, a transmissao arranja um pincel com sonasol verde, ou petroleo ou benzina (caso tenhas uma coisa propria pra lavar tipo aquelas caixas com escovas podes dispensar o pincel).
-em seguida secas a bike toda.
-Quanto as pastilhas é bem capaz que tenham la "ficado", conforme a marca dos travões que não mencionas te podes desmanchar as pastilhas e ver, em qualquer marca é bastante facil, numas é uma cavilha que tiras outras é um parafuso etc.. é muito simples.
-nesta altura os maniplos e desviradores ja estaram limpos, portanto se a transmissao não tiver ficado em condiçoes (porque as vezes pode ser lama que entra para as molas, ou travam os movimentos dos pontos de rotaçao dos desviradores etc) despois da limpeza esse tipo de coisas saem, ou seja se não tiver boa na mesma é por que entrou areia para as bichas e prende o movimento dos cabos. Podes primeiro tentar limpalos, com pressao de ar limpas as bichas e terminais de bicha
e comum pano humido de spray de oleo limpas os cabos para tirar os restos de areia.. normalmente fica melhorzito.. mas como deves imaginar não a nada como chegares a loja e pedrires dois cabos de mudança e 1.5m de bicha e voltares a montar tudo, ai sim fica tudo como novo. Quanto a areia e lamas dentro dos maniplos duvido.. mas pode acontecer...
-este processo de cabos e bixas sucedesse igual aos teus travoes visto que não sao hidraulicos.
-Quanto a suspensao, tambem não disses te qual é, mas depois de bem limpa poem vanselina liquida nas pernas e bombeia pra baixo. Isto é um precesso que se faz em todas para não tarem a trabalhar em "seco" pela parte exterior..

Espero ter te ajudado, qualquer duvida pergunta.. e ja agora depois diz se ficou boa.. :mrgreen:


Cumps.

Bruno Atalaia
 

margarett

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Boas,

Agora estou a 900km da minha menina, mas quando voltar ao pé dela, já trato disso.

Entretanto ontem, porque não estava bem com a roupa que tinha vestida, já desmontei o manipulo do desviador da frente. Vamos lá a ver se o consigo devolver ao sítio :mrgreen:
 

BigFoot

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Quanto aos sram não sei como é, mas dou te de exemplo um maniplo deore que eu tenho que em andamento simplesmente se desmontou.. :shock: estranho não? eu apanhei as peças que cairam (todas) e levei a loja e ainda se tentou.. mas ao abrir o resto do maniplo saltaram molas por td o que é sitio.. por isso desmontar propriamente dito não tentes.. podes é fazer como eu fiz nos meus dual control xt.. dei uma queda em areia de praia (Areia solta) e entrou areia, e ao meter as mudanças aquilo fazia o tipico barulho de areia em engrenagens.. abri o maniplo (retirei as tampas esteriroes) e com presão de agua lavei o maniplo e ficou porreiro.. :mrgreen:

Já agora.. 900km?! como é que consegues? :shock: eu para onde vou so estou bem se levar a bicla! :mrgreen:


Cumps.

Bruno Atalaia
 
Oi..

Eu tenho uns triggers X7 e já senti o mesmo sintoma que tu... mas a coisa era devida a impurezas nos desviadores... depois de lipos e oleados simplesmente desapareceram as "prisões".

Não te aconselho a abrires o manípulo... pois aquilo por dentro é algo manhoso... e como o BigFoot escreveu tás sujeito a ficares com uns comandos desintegrados... em peças mil...

Hehe...

Abraço,

Bruno Pereira.
 

BigFoot

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Por acaso hj na loja tive que abrir um X7.. cortaram mal o cabo e desfiou se todo la para dentro e entao tava todo entalado.. desmaxei o maniplo, saltaram umas quantas molas dificeis de ir ao lugar.. mas e possivel montar.. os shimano daquilo que exprementei é que não aconseilho mesmo..

Cumps.

Bruno Atalaia
 

doc

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margarett said:
Agora estou a 900km da minha menina, mas quando voltar ao pé dela, já trato disso.

Isso é péssimo, se quando chegas a casa com a bike enlameada, a primeira coisa a fazer é lavada.
Pois agora, quando chegares ao pé dela, a lama já estará mais dura e mais díficil de sair e possívelmente com alguns picos de ferrugem.
Não sou um grande exemplo para estar aqui a dizer isto, pois a minha bicicleta , a pintura dela é lama, mas a parte de transmissão, corrente, articulações, travões e suspensão, levam logo com água em cima para tirar a porcaria mais grossa e dou com um oleo fino que se infiltra rápidamente (tipo bala) e depois mais tarde um oleo mais gosso.
 

BigFoot

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Acerca disso normalmente porto me bem.. embora que como por exemplo hj.. que andei 5f.. limpei a bike.. andei 6f... deixa a limpeza para sabado (amanha) porque vou andar tmb.. e preocupante é que to a pensar andar domingo.. e amanha tenho o tempo ocupado.. :shock: mas normalmente leva uma limpeza a fundo..


Cumps.

Bruno Atalaia
 

margarett

New Member
Boas a todos. Obrigado pelas respostas.

Doc, os 900km foi porque fui trabalhar para Espanha uns dias. Mas já a tiha limpado e oleado (menos aquelas partes, que não sabia)...

Enfim, quem não sabe é como quem não vê e já resolvi quase todos os problemas...

Travões: aquilo tem uns parafusos para "empurrar" a pastilha mais para dentro. Começou a gastar-se, tem de ser afinado. Entretanto ja tinha comprado pastilhas novas, mas ao desmontar é que vi que tinha muita pastilha ainda para gastar, só precisava de uma afinaçãozinha.
Suspensão: limpei bem, lubrifiquei com lubrificante à base de teflon. Já tá muito melhor ;)

Ainda não desmontei as bichas e espias para limpar (acho que tenho de lhe cortar a pontinha para passarem nas bichas) mas também já vi que estão a precisar de ser limpas.

Falta o manipulo do desviador... Alguém sabe como montar? :mrgreen: É que agora, já nem a ordem das peças me lembro :lol: :lol: :lol:

Já fui a loja mas não tinham daqueles. Se encontrar à venda ponho-lhe um novo e tá a andar... Para pagar a idiotice :evil:
 

José Martins

Administrator
Depois dessas operações todas, troca os cabos dos desviadores por um kit de cabos revestidos a teflon e bichas próprias, com terminais.
Vais ver o que é suavidade e precisão na passagem das mudanças.
Existem também para travão (acho uma boa opção para quem tem v-brakes, eu próprio já usei) e vale bem a pena.
Tens um tópico aqui no forum sobre este assunto.
Faz um :pesquisa: se achares que te pode ser util, mas se não usas, vais ficar certamente fan.
 

BigFoot

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Maniplos de mudanças é sempre complicado voltar a montar, no caso de terem sido desmanchados.. normalmente e molas por todo o lado... :mrgreen:
 

margarett

New Member
Boas novamente.

Bem, já comprei um manipulo novo, igual ao anterior. Toma lá que é para não te armares em mecânico :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Os travões atrás ainda travam pouco apesar de já afinados. Creio que terão ficado vidradas, as pastilhas. Nada que umas travagens a fundo não resolvam :mrgreen:

De resto, desmontei e limpei todas as espias, e oleei as respectivas bichas. Em relação a upgrades desse material, está previsto mas tenho de me aconselhar bem primeiro... Não conheço praticamente nada disso, e não quero comprar gato por lebre...

Assim sendo, amanhã já vou andar de bicla. Já está prontinha a rolar!!! :wink:
 
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