Easton EC70 XC Wide.

Rui Marçal

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Decidi trocar o meu Mortop de 100grs e 580mm de largura para um mais pesado Easton EC70 XC Wide com 159grs e 585mm de largura. Porquê?


A fábrica da Mortop aconselha a trocar o guiador de 2 em 2 anos, conforme o uso, existe fadiga do material.


O meu ainda não tem 2 anos mas já levou muitos maus tratos no PNSAC.


Então decidi que estava na hora de trocar por algo diferente.


Optei com a ajuda da malta dos fórums pelo Easton. Decidi corta-lo para os 640mm porque acho que os 685mm eram demais e o peso ficou pelas 149grs.


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Ficou com este aspeto.


Em termos de beleza não é extraordinário, mas também não é feio.


Se me perguntassem antes de experimentar este Easton se o Mortop fletia, eu dizia que não. Agora digo que sim. O Easton flete muito menos e o que antes achava que eram os pneus a amolecer, agora sei que era o Mortop. Embora não note isso, é claro que o Mortop era mais confortável que o Easton...


A outra vantagem do Mortop era ser estreito para passar nos singles cheios de silvas, agora vou com as asas mais abertas e no final acabo sempre em maior estilo, mais arranhado.


Supunha que o Easton devido ao tamanho seria menos reativo, realmente é, mas como ficou menos nervoso isso transforma-se em mais segurança o que permite abordar os singles mais rápidos com a mesma rapidez do Mortop. A segurança realmente foi a que saiu mais beneficiada com o aumento de confiança que um guiador mais largo oferece. Tanto que, antes, quando fazia a paradinha, estar em cima da bike sem andar e sem por o pé no chão, era um processo que para mim exigia algum equilíbrio, agora é quase natural o que ajuda em muito sítio.


Também é conhecido que um guiador mais largo ajuda a subir melhor devido à alavancagem superior que fazemos com os braços, é verdade, realmente nota-se mais força no pedal principalmente em pé.


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Nas subidas técnicas e muito inclinadas, novamente vitória para o Easton. Com os 580mm do Mortop, a roda da frente quando levantava ficava à deriva, tanto podia aterrar a direito, como à esquerda, como à direita. Com 640mm a roda levanta na mesma, mas cai quase sempre a direito, tenho muito mais equilíbrio.


Por outro lado, e, aqui pode ser desconfiança minha, nos drops consigo passar a fruta melhor para trás do selim...


Resumindo, para quem faz XC puro, o Mortop é ideal


Para quem faz o que eu faço, o Easton é melhor.
 

JMPF

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Inicei a pouco um topico a pedrir essa mesma opinião.
Lendo o teu já comecei aficar tentado na troca.
 

danielsilva

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Tenho este mesmo guiador mas em versão rise e não cortei ficando pelos 685mm, notei diferença enorme ao passar do de 640mm para os 685mm e irei comprar outro igual para meter na FS ( que está com o de 640mm ). Não é o guiador mais rigido que usei ficando um bom bocado atrás do Easton Heaven de 711mm e consigo o ver/sentir o mesmo a flectir especialmente nas decidas técnicas mas tendo em conta o peso já seria de esperar.

Só é pena mesmo é o preço ...
 

danielsilva

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Olá Danielsilva,

Mas tu fazes Allmoutain? Com um guiador tão largo...És muito alto?

Apesar de sim fazer Enduro/All Mountain tenho a mesma medida nas 3 bicicletas ( HT de XC, FS de XC/Trail - se bem que esta ainda está com o de 640mm - e HT de AM ). E não, não sou alto sou apenas de estatura média e até tenho colegas de saida com a mesma altura ou até ligeiramente mais pequenos a usarem guiador tão grandes ou até maiores.

O uso de guiadores largos não se prende com o facto de ser alto ou não mas com outros factores mais importantes. Exemplo, na HT de XC uso neste momento uma suspensão de 120mm o que faz o angulo da mesma baixar dos 70º para os ~69º, a frente tornou-se demasiado leve ( fazendo levantar a frente ) e sem precisão ( a frente salta de linha em linha ). Um avanço ligeiramente mais curto ( 100 -> 90mm ) e guiador mais largo "atrasa" a direcção e desloca o teu peso para a frente, fazendo que a frente não salte e logo se torne bem mais precisa. Sem falar que em todas uso 1x9v ou 1x10v, o que me obriga a levantar a peidola do selim naquelas subidas mais ingremes, e o facto deste ter ( e como muito bem disseste ) uma maior alavancagem ajuda imenso.

Começei com 620mm, 660mm voltei aos 640mm e depois para os 685mm e não me vejo a voltar a tamanhos mais pequenos tão cedo, ainda tentei usar o Heaven de 711mm na de AM mas onde costumo andar era muito complicado pois acabava com 2kg de galhos e folhas no cockpit :D

Óbvio que depois tens de ajustar a altura do avanço e posição do selim ( em nalguns casos dependendo do teu tronco, mudar de espigão recto para um com recuo ) para te ajustares à tua posição.

Estes conceitos não são nada de novo e são bem conhecidos, é como me disseram uma vez "once you go wide, you won't go back".
 

Rui Marçal

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Danielsilva,

Gostei da parte em que ficas com o cockpit cheio de galhos e folhas. Eu é mais com os braços todos arranhados. Mas já antes assim era, agora é um pouco pior.

Perguntei se eras grande porque para a malta grande um guiador mais largo faz mais sentido que um mais pequeno, mas de maneira nenhuma é um fator decisivo na escolha do guiador.

Percebi que deverias fazer Allmountain pelo tamanho do guiador. Vocês andam sempre bem avantajados e depois habituam-se e não querem outra coisa.
 

danielsilva

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Sim também me arranho bastante mas sinceramente já o considero ossos do oficio e não ligo muito ( embora o acasional raspar em urtigas não seja muito bom ), mas ter de constantemente a retirar folhas e galhos das manetes do travão, manipulos e afins já não tem tanta piada, daí me ter ficado pelos 685mm. Acredito que a maioria prefira tamanhos mais curtos mas muita gente já experimentou andar com guiadores maiores que eu emprestei e tive sempre grande dificuldade em fazer com que mos devolvam ;)

Mas estou muito satisfeito com este guiador e irei de certeza trocar este riser para a FS e comprar outro igual mas recto para a HT para compensar a subida de 20mm do cockpit com a mudança de suspensão. Único defeito que encontro neste guiador é mesmo o seu preço :(
 

kreisp

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Tb estou muito interessado numa solução "wide"
TEnho uma roda 26", mas o quadro é XL e sou alto (1,95).
Embora não sendo muito largo de ombros, acho que a passagem do meu actual de 600mm para 685 vai ser útil!
 

essence_s

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Isto dos guiadores começa quase a ser como os selins...
Eu passei de um easton lowriser com uns 640 para 1 recto de 600, ao inicio estranhei um pouco, mas agora e para o que eu faço adequa-se melhor.
 

CoolAlex

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Eu também ando a pensar em trocar o meu 600mm por este Easton...mas não são fáceis de encontrar :(
Experimentei um 660mm e diferença no controlo da bike é enorme, dando muito mais confiança em vários aspectos...por isso me decidi...QUERO UM DESTES :cry:
 

lpsferreira

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Ainda esta semana vi um destes em viseu. Vejo que és de Aveiro, passa na Pernalonga que quase de certeza o César arranja.
 

CoolAlex

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Estão esgotados...Está uma anotação de reserva no César há 3 semanas e nada :(
Tenho andado à procura de alternativas, mas são muito poucas e todas elas se encontram esgotadas.
Tem sido uma loucura a vender estes guiadores de 670/680mm.
Só me resta aguardar.
 

lpsferreira

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Por acaso numa loja em viseu onde o César é fornecedor estava um (ou estarei equivocado e só estava um numa Santa Cruz).
 

CoolAlex

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Sim...já andei à procura, mas na maioria delas está esgotado. A única que tem está a um preço exagerado face ao que tenho visto.
 

Rui Marçal

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Não deve ser fácil de arranjar, pois também me disseram em várias lojas que só para Outubro, deve ser o novo modelo e este já não devem fazer mais.
 
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