E cá?Para quando projectos como este?Trilhos comunitários patrocionados...

FMCurto

Active Member
[video=vimeo;1740229]http://vimeo.com/1740229[/video]

Monsanto dava p coisas destas... :)

"Trail building is a democracy and you vote with your shovel..."

Ou talvez assim:

[video=vimeo;13797583]http://vimeo.com/13797583[/video]
 
Last edited:

lf_almeida

New Member
Boas. O mais aproximado que conheço é na Lousã ou seja, perto da Lousã, que são as Aldeias do Xisto. Por exemplo, Em Ferraria de S. João, existe um centro de btt, que consiste num edifício, com zona para estacionar, com banhos quentes disponíveis (free), casa de banho e área para lavar a bike, tipo o "elefante azul" para bikes, (sorry pela publicidade), muito bem tratado, limpo e sem vandalismo, o que não é muito normal cá no nosso pais. Percursos bem marcados e informação actualizada. Só a questão das dormidas é que acho que não tem, mas não deve faltar oferta. Mas já não é nada mau...Bastava expandir a mais algumas áreas do pais e já era uma festa!!!

Um abraço
Luís Almeida
 

varinho

New Member
Boa ideia.
Não sabia da existencia deste centro de BTT que o If_almeida mencionou.
Achei curioso o facto de teres referido:
"...muito bem tratado, limpo e sem vandalismo,..."
e depois de ler o teu post, fui à procura do dito centro via google. Apareceu-me isto: Centro de BTT
Li e deparei com:
...Atenção:
As infra-estruturas de apoio aos utilizadores instaladas no local de acolhimento do Centro de BTT da Lousã encontram-se temporariamente desactivadas devido a actos de vandalismo. No entanto os percursos continuam disponíveis e sinalizados podendo os interessados dirigir-se directamente para o seu início conforme mapa e track gps disponível nesta página.
Para mais informações, contacte: Montanha Clube: 918 687 242.
As nossas desculpas por qualquer inconveniente...


Enfim, infelizmente o vandalismo existe.

Mas, é muito boa ideia.
 

jv-

New Member
Desculpem lá se sou demasiado agressivo na minha opinião, mas portugal é um país onde o btt é uma farsa. São muito poucos aqueles que andam em Single-tracks, e dentro destes, apenas uma ínfima minoria se preocupa em tratar deles. Este país é completamente distante do espírito e propósito das bicicletas todo-o-terreno, sendo que a grande maioria das montadas são topos de gama de XCO (e basta ver uma prova para perceber qual a finalidade destas bikes) e o seu uso é à base de estradões e alcatrão. A maioria das pessoas anda somente pelo convívio e preparação física, desleixando por completo as características de uma bicicleta feita para enfrentar obstáculos técnicos e rasgar por zonas onde não chegam motas, nem carros, nem outro veículo.
Em inglaterra o panorama actual é bem diferente. As pessoas que querem fazer cicloturismo, compram bikes para tal, o mesmo se sucede com o trekking, a estrada, o cyclocross, e por aí em diante. Aqueles que compram BTT's, sabem para o que vão, e não é por acaso que a generalidade das bicicletas inglesas apresenta um conjunto de características que promovem muito mais a diversão, a técnica e a interligação rider-bike-trilho. Aqui, todos os que querem sair da estrada, compram a bicicleta com a geometria mais agressiva possível, mais cara e bonita, apenas para mostrar aos amigos que podem comprar.

Por isso há pouco mercado para trail centers, e todos nós gostamos de rumar à lousã para apreciar o que por lá se faz. Mas também o mercado pouco passa disso. Somos uma comunidade extremamente pequena, e isso reflete-se nas condições percárias existentes.
 
Top