duvidas... suntour xcm

AMC

Member
Boas,

Quanto a intervalos de manutenção já foi referido mais em cima, penso que de 25 em 25h de uso. Para lubrificar /fazer manutenção vais ter de abrir/desmontar a suspensão, o que,penso eu, não é conveniente no intervalo de garantia. Eu sei que é um contracenso, ninguém vai apenas andar 25h em dois anos, ou vai :mrgreen:. No entanto se quiseres fazer a manutenção existe por aí um tópico que foca a manutenção desta susp.. Quanto aquela frase em ingês, será o mesmo que dizer "não arrisques mais do que percursos de Xc moderados". Descer escadas, é demasiado "vago" . Se gostas de fazer contra relógios nesse exercicio, estás claramente a ultrapassar os limites para a qual a susp. foi prevista, saltos (verdadeiros) não aconselho !. Não quer com isto dizer que não dê para fazer umas brincadeiras (o meu miudo tem uma na bike dele) e tb se diverte a vencer escadas mas com alguma moderação.

AMC
 

Kemys

New Member
Para quem quer fazer a manutenção aqui está!!


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E há um tópico num fórum a explicar passo a passo, basta procurar um bocado, agora não tenho aqui a url.


Agora eu tenho uma questão aos "pros" cá do fórum:

tenho uma XCM com +- 1 mês , e claro que não a devo abrir para lubrificar, lubrificar as bainhas com óleo "WD40" é benéfico?

Noto é que ela é algo limitada, eu que não sou profissional nem nada, em 2 ou 3 saltinhos ela mandou logo 2 valentes estalos e notou-se a dar o limite dela..... mas de resto já fiz duas descidas pelo monte a andar bem e ela absorve mto bem as irregularidades do terreno. Dá-me é q sensação que a minha velha Suntour 8300 que já tem mais de 10 anos, não lhe fica nada atrás e além de ser mto mais leve, ainda a vou tentar arranjar eu já que não consegui arranjar peças para ela.
 

oliana

Active Member
Têm um curso muito limitado. Só mesmo para brincar.
Tens um problema que eu tive. Cá ninguem lhes quer pegar e peças não arranjam, para nós fazermos a manutenção. Querem-nas enviar para a fábrica.
A minha xc 60 foi posta de parte ao fim de 2 anos. Tambem não aguentava o uso que eu lhe dava.
Mais incrível ainda, quando se compra uma suntour na Chainreaction por pouco mais de 40 euros, e pedem por uma revisão cá, 30 euros.
Eu usava vaselina nas molas. Mas o que deu de si, foram os retentores, ganhando muita folga. Tremideira total.
O melhor que fiz foi mesmo comprar outra.

Agora tenho uma Rock shox reba sl. Um pouco puxado para a carteira, mas vinha na bike. E peças arranjam em qualquer lado.

Qualquer coisa como comparar o céu e o inferno.

Se por cá os vendedores não mudarem a atitude mais vale não insistir na marca. Peço desculpa mas depois de tudo, o que fiz para a pôr a andar e nada consegui junto de quem vende, é assim que eu penso.
 

elv1s

Member
Pessoal, nada de WD40 em suspensões, pois este, e outros óleos queimam tudo quanto é borracha e vedante.

Usem antes vaselina liquida, ou óleos à base de teflon. Óleo para hidráulicos (tipo óleo da direcção assistida dos carros) também funcionam bem, pois não queimam borracha.
 

Kemys

New Member
Obrigado Elv1s , era isso tudo que eu queria saber! E aquele óleo que se usa para fazer a mistura (gasolina + óleo) nas motas, serve?


oliana, pois tens toda a razão, eu fui a todas as casas que pude e até pediram a fornecedores....e no final de contas nada... parece que só querem vender, mas não é assim que conseguem pois só vão perdendo clientes, eu por acaso gosto bastante da Suntour principalmente pelo preço\qualidade e desenho, mas caso durante estes 2 anos a minha XCM V2 me dê problemas e não os arranjem, vão seguramente perder um cliente.
 

oliana

Active Member
Eu penso, mas não tenho a certeza que as suspensões da Decathlon ( rockrider) são made by Suntour.
Digo isto, porque tive uma e rebentaram os retentores ao fim de 18 meses. Resultado, após uns aperto e ameaça com a Deco, deram-me uma Manitou axel, novinha em folha,e nem sequer quiseram arranjar o problema. A diferença de preço era pela metade.

Politicas.
 

Alen7ejanit0

New Member
Viva!

eheheheheheh é mesmo Storm25

eu rtenho uma suntour XCT V2, e só ao final de 4500 kms é que tem uma folgazinha.... tenho-a lavado no elefante azul com determinada distancia.... dou umas pedaladas por la para secar o maior e depois qdo chego a casa dou-lhe umas pulverizações de oleo com teflon e pronto...
ao final de um ano faço uma manutrenção.
Espectaculo! :)
 
a minha xcm quer é porrada, já vou na 2ª, esta parece melhorzinha que a outra, esta tem jarras cromadas e o revestimento nao se desgasta como a minha antiga (jarras pretas). Ainda não tem folga, bastante estranho visto que no final do verão teve uma grande pancada contra um carro
 
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