Duvidas sobre Garantias!

gato__evolution

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Bem uma vez que reina um certo desconhecimento sobre as leis e direitos dos consumidores e ja que o topico foi por esse caminho aproveitemos o dito cujo para esclarecer as duvidas sobre as GARANTIAS.

Boas pessoal tenho um amigo que adiquiriu esta semana uma bonita Mondraker Factor R, a bike funciona 5 estrelas gostei bastante do conjunto de suspensões, so não achei piada foi ao raio do guiador parecer de uma Moto Choper...lol :p. Mas pronto, eu ando com uma rigida e a não ser nas subidas sem muito pedra a Factor da me um um avanço desgraçado...nas descidas então e pra esquecer! :lol:
Agora passando a pior parte.... Com apenas 2 dias d uso e pouco mais d 15 km a CORRENTE PARTIU (Shimano HG) no inicio de uma subida! :shock: e o pior de tudo e que marcou o quadro ao ponto de se ver o aluminio (sim tem protector de escora)... :cry: Agora que acham que a Mondraker vai fazer? Dão so uma corrente nova? ou trocam tambem pelo menos o triangulo traseiro?! E que quer dizer a bike tem 2 DIAS! :shock: Que me dizem :?:

P.S. Escusado sera dizer que o meu colega ta pior que lixado.. :s
 

Pax

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

Será mesmo que a responsabilidade seja da Mondraker? Não estou aqui a tomar partido de ninguém mas terá sido dado o uso adequado á corrente? Ou seja não terá esta sido sujeita a grandes esforços, do tipo andar na talega e na mais leve atrás (p.ex)?

Não terá sido a corrente mal fechada, ficando os elos fragilizados?
 

Vitorzip

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

Desculpa-me se acordei pessimista, mas na minha opinião, o teu colega não vai ter nem um corrente, nem uma escora. A Shimano não dá garantias de nenhum material, por isso a Mondraker também não tem que garantir a corrente e troca-la, e um risco no quadro também não vai dar direito a troca. A uns 4 ou 5 anos atrás parti um quadro Mondraker em 2, e nem por isso me trocaram...

É natural que ele leve a bike á loja, mas ou lhe tiram 1 elo a corrente e fica resolvido, ou o Sr. da loja lhe oferece outra do seu bolso, por cortesia, mas não por garantia.

O quadro só com um pequeno retoque de tinta. Pode fazer como aconselhou o Jepas noutro tópico, tentar arranjar uma tinta de retoques para automoveis que seja parecida, e pintar a zona desejada...
 

MRocha

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

Na loja a que costumo ir vendem mondraker. O dono diz que a mondraker é impecável nesse aspecto, aliás já trocaram um quadro factor partido sem chatices nenhumas. Mas a corrente não tem garantia e os riscos que faças à bike são da tua exclusiva responsabilidade, a meu ver...
 

gato__evolution

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

Tipo mau uso... e mesmo muito pouco provavel... quer dizer aquilo e uma subida quase a direito com 4 / 5 metros...e esfoço então ainda menos provavel! o k se andou ca bike foi em estradões d terra a direito... muito pouco a subir mesmo, olha k realmente e uma coisa gira ker dizer uam gajo da 1700€ por uma bicicleta e no dia a seguir parte e ainda fica a arder....
 

Pax

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

A Mondraker só dá garantia ao quadro, às restantes peças não. (Aliás como a grande maioria das marcas)
 

Mox

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

SRAM....

enfim ele teve azar... apenas isso .

axo que a mondraker nada tem haver com a corrente , sealhar o sitio onde a bike foi comprada nao deixou a dona factor em condições .

enfim passsa na loja
 

nfh

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

Pax_Eco said:
A Mondraker só dá garantia ao quadro, às restantes peças não. (Aliás como a grande maioria das marcas)

Será que é mesmo assim? Desde que as peças sejam de origem, a marca deveria dar garantia, ainda que não seja o fabricante. Aliás, duvido se legalmente a Moondraker se poderá escusar a dar garantia em peças que não sejam de desgaste. Caso contrário o que é que acontece se um amortecedor ou uma suspensão avariar, temos de andar a recorrer à garantia de cada fabricante?
 

luis_pcovo

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

Mox said:
luis_pcovo said:
eu dou mais as culpas à loja do que à mondraker!

exacto .

:mrgreen:

ca para mim...o pessoal da loja n era mto competente e n montou bem a corrente, se alguma vez a tirou...!!!
ou então tenta saber se essa corrente era a que tinha de vir de origem...mas acho que isso tu ja sabes...n?
 

Vitorzip

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

nfh said:
Pax_Eco said:
A Mondraker só dá garantia ao quadro, às restantes peças não. (Aliás como a grande maioria das marcas)

Será que é mesmo assim? Desde que as peças sejam de origem, a marca deveria dar garantia, ainda que não seja o fabricante. Aliás, duvido se legalmente a Moondraker se poderá escusar a dar garantia em peças que não sejam de desgaste. Caso contrário o que é que acontece se um amortecedor ou uma suspensão avariar, temos de andar a recorrer à garantia de cada fabricante?

Exactamente.

Se estragares a suspensão, recorres ao representante da marca no teu pais, o amortecedor , os travões, etc.

A marca da bike responsabiliza-se pelo quadro, e nem sempre, como eu já tinha dito. Há outras marcas que não se responsabilizam por nada, como a Shimano, pois a montagem pode ter sido negligente, ou o uso impróprio. Vem escrito no manual de instruções do artigo Shimano que comprares...
 

gato__evolution

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

A corrente ja vem montada, mas digasse que esta historia de não se responsabilizarem e muito estupida, quer dizer tu quando compras uam carro ou uma mota, não nadas a ir ter com o representanet de cada marca pra te arranjarem as coisas...
 

Mox

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

gato__evolution said:
A corrente ja vem montada, mas digasse que esta historia de não se responsabilizarem e muito estupida, quer dizer tu quando compras uam carro ou uma mota, não nadas a ir ter com o representanet de cada marca pra te arranjarem as coisas...

Quando compras uma mota ou um carro , se ha problemas vais a loja onde compraste a mota ou o carro e eles la de certezinha mandam a peça para os eu representante .

compras uma bike de uma marca qualquer , a suspensão vai desta pra melhor , levas a bike a loja e o senhor da loja manda a suspensão para a garantia da marca da suspensão , nao manda pra marca da bike ...

estas a andar de bike nao sei onde , rebentas um pneu e lixas a roda toda ... vais a loja reclamar a marca do pneu que se rebentou ?? isto é , nao vai ser a marca da bike que se responsabiliza pelo pneu rebentado , agora isso já depende da loja que a vende e da maneira de resolver as situações delas .

eu fui andar a uns tempos e parti o drop out e virei o esticador da bike ao contrario e etc etc etc , lixou-me a escora traseira pois a corrente enrrolou-se toda e etc ... eu nunca ia dizer a marca da mondraker " olha parti o esticador e o drop out quero uma escora traseira nova ..."

isto e apenas a minha humilde opinião .

acho que a corrente se ter partido , deves falar na loja onde o compraste e que te afinou a bike
 

Chaves

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

Boas

é pahhhh, isso em principio foi originado pela junta da cabeça do motor, que por sua vez pingou oleo para o destribuidor que aqueceu e depois partiu a corrente de 12V e ficou so com 6V. :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

É claro que ninguem se vai responsabilizar, nem aqui nem em lado nehum, nem com essa marca nem com outra, o maximo que te podem fazer é montar outro elo, passam-lhe com o pano e já esta :wink:, aconteçeu-me parecido na minha spcz, e paguei do meu bolso uma nova, mesmo embora que o vendedor diga que nao seja normal.

Quanto aos riscos, deixa la !!! isso passa, com os outros que vais fazendo depois esses não se notam :lol: :lol: :lol:, passa-lhe um pouco de tinta por cima e depois um pouco de massa de polir.

Xau
 

raposo1978

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

Isso das lojas venderem uma bike e depois descartarem as peças para os fabricantes é treta, pois se compraste a bike numa loja eles são obrigados a aceitar os componentes da mesma, se recusarem estão a ir contra a lei, pois quando te passam a factura da bicicleta não passam com os componentes todos da bike discriminados, porque senão tinhamos uma factura tipo lista das compras do mês :lol: de supermercado. Vem apenas a referencia da bike como um todo. Por isso faz pressão na loja pois era o que eu fazia.

Por exemplo no outro dia comprei uma bomba specialized wind pipe numa famosa loja da net com lojas por todo o país e o rapaz que me atendeu disse logo que se tivesse algum problema com ela para me dirigir a qualquer loja deles para eles tratarem do assunto, se fossemos pelo esquema de dirigirmo-nos logo à marca era o fim do mundo. Pois se vendem os artigos são obrigados a dar garantia durante dois anos. O que pode acontecer é o prazo de arranjo ser maior se for através da loja do que no fabricante.

Abraço.
Rui Raposo
 

Bravellir

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Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

A raposo já disse tudo. Acho incrível como tanta gente ainda ignora até mesmo os seus direitos mais básicos.

A garantia tem de ser prestada a todo o material facturado pela empresa que emitiu o documento. O que essa empresa faz com o material é problema deles e não nosso.

Nalguns casos, existe a possibilidade de enviar componentes ou peças de equipamentos que são OEM ou assemblados directamente para o fabricante original, em vez de mandar para a loja onde se comprou ou para a marca assembladora. Mas esses casos são apenas uma maneira de as lojas e empresas assembladoras reduzirem os custos ( de portes e logisticos ). Se o cliente quiser, pode exigir entregar o equipamento na loja que emitiu a factura.

Neste caso, nem se trata de questionar a Mondraker. Enquanto a loja onde compraste a bike não fechar, a Mondraker não tem nada a ver com o assunto. Apenas se a loja não cumprir com as suas obrigações ou fechar é que deves exigir a garantia à Mondraker.

Se a corrente PARTIU com 15 km, dizer que não é defeito de fabrico não é sério. Agora, se a corrente ABRIU, a loja pode sempre argumentar que a corrente foi aberta e mal cravada.
 

Vitorzip

Member
Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

Bravellir said:
A raposo já disse tudo. Acho incrível como tanta gente ainda ignora até mesmo os seus direitos mais básicos.

...

Pronto... tinhas que começar assim...

Em primeiro lugar, o topico foi criado com a pergunta "o que acham que a Mondraker vai fazer". A resposta é: nada.

Em segundo, e estando a falar de fabricantes, é obvio que a Mondraker não tem que dar garantia de uma corrente (nem a Shimano dá) nem tão pouco duma suspensão ou de uns travões. Cada fabricante, através do representante no seu país, deverá responder pela garantia da marca.

Claro que este processo deve sempre passar pela loja onde adquiriste, e deve ser ela a accionar a garantia junto do representante da marca, ou, caso não haja, junto do fabricante.
Se a Fox da tua Canyon der o "beri-beri", terás de te dirigir onde a compraste, e caso a tenhas pedido directamente, enviar a suspensão para a Bicimax.

Cada marca assume a sua garantia. Nem se põe em causa que tem que passar primeiro pela loja.

No entanto, mesmo conhecendo os teus direitos, existem formas de os contornar. A lei prevê um prazo de garantia de artigos novos de 2 anos, salvo fique estipulado entre o vendedor e o comprador um prazo diferente (para mais ou para menos). Em caso de litigio, esse documento passa a ter muito valor.

Ora, tu não lês, eu não leio, pouca gente lê, mas grande parte das vezes, o manual de instruções e papel de garantia do artigo tem estipulado o prazo, papel esse que é carimbado pela loja, e que tu automaticamente aceitas.

Ninguêm é prevenido para isso, por vezes consegue-se contornar, mas é importante e pode-nos prejudicar a vidinha.

Quanto á corrente, como já disse, infelizmente não deves receber outra. Talvez reparem essa, retirando um elo. A desculpa vai ser, como sempre, a má utilização ou azar...
 

nfh

Member
Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

Vitorzip said:
[...]
No entanto, mesmo conhecendo os teus direitos, existem formas de os contornar. A lei prevê um prazo de garantia de artigos novos de 2 anos, salvo fique estipulado entre o vendedor e o comprador um prazo diferente (para mais ou para menos). Em caso de litigio, esse documento passa a ter muito valor.

Ora, tu não lês, eu não leio, pouca gente lê, mas grande parte das vezes, o manual de instruções e papel de garantia do artigo tem estipulado o prazo, papel esse que é carimbado pela loja, e que tu automaticamente aceitas.

Ninguêm é prevenido para isso, por vezes consegue-se contornar, mas é importante e pode-nos prejudicar a vidinha.

Quanto á corrente, como já disse, infelizmente não deves receber outra. Talvez reparem essa, retirando um elo. A desculpa vai ser, como sempre, a má utilização ou azar...

Desculpa a minha intervenção, mas estás a gerar aí alguma desinformação... essa redução de dois anos para um ano da garantia SÓ SE PODE APLICAR caso o bem seja móvel e usado. Em caso algum se pode reduzir o período normal de 2 anos da garantia dum bem móvel.

Se quiserem ler mais, consultem o seguinte link:
http://www.dre.pt/pdfgratis/2003/04/083A00.pdf
 

Bravellir

New Member
Re: Problema com Mondarker Factor R (nova), que fará a marca?

Exacto, não sou advogado como já disse, mas penso ser regra fundamental que nenhum acordo privado se pode sobrepor à lei.


Vitorzip said:
Se a Fox da tua Canyon der o "beri-beri", terás de te dirigir onde a compraste, e caso a tenhas pedido directamente, enviar a suspensão para a Bicimax.

Exacto, foi o que eu disse. E o que eu queria dizer também e a razão da minha primeira frase é que pouca gente sabe que se a bicimax ou a fox se recusarem a fornecer garantia, a única empresa que eu posso processar judicialmente é a Canyon.


nfh: existe outra excepção. Mesmo em bens novos, o que for considerado consumível tem salvo erro 6 meses de garantia. Muitas marcas de portáteis, por exemplo, nos manuais e documentação, chamam à bateria um consumível e dessa maneira consideram que esse componente apenas tem 6 meses de garantia.
 
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