Duvida sobre os Travões de disco hidráulicos...

:confused:
Boa tarde, a minha duvida era a seguinte.
Comprei a minha bike (Specialized Rockhopper) a cerca de uma semana, ontem coloquei um pouco de spray para não enferrujar na cassete, e quando voltei a pegar na bike os Travões de disco Hidráulicos (Tektro Draco) começaram a fazer um barulho muito intenso (começaram a chiar), hoje desmontei a roda e verifiquei nas pastilhas e no disco o que poderia estar a provocar tal ruído (passei um pano seco entre as pastilhas e no disco ) mas como não percebo muito de travões de disco, pois é a primeira vês que tenho os mesmo numa bike, aguardava uma resposta rápida, pois este ruído é um pouco incomodo e como tenho a bike a pouco tempo não queria que ela chiasse daquela maneira.

Bruno Seara
Montalegre
BTT
 

Fitacola

New Member
Nos travões de disco é normal fazerem barulho intenso nas travagens quando estes tem os discos molhados..
Se por algum motivo os discos ou as pastilhas apanharam com óleo o melhor que tens a fazer e reitrar as pastilhas fora e limpar com limao as pastilhas e o disco. aqui pelo forum dizem que resulta para remover o oleo.

Depois disso mandas umas travagens valentes a fundo e o barulho deve desaparecer...
 
D

dion7

Guest
boa tarde, comigo as vezes isso também acontece, basta tentares andar na bicicleta e vais travando ao mesmo tempo, eles vão continuar a chiar mas passando um tempo deixam de o fazer.
os disco tem de ficar mesmo quentes, isso vai "queimar o óleo",
atenção ao colocares a mão.
 

NunoMCCII

New Member
Mas o barulho é sempre ou só ao travar?

Desmontaste as bombas? Vê lá se os travões estão afinados ou se os discos andam a roçar nas pastilhas.
 
o barulho é só ao travar, tipo ao travar, mal começo a travar começa a chiar bastante, ja fiz o que dizia nas dicas e nada, to a achar aquilo estranho porque em comparação ao travão da frente não há diferença e o travão da frente funciona na perfeição.
 

paulojorgevl

New Member
retira as pastilhas e passa lixa grossa na mesmas.

continuas a ter a superficie "ferodo" contaminado.

vais tirar um pouco de pastilha mas deve de resolver o teu problema.

se tiveres lixa fina faz o mesmo aos discos.
 

marcio&pirate

New Member
Boa noite! Não sei se é a secção indicada, mas como se fala aqui de travões, cá vai: quais as vantagens\desvantagens dos travões de disco\travões V-break, quais são melhores, na vossa opinião?...eu tenho V-brakes na minha cabra-montesa, mas estou a pensar em mudar pa discos, mas gostaria de saber antes se vale a pena...obrigado...
 

adri82pt

Member
Já me aconteceu isso, o melhor é fazer o paulojorgevl diz, e não te esqueças de limpar bem os discos com um pano limpo impregnado com alcool.

Depois dás umas travagens valentes que isso passa, se mesmo assim persistir, leva a bike à loja para te verem isso.

Cumps.
 

edumad

Member
Se o barulho é um chiar, vem da fricção, portanto ou são as pastilhas ou disco ou provavelmente os dois.
Um lava-loiças ou especialmente desengordurante de cozinha são bons para limpar gordura nesse material. Lavar com água e secar e devem funcionar bem melhor.
Claro que mesmo outras sujidades e líquidos também criam uma película entre os metais e por isso é que o atrito diminui.

A lixa pode resultar nos pastilhas metálicas e semi-metálicas pois são porosas e a sujidade entranha-se. No disco, trata-se de metal sólido, por isso não vejo o beneficio.
 

ampratas

New Member
boas noites a todos
aproveito o tema dos travões para solicitar.vos uma ajuda.

tenho na minha bike uns travoes disco hidraulicos de marca Tektro, e o que se passou foi o seguinte: no seguimento de, após furo, ter de mudar a camara de ar, desmontei a roda traseira, fiz a dita substituição da camara de ar e, depois de voltar a montar a roda no sítio, verifico que o travão traseiro deixou de funcionar como era costume, ou seja, bem. o que acontece agora é que ao apertar a manete de travão, primeiro ela está mais "dura", depois tem uma recuperaçao ao estado inicail muito lenta, e no que diz respeito à travagem, parece que ganhei um sistema anti-bloqueio da roda, pois leva a abrandar suavemente até á paragem, sem bloquear a roda. isto causa-me insegurança na travagem.

alguem passou pelo mesmo ou sabe o que poderá estar mal aqui? já tentei montar a roda por diversas vezes, pois o que me parece é q o disco nao ficou alinhado e equidistante com as pastilhas o que faz com que ao travar só uma pastilha esteja enconstada ao disco. mas isto é o que me parece e nao estou a conseguir alinhar novamente o disco.

agradeço desde já a vossa ajuda :)
 

sapo123

New Member
A melhor coisa que tens a fazer é passar uma lixa grossa nas pastilhas para retirar a camada de ferodo contaminada e com um papel humedecido em alcool passar nos discos para retirar possiveis restos de gordura...
 

bastos1979

New Member
Podiam-me tirar uma dúvida os discos do travões avid joicy 3 são compatíveis com os discos dos elixir 5, não há problema montar os elixir e não trocar os discos que eram anteriormente usados com os juicy? Obrigado
 
Top