Duvida Desviadores

jmquintal

New Member
Boas
Sempre me disseram que para poupar a vida do desviador, devia quando não estivesse a usar a bicicleta deixar o desviador da frente no prato mais pequeno e atrás tb na velocidade mais pequena, para poupar a mola do desviador.
Agora tenho um desviado invertido, neste desviador a mola faz força no sentido contrário, logo em principio deveria deixar no parto maior????
Desde já muito obrigado
JM
 

jmquintal

New Member
pronto pessoal muito obrigado, era exactamente como eu pensava
Este topico já pode ser bloqueado por quem é de direito.
Abraço
JM
 

bangpower

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mas corrijam-me se estiver enganado, no desviador invertido é impossivel ter todas as molas em descanço ao mesmo tempo certo??
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

o desviador traseiro usa duas molas, uma de tracção e outra de torção. A mola de tracção serve para guiar a corrente ao longo da cassete e fica em descanso sempre que contraída (carreto menor nos deviadores normais, carreto maior nos invertidos). Já a mola de torção serve para esticar a corrente (puxa o braço do desviador para trás).
No desviador "normal" a posição de descanso é igual nas duas molas, ou seja, no carreto mais pequeno as duas molas estão contraídas. Por outro lado, nos desviadores invertidos, a posição de descanso da mola de tracção no carreto maior implica tensão na mola de torção.
Assim sendo, no caso dos "invertidos" apenas se pode "descansar" uma mola de cada vez, ou então escolher qual a que se prefere poupar mais.

Jepas
 

LCTriguinho

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Penso que quando se fala em poupar a mola é a de tracção, é a que pode provocar mais "danos", quando perde a força, nas passagens de mudanças.
A outra nem, tanto. Neste momento ando com o meu praticamente "sem essa mola", e tirando algumas situações ainda vai funcionando, estou á espera de uma peça para trocar.
 

Ricardo_Portela

New Member
Boas

Tenho um desviador da frente Shimano XT FD-M761.
21.jpg


Tenho este desviador num quadro Trek 9.8 e o que me acontece é que o cabo quando sai do suporte para as bichas (no quadro) roça no mesmo, o que origina as mudanças da frente muito rijas e que vai desfazendo o cabo. O cabo até já começou a cortar um bocado do suporte devido ao cabo estar muito torto em relação ao aperto do cabo no desviador.
ficam aqui uma fotos para perceberem melhor.





A minha pergunta é a seguinte que tipo de desviador é que eide pôr para o cabo não roçar e não fazer tanta curva??
Creio que este é um Down Swing a trabalhar em Top Pull, será que o Top Swing me resolvia o problema??? (o aperto do cabo do Top Swing é mais metido para dentro do que este Down Swing??)

Agradecia que me respondessem
Cumprimentos
R.P
 

H.Silva

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deves tar a por o cabo mal quase de certeza, o meu tb vem por cima e n faz nada disso. n metes o cabo directamente no "parafuso", tem de passar por o apoio k tem, contorna o apoio e so dps aperta
 

Batas

New Member
Ricardo_Portela said:
Boas

Tenho um desviador da frente Shimano XT FD-M761.
21.jpg


Tenho este desviador num quadro Trek 9.8 e o que me acontece é que o cabo quando sai do suporte para as bichas (no quadro) roça no mesmo, o que origina as mudanças da frente muito rijas e que vai desfazendo o cabo. O cabo até já começou a cortar um bocado do suporte devido ao cabo estar muito torto em relação ao aperto do cabo no desviador.
ficam aqui uma fotos para perceberem melhor.





A minha pergunta é a seguinte que tipo de desviador é que eide pôr para o cabo não roçar e não fazer tanta curva??
Creio que este é um Down Swing a trabalhar em Top Pull, será que o Top Swing me resolvia o problema??? (o aperto do cabo do Top Swing é mais metido para dentro do que este Down Swing??)

Agradecia que me respondessem
Cumprimentos
R.P

Esse desviador NÃO é para esse quadro. Para ser, o batente da camisa não podia estar centrado mas sim desviado para o lado da pedaleira, se é que me faço entender.. Coloca um Top Swing assim que puderes, senão o cabo está a danificar-se a si e ao quadro.

Esse desviador vinha com a bike, ou foi colocado?

H.Silva said:
deves tar a por o cabo mal quase de certeza, o meu tb vem por cima e n faz nada disso. n metes o cabo directamente no "parafuso", tem de passar por o apoio k tem, contorna o apoio e so dps aperta

:wtf: :choneh:

Explica lá como queres fazer essa façanha... Fazendo isso repara o que acontece quando PUXAS o cabo. O desviador ainda quer reduzir mais a velocidade!

Qualquer das formas, ao tempo que esta questão foi colocada, ou já trocou de desviador, ou o quadro já está rompido naquela zona. :p
 
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