Duvida: CARBONO ou ALUMINIO

M.Mira

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Boas pessoal,
Encontro-me num impasse, estou a pensar investir cerca de 3000€ numa bike, mas estou dividido.
Estou tentado em investir numa HT em carbono, mas tenho algum receio, pois nao sei ate q ponto este material resiste.
Tenho 1,78m e 87 kg, gosto de participar em varios passeios de BTT, alguns deles com algum grau de dureza em termos de terreno.
Disseram-me que os quadros de Carbono teem limites de peso aconselhado de 90kg, o que faz com que me encaixe quase no limite max. de peso.
A pergunta que faço é a seguinte: Será melhor comprar uma HT em carbono ou um FS de topo em alumino? ( devido ao meu peso)
 

kayaker

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Uma bike desse orçamento seria FS a minha opção claro. Assim tinha mais prazer nos passeios e experimentava o conforto de uma suspensão total que é contrario ao conforto de uma bike com quadro carbono que é mais agressiva.

Isso se por gosto de equipamento escolheres esse orçamento pois em termos prácticos não é necessário para actividades sport ou lazer.

http://www.ktm-bikes.eu/en/mountain/tour/full-suspension-alu/Lycan3.0.php

Cá está, KTM :) sorry não recebo comissão.

Agora vê o equipamento, em especial quadro, rodas, raios etc, a estrutura básica e compara.

RACE : Carbono ou Titanio

SPORT: HT alumínio

TOUR: FS alumínio

gosto desta classificação


Agora devias ler mais opiniões. Comprar Carbono sem experimentar pode ser desastroso. Bike é mais agressiva, saltita mais e parece que foge das mãos :). Eu por acaso gosto e por isso é que mantenho um modelo antigo de cromio.
 
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scurado

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Então e cromoly, é uma excelente opção e há quadros com excelente relação de prestações/valor do mesmo.
Eu tenho um e adoro. Andei muito tempo indeciso e foi a melhor aposta.
 

M.Mira

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A situaçao é a seguinte,
Nao esto interessado em comprar online, prefiro fazer negocio com um revendedor autorizado aqui da minha zona. Nao tenho nada contra as compras online, mas prefiro assim pois consigo uma assistencia mais directa e menos trabalho em caso de ter de accinonar a garantia.
Por isso fico limitado a algumas marcas, como: KTM, SCOTT, TREK, SPECIALIZED, CANNONDALE e GIANT. Nao sei se alguma destas marcas faz quadros em cromoly. De qq maneira eu tinha a intençao de investir numa bike com quadro de carbono devido aos excelentes pesos q este material consegue obter. Por outro lado coloco a hipotese de uma FS em aluminio com equipamento de topo, pois o objectivo é mesmo uma bike que nao ultrapasse mto os 11kg, caso contrário mais vale ficar com a que tenho neste momento.
Agradeço mais opiniões, pois ainda ninguem me falou quanto á resistencia dos quadros em carbono.
 

alexb

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O carbono para além de mais leve, consegue ser mais rígido na torção, logo maior eficiencia das forças na pedalada e ao mesmo tempo mais confortável que o alumínio. Em relação aos esforços para o qual está calculado, no caso das bicicletas trata-se da resistencia que sofre enquanto pedalas, também é mais resistente que o alumínio, tanto a esforços mecânicos como à fadiga ao longo do tempo.
O maior problema é a resistencia à punção ou perfuração. Normalmente associado a pedras que saltam e embates esporádicos que possam acontecer no caso duma queda por exemplo. Neste aspecto ainda não é tão resistente como os metais, alumínio incluido. Atenção que ao contrário do alumínio que já está numa fase de evolução mais ou menos estagnada o carbono ainda tem muito para evoluir, especialmente nas resinas usados no fabrico que lhe conferem resistencia adicional. Por esta razão deves investir num modelo recente porque dois ou três anos de evolução podem fazer a diferença.
No geral e tendo em conta os preços a que já se encontram os quadros em carbono parece-me uma aposta relativamente segura, embora claro, não te livras nunca de ter um azar.
Eu comprei este ano o meu primeiro quadro em carbono e já levou com umas pedradas e uns embates laterais no muro e ainda não tive problemas.
Apenas um conselho: caso compres, existem à venda nas lojas de bicicletas umas películas transparentes que além de não se notarem no quadro, não pesam quase nada e dão uma resistencia adicional ao quadro a estes esforços de perfuração mesmo muito significativa.
 
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M.Mira

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Obrigado Alexb,
È deste tipo de opinioes que quero ver, nao preciso que me indiquem marcas ou modelos d bikes, pois tb os conheço. O q desconheço, é o quadro em carbono, pois nunca tive oportunidade de ter um, agora que tenho, queria informar-me bem antes de investir para nao cometer erros.
 

rucaf3

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Para fazeres uma ideia... Tenho uma Wheeler eagle carbon de 2008 e até hoje com pedrada até dizer chega não a poupo em nada nem em secções rochosas peso 86 kg tenho 1.80 e até agora 0 problemas e não penso trocar... Só por uma Look 986... :) Vim de uma FS e foi dificil me habituar... Habituei-me mas não tirava o rendimento k tiro desta e como não queria perder muito conforto optei pelo carbono e foi ouro sobre azul... Não tenhas medo ...Vai em frente...

P.S Por esse preço pesquisa as Look...

http://www.bikebling.com/Look-986-X9-XC-Race-Bike-Complete-p/look-986-x9-xc-bike.htm
 

M.Mira

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Obrigado Rucaf3,
Estou a ficar ilucidado, em principio vou mesmo optar por uma HT em carbono. Vou estudar as hipoteses que tenho em revendedores aqui da minha zona, nao sei se algum tem a LOOK, mas é uma questao de perguntar.
 

gorak

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Boas,

O carbono, a meu ver, é a melhor opção que podes fazer, pois apresenta maior capacidade de absorção de impactos, maior rigidez, isto tudo com um peso menor.
Com o orçamento que tens disponível podes comprar uma grande máquina.

Eu optaria por uma ROCKY MOUNTAIN VERTEX 50 RSL.

http://www.bikes.com/main+en+01_102+VERTEX__50_RSL.html?BIKE=778&Y=2010&CATID=1&SCATID=2

O quadro é lindo, com pormenores excelentes, tem muito boa construção (para mim é umas das melhores marcas mundiais). Embora eu ache, que o quadro mais bonito seja o da VERTEX 90 RSL, pelas suas cores, mas tem um preço bem mais alto, próximo dos 4500€, penso eu.

Em termos de equipamento, reconheço que não é tudo de topo... Mas ficas bem servido e aos poucos podes ir sempre trocando umas coisas, à medida que se forem desgastando.

Se quiseres algo, em que o equipamento seja de nível superior, então vê a SPECIALIZED STUMPJUMPER EXPERT CARBON

http://specialized.pt/?sc=010304&id=1122#

Esta tem melhor equipamento. Mas ROCKY MOUNTAIN é ROCKY MOUNTAIN :D

Quando fores escolher, além da fiabilidade, compra aquilo que os olhos gostam. Boas compras.
 

M.Mira

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Pois é, Rucaf3,
A look deste teu amigo esta espectacular, mas ele tem investido bem. So a DT SWISS que ele la tem montada é um balurdio.
 

Ovis Dalli

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Reconheço a Vertex, da Rocky Mountain como a excelência das bikes.
Mas a SCALE, da Scott, não fica atrás em nada, por um preço mais em conta. Tenho uma scale30 e estou muito satisfeito com a menina.
É um quadro que em 6(?) anos consegue manter a mesma geometria...
Dá uma espreitadela na colecção deste ano, que acho fantástica...
 

Tiago6

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O carbono, na minha maneira de ver, não é tão frágil como dizem...e claro que se fores fazer saltos de 2 metros os quadros podem partir logo...Por isso e que bikes de DH sao de alumínio..Voltando ao carbono, é um material muito mais moldável que o alumínio , absorve mais as vibrações...No caso de uma Ht e muito melhor quando se anda em locais desnivelados..AGORA se investires num bom quadro de alumínio com uma boa liga também podes ficar muito bem servido...Muita gente tem carbono por ser melhor do que o vizinho ou do que o amigo...O inconveniente como ja deves saber são os preços que quando comparados com os do alumínio são superiores... Fica a teu critério...E verdade se tiveres tempo vê este video:
http://www.youtube.com/watch?v=SDVpRSNtcPQ É verdade que neste video vão ser aplicadas forças que nunca as aplicarás no btt...Outra coisa..No caso de queda, o aluminio fica com uma moça(amolga) mas oo carbono pode rachar...Isto era digno de um programa no Prós e Contras...
 

M.Mira

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Um video interessante, mostra bem ate onde o carbono resiste. Pelo que tive a ler, o carbono resiste melhor ás torçoes que o aluminio, a sua fraquesa sao mesmo as prefuraçoes, coisa que deve ser raro acontecer, só no caso de cair lateralmente em cima de uma quina ou rocha pontiaguda.
Ja estou mais interessado em investir num bom quadro de carbono. Fui á bikezone espreitar a colecçao da Scott 2010 e fiquei mto agradado com a SCALE 20 e a Cannondale FLASH CARBON 4, sao 2 modelos a ponderar.
 

vgal

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Reavivando este tópico.

Estou a pensar reformar a minha FS de alumínio e passar ao carbono. E tendo em conta o valor de uma possível retoma a melhor escolha para não gastar muito é um rígida de carbono.

As minhas dúvidas são:
- a rígida de carbono saltita tanto como se fala?
- a perda de conforto é assim tão grande?

Eu pergunto isto porque um colega meu disse-me que com pneus tubeless e a absorção do quadro de carbono a bike fica relativamente confortável.
 

magabarai

Member
Reavivando este tópico.

Estou a pensar reformar a minha FS de alumínio e passar ao carbono. E tendo em conta o valor de uma possível retoma a melhor escolha para não gastar muito é um rígida de carbono.

As minhas dúvidas são:
- a rígida de carbono saltita tanto como se fala?
- a perda de conforto é assim tão grande?

Eu pergunto isto porque um colega meu disse-me que com pneus tubeless e a absorção do quadro de carbono a bike fica relativamente confortável.

Boas vgal!!!

Eu passei pela mesma situação que tu há cerca de 1 mesito, bike para retoma, gastar menos por ser HT, etc...xD. Tinha FS de alumínio mas queria aumentar a minha performance essencialmente na estrada não perdendo muito em conforto, e qual a melhor escolha para o efeito do que optar por uma HT?!. Após muito tempo de pesquisa sobre materiais, muitas dúvidas sobre o carbono e sobre a perda de conforto, lancei-me à "aventura" e comprei uma bike HT em carbono.
Foi a melhor escolha que podia ter feito, a bike é muito mais leve, a eficiência de pedalada muito maior e quase se extinguiram as vibrações transmitidas para o corpo, como acontece no alumínio.

Quanto às tuas dúvidas, posso-te dizer que a bike não saltita mais do que qualquer outra, aliás tenho opinião contrária, e que também não perdes quase nada em conforto, eu faço 60km e nunca tive dores de costas. Não tenho tubeless e uso os pneus um bocado duros, mas mesmo assim acho a bike muito confortável. Não sei em que bike estás a pensar investir, mas eu estou muito satisfeito com o investimento que fiz no carbono. Posso ainda dizer-te que em montanha uso a bike num terreno um bocado duro, essencialmente pedra (Valongo), e ela sempre correspondeu às minhas expectativas.
Se quiseres dá uma vista de olhos na análise que fiz à minha bike, ainda que amadora =p. http://www.forumbtt.net/showthread.php/25903-Scott-Scale-30-%282010%29

Espero ter ajudado e qualquer coisa já sabes ;)
Cumprimentos
 
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